HomeMorar foraDicas do Vale do SilícioComo funcionam os carros compartilhados

Como funcionam os carros compartilhados

-

San Francisco está revolucionando a forma como as pessoas se locomovem. Os inconvenientes e os custos de ter um carro próprio acabam superando as vantagens de ter um veículo à disposição a qualquer momento. A melhor alternativa para muitas pessoas é ter o veículo somente quando necessário. Conheça os serviços de carros compartilhados.

Quais são e como funcionam os serviços de carros compartilhados

Aluguel do carro por hora

Se você precisa estar com o carro, mas não precisa dele o dia todo, podem alugar o veículo por hora.

Zipcar

Pense que você gostaria de ter um veículo para ir para o trabalho, mas não quer pagar uma fortuna no estacionamento. Ou que você só precisa do carro para fazer umas comprinhas no mercado uma vez por semana. Pensando nestas pessoas que querem comodidade, mas ao mesmo tempo preferem não se incomodar em ser os proprietários, existem serviços como o Zipcar. Neste caso, você paga uma mensalidade de $7 para poder usar o carro quando bem entender e paga o aluguel por hora somente quando utilizar o carro de fato. A hora custa em média $8, mas pode variar de acordo com o modelo do veículo. Seguro, combustível e estacionamento estão inclusos. Se for necessário abastecer no caminho, tem um cartão de crédito no interior do carro, você usa e deixa o recibo.

Para utilizar o Zipcar, você faz um cadastro onde vão verificar seu histórico como motorista, uma vez que é aprovado, você recebe um cartão, aí basta checar os estacionamentos mais próximos da sua casa que possuem o serviço. O aplicativo é auto-explicativo, super simples de usar. Você deve mencionar a hora em que vai iniciar e finalizar o uso, onde você vai retirar o carro e o tipo de carro desejado. Basta encostar o cartão onde tem o símbolo do Zipcar para destravar o carro. A chave estará na ignição, é só entrar e dirigir. Depois é só retornar ao estacionamento e travar novamente com o cartão. A maioria dos estacionamentos em San Francisco e tem vagas exclusivas para este tipo de serviço.

Desvantagens: você precisa retornar o carro no mesmo local onde foi retirado. Se atrasar tem multa que pode variar de $50 à $150. Cada aluguel permite que você dirija por até 180 milhas e se exceder é $0,45 a milha extra. Diárias são bem mais caras que o aluguel comum, em torno de $70/dia. Para se inscrever pela primeira vez tem uma taxa de $25.

Entenda melhor, assistindo o vídeo que segue:

O Zipcar foi lançado em 2000 e a empresa foi comprada e agora faz parte da Avis Budget Group. A empresa domina o mercado americano, está disponível em 44 estados e em mais de 300 faculdades e universidades dos Estados Unidos.

Leia também: Uber vs Lyft em San Francisco

Enterprise car share

A Enterprise também oferece aluguel por hora. Por ser uma locadora a frota e a variedades de carros são bem maiores. Não tem nenhum custo para fazer o cadastro ou mensalidade e o valor por hora é mais atraente. Os preços iniciam em $4, no entanto, eles variam conforme o horário e podem ser bem mais caros nos horários de pico. Você pode pegar os carros no aeroporto e a categoria é parecida com o aluguel tradicional, contanto com carros econômicos, standart, luxury, vans, entre outros. Confira o serviço da Enterprise em San Francisco.

Car2Go

A Car2Go é da Alemanha, a presença da empresa é bem menor nos Estados Unidos, atende pouquíssimas cidades, o serviço é semelhante ao da Enterprise e Zipcar, com o diferencial que os carros podem ser locados por minuto, não precisam ser entregues no local onde foram retirados e podem ser estacionados em qualquer lugar. A frota ainda é pequena e os carros são todos do modelo Smart e custam $0,41 o minuto $14,99 a hora e $84 a diária.

City CarShare/ Carma Zoom

CarmaZoom é o primeiro serviço para compartilhar o carro exclusivamente com pessoas que podem compartilhar o mesmo trajeto. Eles disponibilizam os carros em locais fixos e os usuários pode reservar um assento como passageiros ou motorista. Combustível, estacionamento, seguro, é tudo por conta da empresa. O intuito é que as pessoas economizem tempo utilizando as vias de carpool. Os preços variam conforme o trajeto e você recebe o valor ao fazer a reserva.

Alugue seu próprio carro ou alugue o carro de alguém

Getaround

A ideia do Getaround é que ao invés de deixar seu carro na garagem ou estacionamento, você possa alugá-lo enquanto não estiver utilizando. Quem paga uma taxa para se cadastrar e uma mensalidade pelo serviço são os proprietários dos carros, e eles mesmos mencionam o preço da hora pelo carro. A média por hora é de $5, quem loca o carro é responsáveis pelos custos com combustível e por uma taxa de 3% por reserva. Se não devolver no horário conforme acordado, a taxa é de $50 a hora

O Getaround só está disponível em San Francisco, Berkeley, Oakland, Portland, Chicago e Washington DC. Entenda melhor.

Turo

A proposta da Turo é parecida com a Getaround, mas para quem precisa de um carro por um período maior para fazer uma viagem, por exemplo. O aluguel é por dia ou semana somente. As diárias tem um custo inferior a das locadoras e o carro é alugado diretamente pelo proprietário, pode ser retirado na casa da pessoa ou no aeroporto.

Digamos que você vá viajar e precise deixar seu carro estacionado por 10 dias. Ao invés de pagar pelo estacionamento do aeroporto, você pode locar o carro, outra pessoa utiliza, paga aluguel e quando você chegar o carro estará no mesmo estacionamento, disponível pro seu uso.  A ideia é também conectar as pessoas. Confira a proposta da Turo que já está funcionando em mais de 2500 cidades nos Estados Unidos.

Este artigo traz um excelente resumo dos prós e contras do compartilhamento de carros comparando diferentes empresas

Você alugaria seu próprio carro? Já utilizou estes serviços? Compartilhe sua experiência!

 

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

2 COMENTÁRIOS

Fechado para comentários.

Leia Também

Cervejarias em Bruges

Um guia das 10 melhores cervejarias em Bruges na Bélgica

0
Descubra as 10 melhores cervejarias em Bruges, na Bélgica, com nosso guia completo! Explore locais icônicos para uma experiência cervejeira.
Casal em frente ao Átomo em Bruxelas

Uma visita ao Átomo, um ícone de Bruxelas, na Bélgica

0
Uma visita ao Átomo em Bruxelas, um dos principais cartões postais da Bélgica. Explore este ícone da arquitetura, engenharia e arte.
Mulher olhando na janela do aeroporto

Como ir de Navegantes para Balneário Camboriú [Atualizado]

0
Quem me acompanha com frequência por aqui sabe que eu chamo Balneário Camboriú de casa e por isso o aeroporto de Navegantes é o...