Independente de qual será o destino do seu intercâmbio, o primeiro passo para qualquer viagem internacional é ter um passaporte. Não importa se você vai pra China, França ou Estados Unidos, você vai precisar deste documento. Como os passaportes agora possuem validade de 10 anos, não importa se você vai estudar daqui 3 meses ou 3 anos, o ideal é ter o passaporte em mãos pra dar o próximo passo. Nesta semana a Jennyfer preencheu a primeira página do Diário de um Intercâmbio e conta pra gente como fazer o passporte.

Passaporte, o primeiro passo para qualquer viagem internacional

Como fazer o passaporte
Como fazer o passaporte

No post anterior, eu falei um pouco sobre mim e sobre este projeto maravilhoso que vou poder falar em primeira mão para vocês sobre como fazer um planejamento do ZERO para ir para outro país – mais precisamente, pros Estados Unidos. Aqui vai ser meu Diário, onde vou falar direitinho sobre cada etapa da preparação do meu intercâmbio. Então, peço para que deixem perguntas nos comentários, me sigam nas redes sociais e principalmente sugiram posts com as suas dúvidas 😊

Como fazer o passaporte

Bom, para estudar fora do país o primeiro passo é tirar o seu Passaporte. Esta semana fui pesquisar todos os detalhes de quanto tempo eu preciso tirar o passaporte antes de viajar, onde posso tirar, quanto custa e em quantos dias vou recebê-lo.

A notícia boa, é que aprendi como fazer o documento e vou contar aqui pra vocês. A ruim é que tive uns contratempos e ainda não consegui agendar o meu 🙁 Não consegui dar entrada no requerimento do passaporte, pois meu RG está com um dado incorreto, que é a cidade onde moro. Eu poderia até tirar o passaporte assim mesmo, sabe? Mas, me disseram que futuramente poderia ter incompatibilidade de dados, e isso pode me causar problemas. Mas ok, está na listinha de coisas pra fazer. 😉 E fica aqui a primeira dica, faça o documento com bastante antecedência, pois caso tenha qualquer imprevisto, terá tempo hábil pra deixar tudo em dia.

Quanto tempo antes da viagem devo fazer meu passaporte?

De acordo com as minhas pesquisas o ideal é fazer o passaporte com no mínimo 4 meses de antecedência.

Onde tirar o passaporte?

O passaporte é emitido pela Polícia Federal, e o processo inicial você faz sozinho no próprio site. Peque todos os documentos, vá pra frente do computador e aí basta ir preenchendo os dados coforme solicitado no sistema.

Documentos são necessários para fazer o passaporte

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de naturalidade
  • Documentos de quitação com a Justiça Eleitoral
  • Certificado de reservista (para homens)

É simples e não tem nenhum mistério.

Quanto custa a taxa do passaporte?

Depois de fazer o requerimento, você deve pagar a taxa do GRU, que custa R$257,25. Aí é só fazer o agendamento, novamente no site e comparecer no local de expedição que você escolher no dia e data marcada. O processo, é parecido com o RG. No dia, você deve levar a documentação toda que já preencheu no site para conferência, precisa tirar as digitais e fazer a foto.  

Mudança no processo do passaporte

Foi anunciada recentemente uma medida para facilitar os pedidos de passaporte. Agora, a Polícia Federal terá acesso a um banco de dados onde consta o comprovante de pagamento da taxa, documentos de quitação com a Justiça Eleitoral e o certificado de reservista. Então, quem for tirar o passaporte em breve não precisará mais apresentar estes documentos. Lembrando que o sistema ainda está em fase de finalização e testes. Então leve tudo por enquanto!

Quanto tempo demora para receber o passaporte?

A previsão de entrega é de 6 dias úteis após o atendimento. O passaporte é entregue somente ao titular, pessoalmente, no posto de expedição onde o documento doi emitido. Não precisa fazer um agendamento pra retirar, você recebe um e-mail avisando que o documento está pronto, e aí, basta comparecer no local com um documento de identificação. O atendimento é por ordem de chegada.

Qual a validade do passaporte?

10 anos.

Visto válido e passaporte vencido, o que fazer?

Se seu passaporte vencer, mas seu visto americano for válido. Você pode fazer um novo passaporte e aí precisa levar os dois na viagem. O passaporte válido e o passaporte com o visto válido.

Recapitulando o passo-a-passo para tirar o passaporte:

  • Reúna a documentação necessária
  • Preencha a solicitação no site da Policia Federal
  • Pague a taxa do GRU
  • Agende a data do atendimento para fazer o passaporte pessoalmente
  • Compareça ao Posto da Polícia federal que você escolheu no site com os documentos necessários (Veja aqui os detalhes sobre os documentos do passaporte comum)
  • Retire o passaporte assim que estiver pronto

Você pode checar o andamento do processo o tempo todo pela internet, e inclusive remarcar seu agendamento. Basta clicar em Consultar e Cancelar Agendamento.

Lição aprendida sobre o passaporte

Para solicitar o passaporte, é de suma importância ter a documentação completa. Muita gente não está com os documentos em dia, e tem que refazer outros documentos para conseguir dar entrada. Como foi meu caso. 😛 Por isso, quanto antes você pesquisar e se programar, melhor!

No mês de dezembro teve a mudança na emissão dos passaportes e agora não será mais necessário apresentar a quitação de serviço militar e a quitação eleitoral e nem levar o comprovante de recolhimento de taxas. Na maioria dos postos da Polícia Federal, ainda não entrou em vigor essa mudança. Então, é bom consultar antes , como será o processo no posto que você for atendido.

Como renovar o passaporte pelo correio

* PS. Pitaco da Wal: Quando a pessoa está nos Estados e precisa refazer o passaporte, é possível fazer todo o processo no consulado do Brasil. O documento pode inclusive ser feito pelo correio. Se você precisar, aqui tem o passo-a-passo para a renovação do passaporte pelo correio no consulado Brasileiro de San Francisco.

No próximo tema, podemos falar mais sobre quanto tempo no total você precisa para organizar sua viagem completa. O que acham? Aguado sugestões nos comentários 😉

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

3 Comentários

  1. Ótimo, estou precisando mesmo renovar o meu que já está vencido há meses… Obrigada! Vou acompanhar sua saga…

    • Isso Keila, aproveita e entra no embalo pra planejar seu intercâmbio. Queremos saber o que você quer ver aqui 😀

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here