Você entra nos Estados Unidos e se depara com a palavra “alien” e imediatamente assimila a um ET. Mas tudo bem, afinal você é o ser estranho entrando no país. Depois de morar dois anos por aqui, perguntam sobre a sua residência e você responde o que? Que é residente dos Estados Unidos porque já mora há alguns anos fora do Brasil e afinal, seu endereço é americano, ou diz que é brasileiro simplesmente porque não tem green card? Esta é uma dúvida comum de muitos estrangeiros e as dúvidas aumentam mais ainda quando você tenta entrar em uma universidade americana.
O preço da mensalidade para estudantes internacionais é absurdamente mais caro quando comparado ao valor dos cursos pagos pelos residentes. Muitos estudantes assumem que serão moradores ao ter um endereço na Califórnia, outros dizem que é preciso passar pelo menos um ano ano no país. Mas quando afinal, você será considerado residente?
Residência nos Estados Unidos
O estrangeiro que é portador de um green card é considerado residente para qualquer fim. Mas se você não tiver este documento, embora more anos nos Estados Unidos esta classificação tem diferentes interpretações dependendo da instituição. Em muitos locais, o fato de ter uma carteira de motorista americana comprova que você mora é residente dos Estados Unidos, outras instituições são extremamente “cricri” nesta consideração, principalmente quando envolve um montante considerável de dinheiro.
Residência na Califórnia
Quem é que não quer ser considerado residente na hora de pagar a mensalidade de um college ou universidade, não é mesmo? A lei da Califórnia diz que os estudantes fisicamente presentes na Califórnia apenas para fins educacionais não serão elegíveis para a classificação de residente, independentemente da duração da sua estada na Califórnia.
Agora, se seu visto não é de estudante ou turismo, a definição de residência pode variar para fins de admissão ou ajuda financeira nas faculdades e universidades. A Universidade de Berkeley, por exemplo, explica que mesmo você obtendo o status de residente da Califórnia, não significa necessariamente que você é um residente para fins de estudo. Por exemplo: Uma pessoa pode ser considerada residente da Califórnia para fins fiscais, mas não é necessariamente um residente para estudar na Universidade da Califórnia. É mole?
O processo de obtenção de residência na Califórnia para fins de matrícula é extremamente difícil para alunos de graduação com idade inferior a 24 quando os pais não são residentes no país. Mas cidadãos adultos ou certas classes de estrangeiros podem estabelecer residência para efeitos de matrícula.
A legislação aplicável a residência legal para fins de matrícula é regida pelo Código de Educação da Califórnia e implementadas pelas ordens permanentes de cada instituição. Muitas vezes estes alunos são aprovados como residentes em um determinado college e depois quando querem transferir para a Universidade, podem perder este status.
Como saber se eu sou considerado residente ou não residente?
Muitas vezes já me fizeram esta pergunta – como saber se sou considerado ou não um residente. E infelizmente não há uma regra a ser seguida.
Conforme definido pelo USCIS – Official Website of the Department of Homeland Security, qualquer pessoa que não seja cidadão dos Estados Unidos, que tenha Green Card ou cidadania é considerado um “alien”, ou seja, não tem qualquer direito de um residente.
Quando você aplica para a admissão, você deve responder a uma série de perguntas para que a universidade possa determinar se você atende a classificação residência. Se você deixar a Universidade e optar por retornar alguns anos depois, a classificação de residência também precisa ser reavaliada. Como as leis mudam também conforme o estado, você pode ser considerado residente no Texas, mas não na Califórnia.
Quais são as principais considerações para ser um residente para fins de estudo?
- Estabelecer domicílio e presença física predominante no estado por um período de 12 meses ou mais,
- O aplicante precisa ser dependente financeiro, comprovando a natureza e origem dos recursos financeiros,
- Precisa comprovar que o objetivo principal de estar no país não é educação, ou seja, decidiu estudar, mas não veio exclusivamente com este objetivo,
- Precisa mostrar outros indicadores de residência como por exemplo o pagamento de impostos.
O que complica ainda mais o processo, é que assim como o sistema de bolsas para estrangeiros, muitas vezes o aluno só recebe a notificação – se recebeu a bolsa ou a classificação de residente depois que as aulas iniciam. Para começar o programa é preciso pagar uma série de taxas de aplicação, mensalidade e se o aluno optar por desistir do curso porque não recebeu nenhuma ajuda financeira e os valores neste caso se tornarem inviáveis, tudo que ele pagou até então não é reembolsado! Para se ter uma ideia o curso de graduação – que é um dos mais em conta na universidade é $8,678.25 o semestre para residente e $16,229.25 para não residentes. No City College de San Francisco o valor de uma matéria/unit é $211 para estudantes internacionais, enquanto residentes pagam $46.
Deu pra entender porque o interesse em se tornar residente?
Você já obteve esta classificação? Compartilhe com a gente!
[…] Quem é considerado um residente na Califórnia […]