HomeEducaçãoAulas GratuitasQuer estudar no exterior e tem um orçamento limitado? Vai para o...

Quer estudar no exterior e tem um orçamento limitado? Vai para o College!

-

A Bay Area conta com diversos community colleges que são uma excelente alternativa para quem pretende estudar no exterior mas tem um orçamento bem limitado.

Para se ter uma ideia o valore de um semestre de um curso no College é o mesmo preço que uma semana em determinadas escolas de idiomas, portanto se você tem a intenção de estudar fora mas está adiando seus planos devido a alta do dólar, vale conhecer melhor esta opção.

Note que parte dos colleges oferece inclusive o curso de inglês ou ELS – English as a second language gratuitamente. No entanto, os cursos gratuitos não oferecem o I20 , que é o principal documento para a emissão do visto de estudante. Portanto, vamos tratar neste artigo dos credit courses – aquele curso que você precisa pagar uma quantidade de crédito para manter seu status como estudante nos Estados Unidos.

Estudar no College nos Estados Unidos

O que é o Community College?

O community college é uma instituição voltada para alunos que já finalizaram a high school ou o segundo grau como conhecemos no Brasil.  Podemos dizer que é um curso técnico ou um associate degree.  Ao contrário do que muitos pensam tais colleges oferecem programas são de alta qualidade, atendendo diferentes demandas. Muitos americanos iniciam seus estudos nos colleges para entender melhor sobre qual carreira desejam seguir. Eles fazem as matérias elementares na maioria dos cursos e depois quando estão mais maduros em relação a profissão, transferem os créditos já cursados para um college ou universidade parceira para obter um bachelor’s degree, ou seja, um título de bacharel.

Que curso você pode cursar em um college?

A lista é extensa e cada college tem diferentes programas em praticamente todas as áreas. Possuem desde inglês para estudantes internacionais, até marketing, business, ciência da computação.

Diferença entre community colleges, colleges  e universidades?

A principal diferença está no tipo de certificação oferecida. As universidades oferecem um diploma de graduação e pós-graduação. O college é considerado uma faculdade, enquanto o community college é uma espécie de curso técnico, trata-se de instituições que são regionais e recebem suporte local e do governo.  O que acontece é que muitos colleges que oferecem programas de 2 ou 3 anos, tem acordos com os colleges que tem programas de 4 anos e também com as universidades. Outra diferença fundamental entre os 3 está no preço. O community college tem um valor muito inferior aos demais.

E se eu quiser um diploma de bacharel, adianta ir para o college?

Sim! O que muitos estudantes acabam fazendo é entrar no community college, cursam e pagam os dois primeiros anos e antes da conclusão transferem os créditos para uma universidade e concluem o programa com um título de bacharel. Ou seja, você faz um curso de 2 anos no City College de San Francisco, por exemplo, transfere para UC Berkeley e ganha um diploma de bacharel da universidade da Califórnia.

E como é a aceitação da universidade em relação aos community colleges?

Excelente. Desde as universidades menos conhecidas até as mais renomadas tem convênios e acordos com os colleges e constantemente apoiam os alunos, oferecendo assistência e vantagens para que eles possam fazer a transferência e continuar seus estudos.

Quanto custa?

A média do semestre acadêmico nos community colleges na Bay Area é de $3 mil o semestre.  Levando em consideração mais uma vez o CCSF o valor da matrícula e mensalidade é de $3.115,00. Já na UC Berkeley o ano acadêmico custa $ 37.424,00 – valores out/15. Ou seja, $ 18.712,00 o semestre. Valor apenas do curso, é preciso considerar ainda o custo do material, acomodação, transporte e seguro saúde. Ou seja, o curso é 6x mais caro.

Este custo vai depender se a universidade é pública ou privada. Mas claro, se somado todos os custos envolvidos não é preciso ser muito bom em matemática para notar a diferença.

Eu terei permissão para trabalhar fazendo um college?

Com certeza. A permissão de trabalho é concedida tanto pelos colleges, community colleges ou universidades. Basta concluir o período do curso estipulado para o OPT para conseguir obter sua permissão.

Aplicar para o College

Iniciar pelo college também é interessante para muitos estudantes internacionais pois embora exista a exigência de uma série de documentos para fazer a aplicação, a lista é muito menos extensa que das universidades. A pontuação do Toefl, que é um dos exames de suficiência de inglês, por exemplo, é bem mais baixa. Além disso o inglês do college é basicamente acadêmico, então é uma ótima alternativa para você chegar na universidade mais preparado.

Community Colleges na Bay Area

Em um dos nossos artigos anteriores falamos sobre o curso gratuito de inglês e sobre aulas no City College de San Francisco. E nós recebemos muitos, muitos e-mails questionando sobre o programas que eles oferecem. Se você também tem interesse em fazer estes cursos, até mesmo devido a possibilidade de fazer uma grande economia no seu intercâmbio saiba que o CCSF é apenas um dos community colleges que você encontrará por aqui. A Bay Area tem muitos colleges de excelente qualidade e com um preço super camarada.

No site de cada um deles você poderá obter maiores detalhes no item International Students. Ali constará detalhes sobre as taxas de matrícula e mensalidade, opções de moradia, seguro saúde, horário das aulas, data de início, acordos com universidades e empresas locais, entre outras informações relevantes.  Alguns sites permitem até fazer um tour virtual no campus.

Listamos os community colleges mais populares na Bay Area para que você possa pesquisar:

Berkeley City College

Canada College em Redwood City.

Chabot College em Hayward.

City College of San Francisco

College of Alameda

College of Marin

College of San Mateo

Contra Costa College em San Pablo.

DeAnza College em Cupertino.

Diablo Valley College em Pleasant Hill.

Evergreen Valley College em San Jose.

Foothill College em Los Altos.

Laney College em Oakland.

Las Positas College em Livermore.

Los Medanos College em Pittsburg.

Merrit College em Oakland.

Mission College em Santa Clara.

Ohlone College em Fremont.

San Jose City College

Skyline College em San Bruno.

West Valley College em Saratoga.

Post atualizado Setembro 2022.

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

16 COMENTÁRIOS

  1. Olá boa tarde.

    A minha dúvida é qual mais adequado cursar. Vc poderia me dar esta dica por favor?

    Tenho 35 anos, já sou formada no Brasil em direito e necessito aprender inglês pois tenho uma carreira já sólida no mundo corporativo. Não advogo mas atuo com cobrança e já atuei como gerente de call Center.
    Meu plano seria cursar inglês intensivo e fazer um curso de paralegal durante 1 ano( aí eu poderia trabalhar) e após com conhecimento do sistema jurídico americano me aplicar ao mestrado LLM em direito empresarial a minha paixão. É assim tirar a BAR(licença de advogado nos EUA). Vc acha que dá pra pular o curso de paralegal? Vc sabe dizer quais aí oferecem. Pois eu entrei nos sites e não entendo pq alguns são de 2 anos e não de 9 a 12 meses..
    Queria fazer o inglês intensivo e o curso no colegge
    Vc acha que após o inglês ótimo da pra fazer o llm? Obrigada desde já

  2. Olá, Waldana!

    Tenho a intenção de estudar nos EUA e me enquadro exatamente no assunto tratado neste post. Nas minhas pesquisas sobre as formas de estudo, acabei me deparando com duas que me chamaram atenção: Adult Schools e Community Colleges. Na sua opinião, para alguém que tem um conhecimento razoável do inglês e deseja se tornar fluente, qual dos citados teria um maior custo-benefício? O ensino médio cursado no Brasil é considerado para fins de admissão em um Community College?

    • Oi Felipe,
      O ensino médio é sim considerado e inclusive um requisito pro college (pros credit courses). Quanto tempo você pretende estudar?
      Se você quiser estudar mais de 16 horas por semana, você precisa do visto de estudante, para obter o visto de estudante só fazendo os credit courses, que são oferecidos somente pelos colleges. Você pode inclusive fazer um associate degree em uma área específica, como engenharia por exemplo e pegar o inglês como matéria extra ou complementar…
      Nos cursos de inglês free vai depender muito do lugar que você fizer, as vezes você pega um pessoal mais velho e o aprendizado pode ser lento pro teu perfil. Depende muito do campus, do professor, da turma. Mas no geral, o college tem mais gente nova (adolescentes) que querem dar um gás no aprendizado, já as adult schools é pro pessoal mais velho que precisa correr atras do que não aprendeu antes, entende?
      Um abraço,
      Wal.

      • Olá, Waldana!
        Realmente pretendo estudar a maior parte do tempo. No entanto, seria interessante para mim se houvesse a oportunidade de trabalhar um período para ajudar a cobrir as despesas pessoais.
        Com o visto de estudante, optando por cursar o College, terei permissão para trabalhar?
        O meu visto terá a validade necessária para cursar o college? Ou seja, dois ou mais anos, no caso de fazer um associate degree.
        Por fim, como posso saber mais acerca do passo a passo a ser realizado? Quero dizer, etapas do processo, aplicação, taxas, I-20 e demais.

        Agradeço pelas informações,

        Abraços.

        • Olá Felipe,
          Com o visto de estudante você pode trabalhar no campus do college (apenas no college) por até 20 horas semanais. O salário é baixo, mas ajuda nas despesas, ajuda no idioma e até para conhecer pessoas…e ao final do programa você tem o OPT que te dá a opção de trabalhar e ser remunerado durante 1 ano (na sua área). Com o visto for de estudante, ele terá no mínimo a validade do período do seu programa…você pode ainda tentar transferir para uma universidade e convalidar as matérias e obter um diploma de graduação depois do college – explico isto no post. Enfim, o visto pode ser de 2 à 5 anos e você pode extender.
          Sobre passo-a-passo, incrição, taxas, você precisa ir no site do college que pretende estudar e procurar por international students, lá você vai obter detalhes do prazo de inscrição, documentos, valores, enfim, tudo que precisa saber.

          Um abraço,
          Wal.

      • Olá Waldana,

        Acabei de encontrar seu post e fiquei muito interessada nestas nas informações.
        Tenho 34 anos e nível de inglês intermediário, no momento trabalho em um hotel e gostaria de estudar e trabalhar por um tempo nos EUA.
        Acredito que o Community College pode ser uma boa opção para mim, pois tenho não disponho de grande fortuna para realizar esse sonho.
        Gostaria de tirar mais algumas dúvidas contigo, é possível um contato via e-mail?
        Desde já sou grata

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.