HomeTurismoCalifórniaTudo que você precisa saber para uma viagem inesquecível pela Costa da...

Tudo que você precisa saber para uma viagem inesquecível pela Costa da Califórnia

-

A famosa Pacific Coast Highway é considerada uma das 10 rotas mais cênicas de todo os Estados Unidos e com certeza é um assunto obrigatório quando se fala de turismo pela Califórnia.

Se você está se questionando sobre quanto tempo precisa para fazer a viagem, quanto vai gastar e quais são os principais locais para ir, aqui vai a minha versão para quem quer fazer a Costa da Califórnia pela primeira vez, onde menciono os blogs e dicas que foram fundamentais para elaborar meu roteiro com o intuito de te ajudar a criar o seu.

Uma viagem inesquecível pela Costa da Califórnia

A primeira dica é: tenha um GPS, você vai precisar dele. A segunda, anote os endereços quando você tiver fazendo o planejamento da sua viagem, vai facilitar sua vida e poupar um tempão da sua viagem. Vamos incluir todos eles neste post para te ajudar!

Se você tiver fazendo a viagem com calma, inclua Half Moon Bay e Santa Cruz no seu roteiro, as duas cidades são super charmosas, e você vai precisar de pelo menos um dia para conhecê-las, neste caso durma em Monterey que as opções de hospedagem são mais conta.

Se você estiver com seus dias limitados, vá direto para Monterey.

Visitando Monterey

A cidade de Monterey é pequena, e além do aquário você deve conhecer o centrinho da cidade, que tem diversas lojinhas fofas e um cantinho da praia Pacific Grove.

O aquário de Monterey

O Monterey Bay Aquarium é incrível e um dos destinos imperdíveis na viagem. É bem importante chegar cedo para curtir o local porque geralmente tem filas, principalmente se sua viagem for nos fins de semana.

Aquário em Monterey
Aquário em Monterey

No post O Fantástico Aquário de Monterey do blog Ideias na mala, você pode ter uma ideia da beleza que irá encontrar por lá. O aquário funciona das 10 ás 18 horas, custa $39,95 o ingresso por pessoa e você precisa de aproximadamente umas 3 – 4 horas para visitar. Uma alternativa para quem não conseguir passar por ele é ir no aquário em San Francisco, que é bem menor, não tem toda a estrutura de Monterey e nem todas as espécies que você vai encontrar lá, mas é excelente também.

Aproveite para almoçar no Bubba Gump, o famoso restaurante de frutos do mar do Forrest do filme: Forrest Gump. Hoje é uma rede de restaurantes, com 32 ao todo, sendo que em Monterey foi inaugurado o primeiro deles em 1996. Adoro o filme e já vi trezentas vezes. Endereço: 886 Cannery Row, Monterey.

Bubba Gump em Monterey
Bubba Gump em Monterey

17 Miles Drive – O lugar mais chique

Seguindo, a próxima parada obrigatória é a 17 Miles Drive. Endereço: 17 Miles Drive, Pacific Grove, CA.

O GPS diz que você chegou ao destino e nada? Não se preocupe, siga naquela rua que em breve você vai verificar o guichê para fazer o pagamento de $10 para visitar as 17 milhas de tirar o fôlego. Este trecho é pago pois ele pertence ao condomínio fechado de Pebble Beach. São 21 pontos de parada, portanto para se ter uma ideia, parando 10 minutos em cada local, serão praticamente 4 horas para percorrer este trajeto. No Hotel Califórnia Blog têm diversos posts com todas as explicações detalhadas sobre este percurso, mas os essenciais são: 17 Miles Drive em Carmel – Modo de usar 1 e 17 Miles Drive em Carmel – Modo de usar 2.

17 Miles Drive
17 Miles Drive

Ao final da 17 Miles Drive está a Pebble Beach, praia lindíssima com um hotel bacanérrimo que tem uma super vista panorâmica do campo de golfe e do mar. Ali é a principal parada para banheiros e para dar um tour nas diversas lojinhas. O acesso parece meio confuso, mas não deixe de parar porque pra mim é um dos lugares mais bonitos do trajeto.

Hotel Pebble Beach
Hotel Pebble Beach

A cidade mais lindinha da Costa da Califórnia: Carmel

Continuando, basta virar à esquerda para chegar em uma das cidades mais elegantes da Califórnia: Carmel. Estacione no centro da cidade que é livre por até duas horas e explore tudo a pé. A região mais visitada abrange 6 quarteirões no máximo, a rua principal é a Ocean Avenue. Há diversos restaurantes de bom gosto em Carmel, quase todos pequenos e caros. Se você estiver com fome e não quiser gastar muito, vá no Bruno’s Market, eles tem uns sandubas grandes e deliciosos por menos de $10. Tudo é lindo lá, até a comida!

Vitrine com guloseimas em Carmel
Vitrine com guloseimas em Carmel

Pois bem, se você seguiu os passos acima, deve estar exausto, saiba que retornando de Carmel a Monterey, sem pegar a costa, o trecho mais rápido leva em média 15 minutinhos e os hotéis lá são bem mais econômicos. Agora, se você pulou o aquário, estará bem adiantado e o ideal é se hospedar em Big Sur ou San Simeon, para agilizar sua viagem.

O próximo ponto é o Point Lobos State Natural Reserve, que fica 15 minutos de Carmel. Endereço: 62 California 1, Carmel, CA 93923. Infelizmente eu passei batido por este parque todas as vezes que fiz a costa, não porque acho que não vale a pena, muito pelo contrário, sei que ali tem vistas deslumbrantes, que é possível mergulhar, andar de caiaque e stand-up, então precisarei de mais tempo para explorar o parque. Se você puder, confira as dicas do blog Uma Malla pelo Mundo: Parques estaduais americanos: Point Lobos, que com certeza vale a pena fazer um stop. A entrada é $10 por carro e tome cuidado que alguma atividades exigem reserva antecipada, portanto se tiver interesse em visitá-lo, dá uma lida com carinho antes de ir.

O trajeto continua percorrendo as duas pontes que são um dos principais postais da Route 1, não deixe de parar para contemplar a vista e fotografar. Endereço: California 1. Monterey, CA.

Pontes na Costa da California
Pontes na Costa da California

Big Sur – O fillet mignon da Costa da Califórnia

O próximo destino é o Julia Pfeiffer Burns State Park. Endereço. Hwy 1, Big Sur, CA. Este é lugar preferido de grande parte das pessoas que visitam a costa da Califórnia, porque o visual é incrível. Bem do jeitinho que você vê na foto.

A cachoeira mais famosa do litoral da California - McWay Falls
A cachoeira mais famosa do litoral da California – McWay Falls

Mas preste atenção, como o nome é parecido, muita gente confunde com o Pfeiffer Big Sur State, um parque que é bem mais simples, também tem trilhas e uma pequena cachoeira, mas nem chega perto da cachoeira McWay Fall! Eu por exemplo, cheguei lá feliz da vida, aí fiz uma trilha de quase uma hora sonhando com a tal McWay Fall e me decepcionei completamente ao chegar em uma cachoeira do meu tamanho.

Portanto, fica a dica: o parque para parar é o Julia Pfeiffer Burns State Park, o segundo parque a esquerda depois da ponte, para ser mais precisa, fica a 12 milhas do Pfeiffer Big Sur State. Fique atento para não confundir. A entrada do parque é $10 por carro. O pagamento é Self registration e fee payment. Funciona assim: Não existe nenhuma fiscalização, você põe o dinheiro no envelope e coloca o envelope na caixa conforme indicado preenchendo um formulário simples que deve ser colocado no vidro do carro. Saindo do estacionamento é só seguir as placas em direção ao mirante da praia. É uma trilha bem tranquila de uns 5 minutos que leva até a McWay Fall. O cenário é paradisíaco.

O parque fecha meia hora após o por do sol.

Continuando a costa é lindíssima e com certeza você vai parar em alguns pontos para as fotos.

Costa da California
Costa da California

San Simeon e o Hearst Castle

A próxima visita essencial é San Simeon. O principal lugar para visitar lá é o Hearst Castle construído nos anos 20 e doado pela corporação Hearst para o Estado da Califórnia em 1957 depois da morte de seu proprietário. É um grandioso castelo que hoje funciona como parque estadual.

Hearste Castle
Hearste Castle

Conta com 56 quartos, 61 banheiros, 19 salas de estar e um jardim com quadras de tênis e piscina que são famosas mundo afora. O Hearst Castle fica aberto das 8 ás 19 horas. Lá é possível fazer diferentes tours, um para conhecer os quartos, outro as salas e por aí vai. Já ouvi diferentes versões deste castelo, tem gente que ama e tem pessoas que detestam. Então, depois de conhecer as duas opiniões eu resolvi tirar minha própria conclusão  e achei tudo incrível, eu recomendo a visita de olhos fechados.

Resumindo a história: trata-se de um menino rico que teve a oportunidade de conhecer o mundo e decidiu construir o castelo para trazer tudo de melhor que ele viu para que outras pessoas pudessem compartilhar o sonho de conhecer o mundo. Claro, que ele nasceu em berço de ouro e tal, mas a riqueza da história, os detalhes na arquitetura, a grandiosidade de tudo aquilo ali, é deslumbrante.

Você poderá passar o dia todo visitando a propriedade se quiser, mas o tempo mínimo para a visita é 3 horas. Custa $25 um tour e querendo dá para fazer vários deles. Primeiramente eles passam um filme com a história do Sr. Hearst que pode ser visto antes ou depois da visita, mas ver o filme antes do tour, torna ele bem mais especial. Fica a dica!

Morro Bay

Há 40 minutos de San Simeon, você verá de longe o Morro Rock, que parece estar dentro do mar. A pedra é a última de uma linha de nove vulcões extintos a mais de 20 milhões de anos que vem desde San Luis Obispo até a cidade de Morro Bay. A cidade é super pequena tem uma orla cheia de lojinhas e restaurantes. Eu incluiria pelo menos um almoço por ali.

Morro Bay
Morro Bay

San Luiz Obispo

Continuando está San Luiz Obispo, uma cidade pequena e universitária que abriga a California Polythechnic State University. San Luis Obispo tem cerca de 90 vinícolas, no entanto, do ponto de vista da vinicultura, Paso Robles é a cidade mais importante entre os 15 municípios do condado de San Luis Obispo. Como a região é quente durante o dia e fria à noite favorece o crescimento de uvas como cabernet sauvignon, zinfandel, syrah, grenache e viognier. O ponto de visitação em San Luiz Obispo é uma das missões espanholas que estão espalhadas pela Califórnia, onde está o monastério construído pelos espanhóis em 1772, o qual deu origem ao nome da cidade.

Ao todo são 21 missões espalhadas pelo estado. Em Pismo Beach visite o Margo Dodd Park, um pequeno parque com um lindo Gazebo, localizado em um bairro residencial bem charmoso. Ali pertinho e bem turístico está o pier de Pismo Beach que foi construído com pontos em forma de losango e é o principal ponto turístico da cidade. Endereço: Ocean Blvd, Pismo Beach.

Solvang – A Dinamarca na Califórnia

Depois de ver praia por um bom período. Mude totalmente de cenário entrando em Solvang, uma cidade de colonização dinamarquesa que é incrível. Embora ela saia um pouquinho da rota, eu sinceramente iria priorizar Solvang no roteiro porque a cidade é super simpática e fácil de conhecer. É um cenário totalmente diferente de tudo que você já viu ou vai ver na Califórnia. Lembra bastante as cidades do interior de Santa Catarina 😀 Endereço: Mission Dr, Solvang. 

Centrinho de Solvang
Centrinho de Solvang

Los Olivos e Buellton são cidades bem pequenas que ficam há 10 minutos de Solvang, as quais fizeram parte do filme Sideways. Aproveite para jantar por ali, a comida é incrível e tem muitas opções de vinhos bons. Os restaurantes mais famosos são: Los Olivos Wine Merchant e Café. Endereço: 879 Grand Avenue, Los Olivos e The Buellton Hitching Post II. Endereço: 406 E Hwy 246, Buellton, CA 93427. Para ajudar na decisão leia os posts do Cafe Viagem e do Falando de Viagem que contam em detalhes sobre os locais, e se liga porque os restaurantes abrem e fecham cedo, funcionam entre 5 e 9 horas.

Ah, Santa Barbara

Santa Barbara é um balneário muito lindo. Foi ali que muitos artistas escolheram para viver ou ter casa para passar o fim de semana. Também é uma cidade universitária que tem um dos campus da prestigiada Universidade da Califórnia, conhecido por seus cursos relacionados a arte e cinema. Foi nesta região que esteve o maior estúdio do cinema mudo, inclusive Charles Chaplin construiu um hotel, o Montecito Inn que ainda funciona nas redondezas.

Pelo menos meio dia é essencial para conhecer este cantinho que também é um dos favoritos pela maioria dos visitantes e na minha opinião não pode faltar em qualquer roteiro.

Caminhe pela State Street que tem muitas lojinhas, galerias e restaurantes. Passe pelo centrinho antigo – El Paseo, que é muito legal, cheio de plantas e chafarizes e siga até o o El presidio State Historic Park, fundado em 1782 o lugar servia de base militar para os Espanhóis na costa da Califórnia. Para quem gosta de história é um prato cheio. Um dos prédios dessa base militar é o mais antigo da cidade e o segundo mais antigo de toda a Califórnia.  Um pouquinho mais a frente está a Courthouse tem um jardim lindo bonito. é possível subir na torre, a vista para a cidade é maravilhosa, mas prepare-se para encarrar as escadas.

Retorne pelo outro lado da State Street e entre no Paseo Nuevo, outro lugar super arrumadinho, cheio de flores, jardins e mais lojas bacanas. Visite também o Stearns Wharf, o pier que sempre está cheio de carros de luxuosos.

Santa Barbara
Santa Barbara

Ali pertinho está a cidade de Montecito, onde tem as colinas habitadas pelos ricos e mansões com vista para o Pacífico.

Malibu como nos filmes

Malibu, apesar de famosa e super popular não é muito acessível. Por ser a praia dos artistas, está cercada de portões, muros altos ou condomínios fechados que atrapalham a tentativa de chegar perto das “estrelas de hollywood“. A Cross Creek Rd é  o centrinho da cidade. Um endereço para colocar no GPS é: 3939 Cross Creek Road, Malibu. No site do Airbnb tem umas dicas bem legais se tiver interesse em explorar melhor. Eu só passei por ali.

Santa Mônica e Venice – o lugar mais alto astral da Costa

O pier em Santa Mônica é próximo destino obrigatório. Parque de diversões, música ao vivo, a plaquinha marcando o fim da rota 66, vários motivos para fotografar e se divertir. A Third Street Promenade é a rua mais famosa da cidade. Para aproveitar o passeio, recomendo que alugue uma bike para ir até a Venice Beach, é uns 15 minutinhos de pedalada numa calçada plana. Super gostoso. Se tiver com o namorado ou marido, aluga uma bike de dois lugares, aí enquanto ele pedala, você fotografa, foi o que eu fiz 😀

Pier de Santa Monica
Pier de Santa Monica

Venice tem as pessoas mais malucas da Califórnia. Sim, nem todos estão em San Francisco! A cidadezinha é super descolada, cheia de lojas, pista de skate, cartomantes, músicos, estúdios de tatuagens, e outras cositas más, tudo junto e misturado. Os doutores ali tem o remédio para tratar o estresse de qualquer um, ou qualquer outra doença que você tenha, se é que você me entende!  A Muscle Beach Gym a famosa academia dos filmes, está no lugar mais badalado. Atlatas com padrão de Hollywood! É muito descontraído e vale muito a pena conhecer. Não recomendo se você estiver com o pai conservador. Eu não levei o meu, porque acho que ele não iria achar legal que eu acho o lugar super legal. 😛

Venice Beach
Venice Beach

Lembre-se de pegar um cadeado, caso você alugue uma bike.  Aí você sair tranquilo para andar a pé ao redor de Venice.

Los Angeles, como nos filmes

Se você gosta do clima Hollywoodiano, artistas e glamour, pode ser que este seja seu destino preferido, mas se você não curte e vai com muita expectativa, poderá se decepcionar com a cidade. E vou dizer que este foi o meu caso. Veja os principais locais para conhecer por lá:

Rodeo Dr – caminhe pelas lojas mais glamurosas da cidade. O estacionamento é bem concorrido na rua com os parquímetros. Leve moedas de 0,25, e os privados são bem caros, em média $2 cada 15 minutos, pelo menos caro pra mim 😛 Endereço: Rodeo Dr, Beverly Hills, CA. Se você seguir na Rodeo Dr vai encontrar a famosa placa de Beverly Hills. Dá para ir a pé.

Hollywood Boulevard – Endereço: 6925 Holywood Blvd, Hollywood. Neste local têm diversas opções de estacionamento, os públicos custam em média $2 a hora ou 6 a diária, os pega trouxas $25! É a região mais badalada da cidade e está sempre lotado de turistas. É legal de visitar a noite porque a rua fica toda iluminada. O Chinese Theater é um dos lugares mais populares visitado devido a impressionante coleção de marcas de mãos e pés das estrelas mais conhecidas de Hollywood. Ao lado do teatro estão os principais pontos turísticos de Los Angeles: o Dolby Theatre – antigo Kodak Theather, onde é realizado o Oscar e Circle Du Soleil, Hard Rock, Calçada da fama, Museu de cera Madame Tusseau, entre outras atrações super populares.

Avenida principal em Los Angeles
Avenida principal em Los Angeles

Getty Villa. Endereço: 1200 Getty Center Dr, Los Angeles, CA 90049. Focado em obras gregas e romanas, o museu é lindíssimo. A entrada é gratuita, e você só pagará pelo estacionamento – $15. Porém, note que é necessário fazer reserva para antecipada para realizar a visita.

O Farmers Market de LA,  é um dos mais visitados, pois é nele que os produtos típicos se cruzam com lojas tipo Zara. Endereço: 6333 W 3rd St, Los Angeles, CA 90036.

O passeio obrigatório para o fim de tarde é Griffith Observatory. Endereço: 2800 East Observatory Road Los Angeles. A entrada é free e o estacionamento também, embora seja limitado. O museu fica aberto do meio dia ás 10 da noite e fecha somente nas segundas. A vista é muito bacana! A primeira parte para se visitar é o letreiro de Hollywood, o grande motivo pelo qual maioria dos visitantes sobem até lá.  A atração é poder utilizar os telescópios. Este é um dos principais observatórios públicos do mundo e em noites de céu aberto ele chega a atender mais de 600 visitantes que tem oportunidade de observar um pouquinho do universo.

Quem puder estender a estada em LA, aproveite para visitar a Disney e a Universal Studios. Reserve um dia inteiro e pelo menos $120 para cada um destes passeios.

San Diego para fechar com chave de ouro

Estendendo mais duas horinhas até o fim da costa, você chegará em San Diego. Se vale a pena esticar até lá: com certeza. A cidade é lindíssima, mas um dia é pouco para ver tudo por lá, ainda mais se você tiver a intenção de passar pelas praias. O que conhecer em San Diego:

San Diego
San Diego

Old Town, um pequeno bairro super típico da cidade, cheio de restaurantes e lojas de souvenirs que remete ao velho oeste, onde os mexicanos predominam. Endereço: 4105 Taylor Street, San Diego.

Gaslamp Quarter – a  parte mais central de San Diego, cheio de bares, pubs, e lojas. Tem a a marina que é muito linda e você pode passar pelo USS Midway Museum, o maior porta-avião-museu do mundo. Endereço: 643, 5th Avenue, San Diego, CA. O museu é maravilhoso, no entanto, é preciso pelo menos umas 2 ou 3 horas para visitá-lo. No blog do Mau Oscar, o post O maior porta aviões do mundo conta em detalhes sobre este museu. Custa $20 por pessoa e está aberto das 10 às 5.

Outra atração imperdível em San Diego é o Balboa Park. Endereço: 1549, El Prado, San Diego. É preciso de vários dias pra conhecer ele todo, porque têm diversas atrações, como uma vila espanhola, jardins enormes, teatros, galerias de arte, um zoológico e 15 museus. O principal dos museus é o San Diego Air & Space Museum, que é dedicado à história da aviação americana com vários exemplares de aviões, balões de ar quente e até naves espaciais. Reserve umas 3 horas para visitá-lo.

Custa $18 por pessoa e é aberto ao público das 10 às 4:30.

Para quem tiver tempo de sobra em San Diego, aproveite para conhecer o zoológico e o SeaWorld.

Quem puder visitar uma das praias, a principal delas é La Jolla. A rua principal é a Prospect Street que é bem arborizada com palmeiras estilo Beverly Hills e um comércio bastante variado e interessante, cheio de lojas de grife e galerias de arte. Na orla da praia está a La Jolla Cove onde os leões marinhos se aglomeram fazendo pose para as fotos. Neste local tem um dos mais famosos por do sol da região, com tons de rosa, laranja azul, roxo e lilás, entre os rochedos e o Pacífico, lindo!

Quanto tempo leva para fazer a viagem pela Costa da Califórnia?

A resposta para este pergunta é meio óbvia: DEPENDE, depende de quanto tempo você tem disponível, de quais os locais gostaria de conhecer durante sua viagem. Eu fiz a costa pela primeira vez em uma viagem de férias durante 10 dias, saindo de San Francisco, até San Diego. Fiquei 3 dias em Los Angeles e pra mim foi muito tempo, com todos estes dias e conhecendo todos os lugares hoje eu trocaria a região de LA, por Half Moon Bay e Santa Cruz, mas esta é a minha opinião. Eu sou da praia! Mas eu já fiz o roteiro com a família de sexta a domingo – neste caso pulamos o aquário, o castelo, San Luiz Obispo, Solvang, Malibu, Venice e San Diego. Mas eu diria que se você quer ver um pouquinho de tudo, o ideal é entre 5 e 7 dias, lembrando que se você vai retornar de carro ao ponto inicial da viagem, é praticamente meio dia de estrada! Para completar o trecho de Los Angeles a San Francisco leva aproximadamente 6 horas, contando uma horinha para o almoço e outra para o café, lá se vão 8 horinhas fácil, se você esticar a San Diego, some mais 2 horas. Para fazer o roteiro completo San Francisco a San Diego são aproximadamente 560 milhas, quase 900 km.

Quanto dinheiro vou gastar para fazer a viagem pela Costa da Califórnia?

Quanto ao gasto com a viagem, também é muito relativo, pois uma refeição em bom restaurante pode custar em média $40 com gorjetas, já um lanche $8. Um hotel em Carmel $200, em Monterey que é ao lado, $80, varia muito, ainda mais se você gosta de beber. Portanto, uma viagem com amigos terá um valor totalmente diferente de uma honeymoon. Mas se você quer fazer uma viagem confortável e economizando, considere uma média de $100 com hospedagem/ $30 com gasolina/ $20 para a entrada em parques e estacionamento e uns $30 por pessoa com refeições. Se você for com um grupo de amigos, lembre-se que aqui é comum ficar até 4 pessoas em um quarto, a diferença de um quarto de 2 para 4 pessoas é mínima. Portanto, se você não tiver viajando com amigos ursos, compartilhar o quarto é uma excelente alternativa para economizar.

Já fez a Costa da Califórnia? Qual é o lugar da que você mais gostou? Compartilhe suas dicas!

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

8 COMENTÁRIOS

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.