Uma dúvida constante de diversos leitores do blog é de como alterar o status do visto de turista B2 – para estudante F1 nos Estados Unidos.  Abaixo você poderá verificar como é realizado este procedimento, no entanto note que estas instruções são apenas dar uma direção para aqueles que desejam alterar o status do visto sem sair do país. Para informações mais acuradas, o ideal é contatar um advogado especialista e legalmente autorizado para atuar nos Estados Unidos.

Como alterar o seu visto de turista para estudante

Alteração do status do visto de turista para estudante
Alteração do status do visto de turista para estudante

Primeiramente, saiba que pessoas portadoras do visto de turismo B2, estão autorizados a estudar inglês  em uma escola de “forma recreativa” e desde que não interfira no objetivo inicial do visto, que é a realização de turismo. Isso significa que você pode estudar part-time, ou seja, meio período, não mais que 18 horas por semana durante o período de autorização de permanência nos EUA que é normalmente de 6 meses.

Caso você queira alterar seu status para estudante – F1, é preciso antes de mais nada, ser aceito em uma escola de idiomas ou universidade e realizar um requerimento administrativo junto a agência americana U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS). Após ser aceito e com o requerimento em mãos, segue:

Procedimentos para a realização do pedido de alteração de status do visto B2 para F1

1- Obter junto a escola que você foi aceito a Carta de Aceitação e o I-20. Importante frisar que apenas escolas autorizadas pelo United States Department of Homeland Security (USDHS) e que possuem aceitação do The Student and Exchange Visitor Program (SEVP) e são legíveis para emitir estes documentos;

2- Se registrar no The Student and Exchange Visitor Information System (SEVIS) e pagar o I-901 SEVIS fee de $200. Não esquecer de imprimir o comprovante de pagamento;

3- Preencher o formulário “Form I-539” “Application to Extend/Change Nonimmigrant Status” ou fazer o requerimento online no site do USCIS;

Este formulário está disponível no site do USCIS, junto com formulário de instruções. Importante ler essas instruções, pois qualquer informação incorreta ou erro, pode fazer com que a agência solicite mais informações, demorando ainda mais, ou até mesmo negando o pedido. Um exemplo deste detalhe: deve ser preenchido com caneta preta!

Não há um prazo para a resposta do seu pedido, no entanto normalmente demora de 2 a 4 meses. É necessário também realizar o pagamento da taxa no valor de $290, que pode ser feito através de money order ou bank check.

Documentos que devem ser anexados ao pedido de solicitação da alteração do status do visto

  • Cópia do seu I-94 – que deve ser impresso no site anexo;
  • Cópia do seu passaporte – página com a foto e página com o visto;
  • Comprovação financeira – que pode ser no nome do responsável financeiro pela sua viagem desde que acompanhada de uma carta que o responsável afirme que está ciente dos custos;
  •  Também será necessário anexar uma carta explicando algumas perguntas que podem ser bem delicadas, como por exemplo: O que você falou para o Oficial consular quando você aplicou para o visto de turista? O que você falou para o Oficial de Imigração quando você entrou nos EUA? Entre outras. Lembrando que estas informações podem ser cruzadas com o banco de dados, e caso você omita ou minta, seu visto pode ser negado.

Dicas para alterar o visto

Se você pretende vir com visto de turista, mas sabe que irá procurar uma escola de inglês para estudar, e consequentemente poderá solicitar a alteração de status, informe ao Oficial da Imigração ou Consular, para que carimbe seu passaporte como “prospective student”, isso poderá facilitar a aprovação do seu pedido.

Importante

  • Caso você tenha entrado nos EUA sem este carimbo de “prospective student”, o ideal é que você espere pelo menos 90 dias para dar entrada no pedido, pois se você solicitar esta alteração logo depois de entrar com visto de turista pode levantar muitas suspeitas quanto a sua real inicial intenção e ser considerado fraude, fazendo assim com que seu pedido seja negado.
  • O pedido também deve ser feito dentro do prazo legal de permanência com o visto de turista que é  6 meses.
  • Caso o seu pedido ainda esteja pendente de decisão e o prazo de 6 meses tenha expirado, você tecnicamente está out of status, mas não se preocupe, você pode ficar nos Estados Unidos até que o USCIS te mande uma resposta oficial. Caso seu pedido seja negado, você deverá sair do país imediatamente.
  • Durante o prazo de análise do requerimento de alteração de status, você não poderá estudar na escola, nem part-time, pois caso o USCIS descubra, você terá seu pedido negado.
  • Você não tem autorização para trabalhar após obter o visto de estudante.
  • A solicitação de alteração de status deve ser evitada, pois este não é o procedimento correto para a obtenção do visto de estudante.
O correto e ideal é fazer sua inscrição na escola quando estiver no Brasil, solicitar o visto de estudante e sair do Brasil com o status de Estudante F1, este é o procedimento mais rápido, fácil e barato!

As instruções acima foram escritas com base no texto de João Matheus Loyola publicados no site Imigrar. João trabalha na área de relações públicas em uma escola de idiomas em Los Angeles.

Leia mais:
Special Instructions for B-1/B-2 Visitors Who Want to Enroll in School – USCIS

B1/B2 TO FQ change od Nonimmigrant Status – University of WashingtonChanging your immigration status from B2 tourist or B2 “prospective student” to F1 – Cornell University

E você, já teve sucesso ao alterar o status do seu visto? Compartilhe sua experiência!

Artigo anteriorPapais, que tal participar do Camp Google com o seu filho?
Próximo artigoComo escrever um excelente currículo
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

210 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde eu já tinha um visto fui para orlando fiquei 17 dias num hotel em orlando aí voltei ao Brasil depois de 6 meses eu resolvi tira o visto de estudante para minha esposa tira o visto f1 eu meus dois filhos ficar com f2 paguei uma assessoria de orlando mesmo para preencher todos documento para minha família eles fizeram tudo aí neste meio tempo apareceu uma promoção de passagem com um valor muito bom aí eu pensei se eu compra e meu visto for negativo eu vou com visto de turismo que eu já tinha e comprei para período de julho aonde e férias escolares do meio do ano pensei levo eles dysnei para passear demovo mais aí fui ao consulado do Rio de Janeiro aí ele me negaram o visto de estudante e também cancelou de todos da minha família eu fiquei se entender nada por que isso aconteceu ele me deram um papel branco dizendo que posso fazer dinovo o visto na hora que eu quiser por isso gostaria de saber de um advogado de migração com resolver isso não sei por aonde começar

    Robson Carlos Pires

    • Robson,
      Comece marcando o visto de acordo com a proposta da sua viagem. Não misture tudo, se for estudar, compre o curso e faça o F1 explicando que vai estudar, F2 para quem for te acompanhar. Com o seu texto acima dá pra entender que você queria ir de qualquer jeito e deve ter se enrolado todo pra explicar quando te questionaram a proposta da sua viagem. Seja claro e tenha os comprovantes em mãos para não gerar dúvidas.
      Att,
      Waldana.

  2. Boa noite, tudo bem?
    Parabéns pelo Blog!
    Estou com visto de turista, quero ir e ficar os três meses, porém quando faltar 45 dias para finalizar esse período, eu troco pelo de estudante certo?
    Caso contrário, posso fazer essa troca aqui no Brasil?
    Porém preciso comprovar que darei conta de me manter durante esses 6 meses?
    Quais conselhos pode me dar!?
    Grato!

    • Hebert,
      1. Não é regra que vão te dar 6 meses, isso acontece na maioria dos casos, mas não dá pra garantir.
      2. Você pode pedir a solicitação de troca. Tem que pedir com pelo menos 45 dias de antecedência, mas pode fazer antes.Lembrando que pode demorar mais de um ano para que você obtenha uma resposta.
      3. No Brasil você não troca de visto, neste caso, você deve fazer um novo visto de estudante. O de turismo vai permanecer válido, apenas faz um novo, já que a proposta da viagem é estudar. Este é sempre é o ideal – fazer o visto conforme o motivo da viagem. Para qualquer visto tem que comprovar que você tem como se manter.
      O jeito mais simples, se você tiver menos recursos, é comprar um curso de 3 meses, pedir o visto de estudante e caso decida ficar mais tempo, estende o programa nos EUA. É muito mais simples estender que pedir a alteração do status de turismo para estudante.
      Att,
      Waldana.

  3. Olá, Boa tarde!
    Estive nos EUA 3 vezes, a primeira fiquei 40 dias, a segunda fiquei 5 meses e meio, na terceira entrei como turista e depois de 5 meses solicitei a troca de status para F1, após 5 meses recebi a resposta positiva e estudei por 1 ano e 2 meses. Ao total fiquei 2 anos e retornei ao Brasil. Tem 6 meses que retornei será que terei problema caso volte como turista para passeio e compras?
    A troca de status e o período podem me prejudicar em entrar no país novamente? Existe um prazo para retornar?
    Abraços e parabéns pelo blog.

    • Gisele,
      Se você ficou conforme as datas autorizadas, pediu a alteração de visto, tudo certinho… é provável que não tenha nenhum problema. Não tem prazo para retornar, basta o visto estar válido. Claro que sempre há um risco, mas desde que você tenha argumentos para explicar pq quer voltar, não deve ter problemas.
      Um abraço,
      Waldana.

  4. Olá, boa noite esse é o blog mais perfeito até agora! Gostaria muito de uma resposta específica para o meu caso!
    Viajei em Jan 2017( passei 20 dias) outra vez nov 2017(passei 20 dias) agora estou aqui novamente (Florida-USA) minha irmã mora aqui(resistente americana) desta vez estou a 25 dias! Todas as vezes me foram concedidos 6 meses eu cumpri os prazos fiz tudo certo. Acontece que eu não falo nada de inglês, na entrevista não mencionei que viria buscar uma escola, descobri no seu blog que seria melhor para a extenção de visto. Agora já estou aqui e não sei o que seria melhor no meu caso que desejo fazer um curso inicial de três meses, ainda estou buscando a escola. Tenho sponsor e usaria o inglês para finalmente atuar na minha area de guia de turismo(tenho diploma) meu maior medo é voltar para o Brasil, dar entrada no f1 ele ser negado e meu visto de turista cancelado(até pelo perfil,29 solteira e sem filhos) eu não sei o que faria longe dos meus sobrinhos que vivem aqui. Estou com muito medo. Caso eu esperasse 3 meses exatos fizesse pedido de extenção de visto e mudança de status para fazer esse curso de três meses com Advogado e sponsor..tudo certinho. Tem chance de ser negado? Caso seja, meu visto de turista é cancelado? Se meu visto de turista não for cancelado é minha mudança de status apenas negada e eu volte para o Brasil rapidamente após a resposta ou até o fim dos seis meses que me foi concedido..quanto tempo depois você aconselha eu dar entrada no visto f1 la do Brasil? Desculpa mas é MT importante pra mim. Um abraço

    • Amanda,
      Quanto tempo você quer estudar? Eu não digo que mudar pra estudante é melhor, é uma alternativa apenas. Se você fizer um curso de menos de 18 horas semanais durante alguns meses não tem a necessidade de trocar de status, você pode fazer sua matricula com o visto de turismo mesmo nas escolas – é como se fosse um curso de forma recreacional, precisa mudar só se você quiser ficar mais de 6 meses. Mudar o status, extender a apermanência é sempre um risco!
      Um abraço,
      Wal.

  5. Ola Meu Nome é André e tenho 48 anos, estou me formando em direito meu segundo curso de graduação, pretendo atuar na área de direito internacional e também sobre importações, tirei um visto de turista com o intuito de melhorar meu inglês estudando e vivendo por lá durante uns 3 ou 4 meses, mas depois tive a informação que seria melhor eu tirar o visto de estudante pq em 3 ou 4 meses não daria pra ter um ingles fluente, para isso precisaria de um ano ou mais…bem, tirei meu visto tem um ano, por este motivo acabei não indo pra juntar mais dinheiro. Tenho visto de turista, ainda não fui para os EUA, existe a possibilidade de fazer essa troca aqui mesmo antes de viajar?

  6. Vou para os EUA daqui 20 dias com minha esposa
    Temos visto de turismo, eu vou lutar alguns campeonatos por lá…
    Ela gostaria de estudar inglês, algum curso de no máximo 1 ano de duração..
    Seria mais interessante ela adiar a viagem ou voltar para o Brasil para tentar mudar o visto
    Ou da pra aplicar por lá e não ter problemas como ficar ilegal?!…

    • Fábio,
      O ideal é que ela faça o visto de estudante antes de sair do Brasil, inlusive neste caso você pode ter o F2 para acompanhá-la, pois geralmente a permanência concedida com o visto de turismo é de 6 meses, se vocês querem ficar mais tempo terão que pedir extensão.
      Att,
      Wal.

  7. Oi, meu nome é Andre fiz a troca de status de turista para estudante nos Eua a 1 ano e meio atras para ficar e estudar inglês.
    Depois apliquei para fazer o mestrado em uma universidade nos eua e antes da aulas começarem voltei ao Brasil para pegar o Visto de estudante.

    O procedimento para pegar o visto para mim que ja troquei o status para estudante é o mesmo de alguem que nunca fez esse procedimento?

    É necessário pagar a taxa sevis novamente para aplicar pro visto de estudante uma vez que ja paguei essa taxa para fazer a troca de status e ja tenho um numero sevis ?

    Obrigado pela atenção e Parabéns pelo seu trabalho.

    • André,
      Se você sair do país a alteração de status é cancelada e você precisa fazer o processo do zero – um novo visto de estudante.
      A universidade saberá te orientar com detalhes.
      Att,
      Waldana.

  8. Ola, gostaria de tirar uma dúvida. Estou nos EUA a 4 meses e quero voltar ao Brasil e solicitar o meu visto de estudante lá. Qual a chance de conseguir? Já que fiquei aqui nos EUA um bom tempo. Obrigada

    • Letícia,
      A princípio desde que você não fique mais que o período permitido e não faça nada ilegal, não tem problema pedir outra categoria de visto.
      Att,
      Wal.

  9. Olá Waldana, bom dia.
    tenho um visto de turista e tentei pedir um de estudante, minha mãe esta casando com um americano e gostaria de ficar um tempo la com ela, porém meu visto de estudante foi negado. Tenho duas duvidas: 1- meu visto de turista continua valendo mesmo tendo o de estudante negado?
    2- o carimbo de “prospective student” é de extrema importancia para realizar o pedido de F-1 dos EUA?

    • Analis,
      Se não cancelaram seu visto de turismo – (não tem um x nele) sim, você pode ir fazer turismo.
      Eu no seu caso nem tocaria no assunto estudos, aí sim vão negar! Você consegue estudar se for um curso com menos de 18 horas semanais. Aguarde um bom tempo pra fazer o pedido de um novo F1.
      Att,
      Waldana.

  10. Bom dia Waldana!
    Atualmente possuo visto de turista e estou planejando aplicar para o visto de estudante, para realizar um curso de 6 meses de Inglês. Minha inteção é após o curso e com um bom nível de Inglês, tentar conseguir um emprego nos EUA e tantar alterar meu status de estudante para emprego lá. Seria factível?

    Muito obrigado!

    • Rodrigo,
      Se você fizer uma faculdade depois do inglês e conseguir um OPT sim. Caso contrário, é quase impossível.
      A maioria dos vistos de trabalho você precisa aplicar do Brasil, com exceção do OPT que existe a possibilidade de contratação.
      Att,
      Waldana.

  11. Waldana, boa tarde. Vou solicitar o visto de turista para mim e para minha família ( esposa e dois filhos). Pesquisei alguns cursos, mas não tenho inglês fluente, Oi seja, não passaria na prova, pois tenho interesse de fazer um curso na área da enfermagem ( CNA), um curso que tem duração de 6 a 8 semanas, pois essa área é “carente” no EUA e a empresa pode solicitar H1C para mim. O que devo dizer na hora na entrevista? Outra, quanto precisaria ter em grana para que minha solicitação de mudança de status fosse aceito, lembrando que o curso custa $1250,00.
    Obs: seu trabalho é muito bom. Parabéns.

    • Oi Alex,
      Se você tem o visto de turismo, diga que a proposta da sua viagem é turismo. Não mencione o interesse em estudar!
      Se seu interesse for fazer o curso de enfermagem, eu sugiro que faça primeiro inglês e depois aplique para o programa (até porque sem o idioma, além de não passar na prova, você não vai aproveitar o curso. Neste caso é muito mais fácil tirar o visto de estudante no Brasil e pedir extensão depois do que tentar alterar o status. Note que como seu interesse ficar apenas 8 semanas, você teria que aplicar pra alteração assim que chegasse e isto vai caracterizar seu interesse de já ter vindo com a ideia de estudar, o que pode triplicar as chances do visto ser negado.
      Pra se ter uma média de valores, sugiro que leia este post:
      https://www.acontecenovale.com/quanto-dinheiro-e-preciso-para-tirar-o-visto-de-estudante/
      Um abraço e sucesso,
      Waldana.

  12. Olá Waldana, solicitando mudança de status dentro dos EUA do B1/B2 para F1. Sabemos que o F1 não pode sair do país, mas e o F2?

    • Delano,
      O F2 fica sempre vinculado ao F1, não pode sair também. Caso saia, só consegue retornar fazendo um novo visto.
      Att,
      Waldana.

  13. Se eu trocar o meu visto de turista para meu visto de estudante nos EUA, no meu período de férias da faculdade eu posso voltar ao Brasil para passar as férias e depois retornar normalmente para os EUA?

    • Andressa,
      Se trocar o status nos EUA, não pode sair do país.
      Att,
      Waldana.

  14. Olá Waldana, gostaria de tirar uma dúvida: Eu tirei o visto de turista esse mês porque iria em uma viajem de turismo antes de tentar o visto de estudante, mas mudei meus planos e quero tentar o meu visto de estudante daqui a uns dois meses, junto com meu marido como F2 (ele não tem visto de turismo). Esse pouco tempo entre um visto e outro e o fato de eu não ter utilizado o meu visto de turismo me prejudicaria perante o agente consular? Obrigada!

    • Oi Samara, de forma alguma. Por vc já ter um visto de turismo e estar tirando um novo significa que você quer fazer tudo certinho, acho que suas chances de obter o novo visto de estudante serão ainda mais fáceis.
      Um abraço,
      Wal.

  15. Quanto custo esse pedido de visto de estudante
    a transferência de turista para estudante ??
    compensa mais vir ao brasil e alterar
    ou fazer essa transferência ai nos EUA

  16. Waldana, tudo bem?
    Estou nos EUA desde ano passado, e só quando estava vencendo os 6 meses resolvi ficar aqui para estudar. Solicitei a extensão em novembro/2017 e ainda não obtive resposta. Existe uma forma pedir o visto de estudante com o a extensão ainda em análise?
    Eu tenho uma amiga que fez a mesma coisa, porém como ela não obteve resposta da Imigração no prazo de 1 ano, ela voltou ao Brasil. Ela continua acompanhando no site, para agora solicitar o visto de estudante do Brasil mesmo, mas eles ainda não deram baixa. Está sendo comum isso?

    Desde já agradeço!!

    • Jessyca,
      Eu acho que não é uma má ideia, mas primeiramente você deve pedir o cancelamento do pedido de extensão e aí ir pro Brasil e tirar o novo visto. Eles podem te questionar pq vc nao aguardou, mas aí vc tem uma ótima explicação, já que sabe que a resposta iria demorar pra sair e quer aproveitar pra iniciar os estudos logo. (pedindo o cancelamento, tudo fica ok). A resposta tem demorado mais de um ano. (então é isso que eu tbm faria no seu caso).
      Bjo.
      Wal.

  17. ola .. Uma duvida, tenho os dois vistos, posso entrar nos usa com visto de turista, ja que quero entrar faltando mais de 30 dias para inicio das aulas?

    • Alessandra,
      Poder pode, mas é bem chatinho pra mudar de status, às vezes demora meses e a escola não vai te aceitar sem estar com o status de estudante. Eu sinceramente não recomendo ou sugiro que você pense em visitar o México ou Canadá neste intervalo de 30 dias pra entrar logo em seguida como o status de F1.
      Att,
      Wal.

  18. Olá Waldana.. As melhores informações encontrei aqui.
    Mas gostaria de confirmar uma coisa.
    Pretendo ir com mais 2 amigos (como turistas) mas pretendemos ficar por mais tempo. Como explicado, a melhor maneira seria alterar para estudante após 90 dias estando lá. Estando em processo de aprovação, suponhamos que demore mais do que os 90 dias restantes que temos pelo visto de turista, nós estaríamos ‘legais’ lá após este prazo até a aprovação. Caso fosse negado o visto ai teríamos que sair imediatamente. É isto???
    OBS. Esta seria a melhor (e mais barata) maneira de ficar nos EUA? (sendo q não temos condições de comprovar que nos sustentaríamos entrando como estudante)

    • Oi Diego,
      Agora a lei mudou e junto com a alteração do visto de turismo para estudante vocês precisam fazer a extensão do visto de turismo. Na teoria você pode permanecer até obter uma resposta e isso pode levar até um ano. O melhor meio de permanecer é comprar um curso de menor duração e pedir extensão. É mais simples de comprovar a renda e bem tranquilo de ajustar o I20.
      Explico tudo nos posts do blog 😉
      Um abraço,
      Waldana.

  19. Boa tarde.
    Tenho uma dúvida referente a obtenção do visto de estudante. É melhor eu tira-lo aqui no Brasil, ou ir para os EUA com visto de turista e depois alterar para estudante? Qual melhor maneira para meu visto de estudante ser aceito?

    Obrigado

    • Douglas,
      O melhor é tirar o visto de estudante no Brasil. Trocar o status do visto de turismo para estudante nos EUA é arriscado, caro e você pode levar mais de um ano para receber uma resposta. Enquanto aguarda, não é permitido estudar!
      Att, Waldana.

  20. Após o pagamento da taxa do visto de turista é possível mudar o visto de turista para visto de estudante?
    Realizei o pagamento da taxa mas ainda não fiz nenhum agendamento e to pensando em mudar o status para visto de estudante já que agora penso em ir para estudar. É possível?
    Desde já agradeço.

    • Oi Carolina,
      Os vistos tem diferentes taxas e para fazer o visto de estudante você precisa primeiro se matricular na escola, receber os documentos e vincular o número da Sevis. Não sei dizer com certeza se teria como alterar o processo que você já começou ou se é melhor fazer um novo, você precisa perguntar diretamente no site oficial. Mas note que não existe mudar status no Brasil. Neste caso você precisa do visto adequado ou fazer um segundo visto.
      Att,
      Waldana.

  21. Boa tarde!

    Minha sogra e meu sogro moram nos EUA, temos direito ao Green Card pela relação familiar e sabemos que esse processo pode demorar anos.
    Eu minha esposa e meus filhos pretendemos ir ao EUA com visto de turista, e lá darmos entrada no nosso Green Card. Termos que sair do país quando o visto de turista vencer ? Ou poderemos ficar, visto que o processo do Green Card estará em andamento ?

    • Victor,
      Vocês podem ficar somente enquanto tiverem a permenência pro visto de turismo. Depois precisam sair.
      Att,
      Waldana.

  22. Entrei nos EUA EM 2013 COM VISTO de turista, nesse periodo mudei de status pra estudando. Estudei durante um ano e retornei ao Brazil em 2014. Posso retornar aos EUA com onmesmo visto de turista? Meu visto de turista vence so em 2022.
    Li num artigo que meu visto de turista seriacancelado apenas se meu pedido de mudanca de status fosse nnegado. Caso que nao ocorreu comigo.

    • Oi Claudney,
      Quando seu visto é cancelado eles riscam ele no passaporte. Seu visto deve sim estar ok.
      Neste caso você pode sim usar o mesmo visto de turismo até 2022 😀
      Boa viagem,
      Wal.

  23. Oi, Waldana

    acho o seu blog maravilhoso! Me ajuda com muitas dúvidas.
    Atualmente estou em Orlando, minha mãe mora aqui e já deu entrada no processo de green card. Entrei nos EUA com o visto de turista e minha permanência foi concedida até Dezembro. Não quero voltar ao Brasil, mas não quero ficar ilegal, então quero fazer um curso de inglês e depois um College. Vi que a aprovação do status de F1 tem demorado muito, minha pergunta é: se eu aplicar a mudança antes do fim da permanência, mas o resultado não sair dentro deste período, eu fico ilegal ou minha permanência é automaticamente estendida? Preciso pedir antes a extensão da permanência?
    Já posso estudar inglês, mesmo antes do resultado da minha mudança de status?

    Desde já, obrigada

  24. Bom dia, estou com meu marido e dois filhos nos EUA, nossos Vistos de turismo vencem dentro de 40 dias, eu ainda tenho chances de conseguir alterações para Visto de estudante e acompanhantes ou o espaço de tempo já está curto para isso?
    Obrigada por nos ajudar com tantas dúvidas!

  25. Boa tarde!
    Tenho o visto F1 porque já estudei nos EUA em 2013, mas quero voltar para os EUA agora em 2017 e ficar 5 dias (a trabalho, para visitar a empresa onde eu trabalho) e gostaria de saber se posso entrar com este visto ou preciso obrigatóriamente solicitar o visto de turismo.

    • Priscilla,
      Você precisa do visto B1/B2. E neste caso você JAMAIS pode mencionar que é a trabalho. Você precisa dizer que vai visitar a empresa/ fazer reuniões. O visto correto é o B1 – Business (ao fazer o de turismo você recebe o B1/B2 e ele válido por 10 anos). Esta empresa também atua no Brasil e você é contratada por lá? Se não, você também não pode mencionar que trabalha para uma empresa dos EUA e vem visitá-los sem visto de trabalho. Fica atenta com o que você diz, ok?
      Bjos,
      Wal.

  26. Estimada,
    Boa noite.
    Inicialmente, parabéns pelo trabalho que realiza.
    Sou militar da reserva e consultor de duas empresas no Brasil. As empresas concordaram em custear meu MBA, quando estava de férias aqui nos EEUU. Dei entrada no pedido de Extensão de Permanência comprovando o Suporte Financeiro, como militar, e carta da empresa justificando o pedido e informando que pagará todo e qualquer gasto com minha permanência. Ainda não entrei com o pedido de mudança de status, pois estou aguardando resposta do Processo de Extensão.
    Perguntas
    1 – A imigração sempre responde a todos os processos de extensão?
    2 – Com a mudança ocorrida em maio – Posso dar entrada na Mudança de Status com o Protocolo do Pedido de Extensão?
    3 – Apresentei toda documentação necessária e toda comprovação de suporte financeiro – Isto ajudará na avaliação do USCIS?
    4 – Tomei conhecimento de que o correto a fazer é esperar pela resposta – Isso mesmo?
    5 – É se a resposta não sair no prazo definido em meu protocolo – O que fazer?

    Aguardo sua orientação.

    Grande abraço

    • Oi José,
      Que bom que você está gostando das informações do blog.
      1. O processo é demorado mesmo. Eles respondem, mas demora até 1 ano às vezes.
      2.Parece que agora a regra mudou e vc deve pedir extensão do status de turismo e alteração pra estudante ao mesmo tempo.
      3.Sim, quanto mais comprovantes melhor!
      4.Acredito que não…caso contrário você perde o prazo pra alteração do status.
      5. Vou te colocar em contato com uma especialista de intercâmbios, acredito que ela pode te ajudar.
      Att,
      Wal.

      • Olá Wal
        Eu pretendo ir a Califórnia em agosto/17, para turismo com meus dois filhos. E tenho a curiosidade de saber se é difícil conseguir visto de estudante para eles (High Scool). Temos amigos por lá, e seria interessante se conseguíssemos ficar, eu estudaria a língua e meus filhos o ensino Médio. Temos visto de turista, será que conseguiríamos os vistos para os 3. Eu li em um comentário seu que High Scool é mais difícil, porquê?
        Adorei as perguntas e as suas respostas, muito obrigada.

  27. olá Waldana, tudo bom?

    Eu pretendo ir para os EUA em abril de 2018, tenho pretensão de tirar dupla cidadania portuguesa antes de ir, minha pergunta é: posso entrar nos EUA com passaporte portugues de turista e ficar quanto tempo? e gostaria de mudar o status lá para Estudante, tenho familia lá q está legal, tudo normal, e vou morar com eles para estudar.

    • Felipe,
      Como o passaporte Europeu você pode ficar 3 meses como turista. Pelo que sei este passaporte não permite a alteração do status, então o ideal é você vir como estudante se tem pretensão de estudar por mais tempo no país.
      Att,
      Waldana.

  28. Boa noite.
    Estou com uma dúvida, semana que vem eu faço a entrevista no consulado para visto de estudante e tenho passagem comprada para o dia 20/06. Minhas aulas começam dia 24/08. Eu posso entrar nos Estados Unidos com mais de 30 dias do início das aulas? Meu teste. A universidade será dia 16/08.

    • Francine,
      Você pode entrar nos Estados Unidos até 30 dias antes do início das aulas com o visto de estudante. Se precisar de mais tempo precisa entrar com visto de turismo e depois alterar o status para estudante e sinceramente, não te aconselho a fazer isso!Pq demora a alteração e você pode ter problemas com a escola se não estiver no status de estudante… Acho que a melhor solução no seu caso é pedir um i20 atualizado pra escola para que as datas da entrada não ultrapassem os 30 dias.(é o que eu faria).
      Um abraço,
      Waldana.

  29. Boa noite Waldana.

    No caso de eu possuir o visto de turista e for estudar inglês em uma escola nos Estados Unidos, qual processo é necessario para obter o visto de estudante? Eu devo pular alguma etapa do processo por já possuir um visto de turista (B1/B2) ou o processo para o visto de estudante começa do “0”? Pergunto isso no caso de eu estar no Brasil e for fazer todo o processo no Brasil, antes da viagem.

    • Oi Felipe,
      Cada visto tem sua proposta, então embora você tenha o visto de turismo, terá que fazer um novo visto antes da sua viagem para fazer um curso de mais de 20 horas por semana. O processo é bem semelhante, mas sim…tem que começar do zero. Explico sobre todos os detalhes de como fazer o visto de estudante aqui: https://www.acontecenovale.com/como-fazer-o-seu-visto-de-estudante/
      Um abraço e sucesso,
      Wal.

      • Wal….obrigada por nos responder tão gentilmente. A minha dúvida é em relação ao curso de até 18 horas por semana com o visto de turista, por 2 semanas. A lei de imigração autoriza esses cursos? na imigração posso dizer que vou fazer turismo juntamente com um curso de inglês part-time?
        Obrigada!!!!

        • Tania,
          Eles vão questionar sobre qual a proposta da sua viagem: Diga que vai fazer turismo, só!Não fale nada sobre o curso.
          Cursos de forma recreacional com menos de 18 horas são sim, liberados, mas eles podem implicar se você falar que vai estudar pois vão querer conversar com a escola e eles podem exigir seus documentos de estudante. Diga então que a proposta é turismo, que você vai passear para evitar qualquer problema.
          Att,
          Waldana.

  30. Olá sou Rafael R, pedi alteração de visto para minha esposa, ela ficará como F1 e eu como dependente. Estamos no aguardo desse visto, minha filha e dois sobrinhos querem me visitar, há algum problema na migração, se eles falarem que vieram para nos visitar. Estamos em Boston

    • Rafael,
      O ideal é que eles não mencionem que vão visitá-los e nem que tem vínculos com vocês.
      É só eles mencionarem que vão a turismo e ponto. Acredito que pode ser mais prejudicial pra eles que pra vocês caso digam que vão visitar alguém que não tem status de residente no país.
      Att,
      Waldana.

      • Obrigado, pela sua resposta me ajudou muito, talvez isso viesse nos prejudicar. Grato.

        Rafael R.

  31. Boa tarde.
    Estou com uma dúvida, se tiveres experiência parecida para compartilhar.

    Eu e minha esposa passamos 5 meses viajando pelos EUA com o B1/B2 (nossa viagem de casamento)
    Estamos agora no Brasil e gostaríamos de fazer o visto F1 (ela) e F2 (eu) para ficarmos juntos nos EUA enquanto ela desenvolve seu curso de inglês
    Aproveitamos a viagem que fizemos de casamento para encontrar uma escola boa, e fazer a matrícula dela lá mesmo, já temos o i-20 em mãos.

    – Nos casamos nos EUA, mas no Brasil não. É possível o F2 com o casamento americano?
    – Posso marcar a entrevista para o F1 e F2 juntos no consulado, ou necessito do F1 aprovado primeiro para que se faça a entrevista do F2?

    Agradeço muito a ajuda!

  32. Waldana, please!!!

    Um bom amigo americano fez o convite para meu filho fazer High School em seu estado, na mesma escola onde seus filhos estudam (em tese, custo zero com educação). Na prática, esse meu amigo vai se tornar o responsável pelo meu filho por um período de até 4 anos, um tipo de guarda provisória. Nossa ideia é que ele comece já no próximo semestre (ele tem 14 anos). Daí, as dúvidas sobre o que fazer:

    – Por ser uma escola pública, acho que ela não pode me dar o I-20, certo?

    – Se ele vai com o propósito de fazer o High School, seria conveniente ele fazer também o curso de inglês, tendo em vista que a escola já oferece aulas de inglês para estrangeiros? O curso de inglês exige uma carga mínima de aulas semanais, não exige? Será que dá para conciliar com o High School?

    – Acha melhor ele ir como turista e depois pedimos alteração para estudante, mediante algum tipo de procuração para esse meu amigo?

    • Waldana, voce chegou a responder as perguntas acima do Anderson? Tambem tenho essas mesmas dúvidas que ele. obrigada

    • Oi Anderson,
      Desculpe se me perdi aqui nas mensagens. O que acontece é que as escolas não vão negar de matricular seu filho, independente do visto que ele tiver ou quem seja o responsável. No entanto, uma vez que ele estude desta forma, ele estará fazendo um processo ilegal aos olhos do governo, já que por ser um estudante de outro país, o processo correto é fazer o programa de high school através de uma agência de intercâmbios. Nós explicamos como isso pode ser feito neste post: https://www.acontecenovale.com/programa-de-high-school-em-escolas-publicas/ Como você poderá perceber, existe inclusive um programa e visto específico caso ele decida ficar sob responsabilidade da família que escolher. Isto é feito justamente para que a pessoa não faça o processo por conta. Consegue matricular, estudar e viver nos EUA? Sim, consegue, mas uma vez que ele faça algo fora da lei, coloca tanto a vida dele como a de vocês em risco, já que ele pode ser preso/ deportado e vocês (pais e familiares) não conseguiram entrar no país caso isso aconteça. Olhe por exemplo, este caso, bem similar: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2017/08/13/adolescente-brasileiro-e-detido-ao-desembarcar-nos-eua-pai-faz-apelo-por-deportacao.htm Se ele estudar desta forma, qualquer solicitação de novo visto ou alteração de status, certamente será negada. Na minha opinião, embora seu amigo esteja querendo ajudar na melhor das intenções, é um intercâmbio barato que pode sair caro e eu jamais arriscaria. (minha opinião), ok? Espero ter ajudado!

  33. Oi, Waldana. Que bom que vc responde todos os questionamentos, rs. Legal!
    Eu tenho o visto de turismo e já visitei os EUA, mas agora quero ir fazer um curso executivo de 3 ou 4 semanas.
    Minha preferência é curso de 30 horas individual.
    Nesse caso, preciso fazer a mudança para visto de estudante, correto?
    Estou pensando que o tempo que tenho vai ser mto corrido, já que quero ir em julho
    que me recomenda?
    Abraço e parabéns pelo site!

    • Olá Heliodoro,
      Sim. Todos os posts são respondidos com carinho por mim <3
      Você não vai alterar seu visto de turismo, vai apenas fazer um novo visto, o de estudante!
      Explico como fazer o visto de estudante aqui: https://www.acontecenovale.com/como-fazer-o-seu-visto-de-estudante/
      O visto de turismo, continuará a ser válido e quando você vier fazer o curso intensivo, entrará no país com o visto e status de estudante.
      Muitas universidades oferecem o curso executivo, que são menos dias e bem intenso, tem curso de uma semana, um mês, um semestre. Vai ser corrido, com certeza, mas o apredendizado é incrível, não teha dúvidas.
      Em julho/ agosto muitas oferecem os cursos de summer tbm, que pode ser uma boa opção no seu caso.
      Eu e meu marido já fizemos Business Negotiation na UC Berkeley, o meu programa foram 10 semanas com 2 encontros por semana e o dele foi uma semana com aula de seg-sex das 9 às 5 – este é mais intenso e mais caro. Mas o curso é bem fera, recomendamos. Quase todas as universidades têm programas deste gênero, vale pesquisar os da sua área!
      Um abraço,
      Wal.

  34. Ola …
    Eu e meu marido viemos com visto de estudante ,e decidimos mudar o status ,e graças a Deus conseguimos o f1/f2 válidos…
    Comecei a estudar a 3 semanas,mas me surgiu uma dúvida.
    No meu período de férias eu posso ir ao Brasil e voltar normalmente cá?
    Tenho que ué ter algum outro tipo de visto ?ou isso não é permitido pra quem fez a mudança de estatus?

  35. Olá,
    as últimas duas vezes q entrei nos EUA foi como turista e fiquei um longo período de 5 meses. Tenho apartamento aqui e amigos e fiquei viajando e procurando cursos pra fazer tb até q achei um em Boston de gastronomia.
    Pela sua experiência, o q é mais seguro pra mim: mudar o status aqui nos EUA ou voltar ao Brasil e pedir o visto por lá ? Vc acha q pode ser negado ou é um processo mais tranquilo e o fato de eu ter ficado um bom tempo como turista pode não atrapalhar muito ?

    Obrigada
    Renata

    • Renata,
      Se você já ficou 5 meses e tem permanência de 6, já perdeu o prazo para alterar o status do visto nos EUA. É mais seguro você tentar o visto de estudante no Brasil.

      Desde que você tenha ficado dentro do prazo permitido não tem problema nenhum pedir outro visto, pois você não está fazendo nada de errado! O risco de ter um novo visto de estudante negado é menor do que ter a alteração do status negada.

      Bjo.
      Wal.

  36. Olá, adorei seus post, obrigada pelas informações, mas tenho duas dúvidas.
    1 – Você acha mais fácil, entrar como turista, voltar ao Brasil e pedir troca de status aqui?
    2 – Se União Estável brasileira, tem validade nos EUA, e se vale para eu entrar com visto F2?

    • Diana,
      Sobre suas dúvidas:
      1. Status só se troca nos Estados Unidos. No Brasil, o que você faz é um novo visto. Acho que você deve vir com o visto de acordo com a proposta da sua viagem e não tentar fazer nenhum tipo de alteração.
      2. O visto é feito no Brasil, você pode fazer o visto F2 pro seu companheiro sem problemas e uma vez que o visto é aprovado, você não precisa se preocupar com as regras sobre casamento dos EUA, ok?
      Se tiver mais dúvidas, fique a vontade pra perguntar. Um abraço!

  37. Ola Waldana, Tudo bem? Preciso tirar uma duvida… em setembro de 2015 fui a Orlando por um periodo de 30 dias.. e apos isso, conversando com uns amigos, acabei decidindo ficar por la e aperfeicoar meu ingles e aplicar pela troca de status na cidade de Boston… viajei p alguns estados no periodo de 4 meses p conhecer a cultura e coisas interessantes que sempre quis. Entao, 04 meses depois ( ja estava no quinto mes antes de vencer minha permanencia de turismo ), apliquei p mudanca junto a escola e a USCIS… Recebi a documentacao de aplicacao e fiquei aguardando.. no qual o processo e bem demorado… no dia 02 de setembro de 2016 ( exatamente 01 ano depois da entrada ) resolvi voltar ao Brasil pois tinha obrigacoes aqui e nao podia mais esperar,,, liguei na USCIS e orientaram enviar uma carta informando a desistencia para nao ter problemas futuros na entrada a america… Fiz o procedimento e recebi uma carta agradecendo e dizendo que caso eu quisesse poderia efetivar uma nova aplicacao pagando novas taxas e tal.. a pergunta e: Fiz todo o procedimento conforme solicitado.. no periodo de 01 ano, viajei p muitos lugares … e vou em marco novamente a visita e compras por 15 dias… em sua experiencia e conhecimento… posso ter algum problema na entrada? Fico confuso, pois a USCIS disse que nao.. mas sei que e tenso algumas vezes a entrada … se puder tirar essa duvida, agradeco imensamente… um abraco .. Luciano

    • Oi Luciano,
      Enquanto você aguarda a aprovação do seu pedido pode permanecer nos Estados Unidos sem problemas. Se você voltou e pediu o cancelamento você procedeu conforme eles pedem e não deve ter nenhum inconveniente para retornar aos EUA. O meu marido pediu a extensão do visto de Business, também aguardou a aprovação, saiu do país antes de obter uma resposta e depois pediu o cancelamento – conforme você fez. Já entramos e saímos umas 10x e nunca tivemos nenhum problema. Cada caso é um caso, mas a principio você está com tudo certo e não deverá ter problemas na entrada, ainda mais se pretende gastar $$$ na terra deles, correto? I hope so 😀 Sucesso pra você e viaje tranquilo!
      Um abraço,
      Wal.

    • oi, Luciano, então, li sua estoria, achei super interessante e queria saber se voce conseguiu em março entrar e se deu tudo certo….como experiencia pessoal. obrigada!

  38. Ola Waldana, estou com visto de negocio B2 aqui no USA e pretendo mudar de status para F1, tenho visto F1 no mau passaport ate 2019 e ja estudei por 6 meses aqui, nao sei se isto ajuda. Gostaria de saber se durante o prazo de analise domeu requerimento eu posso ir e retornar ao BR por 13 dias?

    • Saulo,
      Neste post respondo as principais dúvidas sobre a alteração de visto: https://www.acontecenovale.com/alteracao-do-visto-o-que-pode-e-nao-pode/
      Você não pode sair do pais enquanto solicita a alteração, até porque se pudesse sair, poderia ir fazer um novo visto no Brasil ao invés de aguardar aqui, correto?
      Sobre se ajuda ou não é muito relativo porque não sabemos quem vai avaliar e como, eles podem considerar que você já teve duas categorias de visto e fez tudo certo ou podem te achar meio indeciso e negar. Vai muito da forma que você explica!
      Um abraço,
      Wal.

  39. Olá! Td bem?

    Gostaria de saber se com o visto de turista e com tax id em connecticut eu posso aplicar para o visto de estudante? Pq alguns me falaram que por eu ter tirado o tax id o visto de estudante não é aprovado e se ele for negado eu sou obrigada a me retirar do país… desde já agradeço pelas dúvidas tiradas!

    • Nati. Por que você tem um tax ID com visto de turismo? Acredito que cada caso é um caso e não tem como saber se seu visto será ou não aprovado. O que aconteceu com seu amigo, não necessariamente vai acontecer com você. Mas sim, há um risco e se o visto for negado você precisa sair do país.
      Um abraço, Waldana.

  40. Ola Waldana,

    Boa noite. Tenho visto as perguntas e respostas. Recebi hoje meu I-20 e inclusive ja paguei a taxa I-901. Eu tenho o visto B1/B2 hoje e pelas suas respostas parece que é mais interessante entrar no visto já com o F1.
    Com isso, eu preenchi o formulário DS-160 porém ao tentar agendar no consulado, eu já tinha cadastro (por conta do meu B1/B2).
    Devo criar um novo cadastro com outro e-mail? Dessa forma eu devo conseguir agendar a entrevista e provavelmente terei dois vistos (B1/B2 e F1).
    Pode me ajudar?

    Muito Obrigado,

    • Oi Alan,
      Eu também tive este problema, você pode manter seu DS-160 com o e-mail que desejar, mas precisa colocar outro e-mail pra conseguir fazer o cadastro e agendar a entrevista :/ (Falha do sistema deles).
      Um abraço,
      Waldana.

  41. Olá,
    Tenho o visto como acompanhante do meu marido, RH4.
    Posso fazer curso de inglês e trabalhar algumas horas por semana?
    Caso não seja possível é melhor que solicite o visto de estudante aqui no Brasil, ou quando chegar aos EUA?
    Agradecida pela informação

    • Oi Sandra,
      Neste post falo com detalhes sobre o visto H4:
      https://www.acontecenovale.com/visto-h4-e-a-realidade-das-mulheres-do-vale-do-silicio/

      Você pode estudar sem problemas, mas não pode trabalhar com o H4.
      Se sua intenção é estudar apenas, venha com o visto H4.
      Com o visto de estudante F1, você pode tentar trabalhar algumas horas apenas na instituição que você estiver matriculada. Tem que ver o que compensa no teu caso. Lembrando que com o H4 você provavelmente terá os benefícios da empresa do seu marido, como seguro saúde, dentista, por exemplo e pode estudar, mas tem que abrir mão do trabalho.
      Att,
      Waldana.

  42. Olá, Waldana. [Reformulei as dúvidas depois de ler todos os comentários do post]

    Obrigado pelas informações do post e das respostas aos leitores!!! Pude abrir os olhos pra algumas situações desagradáveis.

    Tenho visto de turista e gostaria de estudar mais ou menos 1 ano nos EUA. Faço engenharia mecânica e o inglês é essencial.
    Dúvidas:
    – Devo tirar outro visto antes de ir ou você acha melhor fazer a mudança de status quando chegar lá? (Quero turistar um pouco antes de começar os estudos)
    – Vi que nas duas situações, como não foram aprovados, algumas pessoas perderam o visto vigente (turismo). Há mesmo a possibilidade de isso acontecer?

    • Olá Iago,
      Se você quer estudar mais de 3 meses venha com o visto de estudante direto do Brasil. É bem mais simples estender o visto de estudante que alterar o visto de turismo para estudante. Além disso a alteração é cara, demorada e nem sempre ela é aprovada!
      Você pode entrar 30 dias antes de iniciar seus estudos com o visto de turismo.
      Existe sim a possibilidade do seu visto de turismo ser cancelado. Dificilmente quando o visto de estudante não é aprovado o de turismo é cancelado, mas pode acontecer sim. Neste post respondo algumas perguntas frequentes que pode esclarecer outras dúvidas:
      https://www.acontecenovale.com/duvidas-frequentes-sobre-a-alteracao-do-status-do-visto/
      Um abraço,
      Waldana.

  43. Olá, eu tenho 16 anos, já tinha vindo nos EUA antes a turismo, mais dessa vez eu vim, e acabei ficando na casa da minha tia, porque gostei muito daqui!
    Eu acabei entrando na High School, porém eu tenho o visto de turismo, posso solicitar o troca do visto da mesma forma? (Já estou aqui faz 2 meses)
    Obrigado!!

    • Gustavo,
      Poder você pode, mas sinceramente acho que dificilmente a troca do visto seria aprovada. Pesquisa melhor sobre o visto pra high school, é um processo mais delicado.
      Att,
      Waldana.

  44. Olá Waldana td be ? Um pergunta rápida.. entrei com visto de turista mas o carimbo que o fiscal aplicou em meu passaporte só consta a data de entrada e não consta a data que devo retornar..será que conta 6 meses da mesma forma à partir da data do carimbo?

    Obrigado

    • Fabrício,
      Pra ser sincera, nunca vi isso. Geralmente está escrito com caneta e com uma letra ruim, mas eles escrevem… será que você não está confundindo? 95% das pessoas ganham permanência de 6 meses, mas só entrando em contato com um oficial pra ter certeza que você pode considerar este período. Acho que se você pretende ficar menos de 6 meses não terá problemas. (mas é a minha opinião).
      Um abraço,
      Waldana.

  45. Ola, eu e minha esposa entramos no EUA como B2, apos 5 meses pedimos a troca de status para F1, fomos aprovados, por motivo da demora da resposta (6 meses) estudamos somente 3 meses e retornamos ao Brasil, totalizando 5 meses turista, 6 esperando, 3 estudando, estamos com planos de retornar a passeio, devemos aguardar um prazo minimo?

  46. Olá, tenho uma pergunta.. vou pra Nova York em fevereiro com o visto de estudante, mas pretendo ficar 4 meses com a minha amiga que mora em jersey enquanto estudo meio periodo, quando eu voltar para o brasil vou ter problemas por ter ficado 4 meses com o visto de estudante? Obrigada 🙂

    • Oi Ana,
      Se você estiver indo com o visto válido para 4 meses, frequentando as aulas enquanto estiver com a sua amiga, não vai ter problemas.
      Com o visto de estudante você precisa cursar 18 horas semanais, se você fizer isto, estará ok 😀
      Um abraço,
      Wal.

  47. Ola, eu fui em janeiro pra california e fiquei 5 meses e fiz o processo pra mudar o status pra estudante (recomendaçao da escola). Após isso, fiquei no aguardo da resposta deles, mas infelizmente nao pude esperar ate a resposta sair e tive que voltar pro brasil por motivos particulares. Nessa espera, acabei ficando 7 meses e meio no país (1 mes e meio a mais do que o concedido no visto). A minha duvida é se eu fiquei ilegal esse 1 mes e meio a mais ou se pelo fato de eu ter feito o processo na escola eu fiquei legal. E caso eu tenha ficado legal, irei ter algum problema de retornar ao país com o mesmo visto?

    • Rodrigo,
      Quando você solicita a alteração do visto, pode permanecer no país até receber uma resposta. (então vc não ficou ilegal). No entanto, para não ter problemas você precisa pedir o cancelamento desta alteração de status. Acredito que você não terá problemas ao retornar para o país, mas provavelmente vão pedir explicações do porque você alterou/ saiu e quer voltar…tente verificar se o seu pedido ainda esta ativo e tenha estas respostas para não se complicar!
      Um abraço,
      Waldana.

  48. Ola,

    Gostaria de saber se voce tem informções sobre a solicitação de visto de estudante com passaporte europeu. Viajo com frequencia para os EUA , mas entro com o ESTA Portugues.
    É mais simples aplicar no meu passaporte brasileiro ou no portugues?
    Alem disso, caso esteja no EUA e dicida estudar, sabe se esta mudança de status pode ser feita apos os 3 meses que sao concedidos ?

    • Edison,
      Não tenho. O que eu sei é que com o passaporte Europeu você só pode permanecer 3 meses apenas se não tiver o visto de estudante. O que você quer dizer se é mais simples aplicar? Para o visto de estudante? O processo é semelhante, como você estará no Brasil o mais fácil fazer tudo com seu passaporte brasileiro e já vir com o visto de estudante.
      Meu amigo entrou com o passaporte da Espanha para estudar (sem visto de estudante), ele tinha a passagem para retornar 10 dias depois dos 3 meses e teve que alterar a passagem e sair do país com 90 dias exatos. Note que eles pedem para dar entrada na alteração do visto depois que você tiver 3 meses no país…com o passaporte Português não terá este prazo.

      Att,
      Waldana.

  49. Ola Waldana!

    Eu e minha esposa temos visto de turismo, pretendemos ir pra NYC, eu para estudar inglês e depois talvez uma pos graduação, MBA ou algum curso especifico na minha área e ela para estudar inglês. Porem somente eu vou me matricular em uma escola de inglês, ela pretende fazer curso de inglês grátis que existe em algumas escolas de la segundo nosso amigos que moram la. Caso eu tire o visto F1 e minha esposa o F2, durante o período do meu curso, nos podemos voltar para o Brasil e depois retornar aos EUA no caso de uma emergência familiar por exemplo?

    • Oi Fabiano,
      Se o visto f1/f2 de vcs for válido vocês podem retornar a qualquer momento. Se o visto expirar, vcs podem ficar nos EUA se o I-20 for extendido, mas se saírem do país vão precisar ir ao consulado e fazer um novo visto de estudante.
      Um abraço,
      Waldana.

      • Ainda nao temos o F1/F2, existe diferença entre solicitar aqui no Brasil ou la nos EUA? Se solicitarmos estando no EUA isso tbm nos possibilita entrar e sair? Pois tb estamos estudando a ideia de ir como turista e depois se matricular em alguma escola de inglês e solicitar o visto por la.

        • Fabiano,
          O melhor é fazer ao contrário, vir com o visto de estudante e estender o de estudante se necessário. O processo no Brasil é bem mais simples.
          Alterar o visto é caro, burocrático e não é garantido. Uma vez que você solicitar a alteração nos EUA o processo pode levar até 1 ano para ser aprovado, neste caso vocês não podem sair do país de forma alguma e se saírem, o processo é cancelado.
          Att,
          Waldana.

  50. Saldanha, achei muito interessante todas as informações que você passa nesse site!
    Tenho uma duvida, após fazer um curso de 1 ano de duração e integral, eu posso aplicar para o OPT correto? No meu caso, tenho interesse em fazer um curso que esteja ligada a minha profissão de Dentista e o mesmo dura 1 ano! Ai eu supostamente eu consiga uma vaga de emprego e ai eu aplico para o OPT! Sabendo que o OPT tem duração de 1 ano, após esse tempo a empresa que eu esteja trabalhando pode aplicar para o H1b para mim? Ou não e tão simples assim?

    Obrigado!

  51. Olá Waldana,

    Tenho a seguinte dúvida, meu noivo vai começar a trabalhar em Los Angeles, ele possui o OPT, como ainda não somos casados eu pretendo ir para LA com visto de turista e somente após casaríamos. Assim eu estaria habilitada para o F-2. Pergunto, posso solicitar o F-2 sem sair dos EUA?

    Obrigada

    • Oi Manuela,
      Na teoria você pode solicitar a mudança de status sem sair dos EUA. Mas sinceramente eu acho que eles podem achar seu caso um pouco incomum e implicar – não tem como saber ou prever a decisão deles. Sempre que vim vinculada ao meu marido eles pediram pra ver certidão de casamento e questionaram quanto tempo estavamos casados. Acho que se você casar aqui e pedir alteração do status em seguida, eles vão implicar, mas, cada caso é um caso.
      Um abraço,
      Wal.

  52. Oi, Wal! Gostaria de tirar uma dúvida. Já tenho visto de turista e pretendo tirar visto de estudante pata estudar nos EUA ano que vem. Se meu visto de estudante for aprovado, meu visto de turista é cancelado ou eu fico com dois vistos?
    Obrigada desde já e ótimo post!

    • Oi Jane,
      Você vai ter dois vistos, o de estudante e de turismo. O de turismo continua válido.
      Ao entrar nos EUA vão perguntar a proposta da sua viagem e se você disser que vai estudar, passa a ter o status de estudante. Quando este visto expirar, você poderá retornar como turista enquanto o visto de turismo estiver válido 😀

      Um abraço,
      Wal.

  53. Boa noite Waldana,
    fiz um intercambio de 3 meses aí nos EUA ( Work and Travel) e estou voltando agora com o visto de turista, porém já com a intenção de ficar mais tempo. Ao solicitar o visto eu disse que queria passar uns dias em Vegas no final no ano passado para passar ferias da faculdade, mas não pude ir. Estou planejando ir em Outubro pois acabo de me formar e queria uma dica de como fazer. Posso comprar a passagem só de ida com a de volta apenas agendada para uns 30 dias por exemplo e falo na imigração que pretendo ficar uns 30 dias e fico uns 90 dias e solicito a mudanca de status aí? Esses 30 dias impacta em mais dinheiro à comprovar na imigração ou posso alegar o uso de cartao de credito internacional ? Lembrando que apesar de ser mais fácil sair com o visto de estudante aqui não estou com dinheiro disponível no momento. Qual é prazo máximo para expiração do visto de turismo em que posso pedir a alteração do mesmo ? A matricula na escola no momento de solicitalção do visto implica no pagamento da primeira mensalidade mesmo que eu nao vá estudar, pois vou aguardar a aceitação ? Quais são os gastos imediatos à solicitação?

  54. Gostaria de uma informação sobre o vistoF2, meu filho está nos EUA estudando ele tem 19 anos, com visto valido ate setembro/2019, eu já tenho visto de turista válido até 2025, já estive lá duas vezes à turismo, será que é possivel eu solicitar só agora o visto F-2, sendo que ele está estudando desde setembro/2015, quando ele foi eu não solicitei o F-2 por motivos de trabalho, agora gostaria de acompanhá-lo por um período, mesmo que seja até ele completar 21 anos, será que é possivel entrar com a solicitação, se sim, caso consiga o F-2, eu continuo com o visto de turista válido, ou ele é cancelado?

  55. Olá eu gostaria de tirar uma dúvida! Estou nos EUA e quero mudar meu status para estudante, já possuo o visto de estudante válido até 2019 e entrei nos EUA como turista dessa vez para viajar com meus amigos mas decidi que gostaria de estudar mais tempo ou fazer uma pós graduação ou algum curso! Sou fisioterapeuta no Brasil e ainda não pretendo validar meu diploma, mas queria fazer algum curso relacionado!
    A minha pergunta é: eu posso mudar meu status sem sair do país visto que já obtenho o F1 válido ?

    • Oi Mayara, que pergunta difícil. Olha, até onde eu sei…se você parar de estudar o seu visto de estudante é cancelado, então acredito que embora a data esteja ok, o status do visto é cancelado se você deixar de frequentar a escola/universidade. Teoricamente seria só mudar o status, mas sinceramente não sei te responder com precisão, você precisa contatar um advogado e até mesmo a escola que você pretende estudar, eles vão saber te responder, não quero falar sem ter certeza. Sorry!

  56. Olá Waldana, tudo bem?
    Gostaria de saber se os dependente (cônjuge) teria direito ao visto de trabalho nos EUA. Dias atras fui informada que houve uma mudança na lei de imigração e que a partir desse ano isso seria possível.

    Possuo outras dúvidas!

    Vamos às perguntas:

    1-. O indivíduo que sai com o visto de estudante pronto pra fazer um mestrado nos EUA, terá a opossibilidade de visitar o seu país de origem a qualquer momento ou terá que aguardar até o término do curso para que isso aconteça?

    2- O OPT continua tendo validade de 1 ano ?

    3- Próximo a expiração do OPT, meu marido poderá entrar com algum pedido de visto de estudante de curso de inglês por eexemplo, para que possamos ficar mais tempo no país?
    E tão logo que o dele terminasse eu poderia entrar com mais um pedido de visto de estudante mas agora para um curso de extensao, para que nos pudéssemos ficar por mais tempo no país?

    4- Como estudante optando por fazer primeiro o mestrado com duração de 2 anos; ao término deste, poderei cursar uma pos de 1 ano ou qualquer outra extensão de duração menor?

    Ficarei eternamente agradecida pelas resposta.

    Um grande abraço!

    • Olá Rosilene,
      Não acredite em mudanças na imigração, sempre tem boatos, mas isto nunca acontece. Todo dia alguém me pergunta se deve aguardar para porque as regras do visto vão mudar e eme breve não será necessário de visto para entrar nos Estados Unidos. Meu conselho é faça o visto. Não aguarde! Escuto isto há anos e nunca mudou! Mas note que existem diferentes visto de trabalho, no H1-B o cônjuge não pode trabalhar, com o L1 o cônjuge pode! Então depende do visto que vocês tiverem.

      Sobre suas perguntas:
      1. Sobre sair do país com o visto de estudante:
      Sim pode sair, O regulamento das escolas em geral permite que os alunos tenham férias após completar o equivalente a um ano acadêmico. (1 mês). No entanto, os estudantes podem solicitar férias para viajar de 1-3 semanas após completarem 5 meses no curso de inglês geral ou 4 meses de intensivo. Algumas escolas são mais flexíveis e dão uma semana após cada mês. Então vai depender das regras e de conversar com a escola. Sobre as universidade, desde que o visto esteja válido ele pode retornar a qualquer momento para o país de origem. O que acontece é que é preciso cumprir a carga horária, então ele poderá sair nas férias. Não exatamente quando bem entender, pois se tiver aula, terá que estar presente!
      Neste post explico estes detalhes: https://www.acontecenovale.com/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-as-escolas-de-ingles-no-exterior-parte-2/

      2. Sim. O OPT tem validade de um ano.
      https://www.acontecenovale.com/permissao-para-trabalhar-nos-estados-unidos-com-visto-de-estudante-opt/

      3.Se ele fizer um curso de mestrado acho que não tem muito haver solicitar um visto para estudar inglês depois. Não faz muito sentido, pois se ele fez um mestrado, significa que fala o idioma fluentemente. O ideal é fazer outro curso relacionado a carreira dele ou tentar um visto de trabalho. O visto H1-B é o mais comum depois do OPT e muitas empresas patrocinam. Se ele puder já tenta o OPT em uma empresa que está disposta a patrocinar o visto!
      https://www.acontecenovale.com/h1-b-saiba-tudo-sobre-o-visto-mais-desejado-pelos-estrangeiros-que-sonham-em-trabalhar-nos-estados-unidos/
      https://www.acontecenovale.com/empresas-que-patrocinam-o-visto-de-trabalho/
      https://www.acontecenovale.com/startups-podem-patrocinar-o-visto-h1b/

      4. Sim. Muitos estudantes que fazem o mestrado ganham até 4 anos do visto de estudante, neste caso é possível fazer a tranferência do I20 para a escola/ universidade onde ele quiser cursar o curso. Mas uma vez que I20 esteja vinculado e válido, mesmo que o visto esteja expirado, se o I20 estiver válido o estudante estará ok. Pelo que entendi, no seu caso o ideal é o mestrado, depois o OPT e depois aplicar para o H1-B. Se é seu marido que vem para estudar você pode ter o visto de acompanhante em todos os casos. O problema é que o acompanhante não pode trabalhar nestes casos, pode apenas estudar! E se tiver o H1-B ou L1 aí pode aplicar para o Green Card!
      Acho que vale também, verificar para que você possa fazer um college enquanto ele faz o mestrado, claro, que dependendo da sua qualificação não é a melhor das opções, mas o college ou o curso de extensão que é considerada uma especialização são as formas mais em conta para estudar e obter o OPT. Não sei qual sua intenção, mas se você quiser trabalhar no caso do seu esposo estar fazendo mestrado/ opt…vai ter que aguardar uns 4-5 anos para ter sua independência, se você estudar e tiver o OPT por sua conta, em meio ano já terá esta permissão, vai do que você busca, mas é uma boa opção…sobre o college é preciso fazer os credit courses e se você tem graduação pode convalidar algumas matérias, tem OPT ao concluir o curso e é em média $3 mil o semestre.
      https://www.acontecenovale.com/como-estudar-ingles-de-graca-em-san-francisco-ccsf-city-college-of-san-francisco-2/
      O curso de extensão é em média 6 meses, em média $20 mil o semestre.
      https://www.acontecenovale.com/quer-saber-como-estudar-na-uc-berkeley/

      Se tiver mais dúvidas, será um prazer te ajudar!

      Um abraço,
      Wal.

  57. Olá Waldana, parabéns pelo site e pelas informações. Minha dúvida é a seguinte: Caso eu vá para os EUA com visto de turismo, informar que irei passar uns 15 dias a passeio e acabar ficando uns 4 a 5 meses para ver se realmente irei gostar de lá e voltar ao Brasil para solicitar o visto de estudante, terá perigo deles me negarem o visto de estudante já que eu teria afirmado que iria passar apenas 15 dias como turista e passei 5 meses? Ou o que eles levam em consideração é apenas se eu fiquei ou não no pais por mais de 6 meses que é o prazo que geralmente eles dão? Será que eles não iriam questionar o que eu estava fazendo no país por 5 meses já que eu tinha afirmado que iria passar apenas 15 dias? Desde já obrigado!

    • Oi Marcelo,

      Se você vem como turista é importante mencionar que o objetivo da sua viagem é fazer turismo na hora de entrar no país. Eles levam em consideração que você ficou nos EUA de acordo com o período que foi concedido. Geralmente o período concedido é 6 meses para o visto B1/B2, se você ficar menos de 6 meses estará ok. Mas note que é importante que sua passagem esteja de acordo com as datas que você mencionar, pois eles tem como checar estes dados. E se você disser que vai ficar 15 dias com a passagem marcada para retornar em 5 meses, vai ter problemas. Eles não vão questionar pq você ficou 5 meses, desde que você saia no prazo concedido. E se questionarem, você diz que se apaixonou pela Califórnia e resolveu passar mais tempo por aqui, é uma excelente desculpa, não é? Muitos estudantes explicam que ao chegar aqui viram as oportunidades de estudar pessoalmente e resolveram aplicar para o outro visto. (É bem comum).
      Um abraço e sucesso!
      Wal.

      • Boa noite, parabéns pelo site , valiosas informações .
        Eu estou nos Estados Unidos e estou procurando Uma agencia de estudante and agente Pra aplicar por mim , você indict alguma? E um curso longo e barato pois pretendo aplicar para citizenship.
        Muito obrigado.
        Pode enviar por email
        [email protected]

        • Oi Anderson,
          Geralmente as escolas de idiomas/colleges/ universidades auxiliam na troca do status, mas as agências não. Você pode tentar com os advogados de imigração também.
          O consulado do Brasil pode te indicar alguns profissionais que podem te ajudar.
          Um abraço,
          Waldana.

  58. Olá wal. Obrigada por esse tópico bem esclarecedor. Porém tenho uma dúvida. Meu caso é um pouco diferente. Eu fiz todo meu undergrad nos EUA pois recebi full SCHOLARSHIP durante os anos de 2004-2010. Voltei no Brazil, me casei, fui nos EUA em setembro de 2015 fiquei 15 dias e depois voltei. Qdo foi agora Abril de 2016 entrei novamente como turismo para visitar meu pai, que é cidadão americano, porém eles inculcaram conosco pois estava trazendo muito dinheiro e falei a verdade que gostaria de ficar de 4 a 6 meses com ele. Dessa vez fui pra salinha da imigração e fui duramente interrogada. Eles achavam que estava mentindo sobre o meu pai e o motivo de estar levando tanto dinheiro. Finalmente depois de 2 horas de interrogação nos liberaram. Fui pra casa do meu pai em NJ. No mês seguinte de maio me apliquei para o meu GreenCard e fomos viajar para California encontrar com uns amigos . Chegando aqui descobri que existem universidades com o curso de MBA e gostaria muito de começar a estudar novamente. Só que agora a pergunta que não quer calar. Tento por aqui a mudança de status minha e do meu marido ou vou no Brasil pra fazer isso? Será que a imigração colocou alguma nota na minha Imigracao? Considerando tb os custos de voltar para o Brasil para pegar esse visto, olimpíadas e tal mais o risco de negarem, não seria melhor eu ficar nos EUA mesmo? Tenho 2 meses e meio pra começar a facul…. Tempo suficiente pra trocar meu status e começar a estudar no final de Agosto…. O que vc recomendaria??????

    • Olá Dani,
      É um pouco difícil de dar um conselho porque a gente não faz ideia do que passa na menta destes caras. Se seu pai está legal aqui seria meio que óbvio que você como filha gostaria de visitá-lo pelo período máximo que puder. Mas com certeza eles tem uma notificação sobre o que aconteceu. Olha eu no seu caso tentaria fazer o processo pelo Brasil ou pediria para a universidade te indicar um bom advogado para fazer por você a alteração do status.
      Um abraço e sucesso,
      Waldana.

    • Jhefferson – Qual é seu status? Você mudou de turista para estudante?

      Com o visto de estudante é possível trabalhar dentro do campus da universidade ou da escola de inglês – a qual emitiu seu I20, por até 20 horas semanais durante o curso, se houver vagas. Não é garantido e é preciso uma autorização da universidade ou escola. Outra opção é se você tiver o OPT – Optional Practice Trainning – Treinamento Prático Opcional, esta permissão de trabalho é dada pela universidade aos alunos, após a conclusão do curso para que tenham uma experiência prática de trabalho.Detalhes no link abaixo:
      https://www.acontecenovale.com/2016/01/permissao-para-trabalhar-nos-estados-unidos-com-visto-de-estudante-opt/

      Att,
      Waldana.

  59. Boa tarde Waldana,
    Em setembro de 2014 vim aos EUA pra estudar inglês por um mês com meu visto de estudante F1 que tem expiration date em 23JUN2018, voltei semana passada para cá mas dessa vez com visto de turismo B1/B2, gostei de uns programas em uma escola aqui, posso utilizar meu visto de estudante emitido em 2014 que ainda está válido? Sabe qual o procedimento?
    Obrigado!

    • Rômulo,
      Você precisa se certificar com a imigração, mas se você não frequentou as aulas seu I20 já foi cancelado e agora não terá mais como transferir o I20 e permanecer com o visto de estudante anterior. Acredito que você precisa fazer o processo novamente.
      Att,
      Waldana.

  60. Waldana, adorei seu blog. Poderia me tirar uma dúvida ? Tenho um filho de 4 anos, sou separada do pai dele, estou com intenção de ir para NJ, onde minha tia de sangue mora. Quero ir incitamente como turista, mas dependendo de como as coisas ficarem lá, gostaria de permanecer para estudar. Aqui não possuo renda fixa, pois ainda sou sustentada pelos meus pais. Minha mãe que é pensionista da polícia federal, é quem me mantém aqui no Brasil, e também irá arcar com a minha viagem. Devo levar a comprovação de que ela é pensionista? Isso ajudará ?? E há possibilidades do meu visto ser aprovado e do meu filho negado??? Att, Isadora

    • Isadora,
      Se sua intenção é estudar o ideal é sair do Brasil com o visto de estudante. Como você tem filhos, os comprovantes da sua mãe não terão validade. Sim, há chances de ambos serem negados, aprovados, ou um deles ser negado e outro aprovado. Note que você mesma está passando a possibilidade de talvez ir e permanecer ilegal e é isto mesmo que as autoridades estão tentando evitar.
      Att,
      Waldana.

  61. Ola, muito obrigada pelo post bastante esclarecedor. Quando voce cita como “Comprovação financeira” o que eu devo fazer? Cartas da pessoa que me financia ou extrato bancarios da mesma ou meu? Ou ambos? Como vc fez? … Outra coisa mudanca de status eh o mesmo que mudanca de visto? Apos aplicar para o I-539 existe um numero minimo de horas que voce deve estudar?

    • Oi Gabrielly,
      Comprovação financeira são os extratos bancários da pessoa que será o responsável financeiro pelos custos da sua viagem. Ex: extratos bancários do seu pai se ele estiver pagando sua viagem. (o valor que seus pais tem geralmente pais geralmente é mais alto, por isto opte por um deles, ou de ambos). Você pode imprimir este extrato na internet e geralmente precisa de uma cartinha simples, onde ele assina comprovando que será o responsável financeiro.
      visto é visto, status é como é categorizado seu visto ex: estudante, turista, trabalho. Você só pode estudar depois que o visto de estudante for concedido e o mínimo são 18 horas por semana.
      Att,
      Waldana.

  62. Outra pergunta! Se eu aplicar daqui e demorar de chegar a resposta, passar meu tempo de permanência e eu voltar para o Brasil, terei problemas?

  63. Olá!!! Estou muito confusa e desesperada! Estou morando na Georgia com visto de turismo válido por 6 meses, cheguei faz 4 meses, quero aplicar para visto de estudante, porem preciso voltar para o Brasil em agosto. Minha dúvida é: se eu aplicar daqui, nao posso voltar para o Brazil até o termino do curso? Outra dúvida: se eu aplicar de lá corro risco de perder meu visto de turista se for negado pelo fato de ter passado mto tempo no país?

    • Oi Rebecca,
      Se você aplicar daqui deverá ficar no país até receber um aval de que a troca do visto foi ou não aprovada. Enquanto isso, mesmo que seu período de permanência esteja expirado, você pode ficar nos EUA até que receba a aprovação do visto. Se o pedido for negado, você deverá sair do país e provavelmente terá o visto de turista cancelado. Se for aprovado, está ok…você pode ir ao Brazil e retornar enquanto o novo visto de estudante estiver válido, desde que cumpra a carga horária da escola de acordo (note que para solicitar o visto de estudante você precisa estar matriculada e frequentar a escola mais de 18h semanais). Se você conseguir a aprovação do visto de estudante em junho/julho – levando em consideração que aplicaria agora, dificilmente poderá se ausentar da escola logo em agosto, isto sim, pode te trazer problemas para retornar. Já que você mal trocou o visto e saiu do país.

      Não é mais simples você retornar para o Brasil quando completar 6 meses e depois solicitar o visto de estudante no Brasil? Se você for fazer um curso bacana pode mencionar que conheceu o curso aqui enquanto estava de férias, falando e o porque este curso seria bacana para a sua carreira e tal, muita gente faz isso e se for condizente com a sua profissão, não tem porque eles negarem (embora sempre tenha um risco). Se esta for uma boa ideia, aproveita que está aqui, visita as escolas ou universidades, já faz sua matrícula e já retorna com a papelada…vai economizar um bom tempo e $.

      Sucesso,
      Wal.

  64. Adorei o blog, super esclarecedor, parabéns!
    Uma dúvida: estou nos eua com o visto de turista, já fiz intercâmbio aqui antes, e também já vim como turista e fiquei 10 dias.
    Quero mudar meu visto para o de estudante, pensei em pedir por aqui, caso essa alteração seja aprovada, depois disso eu consigo voltar para o Brasil para passear?
    Ou seri melhor eu ir para o Brasil e pedir o de estudante aí?
    Estou aqui fazem 15 dias, uma amiga será minha sponsor, se eu for para o Brasil é mais arriscado dele ser negado?
    Obrigada!

    • Olá,
      Que bom que você está gostando do blog. Olha, o ideal é que você peça o visto de estudante no Brasil e já venha com tudo certo.

      Se você preferir pedir nos EUA, espere pelo menos 90 dias para dar entrada no pedido, pois se você solicitar esta alteração logo depois de entrar com visto de turista pode levantar muitas suspeitas quanto a sua real inicial intenção e ser considerado fraude, fazendo com que seu pedido seja negado.

      Não entendi como a sua amiga será sua sponsor para o visto de estudante, você precisa estar matriculada em uma escola para fazer a solicitação e a instituição é que será a responsável pelo seu I20.

      Para manter o visto de estudante você não pode se ausentar das aulas se não for período de férias por exemplo, então pode ir e retornar ao Brasil, mas precisa ficar atenta aos prazos. Neste post falo sobre as folgas e viagens e os prazos:
      https://www.acontecenovale.com/2015/06/17/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-as-escolas-de-ingles-no-exterior-parte-2/

      Em ambos os casos você corre o visto do seu visto ser negado.

      Um abraço,
      Waldana.

  65. Olá Wal,
    Eu tenho o visto de turismo (B2) e acabei de pegar o F-1 para fazer doutorado nos EUA. Porem, a minha namorada mora no EUA, e eu gostaria de ficar um tempo com ela antes das aulas começarem. O doutorado comeca em Agosto, entao pelo visto F-1, eu so poderia embarcar para os EUA em julho. Mas, eu gostaria de embarcar para os EUA em Maio, e ficar esse tempo antes das aulas com ela. O que voce acha que eu devo fazer? Entrar com o B-2, e depois em Julho ir para o Canada ou Mexico por um dia para entrar nos EUA com o visto F-1, ou tentar mudar o visto dentro dos EUA (não sei se existe essa posibilidade).
    Abs

  66. Tenho uma dúvida com meu visto , fui aos EUA em 2013 eles me deram 6 meses pra ficar no pais , porém perdi a passagem e retornei 15 dias depois no caso fiquei 6 meses e 15 dias , estou voltando e maio , vou ser deportado ? Posso explicar pro Cônsul o motivo que fiquei 15 fora do prazo? Amei o blog parabéns!!

    • Olá Fernando,
      Não dá para prever o que pode acontecer, eles podem te interrogar ou nem dar bola. Minha sugestão é: só responda se eles perguntarem e esteja preparado para explicar caso eles queiram saber o que aconteceu. Também tenha em mãos todos os detalhes da sua próxima viagem, (passagem, acomodação, dinheiro) porque acredito que o que vai importar desta vez é se você está preparado para ficar no país no período que for concedido e somente durante este período!
      Sucesso,
      Wal.

  67. Minha esposa aplicou para o Visto de Estudante e eu e nosso filho como dependente.

    A confirmação de aplicação ja chegou porém ainda esta pendente a aprovação (Esta em processo).

    Por motivos pessoais nao iremos mais poder permanecer aqui nos EUA.
    perguntas:
    1- Podemos perder nosso visto de turista?
    2- Em uma futura viagem para os EUA poderemos ter problemas na imigração?
    3- Existe alguma carta de cancelamento de processo para este fim?

    • Oi Pablo,
      Existe uma maneira de solicitar to be Cancell without prejudice. Neste caso o visto pendente de aprovação sera cancelado, voces continuam com o de turista valido e nao terão nenhum problema ao retornar ao pais.

      Fizemos isto ao tentar extender o periodo como turistas. Uma vez que decidimos retornar para o Brasil, o advogado pediu para cancelar o processo desta maneira e deu tudo certo.

      Um abraco,
      Wal.

  68. Então, eu dei entrada em uma escola lá e ja to pagando, meu i-20 F-1 chegou, tudo certinho…empresa do meu pai e contrato social, declaração de imposto… Tudo pra provar que ele tem condições de me manter por 6 meses, ja tenho o visto b1-b2, mas to com muito medo deles negarem, estou indo certinho somente para estudar 30 horas semanais durante 6 meses, acha que devo ficar tranquilo? To com tudo certinho, até passagem ja comprei de ida e volta!!!!falam que quem tem visto de turismo dificilmente é negado no estudante, mas né…to nervoso haha

    • Oi Caio, o mesmo aconteceu comigo. Tinha visto de turismo, já tinha feito o work experience com o J1 duas vezes e estava tirando o visto de estudante para aprender inglês (achei que eles iriam dizer – inglês ainda?!). Eu inclusive me preparei para a resposta 😛 Mas mencionei que estava indo me preparar para o Toefl, que tinha eu tinha interesse em fazer uma especialização no futuro. No meu caso o rapaz está apoiou 🙂 O negócio é pensar positivo, falar a verdade e ter como comprovar tudo que vc disse: o que vai fazer, onde vai ficar, porque…tem um caso ou outro que eles encrencam, mas uma vez que você já tem outro visto, se quisesse ficar ilegal já teria como, correto? O ideal também é ter como comprovar o seu vínculo, carro, trabalho – mesmo que vcc diga que trabalha na empresa do seu pai. (motivos que mostrem que você vai e volta em breve porque tem vínculo no Brasil). Enfim, vai dar tudo certo, confia! 😀 Sucesso!

      • Obrigado pela ajuda, eu tenho uma empresa no meu nome também, junto com meu irmão e vou levar extrato da minha empresa e da do meu pai!!! Não posso achar que vai dar tudo certo, tenho que ter certeza ! Hahahahha…quando eu marcar e fizer a entrevista, posto aqui!!

  69. Quero ir para os Estado Unidos fazer inglês por 1 ano e depois fazer uma pos-graduação, pois término a universidade próximo ano. Minha dúvida é: Se eu dizer que vou ficar na casa de uma amiga durante minha estadia, será algum problema?

  70. Minha dúvida é a seguinte, já tenho o visto de turismo, e queria trocar de status já estando, lá nos estados unidos pois quero fazer minha especialização assim que terminar a Universidade aqui no Brasil. Então queria ir como turista e estando lá mesmo queria mudar para visto de estuda, mas já li aqui que vai gastar mais e eles vão fazer mais perguntas. Então vou pensar se mudo de status já estando lá nos Estados Unidos ou se já aplico para o visto de estudante aqui no Brasil. Minha dúvida é: para eu tirar o visto de estudante, vou ter que fazer tudo novamente igual fiz para tirar o visto de turismo, como coletar biometria, tirar foto e fazer entrevista ou só preciso mandar os documentos junto com o passaporte?

    • Oi Felipe,
      Se voce sabe que vai estudar, venha com o visto de estudante. Sim, tem que fazer tudo novamente, o processo e semelhante ao visto de turismo, 2 dias, um para a biometria e foto e outro para entrevista. A diferença eh que voce precisa pagar a taxa referente ao visto de estudante e apresentar os documentos da escola que vai emitir seu I20.
      Att,
      Waldana.

  71. Muito bom o post. Tenho algumas dúvidas se puder me esclarecer eu agradeço muito. Ouvi falar q se mudar o visto dentro dos EUA de turista para estudante vc não pode sair do país é vdd? E meus acompanhates tbm não poderiam sair? Outra dúvida…tirando o visto de estudante daqui do Brasil e de acompanhante para meu marido e filho meu marido poderia sair e entrar quantas vezes ele quisesse nos EUA e eu ficar aqui estudando? Obrigada

    • Olá Tatiana,
      Quando alguém solicita a alteração do visto recomenda-se que a pessoa não saia do país até que tenha um retorno com a aprovação ou não do visto. É como se o seu visto estivesse pendente de status, eles podem pedir documentos adicionais, etc. E se você sair dos EUA para retornar ao Brasil por exemplo, poderia fazer o visto no seus país de origem sem a necessidade de pedir a alteração nos EUA, concorda? Se você pedir o visto F1, e seu filho e marido estiverem com o F2, a validade do visto será a mesma para os 3, enquanto o visto estiver válido eles podem sim sair e retornar ao país sem problemas, mesmo que você fique aqui sozinha estudando. Note que algumas pessoas ganham o visto de estudante para 5 anos ou mais, outras tem a validade apenas durante o período do curso que comprou, ex, comprando um curso de inglês de 3 meses, provavelmente você vai ganhar visto para 6 meses no máximo.

      Att,
      Wal.

      • Ola…eu estou nos eua como turista e ja fiz meu pedido na imagração pra alterar meu visto para o de estudante estou aguardando a resposta porem minha familia esposa e dois filhos estão comigo e apliquei pra eles tambem como meus dependentes….gostaria de saber se enquanto aguardamos a resposta e ou assim que sair e for aprovado minha esposa e filhos podem ir pro Brasil pra passear um tempo e voltarem sem problemas na hora que chegarem aki?

      • Oi Fernando, tudo bem?
        Você poderia me explicar como você fez a aplicação para mudar de turismo para estudante mesmo já estando nos Estados Unidos. Como por exemplo o que eles te perguntaram, quanto cobraram etc. Também pretendo fazer isso e gostaria de saber como você fez. Se poder entra em contato comigo pelo meu email: [email protected]
        Desde já agradeço pela atenção.

  72. Boa noite!

    Preciso saber onde ir para solicitar o visto de estudante (já tenho o de turista). Quais as escolas autorizadas pela usdhs?
    Quero resolver aqui no Brasil

    No aguardo
    Nuna

  73. Minha duvida é a seguinte, fui agora em dezembro para NJ, ganhei permanencia de 6 meses, fiquei 18 dias e voltei e vi que meu inglês esta péssimo, porem quero e vou estudar lá em Newark em março de 2017, tenho receio( sou ansioso rsrsr) de eles negarem meu visto e automaticamente o de turista também, por que ouvi relatos que isso já aconteceu, mas no relato se tratava que o rapaz ficou os 6 meses voltou e logo em seguida tentou o de estudante e foi negado e cancelado o de turista, isso pode acontecer? obrigado.

  74. Wal Bom dia,

    Minha duvida é a seguinte, fui agora em dezembro para NJ, ganhei permanencia de 6 meses, fiquei 18 dias e voltei para o brasil e vi que meu inglês esta péssimo, porem quero e vou estudar lá em Newark em março de 2017, tenho receio( sou ansioso rsrsr) de eles negarem meu visto de estudante e automaticamente o de turista também, por que ouvi relatos que isso já aconteceu, mas no relato se tratava que o rapaz ficou os 6 meses voltou para o brasil e logo em seguida tentou o de estudante e foi negado e cancelado o de turista, isso pode acontecer? obrigado.

    • Oi Fabricio. Cada caso é um caso. Não é porque aconteceu com seu amigo que vai acontecer com você. Se você já possui o visto de turista, dificilmente terá o de estudante negado. Afinal, se vc quisesse ficar ilegal, viria estudar como turista mesmo, correto? Um visto também não cancela o outro. Note que cada caso é diferente. Se você fizer tudo conforme solicitado, vai dar td certo 😀 Sucesso! Wal.

  75. Entrei nos Estados unidos com visto B1 B2, vim com o meu Bebe de um ano, nao informei ao consul que tinha pretenção de estudar. Voce acha que eu consigo mudar o meu visto, a escola que eu quero estudar oferece 32 aulas por semana. Me disseram que o visto de estudante era valido por 4 anos?? Eu so posso estudar ate o 6 meses do meu visto de turista??

    • Vanessa, sim você pode estudar enquanto estiver com o seu visto de turista desde que seu curso seja de até 18 horas por semana. Muitas escolas auxiliam na troca do visto, mas cuidado por que neste caso seria o seu visto e da sua filha, correto? Se você for ficar apenas 6 meses, o ideal é estudar com o de turista. Quanto aos 4 anos, isto não é uma regra, vai depender da duração do curso que vc estiver matriculada. Eu por exemplo vim estudar 4 meses e ganhei visto pra 6. A diferença se comparado ap de turista neste caso é que eu poderia estudar de maneira intensiva.
      Um abraço,
      Wal.

  76. Olá, tudo bem?

    Realmente o post foi muito esclarecedor, parabéns. Tenho uma dúvida, possuo passaporte italiano, será que isso facilita na hora de tentar trocar o visto de turista para um de estudo?

    Obrigado,

    • Oi Tiago. Obrigada! Eu não sei te dizer como funciona no caso do passaporte italiano, mas acredito que no caso da alteração do status você vai precisar de muitos outros documentos que vão acabar confirmando que você é brasileiro. Procura no blog por canal da embaixada, aquele link é o ideal pra vc fazer este tipo de pergunta. Um abraço,
      Wal.

  77. Olá Wal!
    Muito esclarecedor seu post e suas repostas nos comentários. Tirei várias de minhas dúvidas.
    Tenho interesse de ir como Turista e após isso estudar nos EUA.

    Obrigado pelas informações

    • Oi Vinícius,
      Que bom que você conseguiu esclarecer algumas dúvidas, se tiver mais…manda pra gente que tentamos esclarecer elas em forma de post no blog!
      Note que seu curso for inferior a 18 horas semanais, você pode estudar com o visto de turista!
      Um abraço e sucesso,
      Wal.

  78. Boa Tarde
    Eu tenho visto de turista, e quero passar ferias nos EUA de uns 3 meses (pois tenho parentes que moram lá).
    E depois desse período de ferias eu gostaria de começar a estudar.
    Então gostaria de saber se tem a possibilidade de antes de eu ir de ferias eu fazer a solicitação do visto de estudante (aqui no Brasil) para estudar no período de 5 meses (agosto até dezembro). Porem eu sairia do Brasil em Abril, entraria no pais com o visto de turista e na data das aulas começarem (agosto) eu iria até um consulado apenas finalizar o processo de requisição de visto de estudando.
    Então eu já sairia do Brasil com todos os documentos necessários para o visto de estudante (matricula na escola por exemplo).

    Você sabe me dizer se há essa possibilidade?

    • Oi Letícia, Se você fizer o visto de estudante você pode entrar nos Estados Unidos com 30 dias de antecedência e pode ficar também 60 dias após concluir o seu curso. No entanto se você entrar com visto de turista, você vai receber a permissão para 6 meses e pode estudar desde que seu curso seja menos de 18 horas por semana. Como você vai turistar e estudar depois, acredito que o visto de turista é o ideal no seu caso. Já que você poderá fazer exatamente o que menciona acima, mas somente por 6 meses. Se você optar pelo visto de estudante, terá que estudar todo este período para manter seu status. Caso você opte por fazer ambos os vistos antes de ir, você terá que entrar com o status de turista e depois sair do país para entrar novamente como turista. (bem complicado heim?) e a última alternativa seria entrar como turista e alterar seu visto para o de estudante nos Estados Unidos. Na última escola que fiz um curso nos EUA, eles davam 1 semana de férias a cada 4 semanas de curso, dá pra passear bastante! Um abraço,
      Wal.

  79. Boa noite. Gostaria de saber se quando eu for pedir um visto F-1 (estudante), se por um acaso ele não for concedido/negado, o meu visto existente (de turista), é cancelado? Tenho receio de perdê-lo.
    Obrigado pela informações acima descritas, foram bem explicadas.
    Marcelo.

    • Oi Marcelo, tudo bem? Que bom que o post está bem esclarecedor.
      Não, se seu visto de estudante não for concedido, o visto de turismo não será cancelado!
      Aliás, se você tem o visto de turismo dificilmente terá o de estudante negado. Afinal, se fosse pra ficar ilegal seria muito mais fácil ir como turista e ficar lá neh? Se você já tem visto e fez tudo direitinho é bem provável que o de estudante será aprovado 😀
      Um abraço e sucesso com o visto.
      Wal.

      • Tenho pesquisado bastante e ouvi experiências bem recentes de pessoas que tinham visto de turista, voltaram para o Brasil para aplicar para o visto de estudante, tiveram este requerimento negado e ainda por cima, o visto de turista, pré-existente, cancelado. Nunca encontrei nenhuma informação sobre o motivo deste cancelamento, até porque não faz sentido algum, já que, como foi dito aqui em uma outra resposta, um visto não está relacionado ao outro e você está fazendo o requerimento em seu próprio país, mas tem acontecido! Já sobre a mudança de status (que é requerida em solo americano), o próprio site do USCIS informa que, caso o pedido de mudança de status seja negado, o visto relacionado ao requerimento será AUTOMATICAMENTE cancelado.

        • Maiara. Sim, você tem razão. Isto tem mudado muito ultimamente, antes alterar o visto era uma excessão, depois que ficou comum isto tem ocorrido frequentemente e os bons pagam pelos ruins infelizmente :/

    • Não façam isso! Estou aqui para alerta-los pois fui com o visto de turista e passei 5 meses nos Estados Unidos e voltei para tentar o de estudante aqui e ele foi negado e eu tive o meu visto de turista cancelado! Estou sem chão pois não esperava por isso! Se vc vai com o visto de turista é melhor alterar seu status aí mesmo! Não cometa o mesmo erro que eu! Na verdade o melhor é já sair do país com o visto de estudante impresso!

      • Camila, que horrível isso, nunca pensei que isso poderia acontecer. Quando eu vou para os Estados Unidos como turista, eu passo no máximo 40 dias. Então você acha que é melhor tentar mudar o status de turismo para estudante já estando lá ou já saindo do Brasil com o visto de estudante, certo?

      • Felipe na verdade você deve sair do Brasil com o visto de estudante já que com o status trocado nos Usa vc não pode sair do país normalmente pois corre o risco de não poder entrar novamente (então as pessoas não se arriscam), assim se vc mudar o status lá vc fica legal mas continua preso no país até que seus estudos acabem ou que você arrume documento americano. Assim te aconselho a sair do país com o visto de estudante.
        Meu visto de estudante foi negado e o de turista cancelado. Até agora estou sem entender Pq já havia viajado para o país com a família então não menti para o cônsul quando fui tirar o visto de turista, fiz tudo o que eu falei na entrevista e quando fui agora resolvi ficar mais tempo (5 meses) e deu nisso! Depois que aconteceu comigo já soube de uns 8 casos como esse!
        Espero ajudar alguém a não cometer o mesmo erro que eu!

      • Meu medo é justamente esse, de meu visto de estudante ser negado e o de turista cancelado. Quando vou para os USA, passo de 30 à 40 dias no máximo.Para mim, mudar o status já estando nos EUA, não teria problema em não sair. Eu estou com essa dúvida :S
        Esses 8 casos que você sabe, foi também porque as pessoas passaram muito tempo?

      • Camila aconteceu exatamente o mesmo comigo! Tive o F1 negado e meu turista cancelado. Estou sem chão também. Não sei como proceder. Você vai tentr novamente?

    • Marcelo não faça isso Pq eu passei 5 meses nos Usa e vim tentar tirar o visto de estudante no Brasil esse foi negado e cancelaram meu visto de turista com a alegação de que eu morei 5 meses nos Estados Unidos! Se querem o visto de estudante já saiam do Brasil com um ou mudem de status aí mesmo! Isso já aconteceu com 6 pessoas próximas! Então eles estão muito rigorosos aqui na embaixada do Brasil!

      • Olá Santa em qual consulado aconteceu essas negação?
        eu tenho visto de turista e fui os dois últimos anos e fiquei no prazo que informei de 20 dias. irei tentar o visto de estudante, acredito que não terei problema, o consulado que vou é em SP.

  80. Estou com visto de turismo válido e quero mudar meu status para estudante mas no brasil, caso eu volte e tente o visto de estudante e ele for negado o meu de turismo será negado também?
    E quais a chances deles negarem já que estou no país a quase 5 meses?
    Outra pergunta, Minha esposa veio e voltou para o brasil mas quando viemos nao entregaram papeis do i-94 apenas carimbaram o passaporte com a data da entrada e data de saída, voltando no prazo eles sabem quanto tempo passei aqui? já que tenho a passagem de volta comprada sendo que não voltei. Eles sabem quanto tempo passei aqui?

    • Olá Maicon,
      Não existe como alterar o status de um visto no Brasil. Neste caso, você precisa tirar um novo visto: o F1 – de estudante! Se você já tem o visto de turismo e fizer tudo certo é bem provável que seu visto de estudante seja aprovado! Eu mesma fiz desta forma.(fica com dois vistos diferentes no passaporte e ao informar o motivo da sua viagem, aquele determinado visto entra em vigor). Se por acaso seu visto de estudante não for concedido, o de turismo não será negado, são duas coisas distintas. Quanto ao I94, agora ele é eletrônico e inclusive você pode verificar as informações online – está correto o procedimento com a sua esposa. E sim, eles sabem quanto tempo você ficou/ quando entrou e quando saiu dos EUA. As cias áreas precisam informar as datas da sua passagem no sistema e eles também tem acesso a estas informações.
      Um abraço,
      Wal.

  81. ola por favo uma duvida o que devo fazer para ser responsável financeiro por uma pessoa que está nos Estados Unidos?

    como fazer este documentos?

Fechado para comentários.