HomeCuriosidadesComo fazer doações sem sair de casa

Como fazer doações sem sair de casa

-

Os Estados Unidos é o paraíso do consumismo. Toda esquina tem uma loja e todas possuem uma infinidade de produtos. As coisas são diferentes do que estamos acostumados e muitas vezes algo que parecia supérfluo passa a ser uma necessidade. Resultado, você acaba comprando muito mais do que precisa e fica com um montão de coisas encostadas. Chega uma hora que e preciso fazer uma limpa e doar o que não é necessário.

Como fazer doações sem sair de casa na Baía de San Francisco

como fazer doacoes na Bay Area
Doações em frente as casas

O que você pode doar?

Roupas e sapatos são os artigos mais comuns. Mas é possível doar de tudo, desde brinquedos, livros, cd, dvd, computadores e eletrônicos, bicicletas, jóias, acessórios, artigos de cozinha como louças e panelas, artigos de higiene, até móveis e carros. Sim, as pessoas doam os carros!

Onde fazer as doações?

Para ajudar ambas as partes, tanto aqueles que querem doar , quanto os que precisam destas doações, existem várias formas de coleta.

Caixas de doação

Conhecidas como donation bins elas estão espalhadas em diversas partes da cidade, são comuns para a coleta de roupas e calçados. É uma caixa de coleta de reciclagem têxtil para fins lucrativos. Lucrativos? Sim, estes artigos na maioria das vezes são revendidos. Muitas destas roupas são rasgadas e utilizadas como trapos industriais para a fabricação de tapetes por exemplo. Algumas dessas caixas de anunciam que os seus rendimentos vão para a caridade e acabam enganando os doadores bem intencionados, porque quando é repassado, é uma fatia dos lucros apenas. Além das roupas serem estraçalhadas.

bin.jpg
Donation bin

Quem quer apenas se livrar das roupas que não usa mais, basta juntar o que não quer e colocar dentro delas. Mas se sua intenção é doar aquela sua jaqueta linda para ajudar as famílias menos afortunadas da comunidade, existem melhores maneiras para fazer isso.

Brechós

No Brasil as pessoas tem um preconceito danado com brechó. Na Bay Area eles são super populares e estão distante de ser uma loja exclusiva para os pobres. Você pode por exemplo ir lá e vender ou trocar suas roupas.  Dependendo do lugar, vai encontrar muitas marcas caras com preço de loja popular. Mas continuando no tema doação, um dos brechós mais conhecidos para este fim é o Goodwill.

Embora eles vendam e obtenham um pequeno lucro, o objetivo é criar oportunidades para que as pessoas possam procuram um emprego e ajudar a comunidade que não tem muitos recursos, incluindo veteranos e famílias de militares, mães solteiras, moradores de rua, entre outros.

Esta é uma maneira de ajudar quem precisa e contribuir para que muitos artigos fiquem fora dos aterros. Para se ter uma ideia, os americanos se desfazem de aproximadamente 12 bilhões de quilos de roupa por ano e apenas 15 por cento delas acaba sendo doadas ou recicladas.

Instituições de caridade

Existem muitas instituições que sobrevivem apenas de doações. E o melhor, você não precisa ir até eles, eles vem até você. Eles enviam um anúncio na caixa do correio dizendo o que precisam e o horário que eles vão passar fazer a coleta.

Panfletos
Pedidos de doações na caixa do correio

Neste caso, basta colocar suas coisas em frente a sua casa com o panfleto deles e pronto. Ou você pode ligar e eles vem buscar no horário que for mais conveniente.

Coleta das doações em casa
Coleta das doações em casa

Existem também a Donation Town por exemplo, que é uma espécie de centro de arrecadação. Eles recolhem em diversos locais da Bay Area e distribuem as doações entre as instituições conveniadas.

Tem a The Salvation Army, que ajuda somente os veteranos e militares, a Big Brother and big sisters que coleta coisas somente para as crianças, a Love to Know que coleta somente móveis, a Dress for Success que arrecada roupas para mulheres que precisam fazer entrevistas de emprego e precisam se vestir formalmente. San Francisco tem diversos locais que ajudam exclusivamente moradores de rua. Enfim, basta fazer uma pequena pesquisa por donation pick-up que você encontrará uma organização que pode pegar tudo ai na sua residência e vai utilizar suas coisas para contribuir com uma causa e pessoas que necessitam.

Desconto no imposto de renda com doações

Nos Estados Unidos não são apenas as empresas que podem obter um desconto no imposto de renda com doações, o mesmo vale para os indivíduos. Ao fazer sua doação você recebe um recibo com o ID da instituição para o tax deductible, depois precisa preencher um formulário onde você mesmo menciona o que doou.

receipt.jpg
Recibo das doações

Os valores e instruções para cada item e os limites, são todos devidamente explicados no site IRS.GOV. Depois basta lançar no imposto de renda e aguardar o reembolso.

Bora lá fazer uma fazer uma faxina no guarda-roupas!

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

1 COMENTÁRIO

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.