HomeTurismoSan FranciscoSe supreenda com o museu de cera Madame Tussauds em San Francisco

Se supreenda com o museu de cera Madame Tussauds em San Francisco

-

Confesso que eu nunca tive curiosidade de conhecer o museu Madame Tussauds. Na minha cabeça não fazia muito sentido pagar para ver personagens feitos de cera e tirar um montão de fotos com estes artistas de “faz de conta”. Mas depois de visitar o museu minha opinião é completamente diferente. Achei sensacional o processo para criar cada uma das celebridades e poder conhecer algumas curiosidades sobre cada uma delas.

Primeiramente, foi sensacional saber sobre como o museu surgiu:

Sobre o Madame Tussauds

A ideia do museu de cera é antiga. Uma empregada doméstica trabalhava para um doutor e famoso modelador de cera na França, e como ela trazia sua filha muitas vezes para o trabalho, o proprietário da casa resolveu ensinar para a menina, a Madame Marie Tussaud sobre esta técnica. Com 17 anos ela modelou Voltaire e logo foi convidada para para modelar reis e princesas. Em 1941 ela decidiu explorar novas oportunidades em Londres e criou sua coleção de modelos de cera baseados na revolução francesa.

Durante 33 anos ela rodou as maiores cidades britânicas com a sua coleção de cera. Ela morreu com 88 anos e seus filhos e netos deram continuidade a exposição que é até hoje uma das atrações mais populares em Londres. O museu se espalhou ao redor do mundo e está a 200 anos educando e entretendo visitantes ao redor do mundo. Atualmente o museu está presente em 20 cidades espalhadas por 4 continentes e  San Francisco é um dos lugares que conta com esta exibição.

Personagens exclusivos do museu de cera de San Francisco

Em San Francisco você vai encontrar figuras ilustres da Bay Area e até mesmo virar o protagonista de cenas típicas da cidade, como a Lombard Street, a rua mais torta e famosa do mundo.

IMG_9932.JPG
Lombard Street.

Conhece o Harvey Milk? Foi um ativista que lutou pelos direitos dos gays, foi dos primeiros a dizer abertamente que que era gay nos Estados Unidos. Olha a gente ali defendendo esta causa!

IMG_9936
Gay Pride com Harvey Milk.

Francis Ford Coppola- Ele é diretor de filmes americanos, dono da vinícola que leva o nome dele: Francis Ford Coppola Winery, e de importantes negócios e construções em San Francisco. Aliás, quem quer conhecer melhor sobre ele pode verificar o nosso parceiro, a Maryanne quem escreve é especialista neste assunto. Conheça melhor sobre a vinicula, vinhos e os escritórios do Coppola no Hotel Califórnia Blog.

IMG_9946
Francis Ford Coppola

Joseph Strauss – Um cara pequeno só de tamanho, foi o engenheiro chefe de uma ponte que você já deve ter ouvido falar, a tal da Golden Gate Bridge.

IMG_9972
Joseph Strauss

Que tal relembrar dos velhos tempos na cadeia com o legendário Al Capone – o gangster mais famosa da história americana que tocava banjo passou um tempão no Alcatraz – a penitenciária federal mais popular do mundo.

IMG_9980
Al Capone

Você ainda vai poder sentir o gostinho de estar ao lado de um dos caras mais visionários do mundo, que transformou o jeito que uma geração inteira interage com música, filmes e com a internet. Quem gosta da Apple sabe de quem eu estou falando. Com vocês o ilustre: Steve Jobs.

IMG_0009.JPG
Steve Jobs

E o Mark Zuckerberg já ouviu falar? Ele revolucionou a maneira como você interage com as pessoas. Do Facebook para o mundo! Eu não perdi a oportunidade de pedir para ele dar um like no blog. 😛

IMG_0005
Mark Zuckerberg

Além de estar pertinho dos personagens famosos da Bay Area, você também pode contemplar os talentos do mundo afora, incluindo cantores, líderes, atores e diretores, jogadores e até mesmo uma zona interativa de San Francisco. O museu é imenso e é impossível não querer interagir com as celebridades. Você pode inclusive utilizar casacos, bolsas, instrumentos para contracenar com cada um deles.

Os fãs de carteirinha podem adquirir umas lembranças do museu e sua foto no meio dos artistas!

Se você admira estes personagens, espere até conhecer um pouco mais sobre a criação deles. É uma verdadeira obra de arte!

Criação dos personagens do museu de cera

Para criar cada um dos artistas, são realizadas 8 etapas nos mínimos detalhes. Conheça um pouco mais sobre elas:

1. Posicionamento

A etapa do posicionamento leva aproximadamente duas horas, é quando são coletadas todas as medidas fotos, amostra de cabelos e verificação da cor dos olhos. Para se ter uma ideia da precisão, mais de 250 medidas do corpo todo, incluindo inclusive a cabeça  são tiradas para os escultores do Madame Tussauds criarem os personagens de cera. Quando estas celebridades são exibidas sentadas é necessário que os fotógrafos tenham aproximadamente 180 fotos com diferentes lentes, luzes e ângulos para que as celebridades fiquem o mais próximo da realidade. Todas estas medidas são super confidenciais, mas claro, a mídia já solicitou diversas vezes a medida de algumas pessoas. A circunferência de algumas cinturinhas tem seu valor!

2. Escultura

IMG_0028
Escultura em cera

Primeiramente é feita uma estrutura de metal para dar suporte ao corpo. Os escultores conhecem até mesmo as medidas anatômicas para garantir que cada osso e músculo seja replicado a fim de manter a autenticidade da pose do artista. A cabeça é esculpida precisamente 2% maior do que a real devido aos efeitos da cera, que diminui ao secar. Aproximadamente 150kg de argila são utilizados para cada um dos personagens, em média 6 semanas para reconstituir a cabeça e face de cada um deles. Além de artistas, o museu também cria cachorros, cavalos, tigres, monstros, robôs, pássaros e personagens de cartoons.

3. Molde

Leva 170 horas para moldar uma figura que é dividida em 13 peças formadas a partir de uma mistura de ceras aquecida a 74 graus celsius. Cada um dos personagens pesa 25 kg, mas o rosto é feito com tanta precisão, que geralmente o peso é exatamente igual ao da cabeça do próprio artista, uma média de 4,5kg. As mãos também são devidamente moldadas de acordo.

4. Inserção dos cabelos

Se moldar parece bem um processo complexo, imagina deixar os cabelos e sobrancelhas e cílios fieis a cada um dos modelos. Demora aproximadamente 140 horas para finalizar este processo. As amostras são coletadas para comparar e utilizam-se cabelos humanos que sejam o mais semelhante possível , o cabelo é inserido, lavado e depois todos vão pro salão para ter o corte e estilo de acordo.

5. Face

50 horas é o tempo que leva para colorir um rosto. A pintura a óleo é feita nos mínimos detalhes para transmitir uma textura realística da pele, 20 diferentes cores são só para recriar a cor exata. As tatuagens são feitas a mão e cada expressão de boca e olhos são reproduzidas de acordo.

6. Olhos e dentes

Imagina encontrar o tom exato do dente e duplicar os detalhes dos olhos do personagens. Saiba que nem mesmo cada olho do mesmo personagem é igual e para deixar o mais semelhante possível cada íris e veia é originalmente reproduzida. 30 horas são utilizadas só para replicar a dentição.

7. Vestimenta

Depois de toda esta produção, os próprios artistas muitas vezes doam suas próprias roupas para utilizar nos seus personagens. Caso contrário, os estilistas fazem uma super pesquisa para criar a roupa ideal de acordo com o estilo de cada um.

8. Finalização

A parte final é colocar a cabeça e mãos no corpo e vesti-los de acordo. Antes de ir para as atrações, cada personagem é colocado no estúdio fotográfico para aprovação dos produtores.

Semanalmente tem um time para inspecionar os modelos, lavar seus cabelos e retocar suas maquiagens.

Quanto custa o museu de cera de San Francisco?

A entrada do museu custa $22 e o ingresso pode ser combinado com o The San Francisco Dungeon por $28. (Valores de jan 2016).

IMG_9915
The San Francisco Dungeon

O Dungeon é uma espécie de casa mal assombrada onde os artistas interagem com os convidados amedrontando o público o tempo todo. As cenas remetem partes da história de San Francisco em diferentes épocas e é de arrepiar. É engraçado e dá um medo danado! Vale a pena conhecer ambas as atrações.<

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

5 COMENTÁRIOS

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.