Muitas pessoas que moram nos Estados Unidos continuam com compromissos no Brasil e precisam enviar dinheiro freqüentemente para lá. No entanto, cada empresa cobra uma determinada taxa e paga um valor diferenciado no câmbio. Conheça as maneiras de transferir seu dinheiro e as vantagens para economizar nas transações.

Como enviar dinheiro dos Estados Unidos para o Brasil

Transferência entre contas

Se o seu banco tiver agências em ambos os países, uma alternativa é transferência entre contas. Bancos como o Bank of America, HSBC, CitiBank e o Banco do Brasil, por exemplo possuem agências no Brasil e nos Estados Unidos. Para fazer a transferência entre contas é necessário ter conta em ambos os países para que o destinatário e o remetente estejam vinculados as duas instituições financeiras. Se você tiver um bom relacionamento com o gerente eles vão inclusive facilitar a abertura da conta em outro país. A vantagem neste tipo de processo é rapidez para a liberação do dinheiro. No entanto, vale a pena se as transações forem de altos valores e frequentes, pois o custo com a abertura das contas e as taxas de serviços mensais geralmente são altas.

Não compensa para um estudante, por exemplo. Compensa para um correntista que tem uma quantia maior para administrar.  Alguns bancos oferecem benefícios para clientes que tem uma renda alta, ou maiores investimentos aplicados no banco, neste caso, é possível enviar quantias para diferentes países através do internet banking também, e na maioria das vezes não há taxas para transferência entre contas de mesma titularidade.

Western Union

App Western Union
App Western Union

Western Union é uma das empresas mais populares de remessas internacionais. Neste processo, é preciso preencher uma ficha especificando o local, a quantia e o nome de quem irá receber o dinheiro. Após o preenchimento dos dados, será emitido um MTCN – sigla correspondente ao Número de Controle de Transferência Monetária, que permite o rastreamento de todo o processo pela internet.

É prático porque mesmo que a pessoa não tenha conta em banco a pessoa beneficiária pode retirar o dinheiro em uma agência autorizada. No Brasil o serviço é oferecido no Banco do Brasil e em diversas agências de câmbio e turismo, tais como: Action, Encantur, Fitta, Fair, Lastro, Novo Mundo, Ourominas, Renova, Turiscred, Turismo10, Treviso, entre outras. O valor geralmente é disponibilizado em até 24 horas após o envio.

Mas a desvantagem, são as taxas cobradas que muitas vezes não compensam. O envio de dinheiro através da Western Union pelo Banco do Brasil parte de 21 dólares para transferências de até 200 dólares e chega a 287 dólares para remessas superiores a 10.000 dólares, ou seja quanto menos dinheiro for enviado, mais cara será a taxa. O pagamento em espécie só é disponível até 4.000 reais, valores acima deste montante, precisam ser notificados ao banco com comparecer com 48 horas de antecedência.

Wire Transfer – Transferência bancária por ordem de pagamento

O wire transfer é semelhante a uma transferência bancária e pode ser feita em qualquer banco. O envio dos recursos é realizado por uma ordem de pagamento.

Nesta transação é preciso informar os dados da pessoa que vai receber o dinheiro e o Swift code, que é o código do banco. A única vantagem deste processo, é a segurança, já que é realizado entre duas agências bancárias. Porém, ambos – tanto quem transfere, como quem recebe o valor precisa pagar pelo serviço mesmo não sendo correntista do banco contatado. A tarifa é conhecida como ordem de pagamento expedida.

Os bancos no exterior costumam cobrar de 20 a 40 dólares para fazer a remessa do dinheiro e no Brasil o valor varia de acordo com o montante,  podendo chegar a $100 em taxas.

E-conta – Conta eletrônica

Para transferir valores por uma conta eletrônica é necessário ter um cartão de crédito com a bandeira VISA, emitido no exterior e depois abrir uma conta via internet na Caixa Econômica Federal. Para abrir a chamada E-conta, é necessário ser maior de idade, residir no exterior e ter CPF e uma cópia do passaporte precisa ser enviada para a agência que pode levar até 30 dias para concluir a abertura da conta.

O limite mensal de é US$15,000.00, sendo que cada operação não pode ultrapassar R$10mil. Em cada transferência é cobrada uma taxa de 2,5% sobre o valor remetido, que é debitado no cartão de crédito do usuário. o dinheiro poderá ser transferido para qualquer conta da Caixa no Brasil ou mesmo ficar disponível para saque em uma agência do banco previamente selecionada e não é necessário que o beneficiário seja  correntista da instituição. O processo demora até 48 horas.

XOOM

App Xoom
App Xoom

A XOOM é atualmente a forma mais conveniente de transferir  dinheiro. Para realizar a transferência é necessário ter uma conta nos Estados Unidos, na qual o valor será descontado e uma conta no Brasil em que o valor será creditado. Antes mesmo do valor em dólares ser descontado da sua conta, o montante já estará disponível em reais.

Podem ser enviadas quantias de até $2.999,00 por transação, e a taxa cobrada para a transferência é de apenas $4,99. Outra vantagem é que esta empresas oferecem um bônus quando o cadastro é realizado e toda vez que você indica um novo usuário, ambos ganham. Geralmente é um gift card para compras na Amazon de $15.

Se você estiver viajando para algum país e tiver conta nos Estados Unidos, pode fazer também o cash pick-up. Você escolhe o lugar que é possível pegar o dinheiro naquele país e envia pra si mesmo. Aí basta chegar no lugar escolhido, entre eles tem banco, casa de câmbio e até super mercados – depende do país, aí basta apresentar um documento com foto e retirar o dinheiro na moeda local. Eu já usei, e o serviço foi ótimo!

Uma vez feito o seu cadastro, o website ou o app já sugerem os mesmos dados, e o envio é muito simples, prático e rápido. A Xoom já atende 32 países, a empresa foi comprada pelo PayPal. O número de usuários para o Brasil está crescendo. Eles também tem serviço de pagamentos de contas e envio de crédito para celulares para alguns países.

Qual é o melhor meio de enviar dinheiro dos Estados Unidos para o Brasil na sua opinião? Compartilhe!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.