As Painted Ladies são o cenário de um dos principais cartões postais de San Francisco. O conjunto de sete casas, com o gramado verdinho e os prédios no fundo são um dos lugares mais populares para quem visita a cidade e não podem ficar de fora do seu roteiro.
Painted Ladies, as famosas casas de San Francisco
Os visitantes associam as Painted Ladies com as famosas casas da Alamo Square, mas na verdade, as casas de estilo vitoriano estão espalhadas pela cidade inteira.
As famosas Painted Ladies da Alamo Square
As Painted Ladies que todo mundo visita e quer conhecer, é um conjunto de sete casas, também conhecido como Seven Sisters, que fica na rua Steiner.
Esta associação faz muitas pessoas pensarem que as Painted Ladies são limitadas as casas em frente ao Alamo Square Park. Mas depois de caminhar pela cidade, você vai perceber que as casas em si, não merecem este mérito todo. Tem outras regiões que possuem casas vitorianas muito mais bonitas, aliás casinhas se espalham inclusive pela cidades vizinhas.
O que torna estas casas da Alamo Square tão famosas é o conjunto, pois do gramado da parque é possível ter uma visão muito além das casas, com grande parte dos prédios, da Transamerica Pyramid, da Baía e este vistão é o que torna o lugar tão especial.
As casinhas já estiveram presentes em diversos filmes, inclusive na série Full House. E quem é que não quer uma foto nelas?
Mas o que são as Painted Ladies, afinal?
Painted Ladies é um termo da arquitetura americana que se refere a qualquer edifício no estilo Vitoriano e Eduardiano que sejam pintados com 3 ou mais cores, portanto todas as vezes que você ver uma destas casinhas, saiba que elas também fazem parte das Painted Ladies.
Cerca de 48.000 deste estilo foram construídas em San Francisco entre 1849 e 1915, com a morte da rainha Vitoria em 1901 muitas destas casas foram pintadas com cores brilhantes. Elas costumavam ser super espaçosas, mas depois do terremoto em 1906, muitas das mansões foram destruídas e milhares delas passaram a ser subdivididas para abrigar mais famílias.
O termo Painted Ladies foi criado em 1978, quando Elizabeth Pomada e Michael Larsen publicaram seu livro: Painted Ladies Revisited: San Francisco’s Resplendent Victorians Inside and Out. Desde então, os moradores carinhosamente passaram a utilizar o nome para fazer referência as residências que foram cuidadosamente pintadas trazendo alegria pra cidade.
Se você vier morar uma temporada em San Francisco pode ser que você more em uma destas casas que muitos chamam de vitorianas, caso não more, tem algumas que são abertas para visitação e portanto, podem ser vistas por dentro.
Quando eu vim pra San Francisco pela primeira vez, estava sonhando em morar numa delas, e acredite, foi exatamente o que aconteceu! Como as casas são no máximo do início do século 19, elas fazem muito barulho, tem aqueles aquecedores velhos, chuveiros dentro de banheiras super antigas, as portas rangem, geralmente você terá vizinhos em cima e todo passo é um barulhão. Mas sim, elas são lindas e você vai se encantar todas as vezes que ver uma 😀
Onde ver as Painted Ladies mais lindas da cidade?
Se você caminhar umas ruas acima ou abaixo da Haight Street você vai encontrar uma mais linda que a outra, inclusive a dos músicos famosos que moraram por ali.
Leia mais: Haight-Ashbury – o bairro hippie de San Francisco.
Já morou em uma delas? Compartilhe com a gente.
[…] diante das suas cores é São Francisco, nos Estados Unidos. As famosas casas da Alamo Square, conhecidas como Painted Ladies, são um belo exemplar da arquitetura local. São sete delas ao todo, com variadas cores que […]
[…] Painted Ladies, as famosas casas de San Francisco […]
[…] Painted ladies, as famosas casas de San Francisco […]
Fechado para comentários.