HomeBrasilBahiaO que fazer no Morro de São Paulo - só o filé!

O que fazer no Morro de São Paulo – só o filé!

-

“Você já foi a Bahia, nega? Não? Então vá!” Foi cantarolando e repleta de memórias inesquecíveis que voltei do Morro de São Paulo. Você está se preparando para viajar pra lá? Então pronto! Assim como a expressão que mais ouvi dos locais durante meus dias na Bahia, preparei este post fresquinho, para deixar registrado as melhores dicas do que fazer nesta ilha, que também é conhecida como Morro da Saudade. Afinal, se você vai pra lá de férias e sua preocupação é se vai para o mar ou pra piscina, se toma caipirinha de manga com maracujá ou cacao com biribiri, é certo que você vai voltar com aquela sensação de quero mais! Vem comigo se encantar com este paraíso tropical! Com sua vibe relax, e suas praias que prometem encantar qualquer visitante, a ilha tem tudo o que você precisa para uma experiência incrível. Prepara para queimar as coxas subindo ladeira, porque vamos te ajudar a aproveitar ao máximo sua visita com as 10 melhores dicas do que fazer no Morro de São Paulo. Bora?

O que fazer no Morro de São Paulo, 10 Dicas imperdíveis para aproveitar a ilha

O que fazer no morro de São Paulo na Bahia
O que fazer no morro de São Paulo na Bahia

1. Fique em uma pousadinha de frente pro mar

O Morro de São Paulo tem praticamente 4 praias principais, a Primeira praia, a Segunda Praia, a Terceira Praia e a Quarta Praia são as mais populares (e com estes nomes fica fácil de gravar, não é mesmo?). Elas estão em ordem saindo do Porto, e quanto mais próxima do porto, mais próximas são do “murmurinho”. O que quer dizer, mais badalação e barulho! Para que você tenha uma experiência sensacional, a recomendação é investir no roteiro e pegar uma quarto bem gostosinho com vista para praia. Nós ficamos na Pousada Bahia Tambor, e eu amei todos os detalhes das nossas férias. Do check-in ao café da manhã até as piscinas de borda infinita com todo o luxo das palmeiras refletindo no oásis privado no meu próprio quarto, eu fiquei encantada com tudo que diz respeito a nossa hospedagem. Aliás, para não ter erro, super recomendo um dos hotéis do Grupo Bahia Pousadas. Ficar em um dos quartos deles de frente pro mar, certamente vai fazer toda diferença na sua viagem. E você pode reservar comigo, viu? 😉

2. Faça a trilha até a praia de Argila

Como a maioria das pousadas incluem um café reforçado, nada melhor que uma caminhada gostosa para baixar as calorias. Fazendo uma trilha leve de aproximadamente 40 minutos, você chegará na Praia de Argila. O trajeto inicia no portal ao lado do Porto, e segue costeando o mar até a praia da Gamboa. O ideal é conferir a tábua das marés e sair cedinho. O trajeto é no meio da natureza e transmite aquela sensação de paz onde você pode ir contemplando a vegetação exuberante da ilha. Tem como fazer um bate e volta caminhando (se a maré ajudar), ou retornar em uma das lanchas que funcionam como táxis, para quem quer retornar ao Morro de São Paulo bem tranquilo. (Custa R$5 por pessoa e o trajeto é de 10 minutos até a ilha). Chegando nos paredões de Argila, a ideia é se sujar! Tem que tome banho na lama, até quem prefira só tirar a selfie e voltar. O lugar é lindo, e vale a pena conhecer! Nós aproveitamos a trilha para passar o dia explorando a Praia da Gamboa.

Leia também:

3. Se aventure em um passeio de caiaque

O Cleiton, proprietário do restaurante Point da Argila, nos abordou logo ao chegar na praia da Gamboa. O restaurante com ambiente familiar e super descontraído, oferece caiaque e standup paddle como cortesia para os clientes que podem curtir o mar, enquanto aguardam o almoço ficar pronto. O mar calmo e a beleza natural ao redor tornam o passeio uma ótima maneira de se conectar com a natureza. E aí, o calor e o visual combinam perfeitamente com a música que diz: “pé na areia, caipirinha, água de coco e a cervejinha”. A caipira estava top e a comida deliciosa, bem caseira, tudo preparadinho na hora. Pedimos um bobó de camarão e um peixinho que só de lembrar já dá água na boca. Poder fazer caiaque e standup paddle, fez toda diferença no nosso passeio a Gamboa. Para os aventureiros, o Morro tem também a maior Tirolesa

4. Faça o passeio de barco ao redor da ilha para conhecer toda a região

O mais popular e conhecido dos passeios no Morro de São Paulo é o passeio Volta à Ilha, um roteiro quase que obrigatório para quem quer conhecer um pouco de tudo no menor tempo possível. Os tours tem como ponto partida a Terceira Praia, com saídas acontecendo diariamente entre 9-10h da manhã com previsão de retorno às 17h. São aproximadamente oito horas de passeio em uma lancha, com grupos de até 14 pessoas. O roteiro completo tem cinco paradas, incluindo as piscinas naturais, onde você pode ver de perto e fotografar os peixes. O passeio também tem parada para almoço com um tour em uma das cidades históricas da região. Eles fornecem cooler, tem caixinha de som, dá pra levar bebidas, é bem agradável.

Almoçamos no Nascente do Sol, na Ilha de Boipeba, conforme sugestão do nosso guia, onde tomamos uma caipirinha de manga com maracujá, que foi de longe, a melhor caipirinha da vida! (O suco também é, viu?!). O restaurante tem várias redes para relaxar após o almoço e a isca de peixe é uma delícia. As paradas, embora tenham uma programação pré-definida, dependem do comportamento da maré. Para quem não fazer o tour, a Quarta Praia é local é perfeito para mergulhar e ver os peixes nos arredores. Alugue um snorkel e aproveite!

5. Conheça o centro histórico do Morro de São Paulo

Próximo ao Porto e nos arredores da praça, está o centrinho histórico da Vila. O ponto de referência é Igreja Nossa Senhora da Luz, construída em 1845 em estilo barroco. Ali também fica o Casarão (que hoje é um restaurante) e a Fonte Grande, outro atrativo turístico que segundo contam foi onde Dom Pedro II e a Marquesa de Santos se banharam durante a visita a Ilha. O arco que dá acesso ao Porto marca a presença de D.Pedro no local, que foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional devido a importância para preservação da história do país. Caminhando um pouquinho, você encontra o famoso Farol do Morro de São Paulo, que é localizado na parte mais alta da ilha e oferece uma vista panorâmica incrível de toda a região.

6. Explore as lojas estilosas e faça compra nas feirinhas

Que o lugar é repleto de morro, você já imagina, mas com a variedade de lojinhas estilosas posso garantir que a caminhada fica leve! Tem muita delas, e uma mais linda que a outra. Durante a noite, a praça do vilarejo fica repleta de feirinhas, e é ótimo pra comprar os produtinhos artesanais. De brincos até aquela pimenta arretada, contando com velas aromáticas até berimbau, você encontra um pouco de tudo por lá. É neste trajeto também, que ficam uma série de restaurantes com música ao vivo. Além das roupas de praia super charmosas, tem um montão daquelas camisetas com dizeres bem locais, vestidos coloridos, lembrancinhas e uma porção de coisas que vão te fazer deixar um dinheirinho na cidade. Mas nada como um bom turista para ajudar a economia local, não é mesmo? A Mística foi a minha favorita, mas recomendo este artigo sobre as lojinhas.

7. Acorde cedo pra ver o sol nascer e caminhar pela praia

Sei que quando a gente está de férias costuma se dar aqueles 5 minutinhos a mais na cama sem culpa. Mas vou dizer que a melhor parte do dia no Morro, sem dúvidas é de manhãzinha. Super recomendo que você acorde cedo para ver o sol nascer e explorar a praia sem muito movimento. Eu agradeci por não ter ficado na primeira Praia quando me deparei com o barulho nas ruazinhas do centro a noite, mas mudei completamente de opinião quando saí para caminhar de manhã. Você não tem ideia do que são aqueles cafés da manhã e piscinas de frente pro mar. É UM LUXO! Aí basta ir caminhando para ouvir o som da natureza. O lugar é ainda mais bonito quando o dia ainda está calmo. Caminhe seguindo pela Segunda, Terceira, Quarta, até a praia do Encanto, também conhecida como Quinta Praia. É tudo muito lindo!

8. Experimente os drinks Exóticos

Você achou que cacau era só pra fazer chocolate? Não na Bahia! Oxe!…Na Segunda Praia é onde a maioria das pessoas se concentram durante o dia. Seja para para passar o dia na praia, para praticar uma atividade física ou para frequentar um bar pé na areia. Tem vários barzinhos com música ao vivo, e muitas barraquinhas para experimentar os drinks exóticos feitos com as frutas locais. Graviola, jambo, cajá, fruta-pão, umbu, são as encontradas com maior frequência na Ilha. Essas frutas são comuns na Bahia, mas para quem é de fora, elas são um verdadeiro atrativo turístico. As frutas coloridas dão o ar da graça para os vídeos instagramáveis, já que além de ser o ingrediente imperdível entre as Caipifrutas ou Caipiroskas, são uma delícia. E se você não quiser tomar nada com álcool, experimente os sucos criativos que eles oferecem, eu não fazia ideia que manga com maracujá formava uma mistura tão perfeita. Vai virar rotina aqui em casa! Tudo que for feito de fruta, é de tirar o chapéu no Morro de São Paulo. E ah, eu achei que as barquinhas eram só para drinks, mas dá pra comprar só as frutas também, viu?

9. Se delicie na gastronomia local

Um mix de comida boa com vista melhor ainda, nosso favorito foi o Pedra sob Pedra. O restaurante fica entre a Primeira e a Segunda Praia, oferece uma vista fantástica do mar e a comida é top. Minha amiga que foi esperta e deixou um lugarzinho pra sobremesa, disse que a banana da terra com doce de leite deles é de comer rezando. Fica aqui a nossa dica! Adoramos também, o La Tabla, que tem uma paella deliciosa e fica no centrinho. Deixamos o acarajé para Salvador. 😉 Alguns barzinhos como o Canto do Morcego ou Sambass, além das vistas, são excelentes para quem quer emendar uma baladinha. Vou dizer que são muitas opções, este artigo ficou salvo na minha lista e recomendo que você leia para encontrar seu restaurante favorito no morro. Adianto que os pratos são “salgados $$$”. Segundo os guias do local, os restaurantes nas ruazinhas atrás do arco que fica anexo ao casarão é onde os preços são mais acessíveis e a culinária é mais caseira.

10. Assista o por do sol

O sol se põe na direção do porto no Morro de São Paulo. E embora você possa observar o sol se por de qualquer lugar, é na verdade na direção oposta ao movimento das praias, que o show realmente acontece! A Toca do Morcego, por exemplo, é um lugares mais populares para ver o por do sol por lá. É preciso inclusive fazer reserva e chegar cedo para pegar um lugar legal para apreciar o visual. Aí tem uma série de pousadinhas, que tem restaurante aberto ao público, onde você pode “jantar cedo”, que de brinde tem o por do sol mais lindo das férias 😉 Pousadas como Passargada ou Natureza ficaram conhecidas para quem quer uma boa refeição com direito a fotos do por do sol, já que ficam bem no alto do morro.  O restaurante Portaló também tem um ambiente de frente pro mar. E para quem quer uma programação free e sem pressa, a dica é o Forte do Morro de São Paulo, uma construção de 1630, que é um dos maiores conjuntos defensivos do Brasil. Além de ter o entardecer mais cobiçado da ilha, se você der sorte, pode ver golfinhos por lá.

Se você vai pro Morro de São Paulo não deixa de salvar este post ou enviar para aquele amigo, que vai amar conhecer este destino incrível com você!

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Leia Também

Cervejarias em Bruges

Um guia das 10 melhores cervejarias em Bruges na Bélgica

0
Descubra as 10 melhores cervejarias em Bruges, na Bélgica, com nosso guia completo! Explore locais icônicos para uma experiência cervejeira.
Casal em frente ao Átomo em Bruxelas

Uma visita ao Átomo, um ícone de Bruxelas, na Bélgica

0
Uma visita ao Átomo em Bruxelas, um dos principais cartões postais da Bélgica. Explore este ícone da arquitetura, engenharia e arte.
Mulher olhando na janela do aeroporto

Como ir de Navegantes para Balneário Camboriú [Atualizado]

0
Quem me acompanha com frequência por aqui sabe que eu chamo Balneário Camboriú de casa e por isso o aeroporto de Navegantes é o...