San Jose, a capital do Vale do Silício tem a maior concentração de expertize em tecnologia do país, incluindo diversas empresas de renome mundial como: Adobe, Cisco, Netflix, eBay, HP, IBM, Samsung, PayPal, entre tantas outras. A cidade possui uma incrível diversidade com cidadãos que falam mais de 56 línguas, gera mais patentes que qualquer outro lugar nos Estados Unidos e é considerada o melhor lugar do mundo pra começar um novo negócio. Conheça mais sobre San Jose, a capital do Vale do Silício.

San Jose, a capital do Vale do Silício

San Jose
San Jose

San Jose está localizada no sul da Baía de São Francisco, no condado de Santa Clara. Ela é a terceira maior cidade da Califórnia ficando atrás apenas de Los Angeles e San Diego. Fundada em 1777, é uma das cidades mais antigas do estado. Já foi a capital da Califórnia e hoje conta com mais de 1 milhão de habitantes. É a décima maior cidade dos Estados Unidos.

San jose tem a maior quantidade de empresas no Vale

O Vale do Silício atrai 40% de todo o dinheiro de capital de risco investido no país e San Jose é o epicentro neste cenário, ocupando as primeiras posições em diversos indíces.

A mudança da agricultura para a “eletrocultura” começou logo na época da Segunda Guerra Mundial quando soldados e veteranos vieram tirar proveito da indústria aeroespacial e eletrônica. Hoje a cidade conta com mais de 6.600 empresas. A maioria das empresas em San Jose e nas cidades vizinhas são de: engenharia, tecnologia, computadores e microprocessadores.

PayPal - sede da empresa em San Jose
PayPal – sede da empresa em San Jose
  • # 2 cidade mais feliz para profissionais jovens, segundo a Forbes 2016
  • #1 maior densidade de empregos relacionados a computação e matemática, de acordo com Abodo, 2016
  • #1 para Web Developers, segundo Zippia 2016

Curiosidade: O Monte Hamilton é o primeiro observatório permanentemente da história e abriga o terceiro maior telescópio de refração óptica do mundo;

San Jose gera mais patentes do que qualquer outro lugar do país

San Jose estabeleceu o primeiro escritório de patentes e marcas comerciais da Costa Oeste dos Estados Unidos. O USPTO – United States Patent and Trademark Office tem o intuito de proteger as invenções, auxiliar em todos os aspectos relacionado a “propriedade intelectual” e ao registro de marcas para atender os interesses dos inventores e das empresas em relação às suas criações, produtos e serviços.

Atualmente San José gera mais patentes do que qualquer outro lugar do país. O escritório é extremamente importante para a economia americana. Uma em cada oito patentes registradas no país nasceu no Silicon Valley.

Patentes
Patentes

Alguns índices relavantes:

San Jose é conhecida por ser a cidade mais educada do planeta

Diversas características fazem de San Jose a terceira cidade mais educada do mundo. Ela tem a terceira maior porcentagem de pessoas com diploma universitário, é a quarta com maior qualidade do sistema escolar público e a terceira com a maior média quando o assunto é universidades qualificadas. A cidade hoje já se gaba pela fama de ser a cidade mais educada do planeta.

  • #3 cidade mais educada do país – de acordo com a Forbes 2016
  • 40% dos residentes de San Jose são estrangeiros
  • O indice de desemprego é de apenas 3.8%

Leia também:

San Jose é um dos melhores lugares para morar do país

Palestra Adobe
Palestra que fui na Adobe com o prefeito de San José discutindo sobre o futuro do trabalho

A cidade foi considerada a terceira melhor para viver do país, ficando atrás apenas de Austin, no Texas e de Denver, no Colorado. San José possui a maior renda familiar média do país: $78.620, o que está bem acima da média nacional que é de $51.000. Também é considerada a cidade que melhor paga os funcionários. Além de ser uma região considerada segura quando comparada com as grandes cidades.

Uma criança nascida na área metropolitana de San Jose-Sunnyvale-Santa Clara pode esperar viver por uma média de 82,7 anos, a maior expectativa de vida de qualquer uma das 381 áreas metropolitanas dos EUA, de acordo com 24/7 Wall St.

  • #3 cidade para viver nos Estados Unidos – US News & Word Report, 2017
  • Melhor cidade para homens – Men’s Health, 2016
  • Uma das mais seguras grandes cidades da América, segundo a Forbes, 2016
  • San Jose é a cidade mais pronta para o futuro, segundo relatório da Dell 2016

San Jose, a cidade mais inovadora

Um projeto audacioso de San Jose, é se tornar a cidade a mais inovadora das Americas até 2020. O projeto é conhecido como: Smart City Vision, que tem 4 pilares: segurança, inclusão, sustentabilidade e usabilidade. Para chegar lá, o governo faz parcerias com as empresas, universidades e desafia os próprios moradores para transformar San Jose em um laboratório, usando tecnologias impactantes que vão moldar a forma como as pessoas viverão e trabalharão no futuro.

San Jose
San Jose

Alguns exemplos simples:

  • Incentivo aos veículos autônomos, que vão mudar drasticamente o congestionamento do trânsito;
  • Construção de uma plataforma  baseada em “Internet das coisas” usando tecnologias e sensores inteligentes para melhorar a segurança e mobilidade;
  • Criação de alternativas para startups para acessar facilmente oportunidades de testar novos produtos e serviços junto com a cidade;
  • Competições públicas para incentivar soluções inovadoras para desafios cívicos.
San Jose
Time de inovação estratégica do CSJ

A foto acima foi um evento que participei junto com o time de inovação estratégica de San Jose que falou sobre o projeto de “Terragraph” em parceria com o Facebook que será replicado mundialmente, sobre drones sendo utilizados para limpar grafites na cidade e sobre o trem que vai levar 15 minutos de San Francisco ao Vale.

San Jose em parceria com a indústria

Um dos projetos em destaque foi da cidade em parceria com o Facebook, o Terragraph, que pretende criar uma rede sem fio de altíssima velocidade para conectar cidades. O Facebook vem testando a tecnologia há algum tempo em seu campus e já conseguiu atingir velocidades de transmissão de dados superiores a 1 gigabit por segundo. O plano é testar as transmissões na região central da cidade de San José e posteriormente replicar o projeto em outras partes do mundo. Samsung, Intel, Sony e Qualcomm são outras companhias que apoiam a iniciativa.

O segundo projeto é o ARIES – Antenna Radio Integration for Efficiency in Spectrum, que é uma tecnologia que promete levar transmissões de áreas urbanas para pontos nas redondezas que estejam a uma distância de até 40 quilômetros, aumentando em até dez vezes a eficiência de redes 4G convencionais.

San Jose em parceria com a população

Outro trabalho da cidade em parceria com a população foi o concurso Unleash Your Geek, onde os governantes de San Jose desafiaram inventores e empresários locais para desenvolver um protótipo ou aplicativo para ajudar os funcionários a cobrirem perfeitamente os grafites em locais difíceis, como estradas movimentadas ou em vias rápidas da rodovia com drones.

A cidade está trabalhando em outro projeto de um trem que deve levar em torno de 15 minutos entre San Francisco e San Jose até 2020! #quesonho

Os governantes afirmam que San José está cheia de pessoas inteligentes, inovadoras e diversas” e esta é mais uma maneira de capitalizar a quantidade de talentos criativos no Vale do Silício.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

1 comentário

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here