HomeDicas de ViagemQuanto dinheiro você precisa ter para comprovar que tem condições de estudar...

Quanto dinheiro você precisa ter para comprovar que tem condições de estudar no exterior?

-

Uma dúvida muito frequente daqueles que pretendem estudar nos Estados Unidos é sobre o montante de dinheiro que o estudante precisa ter para comprovar que tem condições de se manter no exterior durante o período do seu intercâmbio.

Quanto dinheiro você precisa ter para estudar no exterior?
Quanto dinheiro você precisa ter para estudar no exterior?

Quanto dinheiro você precisa ter para comprovar que tem condições de estudar no exterior?

Os valores que devem ser comprovados são os seguintes:

  • 3 – meses de programa – $4.000,00
  • 6 – meses – $8.000,00
  • 9 – meses – $12.000,00
  • Um ano ou mais – $16.000,00

Este valor é exigido pelo governo americano para que as escolas e universidades possam conceder a documentação para visto de estudante. Portanto, ao se matricular, a escola vai solicitar um extrato bancário do aluno comprovando a renda na hora de fazer a matrícula. O extrato deverá ser apresentado também na hora da entrevista para o visto americano.Ou seja, para fazer um ano de intercâmbio você precisa comprovar por meio dos extratos bancários que tem 16 mil dólares na sua conta. Como nossa moeda é o real, você pode mostrar extratos em reais que se convertidos tenham o equivalente a estes valores em dólares.

Claro que se o curso custar $150 mil dólares por exemplo, é este valor que será preciso comprovar. Se você recebeu bolsa de estudos, deverá levar os documentos. Enfim, eles precisam ter certeza que você ter os recursos para fazer o programa.

Meu pai pode ser o responsável pela minha viagem?

Se você não tiver todo o montante na sua conta, pode mencionar que seu pai, por exemplo, será o responsável financeiro pelo seu intercâmbio, mostrando os extratos no nome dele, neste caso, seu pai deverá assinar um documento comprovando que será o responsável financeiro pela viagem.

Note que o responsável precisa ser um parente de primeiro grau.

Não é necessário dizer como você conseguiu este dinheiro, apenas que possui o montante necessário para fazer o intercâmbio.

Gostaria de ficar 6 meses estudando, mas só tenho como comprovar o montante para 3 meses, o que fazer?

Compre 3 meses de curso, faça seu visto e peça a extensão do seu I-20 nos Estados Unidos. Você precisará pedir para a escola estender o seu curso e mais uma vez apresentar os extratos comprovando que tem condições de pagar por mais tempo do programa. Os extratos podem ser impressos pela internet.

As universidades são um pouco mais restritas e dependendo do valor do curso pedem um documento impresso em folha timbrada que deve ser assinado pelo gerente do banco.

O ideal é se certificar com instituição antes qual documento eles exigem.

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

93 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia! Meu nome é Leonardo, e tentarei furar o visto de estudante, porém gostaria de saber se posso apresentar um extrato de um valor da conta de minha esposa e outro extrato da minha conta pra comprovar a renda? Tipo assim, na conta dela 20 mil e na minha também 20 mil, totalizando os dois 40 mil reais? Isso é válido?

  2. Gostaria de saber qual a renda mínima para que os pais comprovem conseguir me manter no eua ?

    • Rhana,
      Depende de quanto custa seu curso + moradia. Os valores aproximados estão descritos no post, mas o ideal é questionar sua escola quanto você deve comprovar (neste caso quanto seus pais que serão os responsáveis financeiros devem comprovar).
      Att,
      Waldana.

  3. Se eu ganhar uma bolsa de estudo integral para um curso de 4 anos eu preciso declarar alguma coisa em dinheiro?
    Por favor me tira essa dúvida.obrigado.

    • Oi Altair,
      Sim, precisa declarar que tem o valor referente para ficar os 4 anos fazedno o curso fora do país. Se a bolsa cobre 100% dos valores, aí uma carta da insituição mencionando os valores justifica.
      Att,
      Waldana.

  4. Bom dia! Ótimos artigos!
    Uma dúvida: caso eu tenha feito a troca de status, do B1/B2 pra F1, estando em território americano já, não poderei voltar ao Brasil certo? Nem em casos de emergência, com autorização da escola? (Por exemplo devido algum parente ter falecido).
    Já se minha esposa tiver o F2, mesmo q tenha sido trocado já estando no EUA, ela poderá viajar a qualquer tempo??

    • Teddy,
      Se houve troca de status, ele é cancelado (independente do motivo) se qualquer um dos dois sair do país.
      Att,
      Waldana.

  5. Parabéns pelo site e pela excelência nas informações.

    Por gentileza, me tira algumas dúvidas Waldana?

    Já possuo o visto B1/B2 (ainda válidos) e fiquei durante 2 meses e 15 dias nos EUA como turista em 2018. Embora em 2019 pretendo estudar inglês por 6 meses, nesse caso, seria mais barato/econômico pra mim mudar o visto aqui no Brasil e já ir com tudo certinho, ou viajar com o visto de turismo e mudá-lo diretamente na escola? Minha mãe é MEI (Micro Empreendedora Individual) e tem condições de me manter lá por 6 meses, mas, eu tendo o valor dos custos da minha viagem no meu extrato bancário, precisarei mencioná-la como minha responsável financeira ou não?
    Essa dúvida surgiu porquê minha mãe deu entrada no processo de seu visto de turismo, então o ideal seria que fizéssemos a entrevista juntos (no mesmo dia, horário e com o mesmo entrevistador) ou daria algum tipo de problema na aprovação do visto dela e da troca do meu?
    – Sendo aprovado meu visto F-1, meu visto B1/B2 será cancelado?

    Muitíssimo obrigado. Forte abraço.
    Álan Santos.

    • Oi Alan,
      Não existe mudar o visto no Brasil, você tem que fazer um novo visto – o de estudante F1. Sim, é mais fácil fazer no Brasil e viajar com tudo certo que depois tentar alterar o status. Se você tem o valor dos custos, pode fazer separado e mesmo que decida colocar sua mãe como responsável financeira, terão que fazer as entrevistas separado já que a proposta dos vistos é diferente. Pode acontecer, caso decidam negar seu visto – de cancelar o de turismo. Mas é muito difícil disso acontecer, uma vez que você já viajou e voltou no prazo a tendência é que o novo visto seja ainda mais simples de ser obtido.
      Sucesso pra vc 😉
      Wal.

  6. Boa noite.
    Poderia me ajudar a esclarecer uma dúvida por favor.
    Ha três meses fui reprovado no visto de turista, infelizmente a despachante que me auxiliou disse pra ir com turismo por causa do meu salário (eu não queria ir com Sponsor) eu tenho duas faculdades cursando engenharia de controle e automação 8 semestre e teologia 3 semestre. Porem fui negado, será se posso tentar novamente com Sponsor visto de estudante, por 4 meses ? Sendo que minha reprova fez 3 meses

    • Oi Willian,
      Não há um prazo específico, você precisa apenas levar os documentos e explicar que agora está mais preparado para que seu visto não seja negado novamente. Geralmente o pessoal espera 6 meses para uma nova entrevista, mas não é uma regra.
      Att,
      Waldana.

  7. Alguém me deu a dica de contratar um mês de curso (que é o que eu posso comprovar fundos) aqui no Brasil e ir renovando o I-20 ai nos EUA. Okay uma vantagem óbvia e que eu não vou precisar passar pela troca de status. Mas eles dão visto de estudante pra quem ai fazer apenas um mês de curso?

    • Junio,
      Se o curso for integral, mais de 18 horas semanais, você precisa sim do visto de estudante e pode fazer visto para um único mês. Mas note que para renovar por mais um mês seu I-20, você precisa apresentar novamente condições financeiras para a escola. Ok?
      Um abraço,
      Wal.

  8. Ganhei uma bolsa de Doutorado para ficar por lá durante 5 anos. Nesse caso preciso comprovar os U$16 mil para conseguir o visto?

    • Adriano,
      Não necessariamente, Você precisa comprovar que tem como se manter nos EUA. Se os valores da bolsa cobrem teus custos, não é prociso comprovar que você tem o valor integral de uma viagem internacional. Leve o que puder de comprovantes e peça uma carta da universidade mencionando que você terá ajuda / valores da bolsa! Parabéns por esta conquista!
      Um abraço,
      Wal.

  9. Boa tarde, vamos supor para minha esposa estudar 6 meses, eu iria de acompanhante, e mais 2 filhos de menores, eu precisaria comprovar, 8mil dólares pra ela? É nós acompanhante, quanto seria?

    • Hugo,
      O valor varia conforme o destino (já que o custo de vida é diferente em cada lugar) e a escola poderá te dizer ao certo quanto vc deverá ter no total. Mas adianto que o mínimo é $500 por mês/por pessoa.
      Att,
      Waldana.

  10. Oi, gostaria de saber ao certo, qual valor teria que ter na conta para levar meus filhos e marido com visto F2 para EUA por um ano ? Para o F1, já entendi q seria 16.000, dólares. Esse valor tem q estar na conta qnto tempo antes de mostrá-lo ao consulado?

    • Oi Carla,
      Geralmente eles pedem o extrato dos últimos 3 meses quando você vai fazer a entrevista pro visto.
      Quanto ao valor a mais por pessoa, a escola vai te dar esta informação exata pq depende do destino pra qual vc vai, como o custo de vida é diferente em cada cidade, este valor pode mudar. Mas o mínimo a mais por pessoa é $500.
      Att,
      Waldana.

  11. Bom dia!

    A minha irmã mora nos EUA e ela ia ser meu sponsor, porém o despachante me aconselhou a não ser ela. O meu irmão mora no Brasil, mais o valor que ele tem em conta só daria para 5 meses de curso, eu posso declarar a minha irmã como sponsor no I20 e na escola, e o meu irmão como sponsor no consulado?

    • Beatriz,
      Poder poder, mas quanto maior seu vínculo com alguém que mora nos EUA, mais demonstra que você tem condições de permanecer lá. Por isto o despachante geralmente não aconselha que qualquer parente ou amigo que more fora, seja o responsável financeiro.
      Um abraço,
      Wal.

  12. Bom dia! Recebi o F-1 do College. Nele, eles informam que o programa dura 3 anos e relata que comprovei renda para 12 meses. Dúvida… para aplicação no consulado, posso apresentar o extrato comprovando a rende para 12 meses ou tenho que apresentar para 3 anos? Obrigada!

    • Livia,
      Você precisa comprovar que tem como se manter durante o período do curso. Eles vão questionar sobre os próximos 2 anos e se você é a responsável financeira pela sua viagem precisa ter esta resposta na ponta da língua, uma vez que se você disser que pretende trabalhar para pagar os próximos anos, pode comprometer o seu visto. O ideal é colocar seu pai ou alguém da família como responsável financeiro, assim vc pode comprovar uma renda maior e dizer que esta pessoa estará recebendo e vai te ajudar financeiramente. Isto é bem comum na maioria das famílias 😉
      Um abraço,
      Wal.

  13. Olá, boa noite
    Gostaria de tirar o visto de estudante para estudar por 1 mês em uma ESL. Qual valor preciso comprovar na minha conta?

    • Agnes,
      Temos este post com explicação dos valores. Sua escola sabera dizer com precisão, mas pode ir na aba de pesquisar do blog e digitar sua pergunta que tem os valores estimados pra um mês, bimestre, semestre.
      Att,
      Waldana

    • Para 01 mês compensa visto de turista que tem validade de 6 meses, assim não tendo que comprovar nada.

      • Juliano,
        Sim 😀 Se o curso tiver uma carga horária inferior a 18 horas o melhor é o visto de estudante!
        Um abraço,
        Wal.

  14. Olá Waldana, tudo bem?
    Meu nome é Gustavo Mattos, tenho 27 anos, sou do Rio de Janeiro, formado em administração de empresas, atuo a 7 anos nas áreas de vendas, inovação e experiencia do cliente em telecomunicações.
    Estou iniciando o processo de aplicação para estudar inglês em Boston-MA por 1 ano.
    Segundo a minha escola eu precisaria comprovar para eles e ao consulado no dia da entrevista um valor de $7.500(Dólares) Aproximadamente R$25 mil reais. “Quanto mais melhor segundo eles”.
    O que você acha dessa informação que recebi e quais os riscos?
    Eu irei ficar na casa de um primo, junto com sua família, ele faz Doutorado na Boston College, você acredita que posso usar essa informação no dia da entrevista no consulado ou não é interessante/positivo?
    Quais outras dicas que você me daria para esse processo?

    Muito obrigado pela atenção.

    Abraços.

    • Oi Gustavo,
      Acho que o valor é bem baixo para um curso de um ano, mas se a escola informou este montante, quem sou eu pra discordar 😉 No post acima, menciono os valores que geralmente são solicitados e sim, quando mais recursos e vínculos melhor.
      Acho que de forma alguma você deve dizer que ficará na casa de parentes, diga que é a casa de família onde você ficará hospedado e pronto e confirme isto com eles caso liguem pra confirmar. Dizer que tem parentes e que eles podem ser os responsáveis financeiros pela sua acomodação é o jeito mais simples de ter o visto negado.
      Dou todas as dicas sobre entrevista neste post: https://www.acontecenovale.com/dicas-para-a-entrevista-do-visto-americano/
      Att,
      Waldana.

  15. Bom dia, Waldana!
    Li seu texto, e vi que seu site é direcionado para estudantes, porém vejo que tem uma boa experiência nos EUA. Se puder me ajudar. Grata.
    Acabei de agendar minha entrevista no começo do mês.
    Vou eu e meu namorado, ambos somos funcionários públicos estaduais. (policiais militares). Tomamos posse em 2012. Você acha que, com esses requisitos, teremos uma possibilidade maior de ter nosso visto aceito, ou você acha que não influenciará em nada?
    Muito obrigada, desde já!

    • Aline,
      Se vocês são funcionários públicos significa que vocês possuem vínculo e isso sempre é bom.
      Eu diria que a possibilidade de ser aceito não é maior, mas sim, que a possibilidade de ser negado é menor 😉 Se é que você me entende… neste post falo sobre as dicas da entrevista e o meu ponto de vista sobre o que eles avaliam:
      https://www.acontecenovale.com/dicas-para-a-entrevista-do-visto-americano/
      Vai tranquila que vai dar tudo certo 😀
      Bjos,
      Wal.

  16. Boa noite Waldana, tudo bem?

    Estarei como acompanhante do meu marido nos Estados Unidos, com o visto de F2. Após alguns meses, depois de aperfeiçoar meu inglês, quero fazer uma pós enquanto ele faz uma faculdade. É possível alterar meu visto de F2 para F1 já morando lá? Como posso proceder?

  17. Olá, Waldana!

    Sou estudante de uma Universidade Federal e ganhei um concurso para estudar 9 meses no Colorado com todos os valores da escola pagos e moradia também. Porém, não tenho o valor solicitado para fazer o i-20, tenho comprovante de movimento bancário de no máximo uns 3 mil reais mensais juntando o meu e o da minha mãe. Você sabe de alguma alternativa nesse caso, já que para esta viagem eu não teria muitos gastos além da passagem e alimentação? Se eu tentar pedir ajuda a alguma empresa privada para se declarar meu sponsor funcionaria?

    Desde já, muito obrigada!

    • Cátia,
      Explica que é uma bolsa. Neste caso os valores para declaração são menores. O que você precisa ter é os documentos explicando que eles serão responsável pelos seus estudos/ moradia.
      Um abraço e sucesso,
      Waldana.

  18. Boa tarde!
    Se eu for fazer uma graduação de em média 2 a 4 anos, preciso ter passagem de volta?! Ou posso entrar só com passagem de ida? Grata Laura

    • Laura,
      A passagem de ida e volta é mais barata que só de ida. Mas de qq forma você precisa ter ida e volta!
      Um abraço,
      Wal.

  19. Adorei o seu texto! Gostaria de tirar uma dúvida com você se possível? Estou nos Estados Unidos, entrei com visto de turista e quero fazer a extensão por mais tempo, estou morando na casa do meu namorado que é americano. Gostaria de saber qual seria o melhor argumento para que eu possa conseguir a minha extensão e quanto de dinheiro tenho que comprovar para conseguir essa prorrogação.
    Obrigada!

    • Virna,
      O que você faz no Brasil? Arruma uns eventos relacionados a sua profissão e diz que gostaria de ficar pra participar e pq isto iria ser bom pra sua carreira (que vc só ficou sabendo sobre eles enquanto estava aqui) ou faz um roteiro super bacana, diz que se apaixonou pelo país e quer passar mais uns dias pra aproveitar seu período sabático. Ai ai ai…não gosto de mentiras, mas sempre dá pra criar bons argumentos. Cuidado com os prazos, ok? Quanto o valor, precisa cobrir as despesas do seu cronograma!
      Bjos e sucesso,
      Wal.

  20. Olá, Wal.

    Minha duvida: Ao comprar o curso, exemplo, de 1 ano, pedirei extensão para mais 1 ano. A escola faz a alteração no I-94/I-20 dizendo que estou estendendo para mais 1 ano, ou terei que pegar o novo documento da escola, ir até o consulado, fazer entrevista novamente etc? Se eu estiver nos EUA, terei que voltar ao Brasil para pedir a extensão no consulado, passar poe entrevista etc etc, se for o caso?

    Desde já muito obrigado.

    • Emanuel,
      A escola apenas atualiza seu atual I-20 e independente do visto estar vencido, se o I-20 estiver em dia, estará tudo certo!
      Não precisa de documento novo e nem voltar pro Brasil pra entrevista!
      Um abraço,
      Wal.

  21. Bom dia!
    Gostaria de tirar algumas duvidas!
    Não tenho mais pai e mãe, mas tenho alguém que possa ser meu fiador e arcar com meus custo para solicitar o visto de estudante, irei eu e minha namorada. Ele tem condições de arcar com nós dois, mas não é parentesco de primeiro grau. Teria algum obstáculo ou empecilho por ele não ser parentesco de primeiro grau? Já visitei o EUA em 2010 como Turista, porem meu visto já venceu e agora eu gostaria de ir como estudante, como citei acima.
    A intenção é de ficar 12 semanas, qual seria o valor que ele devera comprovar para custear nos dois?
    Devo dizer que não tenho mais pai e mãe? Ou será visto como uma hipótese de nos ficarmos por lá?
    Trabalho registrado e tenho carro em meu nome, moro em casa própria que minha mãe deixou para mim.

    • Fernando,
      Você pode mencionar alguém que não é seu parente de primeiro grau, mas não é aconselhável.
      Os valores que devem ser comprovados estão descritos no post, no mínimo $4 mil por pessoa, a escola também vai dizer quanto sugere de $ no seu I20 e o montante pode ser maior de acordo com o programa e o que está incluso.
      Responda somente o que te perguntarem. Se eles perguntarem sobre seus pais, você fala, caso contrário nem comente.
      Se você tem carro e casa, significa que tem vínculos. Eu diria que sou a responsável pela viagem neste caso e nem mencionaria um terceiro (minha opinião). Tire um extrato antes de pagar o curso e leve o comprovante para mostrar que está tudo pago. Significa que você vai precisar de menos recursos.
      Aqui tem dicas sobre o que eles querem saber na entrevista e como você pode se preparar:
      https://www.acontecenovale.com/dicas-para-a-entrevista-do-visto-americano/
      Um abraço e sucesso,
      Wal.

  22. Olá Waldana, adorei todas as dicas, porém estou com uma unica duvida: Meu pai sendo meu response, ele poderia comprovar a quantia no banco com um extrato de uma previdencia privada, já liberada?
    Muito obrigada

    • Juliana,
      Eles solicitam o extrato bancário…mas acredito que o mais importante é comprovar que seu responsável financeiro tem recursos para te manter durante seu intercâmbio.
      Um abraço,
      Waldana.

  23. WALDANA ADOREI O SITE..
    ME TIRE UMA DUVIDA SOU EU E MINHA ESPOSA SOMOS BRASILEIROS MAS SOMOS RESIDENTES EM PORTUGAL.
    ONDE PODEMOS TIRAR O VISTO NO BRASIL OU EM PORTUGAL ?
    ESTAMOS PRETENDENDO IRMOS NAS FERIAS.
    QUANTO TENHO QUE COMPRAR EM DOLAR??
    OBRIGADO!!

    • Roberto,
      Vocês precisam tirar o visto em uma embaixada americana, pode ser no Brasil ou Portugal. Como vocês são brasileiros é mais fácil fazer no Brasil, em Portugal com certeza haverão mais perguntas na entrevista. Se vocês já tiverem o passaporte português, pode entrar nos EUA sem visto por até 90 dias.
      Quanto aos dólares não há uma quantia mínima estipulada e vai depender das atividades que vocês pretendem fazer. O máximo é $10 mil por família.
      Att,
      Waldana.

  24. Bom dia Waldana,

    Parabéns pelo site.

    Sou funcionário publico federal e já tenho o visto de turista e já visitei os USA por 3 vezes, mas gostaria de me licenciar do trabalho para

    cursar um ano de inglês como segunda língua (ISL). O custo do curso é de $3,600 por ano e eu levaria minha esposa como companhante,

    que também já possui o B1/B2. Quanto teria de comprovar para conseguir o visto?

    Desde já agradeço a atenção.

    • Oi Carlos,
      Obrigada pelos elogios. O valor solicitado para 1 ano com o visto de estudante é $16 mil. Mas não existe nenhuma quantia exata para o acompanhante. O ideal é fazer um orçamento do valor total do intercâmbio e comprovar renda acima deste montante.
      Um abraço,
      Wal.

  25. Olá Waldana,
    estou indo para UCLA fazer um curso de extensão de dura 21 meses, porém irei com a minha esposa. Falando com o despachante me disseram que precisaria ter 1mil dolares por mês/pessoa que ficaria lá para comprovar pro consulado, ou seja 42 mil dólares. É isso tudo mesmo? Sabe se eu pedir pra alguem depositar o valor pra mim e tirar um extrato, já passa nesse caso?

    • Alex,
      Não. Você precisa ter um valor razoável, eu diria uns 15 – 20 mil dólares. Quanto mais, melhor, mas não é necessário ter 42 mil.
      Não existe uma quantia exata estipulada pro acompanhante, você precisa apenas comprovar que tem condições de manter esta pessoa.
      Att,
      Wal.

  26. Olá Waldana! Pretendo ir para os Estados Unidos estudar por 8 meses e ficar na casa da minha irmã que já é cidadã americana. Além do dinheiro do curso, fiquei sabendo que eu teria que comprovar que tenho 2 mil dólares para cada mês que ficarei estudando lá. Mas se eu alegar que ficarei na casa dela sobe deus cuidados eu ainda preciso comprovar esse dinheiro? Obrigada.

    • Ana,
      O recomendado é $8 mil para 6 meses de curso. O ideal é que você tenha uma quantia acima deste valor para ficar 8 meses.
      Os comprovantes bancários é a escola vai solicitar para emitir seu I20, se você tem onde ficar a escola pode pedir apenas os valores do curso (que o que você precisa ter). Para a imigração o importante é que você tenha os documentos da escola, passagem de ida e volta e comprovante de hospedagem – não tem problema nenhum em ficar na casa da sua irmã – mas para os 8 meses você precisa do visto de estudante, ok? Claro que você precisa ter $ para se manter, mas eles não vão exigir $2 mil por mês. Se você tiver $2 mil no total e os comprovantes não vai ter problemas. Mencione que tem x de dinheiro e cartão de crédito e vai estar ok!
      Um abraço,
      Waldana.

  27. Ei. Na matéria diz que somente pode se ter como fiador parente de Primeiro Grau. Sendo assim, uma avó não poderia ser a fiadora do seu curso? Esta informação procede? Eu tinha quase certeza que os Avós poderiam ser fiadores. Talvez estivesse me baseando em visto de turismo, acho que pro B1/B2 os avós podem custear a viagem. Obrigado

    • Oi Caíque,
      Recomenda-se que seja um parente de primeiro grau, mas não é obrigatório! Sua vó pode sim ser a fiadora do seu curso. Você precisará apresentar os comprovantes bancários no nome dela e ela precisa assinar a carta dizendo que é a responsável financeira pelo seu programa.
      Um abraço,
      Waldana.

  28. […] As universidades são obrigadas por lei a mencionar o custo total dos cursos em seus sites, incluindo o valor do programa, custos estimados de moradia, alimentação, transporte, seguro saúde, livros, entre outros. Consulte estas tabelas para ter ideia do valor que você vai precisar comprovar. Para cursos de inglês, leia este artigo: Quanto dinheiro você precisa ter para comprovar que tem condições de estudar no exterior. […]

  29. Olá! Bom Dia! Desculpa o contexto não ser visto de estudante. Embora não tenha um numero exato referindo-se a renda comprovada (mensalmente emprego) para receber o visto americano qual seria um valor razoável ou um mínimo tolerável para receber o visto turismo ( 1 semana) ou preciso ter em deposito o valor comprovado de quanto irei gastar em mais ou menos uma semana? Muito Obrigado!

    • Olá Joel,
      Eles não exigem um valor mínimo, é possível que nem pensam para ver seus extratos. Mas o que querem saber é se você tem condições de se manter nos Estados Unidos pelo tempo que pretende ficar. Uma sugestão simples, é que você faça uma cotação com uma agência de turismo para o destino que pretende ir e que tenha o valor correspondente ao pacote no seu extrato bancário. (passagem + hotel + alimentação). Mesmo sem adquirir o pacote, utilize todos os dados no preenchimento da solicitação do visto e se perguntarem, alegue que é o que você vai fazer, por isto precisa do visto de turismo e vai adquirir este pacote assim que tiver o visto aprovado!
      Acredito que além do dinheiro em si, você precisa comprovar que tem vínculos com o Brasil e pretende voltar.(se tem emprego e renda, bens no seu nome – perfeito!).
      O ideal é que você peça o visto com a certeza do que vai fazer nos Estados Unidos e tenha como comprovar tudo o que disser!
      Um abraço,
      Waldana.

  30. Oi, tudo bem? Eu quero viajar para ficar 8 dias, mas é um tio meu que vai ser o pagante da viagem. Quando eu estava prestes a terminar de preencher meu DS-160, ele me disse que não tem dinheiro no banco, que faz um tempo que ele só coloca o dinheiro lá para pagar contas e deixa ela com pouco dinheiro novamente. Entretanto, ele tem dinheiro fora do banco e deu a ideia de depositar uma certa quantia só pra tirarmos o extrato e levar para a entrevista. Você acha que o extrato estar com esse depósito repentino pode ser mal-visto na entrevista, caso peçam pra ver? Talvez eu consiga explicar esse caso do meu tio durante a entrevista.. Mais uma coisa, quanto dinheiro você acha que meu tio deve depositar na conta para que tiremos os extratos? Muito obrigado, desde já! =)

    • Marcelo,
      É complicado te dar uma resposta correta porque eles geralmente não pedem para ver os extratos, a não ser que desconfiem de algo, e se pedirem, eles solicitam o extrato dos 3 últimos meses. Então, é possível que eles peçam pra ver, assim como podem implicar do dinheiro ter surgido de última hora. De qualquer forma eu colocaria o valor equivalente a uns 2 mil USD e levaria o extrato. Você pode levar os seus extratos, dizer que você é o responsável financeiro pela sua viagem e o que a viagem foi um presente do seu tio e ter este valor na sua conta. (Acho que faz mais sentido). Mas o ideal é comprovar os vínculos, que comprovam que você retorna para o Brasil.
      Um abraço e sucesso,
      Waldana.

  31. Olá, boa noite!

    Tenho algumas dúvidas.. Pretendo fazer um curso intensivo por 30 dias e gostaria de levar minha esposa e filha.
    Elas tirariam o F2 e eu o F1?
    Se eu quiser prolongar o curso, eu posso fazer ou preciso regressar ?
    Existe um valor mínimo para para cada pessoa que tenho que comprovar?

    Grato!

    Souza

  32. Ola…pretendo viajar para orlando eu esposa e filha…vou viajar com as acomodações ja pagas…. quanto vc acha que preciso ter em maos para a viagen…e quais as dificuldades que posso ter para tirar o visto. ..se river conselhos agradeço.

    Desde ja
    Obrigado.

    • Gean, quanto tempo você pretende ficar? Dinheiro é muito relativo pois depende da sua programação e periodo da viagem. Eu diria que $100 por dia está ok se estiverem economizando, mas se for Disney com criança $300/ dia pode ser pouco. S e estiver trazendo mais que R$10 mil lembre-se de declarar, ok? Se vocês estiverem fazendo td certo, nao tem pq temer com o visto. Leve os comprovantes e diga a verdade q vai dar td certo! Sucesso,
      Wal.

      • Pretendo ficar no maximo 10 dias ….esse dinheiro ja precisa tar na conta quando for tirar o visto….Quanto tempo antes o dinheiro ter que estar depositado pra não dar problema…sabe se a entrevista do visto é feita com toda a família junta…3 pessoas.

        Desde ja
        Obrigado.

        • Oi Gean, sim…os 3 fazem a entrevista juntos e somente ma pessoa representa a família, responde por todos. Eles solicitam os holerities dos e extrato bancário dos 3 últimos meses, as vezes eles pedem pra ver todos os documentos, outras não pedem pra ver nada. Mas é sempre bom ter os documentos em mãos caso eles peçam pra ver. Quando você agendar a entrevista, tem uma lista com todos os documentos que você vai levar. Se todos tiverem o mesmo sobrenome podem agendar uma entrevista apenas para os 3.
          E para 10 dias, acredito que 2 mil USD é suficiente. Se tiver qq dúvida, estou á disposição!
          Att,
          Waldana.

  33. olá boa Noite !
    Minha ex mulher esta indo amanha p os usa com meus 3 filhos e mae dela, sendo q a mae dela tem 80 anos e é aposentada, ela que esta custeando a viagem, nao sei aonde vão ficar pq ela nao quis me dizer, descobri q o visto deles é b1/b2 e ela mentiu dizendo q é de estudante, ate aonde eu sabia a mae dela nao tinha renda para bancar escolas e moradias por tanto tempo, ela alega q iram p estudar e que voltam em agosto, mas ela tem uma prima que mora lá a 10 anos ilegal acredito que vai p ficar na casa dessa prima.
    meu filho tem 10 anos no fundamental, a de 16 no ensino medio e a de 19 que ela diz que passou no enem e nao irá precisar terminar o ensino medio ambas querem fazer medicina, Nesse caso qual seria o precedimento correto?
    ele consegue coloca los para estudar lá em escola publica ou particular ?
    de quanto ela precisa para manter 5 pessoas por 6 meses lá ?
    Grato !

  34. Olá, pretendo.ir para o Eua estudar língua eu e meu marido? Tenho 3 filhos, gostaria de saber qual o valor total que preciso para arcar com. As despesas no período de 4 messes?

  35. Boa noite.
    Eu pretendo ir para o EUA com o visto de estudante e ficar por 3 meses para melhorar o meu Inglês. Porém eu vou com a minha mulher e minha filha. Quanto de dinheiro tenho que comprovar?

    • Oi Ivan,
      Para o seu visto de estudante $4 mil no mínimo, mas não tem um valor específico no caso de você ir com sua esposa e filha. Se você já pagou pelo curso e acomodação leve os comprovantes, no mais, quanto maior o valor que você puder comprovar que tem de renda e bens melhor.
      Um abraço,
      Wal.

  36. Minha duvida é, para quem vai só para passeio de 1 mês, qual valor é preciso comprovar?

    • Oi Fernanda, Não tem um valor mínimo ou máximo neste caso. Só precisa declarar se o valor for acima do equivalente a 10 mil reais em dólares.
      Um abraço,
      Wal.

  37. Ola, Boa tarde.

    Estou tirando meu passaporte pois pretendo estudar inglês nos E.U.A, gostaria de saber o que você julga mais fácil?
    Tenho uma irmã de consideração morando lá com visto de turista, a mãe dela é esposa do meus pai, isso facilita minha entrada como estudante, ou terei que ter vinculo com alguma escola pata ter visto de estudante?
    Você acha mais fácil eu solicitar o visto de 1 ano, ou 6 meses?? se eu fizer pra 6 eu estando lá consigo renovar para permanecer mais tempo?
    Caso eu não tenha todo o valor da permanência, posso informar na entrevista que meu irmão vai financiar os estudos?

  38. Sou servidora pública e meu marido quer fazer um curso de línguas nos EUA.
    Não tenho o valor total do curso em mãos, porém pagaremos o curso dele mensalmente com o meu salário que receberei no Brasil. Inicialmente pagaremos 4 meses de curso e depois iremos pagar mensalmente. Você vê empecilho no fornecimento do visto de estudante?

    • Oi Adriana,
      Eu acredito que seu marido não terá nenhuma dificuldade para tirar o visto. O interessante é ele mencionar que fará o curso por 4 meses apenas, pois ele deverá apresentar a carta da escola que vai mencionar 4 meses – as informações precisam sempre estar de acordo. Se ele receber o visto para 4 ou 6 meses apenas, o que vai contar é o I20 dele e uma vez que este documento é renovado, não há problema do visto dele estar vencido. Ou seja, ele pode tirar o visto solicitando para estudar 4 meses e ficar lá 1 ano, pagando o curso mensalmente…desde que o I20 esteja em dia com a escola, ele estará ok. Também é interessante ele explicar o direitinho as razões pela qual quer estudar o idioma, pois quando trata-se de pessoas mais velhas, com famílias, eles geralmente pedem estas justificativas. Se tudo estiver de acordo não vejo porque o visto não ser aprovado! Um abraço e sucesso pra vcs!
      Wal.

  39. Se eu comprovar q tenho dinheiro para me manter por 6 meses…a imigração vai me dar 6 meses de visto de estudante???

    • Oi Elizabeth,

      Se você pedir 6 meses de visto e tiver como comprovar renda para estes 6 meses, provavelmente isto que vai acontecer, no entanto esta não é uma regra. Tem gente que acaba ganhando 5 anos de visto, outros apenas o período que solicitaram. Note que você pode estender seu I20 com a escola que estiver matriculada e manter seu status de estudantes nos Estados Unidos. Esta é quantidade mínima que solicitam, mas o período de permanência pode variar de acordo com a pessoa e curso que ela for fazer.

      Att,
      Wal.

  40. Boa noite!

    Parabéns pelo blog, super esclarecedor ?

    Em relação aos valores que devem ser comprovados em conta para tirar o visto de estudante, os valores continuam os mesmos?
    Em quais casos é necessário comprovar U$22.000?

    • Ana Lúcia,

      Obrigada 😀 Onde você viu Us22.000? Se você pretende estudar por mais de um ano como estudante, precisa comprovar que tem um valor acima de 16mil usd na conta bancária. Algo em torno de 60 mil reais hoje (na conta do Brasil). Isto comprova que você tem como se manter durante 1 ano nos EUA.

      Att,
      Wal.

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.