HomeEducaçãoCursos de InglêsTudo que você precisa saber sobre as escolas de inglês no exterior...

Tudo que você precisa saber sobre as escolas de inglês no exterior – Parte 2

-

Tudo que você precisa saber sobre as escolas de inglês no exterior – Parte 2

Quanto tempo dura cada nível?

Os níveis duram em média 3 meses, ou 12 semanas. Após este período é realizado um teste e se o aluno obtiver a pontuação exigida, passará para o nível seguinte. Acontece ás vezes do estudante achar que ficou em um nível abaixo do esperado, ou também de não se sentir confortável para acompanhar o nível da sua pontuação. Neste caso, uma conversa com os coordenadores é essencial para que o aluno possa avançar ou retornar para a turma de acordo com o seu nível.

De onde vem os estudantes?

Alunos de diferentes nacionalidades fazendo trabalho voluntário
Alunos de diferentes nacionalidades fazendo trabalho voluntário

A Bay Area tem estudantes de todas as partes do mundo. Mas as principais nacionalidades que você vai encontrar nas escolas e universidades aqui são: Asiáticos em geral: Chineses, Japoneses e Coreanos. Europeus: Franceses, Alemães, Italianos, Espanhóis e Russos. E espere encontrar muitos, muitos brasileiros, eles estão em todas as partes.

Onde posso encontrar escolas que não tem brasileiros?

Muitos estudantes fazem esta pergunta, pois já que pretendem estudar inglês em outro país tentam evitar a convivência com os brasileiros. No entanto, os brasileiros amam a Califórnia e você vai encontrá-los em todos os cantos da cidade, e nas escolas não é diferente. Tem muitas agências no Brasil que trabalham com escolas da Bay Area, e estas claro, tem uma quantidade ainda maior de brasileiros e também, como o orçamento é pesado para quem ganha em reais e gasta em dólares o outro alvo de estudantes brasileiros são as escolas com a mensalidade baixa. Não significa que estas escolas são ruins, mas com certeza tem mais estudantes brasileiros.

Qual é a idade mínima para frequentar as escolas?

Algumas escolas 16 anos, outras 18. Não tem idade máxima! Acredite, você vai encontrar muitos senhores fazendo cursinho de idiomas, não existe idade para começar!

Meu endereço fica a mais de 30 minutos da escola, devo comprar um bicicleta ou um carro?

Parece exagero esta pergunta, mas ela é muito comum. E sim, comprar uma bicicleta não é necessário já que o MUNI, que é o transporte público funciona muito bem dentro de San Francisco – e não é perigoso como você pode estar imaginando. Comprar um carro é um assunto fora de cogitação se você for um estudante, o BART é excelente para quem mora nas cidades vizinhas, até 30 milhas de SF é tranquilo pegar o transporte público.

E sobre as viagens? As escolas oferecem atividades e passeios para as cidades vizinhas?

Sim, todas oferecem. Alguns museus tem um dia no mês que gratuito e as escolas sempre avisam sobre estas atividades ou até mesmo fazem visitas com os alunos nestes dias. Todas oferecem passeios nas cidades vizinhas também. Sim, eles os passeios são pagos, mas os valores são bem menos do que se feitos individualmente. Além disso é bem mais divertido fazer com a turma.

Eu vou receber um certificado no fim do meu curso?

Geralmente se os alunos comparecerem em mais de 80% do período em que estiverem matriculados e tiverem notas acima de 70% nos testes, a escola fornece um certificado. Se o estudante fizer um curso com o visto de turista por duas semanas, por exemplo. Ele deve fazer o teste na chegada e na saída, se o resultado tiver um progresso o certificado é concedido. Ou pelo menos eles fornecem um atestado dizendo que o estudante fez o curso na escola x durante o período xx.

E se eu precisar faltar?

O aluno que tiver o visto de estudante F1, deverá cumprir a carga horária de 20 horas semanais. Se ele faltar algum dia porque estava doente, o coordenador pode abonar esta falta. Se faltar porque quis, ele pode repor algumas horas com as atividades extra-curriculares oferecidas pela escola. No entanto, se houver muitas faltas e aluno recebe advertências e depois é suspenso, perdendo seu I20, seu status de estudante e deverá retornar ao Brasil.

E se eu quiser viajar enquanto estiver fazendo meu curso?

O regulamento das escolas permitem que os alunos tenham férias após completar o equivalente a um ano acadêmico. No entanto, os estudantes podem solicitar férias para viajar de 1-3 semanas após completarem 5 meses no curso de inglês geral ou 4 meses de intensivo. Se as férias forem solicitadas antes de completar um ano, o período em que estiver viajando é pago, como se o aluno estivesse frequentando a escola normalmente. Depois de um ano é free. Vale lembrar que em qualquer ocasião a escola é “responsável” por reportar ao governo a frequência do aluno, portanto toda ausência deve ser notificada e deverá constar o aval do professor ou coordenador, conforme as regras da instituição.

Vale lembrar aqui que as escolas fazem breaks – que são intervalos de geralmente uma semana ao término de quarter, neste tempo livre você pode viajar. O ano aqui é dividido em 4, 4 quarters, que são as 4 estações: summer, spring, autumn, winter. Cada estação dura 4 meses e ao final delas, um break para repor as energias.

E se eu adorar a cidade e a escola e resolver estender meu curso?

Isto acontece e é bem comum. Neste caso basta o aluno pedir para que a escola estenda seu I20, mesmo que seu tempo de permanência nos EUA esteja expirado. Se seu I20 estiver em dia, você estará ok para permanecer no país.

E se eu detestar a escola e quiser transferir meu curso?

Isto também é comum. Inclusive tem um campo no seu I20 para este fim. Neste caso a escola atual precisa assinar cancelando o compromisso dela e mandar um fax para a futura escola solicitando a transferência e a nova escola assina sendo a nova responsável pelo seu documento. O ideal é ir na escola nova, verificar todos os detalhes, falar dos seus planos e quando estiver tudo certo, aí sim, pedir a transferência. Mas lembre-se seu I20 precisa estar sempre com as datas válidas.

E quais são os documentos solicitados para extensão do curso/ I20?

As escolas geralmente pedem um comprovante de renda equivalente a $2.500,00 para cada mês de curso. Mais detalhes sobre os valores aqui.

As perguntas mais “sem noção” que os alunos fazem:

Os professores das escolas falam português?

Não. Você não está indo para o Fisk! Aqui os professores são americanos e falam inglês. Mas acredite, eles vão fazer um esforço para te entender.

As escolas auxiliam os alunos com oportunidades de emprego?

Hey, estudantes não podem trabalhar! O único lugar que você poderá trabalhar é no campus da escola que te conceder o I20, se houver vagas. Algumas escolas nem oferecem vagas para os alunos. No mais, estudantes não tem autorização de trabalho. Turistas então, nem pensar!

Mas não posso nem trabalhar meio período para me manter enquanto for estudante?

Não! Não pode!

Dicas:

  • As escolas fazem carteirinha de estudante. Faça a sua, você poderá obter descontos se comprovar que é um estudante.
  • Você pode abrir conta nos EUA como estudante, não tem taxas e você não precisará carregar dinheiro o tempo todo, pois terá um cartão de débito.
  • Seguro de saúde é obrigatório para estudantes. Faça o seu no Brasil, é mais em conta e vai te dar cobertura desde que você sair do país. E se você vier sem? Algumas escolas vão dizer que é obrigatório ter um, outras vão te pedir para assinar um termo dizendo que você está ciente que deverá ter um seguro por sua conta.
  • Fique atento aos feriados e breaks para fazer sua matrícula, assim você evita pagar o curso no período de folga, principalmente se você passará um período curto na escola.
Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

1 COMENTÁRIO

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.