Prepara sua câmera e vem comigo visitar o beco mais colorido e artístico de San Francisco: Clarion Alley!

Clarion Alley
Clarion Alley

Clarion Alley, a rua cheia de grafites em San Francisco

O que é a Clarion Alley?

Clarion Alley
Clarion Alley

A Clarion Alley é uma pequena rua cheia de murais coloridos no bairro Mission District em San Francisco. É o tipo de lugar que você sempre vai encontrar uma galera com câmera na mão pronta pra registar os lindíssimos murais encontrados por lá.

Clarion Alley
Pessoal fazendo pose e tirando fotos dos murais

 O projeto da Clarion Alley – CAMP

Alley em inglês significa beco e este tipo de lugar nas antigas ou era depósito de lixo ou uma rua feia e abandonada. Não foi diferente com a Clarion Alley. Desanimados pelo estado terrível do lugar, Aaron Noble e Rigo, que eram artistas e residentes locais tiveram a ideia de convidar outras pessoas interessadas em arte para transformar as paredes da ruazinha. Cerca de quarenta artistas foram chamados, eles pediram permissão dos moradores para pintar as paredes e portas de garagem da rua e assim, surgiu o Clarion Alley Mural Project – CAMP.

rua dos grafites em San Francisco
Clarion Alley

 Os murais da Clarion Alley

Os murais da Clarion Alley começaram em 1992 e mais de 700 grafites foram realizados por lá nas últimas décadas. O projeto foi inspirado nos murais de Balmy Alley, que teve início nos anos 70 como uma expressão de indignação dos artistas. O tema das pinturas eram direitos humanos, abusos políticos e lutas sociais.

Os murais e outras formas de arte de rua na Mission tem o objetico de ajudar a construir compreensão e respeito dentro e entre as comunidades. A mensagem visual aborda questões políticaz, econômicaz e sociaiz. Conheça os murais e os artistas da Clarion. (Clique nas fotos para abrir).

O mural mais antigo que você vai encontrar hoje por lá foi criado em 1994 por Chuy Campusano e é mantido pelo projeto desde 1997, quando o autor morreu.

rua dos murais em San Francisco
Mural de Campusano – o mais antigo da Clarey

As paredes pertencem ao mesmo artista que é responsável pela manutenção. Alguns mantêm o mural original, outros trocam o desenho de tempos em tempos. Quando o artista não está mais disponível para manter seu espaço, o CAMP seleciona outro artista ou organização para pintar o mural.

A prioridade é que sejam artistas da baía de San Francisco que estão disponíveis para fazer a manutenção. Mas os interessados em participar podem enviar uma proposta para consideração.

Quem são os artistas que fazem os murais da Clarion Alley

A maioria dos artistas são pessoas em início de carreira que estão à procura de oportunidades para exibir publicamente seu trabalho. Os estilos variaram e muitos destes artistas tem ganho fama local, nacional e até internacionalmente. O projeto já apoiou mais de 500 artistas e recebe anualmente mais de 200.000 visitantes.

 Tours para visitar os murais da Clarion Alley

Você pode visitar a Clarion Alley a qualquer momento, é free e uma delícia fazer uma caminhada por lá! Aliás, O bairro Mission é todo repleto de arte e basta você sair na rua para se encantar e sair fotografando!

rua com pinturas de San Francisco
Selfie também vale

Quem quem tiver interesse em um passeio para conhecer com detalhes, os tours são oferecidos a cada 15 dias, nos sábados às 13h. A duração é de 45 minutos e custa $5 por pessoa. Todos os fins de semana, o Precita Eyes Mural Arts também oferece tours guiados em diferentes locais em Mission.

Estúdio na Clarion Alley

Dá pra levar um pedacinho pra casa? Em uma das garagens, você encontra o estúdio Doug Rhodes, onde tem umas pinturas em exposição e quadros a venda a partir de $20.

Clarion Alley
Estúdio na Clarion Street

As pessoas moram nas casas e volte e meia um carro passa por lá. No mês de outubro, tem o Block Party, onde a rua fica repleta de bandas, artistas e entusiastas.

Clarion Alley
Casa na Clarion Alley

 Onde fica a rua cheia de pinturas em San Francisco?

A Clarion Alley fica no bairro Mission District, entre as ruas 17 e 18, Mission e Valencia, pertinho da estação de Bart 16th St. O Balmy Alley também fica na Mission, e é onde concentra-se a maior coleção de murais atualmente em San Francisco.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

3 Comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here