Subir no primeiro observatório no topo de uma montanha do mundo, jantar vendo o por do sol com a vista incrível de todo o Vale de Santa Clara, sentir o ventinho no Mt Hamilton na nuca e ver estrelas a milhares de milhas de distância no telescópio mais conhecido entre os astrônomos foi uma das experiências mais marcantes que vivi dos últimos dias. E eu compartilho tudinho com vocês por aqui. Vem conhecer o Lick Observatory com a gente! Ps. É aqui pertinho de San Francisco, viu?

Lick Observatory, um observatório pertinho de San Francisco

Lick Observatory
Lick Observatory

Há uma hora de San Francisco, localizado no oeste de San Jose, no topo do Mt Hamilton está o observatório Lick. Muita gente já ouviu falar do observatório de Los Angeles, mas poucos já visitaram o Lick, que fica aqui na Bay Area. O lugar é surpreendente, um passeio super gostoso e uma experiência memorável.

O caminho do Mount Hamilton

Eu visitei o Lick com um grupo de jornalistas em um evento privado. Quando o motorista passou nos pegar no hotel, ele perguntou se alguém costumava passar mal com as curvas, porque elas são muitas!

Lick Observatory
Lick observatório – esta foto é da TV no Lick 😛

Se você olhar o mapa com o trajeto, pode ser que pense duas vezes antes de ir. É uma hora de estrada subindo o morro! Não tem posto de gasolina no caminho e nem “guarda-de-reio” nas estradinhas. Eu teria um medo danado de subir dirigindo, mas o trajeto é todo asfaltado e os corajosos sobem o percurso até mesmo de bike. São 20 milhas até o topo onde fica o Lick Observatory e é em torno de uma hora o trajeto dirigindo sem parar. Sim, uma hora pra ir e outra pra voltar!

Lick Observatory
Estrada do Mt Hamilton

No início o pessoal fica maluco com as vistas, foi um festival de câmera, lentes e cliques pra todos os lados.

Lick Observatory
Vista do Mt Hamilton

E não preciso dizer que quanto mais alto, melhor a vista vai ficando.

Mt Hamilton
Vista do Mt Hamilton

Restaurante Grandview

No caminho do observatório tem um restaurante, o Grandview, onde paramos para jantar. A janta iniciou cedo, chegamos antes das 5 da tarde. É um lugar incrível para tomar um drink vendo o sol se por, conto nossa experiência por lá neste post:

Lick Observatory
Restaurante Grandview a caminho do Lick Observatory

Nós paramos no restaurante na ida e visitamos o observatório a noite, mas se você não estiver indo em algum evento específico, o ideal é ir ao Lick Observatory durante o dia para fazer a visita que acontece normalmente de hora em hora no período da tarde. A experiência deve ser bem diferente de dia e aí, fica a dica para fazer o stop no Grandview pra repor as energias e celebrar o passeio na varanda com vista bonita. 😉

Nossa experiência no Observatório Lick

Lick Observatory
Lick observatório – esta foto é da TV no Lick 😛

Depois de mais de 40 minutos na estrada e rezando pra que o motorista não tirasse uma soneca no volante, finalmente chegamos ao topo do Mt Hamilton, era em torno de 8 da noite, a vista lá de cima é sensacional, mas faltou um tripé para tirar umas fotos descentes e principalmente um casaco para suportar o frio.

Lick Observatory
Por do sol no topo do Mt Hamilton

Fica a dica: Leve uma jaqueta bem quentinha e de preferência com capus. Venta demais! A topeira aqui não levou e eu quase congelei!

O observatório é um centro de pesquisas da Universidade da Califórnia desde 1888. O Lick, foi o primeiro observatório astronômico do mundo instalado no alto de uma montanha. Por mais de 100 anos, este lugar é considerado um dos principais centros para pesquisas astronômicas, desenvolvimento tecnológico e educação pública. Tudo que você imaginar em relação a descoberta dos planetas, sistema solar, galáxias, buraco negro e como isto influencia na evolução do universo tem uma contribuição do Lick Observatory.

Lick Observatory
Lick Observatory

Na primeira parte da visita fomos guiados para uma sala onde pudemos conhecer toda a história de James Lick, que foi o milionário que contribuiu para que o observatório fosse construído até as mais recentes descobertas e conquistas realizadas por alunos e profissionais que frequentam o local. Quando se fala em pesquisa, inovação e tecnologia na área de astronomia este é um centro de referência e qualidade. O Sr. Lick e sua contribuição é reconhecida por astrônomos no mundo inteiro.

Lick Observatory
Aprendendo sobre o Lick observatory

O telescópio do observatório Lick

Depois de aprender um pouco mais sobre a história e descobertas, fomos levados para a área onde está o Great Lick Refractor, o imponente telescópio com mais de 17 metros. O telescópio foi fabricado ao mesmo tempo que a cúpulas original foi construída especificamente para guardá-lo. Todo material veio na estrada sinuosa de San Jose até o Monte. Hamilton a cavalo e carruagem. Dizem que uma das lentes originais do refrator quebrou em trânsito e houveram 18 tentativas para fabricar uma lente que pudesse substituir a original, que finalmente foi levada ao observatório em 1886.

Lick Observatory
Telescópio do Lick Observatory

O teto é todo de aço, o espaço é gigantesco, e a experiência de estar ali vendo o teto se abrir e poder ver as estrelas e planetas é fora de sério.

Lick Observatory
Lick observatorio

Os senhores super simpáticos manejam tudo na posição correta, trazem as escadas, encontram as estrelas e depois é só subir e observar. Ele disse que as estrelas que eu estava vendo estavam a 23 mil milhas de distância 😀 Depois ele mudava a posição conforme o que conseguia achar. Tudo que você ver no dia depende muito do clima, vento, entre outros fatores e algumas coisas ficam embaçadas, o efeito é semelhante ao ar que forma bolhas em um copo de água por exemplo.

Lick Observatory
Lick Observatory

E aprender um pouquinho mais sobre as curiosidades nas TV’s e quadros espalhados na área quentinha do observatório.

Lick Observatory
Dentro do Lick Observatory

Uma das coisas que mais me surpreendeu é saber a quantidade de neve que já caiu e ainda chega por lá mesmo nos dias de hoje. Dá pra acreditar que é San Jose?

Observatorio Lick
Observatório coberto de neve. Ps. Esta foto é das Tv’s espalhadas no corredor.

A loja do visitor center têm diversas lembranças e brinquedos educativos, fotos astronomicas, posters, camisetas e moletons.

Loja do Lick Observatory
Loja do Lick Observatory

Quem foi James Lick afinal?

A história é longa e não vou entrar em detalhes, mas reza a lenda que depois ser desafiado pelo sogro por não ter um tustão no bolso, Lick foi tentar fazer fortuna em outros lugares para provar do que era capaz. Filho de carpinteiro ele fez pianos e montou uma loja em NY. Mudou para Buenos Aires quando descobriu que seus pianos estavam sendo exportados pra América do Sul. Morou em na Argentina, Chile, Peru e quando voltou pra San Francisco trouxe grana, ouro e chocolate. Sua mulher na época já tinha outro :/

Sr James Lick

Junto com um amigo Lick fundou nada menos que a fábrica de chocolates Guirardelli de San Francisco. Ele investiu em real state, construiu um hotel, adquiriu parte de Tahoe, Santa Clara, Los Angeles e toda Catalina Island já foram dele. Quando a era do ouro começou em 1849, e ele mudou pra San Jose. Na época era considerado o homem mais rico de toda Califórnia.

Ele pensou em construir estátuas e pirâmides para gastar sua fortuna. No entanto, através dos esforços do amigo George Davidson que era presidente da Academia de Ciências da Califórnia, Lick foi persuadido a deixar a maior parte de sua fortuna para o estabelecer um observatório que ficaria do topo da montanha, com o maior e mais poderoso telescópio construído pelo homem. Eis aí seu legado para ciência e astronomia com o Lick Observatory!

O grupo também pode conhecer os bastidores, onde o James Lick está enterrado e permanecerá pra sempre.

Lick observatorio

Como visitar o Lick Observatory

O observatório é aberto ao público para visitação de quinta à domingo, do meio-dia às 17h. A entrada é gratuita e o telescópio é exibido para os visitantes a cada hora, das 12:30 às 16:30 saindo do Gift Shop. Algumas visitas a noite são abertas ao público em alguns eventos específicos durante o verão. Friends of Lick Observatory – FoLO é um grupo que promove excursões e eventos no Lick. Note que não há lugar pra comprar comida ou bebida lá em cima, então quem for passar o dia, é melhor levar lanches e água ou aproveitar a desculpa para dar uma passadinha do Grandview.

A experiência de subir o Mt Hamilton e ver o céu de pertinho é incrível e eu super recomendo.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here