Todo mundo sabe que o Vale do Silício é um centro de inovação tecnológica, mas esta é apenas uma parte da história. Muitas startups do Vale explodiram devido ao suporte que receberam pra dar continuidade a suas ideias. Quando o assunto é dinheiro e risco, a Sand Hill Road é o lugar que pode tornar a vida de muitos empreededores um pouco mais fácil. Conheça a meca dos investidores do Vale.

Sand Hill Road, a meca dos investidores do Vale do Silício

Sand Hill Road
Sand Hill Road

O que é a Sand Hill Road?

Sand Hill Road é uma avenida que fica na cidade de Menlo Park onde concentram-se diversas empresas de venture capital, vc’s, de capital de risco. Ao contrário do que muitos pensam a Sand Hill não tem uma variedade de lojas, bons restaurantes, muito menos movimento de pessoas. Por lá tudo que você vê é uma avenida enorme com um vai e vem de carros e blocos de prédios discretos.

Sand Hill Road
Sand Hill Road

As placas indicam apenas diferentes números e se você não tiver um endereço em mãos é provável que nem se dê conta que está no local mais rico do Vale do Silício.

Sand Hill Road
Sand Hill Road

Como surgiu a Sand Hill Road

A história é longa, logo em 1946 Georges Frederic Doriot estabeleceu a primeira empresa de investimento em private equity, a American Research and Development com o objetivo de investir em empresas administradas por veteranos da Segunda Guerra Mundial. Depois, O primeiro VC a se estabelecer em Sand Hill Road foi Kleiner Perkins Caufield & Byers em 1972. Desde então, os beneficiários de financiamentos provenientes das empresas de lá, incluem as gigantes: Microsoft, Amazon, Facebook, Twitter, entre muitas outras.

Para quem é pouco familiar com o tema, Venture capital ou VC  é um termo usado para descrever os investidores de risco. Resumidamente, os fundos de venture capital investem em empresas que já tem um faturamento expressivo, mas que ainda precisam de capital para expandir as operações e alcançar o seu potencial máximo e Sand Hill é a meca destes investidores.

Sand Hill Road – A avenida milionária do Vale do Silício

Diversas empresas que são considerados tops no Silicon Valley foram beneficiadas por um financiamento antecipado de algum VC da Sand Hill Road.

A New Enterprise Associate que é a maior empresa de Venture Capital que tem sede na Sand Hill, gerenciando 13 bilhões de investimentos. A Andreessen Horovitz tem 40 milhões investidos e pra se ter ideia entre o portifólio de empresas que tem parte da sua grana, estão companhias como: Airbnb, Facebook, Groupon, Lyft, Pinterest, Skype, Twitter, Zynga, só pra citar algumas. Battery Ventures, DFJ, Kleiner Perkins Caufield & Byers, Sequóia Capital são outros grandes nomes de VC’s que estão escondidinhas em algum daqueles cubos de preédios que as pessoas mal veem quando passam por ali.

Sand Hill Road
E acreditam que “me perdi por lá” ? 😛  Escritório da Sequoia Capital

Sand Hill Road – O metro quadrado mais caro do país

Se você já estava cogitando mudar para perto de uma destas VC’s para pleitar um investimento, lamento lhe informar mas esta é uma tarefa para os fortes, quero dizer, para os abonados! A Sand Hill Road tem o espaço de escritório mais caro de todos os Estados Unidos. De acordo com Cushman & Wakefield, a média de preço para se ter uma sala por lá é de $129,96 por square feet, ou seja, estamos falando em quase $1500 por metro quadrado. Manhattan em Nova Iorque, custa em torno de $105 o square feet. O aluguel é bem mais caro que Wall Street onde está o mercado de ações e K Street  em Washington onde ficam os políticos, que são considerados os lugares mais valorizados do país.

Sand Hill Road
Escritório do Silicon Valley  Band na Sand Hill Road

Os prédios recém-construídos estão listados $132 o pé quadrado anualmente, pois possuuem comodidades como decks grandes,uma característica rara na área, além de estacionamento subterrâneo. O aluguel para um escritório num destes prédios novos, com cerca de 5.000 metros quadrados, que é típico na região, custaria em torno de $55 mil por mês, é mole? Leia mais detalhes na Bloomberg Technology.

No entanto, os VC’s arrecadaram $22,9 bilhões somente no primeiro semestre de 2016, de acordo com a National Venture Capital Association, portanto como dizemos no Brasil, pra eles isto é “troco de pinga”!

Artigo anteriorCoupa Cafe, o restaurante que virou celebridade no Vale do Silício
Próximo artigoBuck’s, o restaurante mais famoso do Vale do Silício
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

2 COMENTÁRIOS

Fechado para comentários.