Independentemente se você quer fazer um tour casual ou informativo, se sua preferência é vinho ou espumante, uma vista a Domaine Chandon é uma experiência memorável.

Sobre a Domaine Chandon em Napa Valley

A vinícola Domaine Chandon é um dos destinos mais visitados e prestigiados do Vale de Napa. Imagine que você pode conciliar uma paisagem deslumbrante enquanto prova e aprende sobre espumantes.

Vinicola Domaine Chandon em Napa
Vinicola Domaine Chandon em Napa

Você provavelmente já ouviu falar que Champagne é uma bebida fina que é produzida somente na França, na região de Champagne, certo? Pois é lá mesmo que a história desta vinícola começou. Claude Moët fundou a Moët & Chandon em 1743, em Epernay que faz parte da região de Champagne, mas devido tanto à demanda por espumantes no resto do mundo, quanto a falta áreas de plantio no local em que foi inicialmente produzida, a solução foi encontrar outros terroirs com condições ideais para o desenvolvimento da vitivinicultura.

Bodegas Chandon produziu a primeira garrafa de espumante em 1960 em Mendoza na Argentina. Depois a Moët Chandon criou a Chandon do Brasil no município de Garibaldi no Rio Grande do Sul, a qual produziu seus primeiros espumantes em 1973 e no mesmo ano a Domaine Chandon expandiu as operações para Yountville em Napa Valley, com seu primeiro espumante produzido em 1976.  Em 1985, a última das vinícolas do grupo abriu em Yarra Valley na Austrália.

Domaine Chandon
Eu conhecendo a Domaine Chandon em Napa

Você já ouviu falar no filme Bottle Shock, que conta a história sobre a competição em Paris em os vinhos Cabernet Sauvignon e Chardonnay de Napa Valley batiam os vinhos franceses? Isso aconteceu exatamente no ano de lançamento da Chandon em Napa, época que os olhos do mundo se voltaram para os vinhos da Califórnia.

Visita a Domaine Chandon em Napa Valley

Domaine Chandon em Napa Valley
Domaine Chandon em Napa Valley

Nós visitamos a Domaine Chandon numa tarde linda de sol. Nossa vontade de tomar uma taça de espumante no pátio foi muito maior que nosso interesse de fazer um tour e aprender sobre todas as etapas da produção naquele dia. Prometo voltar para a parte informativa, que eu adoro! 😛

As mesinhas espalhadas pelo gramado e pelo pátio são um convite para sentar do lado de fora e apreciar a paisagem com uma garrafa de Chandon bem gelada!  O terraço e o jardim são cercados por árvores de carvalho e um lago que é pra deixar qualquer um deslumbrado!

Domaine Chandon
Domaine Chandon

Para sentar naquela área, não é necessário fazer reserva. Você pode tanto fazer uma degustação, como tomar uma taça ou pedir uma garrafa de espumante para compartilhar com amigos. E até que os preços são bem razoáveis, já que à partir de $22 você compra uma bela garrafa direto da fonte!

Visita a Chandon com amigos
Visita a Chandon com amigos

Quem não conseguir a vista VIP de frente pro lago, pode curtir o Lounge ou o pátio que permanece aberto das 12 às 17 horas de sexta-feira á domingo. Além dos drinks, você pode escolher uma das opções de aperitivos e os pratos leves para emparelhar com os deliciosos espumantes ou vinhos.

Quem tiver afim de uma visita para aprender sobre todo o processo de produção, os tours acontecem diariamente das 10 às 16:30, com a duração de aproximadamente 30 minutos. A degustação abre das 10 às 18:00. Só é necessário reserva para grupos de 10 ou mais pessoas. O custo varia entre 18 e 25 USD por pessoa. Um dos tour, o tour Sensorial permite que os visitantes possam criar 3 cocktéis com espumantes.

Leia também:

Domaine Chandon
Domaine Chandon – brindando com o maridão

Depois de apreciar um bom espumante você pode comprar um deles ou uma garrafa das edições limitadas que só são encontradas na adega exclusiva da Chandon, além de poder fazer umas comprinhas super bacanas na loja.

Loja Domaine Chandon em Napa
Loja Domaine Chandon em Napa

Em determinadas datas a vinícola tem uma programação especial, uma das atrações, por exemplo, é assistir a fórmula 1, e para animar um dos pilotos é convidado :0

As espumantes da Domaine Chandon

Domaine Chandon_2
Domaine Chandon

A Chandon foi uma das pioneiras na internacionalização de espumantes. O mesmo processo utilizado na produção do Champagne na França, o méthode champenoise é utilizado para a produção dos espumantes desta vinícola. O diferencial desta técnica é uma segunda fermentação alcoólica feita dentro da própria garrafa, o famoso processo desenvolvido pelo monge beneditino Don Pérignon, que leva o nome das bebidas mais requintadas. Eles utilizam barris de carvalho tanto francês quanto americano que depois de usados por mais de 3 vezes são exportados e reutilizados para produzir conhaques.

A Domaine Chandon de Napa conta 400 hectares de vinhas espalhadas por Yountville, Carneros, e pelo Mount Veeder. As três áreas tem uma qualidade de uvas distintas. Yountville é mais quente produz Pinot Noir e Chardonnay. Carneros é conhecida por ser fresca e arejada e o Mount Veeder é super drenado, ótimo para as uvas Chardonnay.

Paredes de garrafas na Domaine Chandon
Paredes de garrafas na Domaine Chandon

Opções de desgustação na Domaine Chandon

Existem 4 opções para a degustações na Domaine Chandon:

  • Classic Tasting –  Permite aos visitantes experimentar quatro vinhos espumantes clássicos, recomendado para quem gosta de vinhos vibrantes e frutados;
  • Varietal Tasting: Degustação de vinhos finos de mesa. Lembrando que a Chandon é reconhecida pelos seus espumantes e não seus vinhos; 😛
  • Cuveé Tasting: Os melhores e mais caros espumantes produzidos pela Chandon de Napa;
  • Prestige Tasting: Diversidade de opções de espumantes, com pelo menos 3 anos de envelhecimento.

Reservas são necessárias somente para grupos de 10 pessoas ou mais.

Chandon
Chandon

Curiosiedade sobre a Domaine Chandon

Hoje os proprietários da Moët & Chandon têm as marcas de bebidas Don Pérignon, Veuve Clicquot Ponsardin, Krug entre outras, eles destacam por produzir um dos mais famosos conhaques do mundo: o Hennessy, que chega a custar mais de $10 mil a garrafa.

As propriedades da Chandon estão reunidas numa holding global francesa de artigos de Luxo, a LVMH- Louis Vuitton Moët Hennessy. Além das vinícolas o grupo controla as grifes de alta costura e artigos de luxo. Louis Vuitton, Loewe, Kenzo, Givenchy, Marc Jacobs, Fendi, Donna Karan, Tag Heuer fazem parte da rede. Além disso, são proprietários de nada menos que a Sephora, da Galeria DFS e das divisões de perfumes destas e da Christian Dior.

Quem tiver interesse em uma experiência ainda mais inesquecível, confira as dicas da Mary, nossa parceira do Hotel Califórnia Blog que ficou hospedada no belíssimo Calistoga Ranch e fez um passeio de balão incrível por Napa saindo da vinícola Chandon. Típica atração para acrescentar no roteiro de lua de mel ou na bucket list 😀

A Chandon fica há 85km de San Francisco na 1 California Drive em Yountville. 

Cheers!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.