Oakland, cidade vizinha de San Francisco é a porta de entrada para a East Bay, região leste da Baía. A cidade já foi considerada uma das cidades mais perigosas dos Estados Unidos, mas devido aos altos aluguéis de San Francisco muita coisa mudou nos últimos anos e hoje vários lofts, condomínios e espaços de coworking invandiram a vizinha que virou uma das melhores alternativas para quem quer fazer uma boa economia e ficar pertinho de San Francisco. A cidade agora é mais conhecida pelo seu seu perfil artístico, dinâmico e ousado.
Conheça Oakland, a cidade vizinha de San Francisco
Quando eu vim morar na California e cogitei ir morar em Oakland, já que estaria do ladinho de San Francisco e o aluguel não era o olho da cara, meus amigos logo disseram que eu era louca. Oakland é o gueto, uma das cidades mais violentas do país e por aí vai. Eles inclusive me falaram para assistir o filme Fruitvalle Station que mostrava bem a realidade do local. Resumindo a visão da maioria das pessoas é que Oakland é onde se concentram pessoas pobres, violência, drogas, moradores de rua e por aí vai.
Hoje vou te ajudar a conhecer Oakland, a cidade vizinha de San Francisco.
A visão que as pessoas têm de Oakland
Depois de conhecer a cidade um pouco melhor, tenho impressão que os brasileiros tem a visão de Oakland como os americanos têm do Rio de Janeiro, por exemplo. Que você vai pra lá e vai andar no meio das favelas e provavelmente será assaltado no centro da cidade. Quem é que nunca sentiu raiva de um comentário deste gênero? Então, antes de tirar suas próprias conclusões entenda como Oakland foi formada, e melhor, dê um pulo lá pra perceber que assim como toda cidade grande ela tem seu lado feio e perigoso, mas no geral, é uma cidade linda, com bairros super aconchegantes para morar e lugares incríveis para visitar.
Oakland, a cidade étnica mais diversa do país
Oakland é conhecida nacionalmente por ser a cidade étnica mais diversa do país. Por abrigar o primeiro grande porto na costa do Pacífico dos Estados Unidos e ser uma região estratégica, milhares de afro-americanos que trabalhavam na indústria da guerra se mudaram para a região durante a segunda guerra atraídos pelos altos salários e fizeram da cidade seu novo lar.
E esta é uma das razões pela qual Oakland também é conhecida por sua história de ativismo político. Se você ouvir a palavra protesto na Baía de San Francisco, pode ter certeza que alguém levantou a bandeira por lá.
Oakland é mais barato para viver?
Devido aos altos aluguéis de San Francisco muita coisa mudou nos últimos anos e hoje a cidade que virou uma das melhores alternativas para quem quer fazer uma boa economia sem abrir mão de ficar próximo de San Francisco.
Como é morar em Oakland?
Oakland é conhecida em todo país pela taxa de criminalidade historicamente elevada e homicídios cometidos por armas de fogo. E sim, ela pode ser violenta. Mas vamos combinar que o crime é concentrado em certos bairros de minorias pobres, como acontece em qualquer cidade grande.
Oakland tem aproximadamente meio milhão de habitantes, é a terceira maior cidade da Baía de San Francisco, a oitava maior da California e 45º maior do país.
Além disso tem 50 bairros por lá. O meu bairro favorito é Rockridge.
O mini mercado público Market Hall fica ao lado da estação do metrô de Rockridge e um ótimo lugar pra fazer um stop por lá, tem um montão de comidas feitas pelos locais, as ruas próximas são cheias de bons restaurantes e lojas simpáticas.
Aliás, um dos principais motivos que atraem moradores para a região é o sistema de transporte. O Bart, que é o metrô e principal meio de se locomover na Baía de San Francisco, tem não só a sede em Oakland como 8 estações ficam dentro da cidade, 8!. Se você for para a parte leste da Baía, as estações MacArthur e a 19 Street são as as mais comuns para fazer transferência. Além disso, Oakland tem porto, aeroporto, ferry, trem e a cidade adotou um plano diretor de bicicletas onde diversas milhas de ciclovias foram criadas e espaços para estacionar milhares de bikes foram instalados no centro, hoje ela é a 7º cidade do país que dá preferência para usar a bike como pricipal meio de locomoção.
A cidade é conhecida por suas práticas de sustentabilidade. Caminhando por lá, é muito comum você ver as Urban Farmings, que são hortas que as comunidades criam para produzir os próprios alimentos orgânicos. Nas lojas, os pequenos proprietários falam da importância de dar suporte para os residentes e adquirir produtos locais. Além disso, a cidade está no top-ranking para o uso de eletricidade a partir de recursos renováveis.
Uma visita pelo líndissimo Lake Merrit e a descolada Jack London Square vão mudar toda sua perspectiva sobre Oakland, pra melhor, claro!
Tô mentindo?
Leia também:
- Um dia incrível no Lake Merrit em Oakland
- 12 motivos para visitar a Jack London Square em Oakland
- Visita na sede da Pandora em Oakland
Oakland é um lugar bom para trabalhar?
Atraída pelos espaços novos com melhores preços, muitas empresas estão migrando de San Francisco para Oakland, ou diversificando suas operações com um escritório por lá.
A cidade está entre as 5 melhores da Califórnia para quem procura uma oportunidade profissional e foi classificada como a quinta melhor cidade para empreendedores na área de tecnologia. Recentemente o Uber anunciou que terá um escritório com espaço para 3 mil funcionários por lá. O famoso Blue Bottle Coffee tem sede em Oakland.
Agora ao invés de cidade periogosa, Oakland é destaque pelo seu perfil artístico, dinâmico e ousado. Falando em arte, basta dar uma voltinha por lá pra se apaixonar pela arte e os artistas locais. A cidade tem a maior concentração de artistas per capita nos Estados Unidos e é considerada a 11º cidade para designers e artistas.
Uma das áreas com forte presença por lá, é mídia! Oakland é a sede de diversas emissoras de TV, rádio e possui até espaços de coworking e projetos com foco em mídia. A California State University tem um campus na cidade com cursos que atraem muitos estudantes com interesse no tema. Mas claro, você já encontra empresas de todos os gêneros por lá, inclusive muitos investidores já tem um escritório na região.
O que você precisa saber sobre Oakland
Aqui vão vários fatos sobre Oakland que provavelmente você desconhece:
- Oakland é a sede das franquias de esportes profissionais, como: Oakland Raiders e os Golden State Warriors e se você for assistir um jogo típico de NBA é pra lá que vai;
- Oakland tem o quinto porto mais movimentado de containers nos Estados Unidos, representando aproximadamente $50 bilhões no comércio internacional;
- O transporte marítimo de carga na área de Oakland gera cerca de 200 mil oportunidades de emprego na região;
- O Ferry de Oakland transporta passageiros da Jack London Square para Alameda, San Francisco e Angel Island;
- Oakland tem um aeroporto internacional com voos de passageiros para todos os Estados Unidos, México e Europa, além dos voos de carga para os EUA, Canadá e Japão;
- Oakland tem a terceira maior concentração de gays e lésbicas entre as 50 maiores cidades dos Estados Unidos, atrás somente de São Francisco e Seattle;
- Historicamente, a cidade foi servida por várias empresas de trem, a Amtrak tem uma estação em Oakland e você pode viajar o país todo saindo dali;
- São aproximadamente 260 dias de sol por ano e o clima é bem diferente de San Francisco;
- Oakland tem o maior número de “códigos postais de elite” que é classificado pelo número de famílias com a maior combinação de renda e educação. Está entre as cidades com maior número de residentes que possuem graduação por milha quadrada, 40% dos moradores com mais de 25 anos possuem ensino superior,
- Durante a Segunda Guerra Mundial, Henry J. Kaiser criou um plano para prestar assistência médica aos trabalhadores em em Oakland e hoje eles são os maiores provedores de serviços de saúde não governamental dos EUA e do mundo. A sede permanece na cidade, bem como outros centros médicos especializados, o destaque deles é o hospital infantil.
E aí, não deu vontade de conhecer Oakland pessoalmente?
[…] Além de San Francisco, a escola tem uma unidade na cidade de Oakland. […]
Ola, obrigado pela sua contribuição, o Bairro de Longfellow é perigoso para ficar alguns dias?
Junior,
Acho que já te respondi pelo Facebook, certo? O bairro é bem legal…perto das lojas e do metrô, 20 min de SF 😉
Um abraço e boa viagem.
Wal.
Olá Waldana! Eu e meu namorado estamos pensando em ir para aprofundar em um curso de inglês sem agência, por conta própria e se hospedar em uma casa de um amigo nosso americano. E neste tempo queríamos conseguir um sub- empreg é dificil para brasileiro conseguir aí em Oakland? E cursos tem preços bons? E ficamos preocupados com as pesquisas sobre violência, mas seu post foi bem esclarecedor!
Muito obrigada
Oi Carol, é possível vir sem agência sim, tem muitas escolas boas de inglês e você pode fazer a inscrição diretamente nelas. Berkeley é logo depois de Oakland e uma opcão ainda melhor devido a quantidade de escolas de idiomas. A cidade tem um clima bem universitário devido a UC Berkeley. Mas note que não é permitido trabalhar com o visto de turismo!
Um abraço,
Wal
Olá Waldana,
Gostaria de saber qual o custo de vida em Oakland. Gostaria de ficar uns 3 meses.
Yaro,
Vai depender do seu padrão de vida. De onde vai morar, do que pretende fazer na região.
Este post pode te dar uma ideia comparando com a sua cidade no Brasil:
https://www.acontecenovale.com/comparacao-do-custo-de-vida-entre-cidades/
Um abraço,
Wal.
Olhei pelo Numbeo e lá fala que o custo de vida por mês é 975 dólares sem aluguel incluso. Eu penso em algo muito barato, sem luxo, tipo hostel, casa de família ou algo assim.
Será que consigo? Esse valor reflete o que você vê por aí?
Oi Yaro,
Acho que você pode gastar menos, mas não muito. O custo de um hostel aqui ou um quarto em casa de família é em torno de $1000/ $1200.
Acredito qu você precisa de mais uns $600 no mínimo pra viver sem luxo. (transporte/ alimentação/ telefone/ internet) tudo vai depender de onde você vai morar, mas o custo é alto sim.
Att,
Wal.
Oi Waldana, e como ir de Oakland a S.Francisco. Estamos pensando em nos hospedar no Best Western Plus Bayside Hotel, Ele [e distante?
Obrigada
Oi Cintia,
Vocês vem a turismo? O ideal se vocês puderem é se hospedar em San Francisco ou pelo menos próximo ao metrô.
Deste hotel até SF é meia hora de carro (sendo bem otimista) e tem pedágio…fazendo o roteiro pelo Google maps de transporte público precisaria pegar um ônibus e metrô para ir a SF, se vocês estiverem a turismo eu acho furada.
Caso vocês estejam fugindo de SF por causa do preço, considere Emerville. A cidade é linda e eles tem uma van que fica rodando o centrinho da cidade até o metrô e as lojinhas…aí fica fácil pra se desclocar.
Este hotel ou nas redondezas é uma boa sugestão: HYATT house Emeryville/San Francisco Bay Area, Emeryville.
Bjos,
Wal.