Quando chega o inverno Lake Tahoe é um dos destinos preferidos tanto dos moradores quanto para quem visita a Califórnia. Mas a neve que é o maior dos atrativos é também um dos motivos que gera muita insegurança, afinal nem todo mundo se sente seguro para dirigir com as estradas cobertas de gelo. Neste post nós explicamos como dirigir na neve e usar as correntes.

Como dirigir na neve e usar as correntes

Cuidados para dirigir na neve
Como dirigir e usar correntes de neve

As estradas com destino a Lake Tahoe são ótimas e cuidadosamente monitoradas pela California Highway Patrol que no inverno, passa frequentemente com máquinas que retiram a neve e espalham sal nas ruas e rodovias. Quando tem muitas tempestades algumas vias fecham ou exigem o uso de correntes para garantir a segurança dos visitantes. Em casos extremos mesmo os carros 4×4 precisam utilizar correntes.

Quando será preciso utilizar as correntes pra neve?

Quando você estiver viajando no sentido a Lake Tahoe, em determinados trechos da estrada terá placas sinalizando “snow chains required ” ou seja, as correntes de neve são necessárias.

Neve na estrada
Neve na estrada 
Neste caso os motoristas precisam estacionar na beira da estrada ou nas estações apropriadas para colocar as correntes. A medida que mudam as condições de neve no caminho, terá outra placa avisando que elas devem ser retiradas ou colocadas novamente. As correntes devem ser removidas em uma área chamada de pull-off, que são lugares estratégicos que os motoristas podem parar com segurança. Se o carro for 4×4 são raros os casos em que as correntes são necessárias, também há carros menores que tem o pneu específico para dirigir na neve que não exige o uso da corrente, como nos países Europeus.
Correntes de neve
Correntes de neve 

Como alugar um carro pra ir pra neve

Se você planeja visitar um destino com neve, como Tahoe por exemplo, você precisa avisar a locadora. Neste caso, terá que locar um carro 4×4 ou um veículo que tenha os pneus apropriados pra neve, lembrando que nem todo 4×4 tem! Nós temos um Jeep e em 2 temporadas nunca precisamos utilizar correntes.

Qual o limite de velocidade para dirigir na neve

O limite de velocidade com os “pneus amarrados” é de no máximo 30 milhas por hora, então embora tenha que utilizá-las para evitar deslizamento e acidentes, tem também que retirar para que o trânsito volte a fluir. Quem infringir a lei, é barrado e leva multa da California Highway Patrol, além de colocar não só a própria vida, mas a de outras pessoas em risco. Adquirir as correntes é um investimento inteligente 😀

Dirigir na neve
Dirigir na neve

Dicas sobre o uso de correntes na neve – snow chains

1. Compre a corrente de acordo com o aro do pneu

A primeira vez que fomos pra neve nós emprestamos as correntes pra não precisar comprar e notamos que muita gente faz isso. Depois que instalamos pedimos pro guarda verificar se estava tudo certo e eles riram da nossa cara, as correntes eram 3x maior do que a que precisávamos. Resumindo, tivemos que comprar outra na hora. As correntes variam de acordo com o tamanho do aro do pneu de cada carro e precisam ficar justas, portanto, não vale comprar ou emprestar qualquer corrente.

Correntes de neve
Nossas correntes de neve

2. Ocasião faz o ladrão

Compre as correntes antes de viajar. Se você tiver que comprar as correntes na hora, prepare-se para pagar 5x mais. Como nós emprestamos as correntes e o tamanho era inapropriado, a alternativa era comprar uma na hora ou retornar. Muitas estradas estavam fechadas, estava nevando muito e escurecendo. Nós praticamente não tivemos saída, tivemos que comprar na hora. Barganhando compramos a corrente por $100, a mesma na Target era $20.

Colocando as correntes de neve
Colocando as correntes de neve

Carros 4×4 na maioria das vezes não precisam de correntes, porém dependendo das condições todos independente do tipo do carro precisam usar. Neste casos extremos, você não consegue passar de jeito nenhum se não tiver as snow chains instaladas. Como nos Estados Unidos não tem nada de errado devolver um produto caso não esteja satisfeito, você pode comprar as correntes conforme o tamanho do pneu, caso seja necessário você usa, caso contrário você vai até a loja com o ticket e a embalagem lacrada e pede pra devolver. Melhor gastar $20 que $100, neh?

Dirigir com neve
Dirigir com neve

Se você utilizar os serviços de instalação de corrente na estrada, a Highway Patrol aconselha que o motorista peça o recibo e anote o número do distintivo do instalador nele. Estes instaladores são pessoas independentes e não fazem parte da equipe da Highway Patrol.

3. Aprenda a instalar as correntes

Quem não tem prática, saiba que não é muito fácil de instalar as correntes, de baixo da neve então, é muito pior. Depois de passar o maior perrengue da primeira vez, nossa dica é assistir uns vídeos no YouTube pra aprender a colocar e tirar as correntes. Veja como faz e se for possível pratique pelo menos uma vez. A instalação pode variar conforme o modelo, mas posso garantir que treinando com antecedência é mais fácil que ler o manual em baixo da neve  no escuro 😛

Correntes para dirigir na neve
Correntes para dirigir na neve

4. Onde comprar as correntes pra dirigir na neve

As correntes são chamadas de snow chains e durante o inverno americano é fácil de encontrá-las nos supermercados como Target, Sears, Walmart, Amazon, ou qualquer loja de acessórios para carros. Elas custam de $20 à $60 dependendo do carro. No caminho pros destinos que nevam, você vai encontrar correntes nos mercados da beira de estrada e nos postos de gasolina. Se quiser comprar uma de melhor qualidade, o ideal é ir em lojas de produtos pra carro, chamadas de Auto Parts. Basta verificar no Google uma auto part store próxima do seu endereço. Além das correntes, existem alguns produtos quem podem ser bem úteis, como: luva pra instalação – também são baratinhas e uma mão na roda, uma escova/pá para tirar a neve do pára-brisas. Eu também costuma carregar uma toalha que ajuda bastante pra secar se pegar muita neve.

Marcador de neve nas estradas de Tahoe
Marcador de onde foi a neve nas estradas de Tahoe

Outra coisa que compramos e foi excelente é um líquido pra por no reservatório do para-brisa, o líquido resiste temperaturas negativas e ajuda a manter o vidro sem gelo ou embaçado. Ar condicionado gelado na neve não é muito agradável 🙁 Também é bom levar uma manta ou coberta. Em casos super super extremos, os motoristas são obrigados a parar e aguardar, é melhor estar preparado para caso precisar passar a noite na estrada. Um saco de lixo também ajuda para não molhar o carro quando você retirar as correntes cheias de gelo.

5. Como dirigir na neve

snow-chain-required

  • Desligue o ar condicionado e configure-o para a opção de ar fresco para evitar que as janelas fiquem embaçadas;
  • Dirija com as marchas mais lentas para aumentar a tração;
  • Mantenha o espaço correspondente a 2 ou 3 carros do seu seu veículo, assim terá tempo para parar em casos de acidentes;
  • Retire o pé do acelerador se o carro derrapar;
  • Sal ajuda a derreter a neve rapidamente. Não custa levar um saquinho, neh?
  • Quando o seu carro estiver coberto de neve, o ideal é remover toda neve. Evita que sua neve voe no pára-brisas do carro do vizinho 😛
  • Se o carro for alugado, avise que você está indo pra um destino que neva, a maioria das locadoras têm restrições pro uso de correntes;
  • Confira as condições da estrada antes de viajar e vá prevenido!

Já passou algum perrengue dirigindo na neve? Compartilha com a gente!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

3 Comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here