Uber vs Lyft em San Francisco

-

Quem já visitou San Francisco sabe que os estacionamentos são super caros, as vagas são limitadas, existe restrição de horários e diversas regras para estacionar nas ruas. Além disso, o trânsito é caótico e se você não está acostumado a dirigir em grandes cidades suas chances de se envolver em um acidente e levar uma multa são grandes. Mas então, como se locomover quando o transporte público não é a melhor opção?

Alternativas para o serviço de táxi: Uber vs Lyft em San Francisco

Empresas como Uber e Lyft conectam motoristas a pessoas que precisam se deslocar, possibilitando uma viagem mais segura, confiável e econômica. O serviço é semelhante ao táxi, a vantagem é que geralmente é 30% mais em conta, você pode solicitar facilmente através de um aplicativo e o valor da corrida é diretamente descontado diretamente do seu cartão de crédito. Não há a necessidade de ter dinheiro em mãos e nem de dar gorjeta.

Uber em San Francisco
Serviço de carros compartilhados – Uber em San Francisco

Como usar o Uber?

Para utilizar o serviço da Uber, o primeiro passo é realizar seu cadastro no site ou no aplicativo, informando seu nome, e-mail, telefone e um cartão de crédito ou débito. Você pode optar pelo UberX, que é um carro normal e portanto a opção mais em conta, pelo Uber XL, que é ideal para grupos de 5 ou mais pessoas, pois os carros são do tipo SUV, e também tem o Uber Black – opção de carros mais luxuosos, que são mais caros. Ainda existe a opção premium para quem utiliza Uber todos os dias e o UberPOOL, que permite que o usuário compartilhe a corrida com pessoas que estão indo para o mesmo destino, dividindo também o preço final.

Você pode fazer uma cotação, indicar o lugar onde você quer que o motorista te busque, seu destino e verificar o tempo de espera. Uma vez que o serviço é solicitado, dá para visualizar a foto com o rosto do motorista, o modelo do carro que ele está dirigindo, a cor do veículo, a placa e inclusive dá para acompanhar o carro se movimentando na sua direção.

Ao chegar no local desejado, você recebe a notificação com o custo final, visto que a corrida pode variar de acordo com o trânsito ou condições do tempo, o valor é automaticamente descontado do cartão registrado no seu cadastro e último passo é avaliar o motorista, que pode receber uma estrela ou 5 dependendo da qualidade do serviço.

Como funciona a Lyft?

A Lyft é o principal concorrente da Uber, a empresa famosa pelos carros com bigode cor de rosa. A empresa começou com a ideia que se você estava indo para uma determinada direção, porque não oferecer carona para alguém que vai para o mesmo destino. O passageiro dava uma ajuda de custo, não tinha um valor fixo, dava o que bem entendesse. A ideia principal era que o motorista e o passageiro poderiam trocar ideias e fazer amizade enquanto compartilhavam o carro. Mas hoje os serviços de ambas as empresas são iguais. Veja o vídeo para entender melhor.

Quem são os motoristas?

Ambas as empresas não possuem uma frota de carros, são os interessados em dirigir seus próprios veículos que se cadastram para trabalhar. Para ser um motorista você precisa: Ter pelo menos 21 anos de idade, ter carteira de motorista válida por pelo menos um ano antes da aplicação, os veículos devem de 2005 ou mais recentes, ter os documentos em dia, e precisa passar por verificações de antecedentes como motorista além das verificações de antecedentes criminais.

A maioria dos motoristas utilizam estas companhias pra fazer uma renda extra, não trabalham exclusivamente nelas e algumas vezes trabalham para ambas. A classificação dos usuários é o principal requisito para que estes motoristas permaneçam prestando o serviço. Aqueles que não forem bem avaliados são descredenciados da plataforma e não podem retornar.

Para ficar bem no ranking, os motoristas são super simpáticos, os carros são bem limpos e muitos tem um agradinho, como garrafinhas d’água, balas, chocolates à disposição dos passageiros.

Para continuar na plataforma, as pessoas que dirigem precisam fazer ao menos uma corrida mensal. Para cada corrida em torno de 20% fica para a companhia. Estima-se que os motoristas fazem em torno de $40 por hora.

Uber vs Lyft – Qual é a melhor?

Neste artigo, o autor faz as contas, que o preço para ter seu carro próprio, contando o valor da prestação do carro, seguro, gasolina e estacionamento, ficam em torno de $640 mensais, enquanto utilizar 50 x o serviços dos carros compartilhados como Uber e Lyft para ir ao trabalho, mercado e compromissos esporádicos custaria em média $527, uma economia de mais de $100 sem se preocupar com nada.

O valor médio por milha do Uber é $3,20, e o tempo de espera pelo carro é de 4 minutos e 20 segundos. Já na Lyft, o valor é $4,20 por milha e o tempo de espera é de 4 minutos 10 segundos.

A Uber foi criada em 2009 e seu valor de mercado é o dobro da concorrente que iniciou em 2012. No entanto, os motoristas que trabalham para ambas as companhias afirmam estar mais satisfeitos com a Lyft pois a remuneração é melhor. Quem quiser entender melhor, os artigos abaixo fazem uma excelente comparação entre as empresas.

Dica:

É interessante lembrar que para atrair cada vez mais usuários as empresas oferecem um bônus para você se cadastrar, uma corrida free, desconto para viagens acima de um determinado valor, bônus se você indicar outras pessoas. Enfim, vale tentar um cupom e checar as promoções antes de realizar seu cadastro e até mesmo se registrar nas duas para rodar um montão de graça e tirar sua conclusão de quem oferece o melhor serviço 😀

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

7 COMENTÁRIOS

Fechado para comentários.

Leia Também

A lagoa luminosa na Jamaica

A experiência de nadar em uma lagoa luminosa da Jamaica

0
Saiba como fazer o passeio do seu hotel até a Marina Glistening Waters, para ter a experiência de nadar em uma lagoa luminosa da Jamaica.
Ilha dos Flamingos em Aruba

Tudo que você precisa saber para visitar a ilha dos flamingos...

0
Planejando uma viagem para Aruba? Neste post vou te contar tudo o que você precisa saber para visitar a famosa ilha dos Flamingos em Aruba.
Skydiving em Dubai - em cima da ilha The Palm

Skydive em Dubai, a experiência de saltar em cima do cartão...

0
Eu pulei de um avião e tenho a foto mais linda da vida! Saiba como é a experiência de fazer Skydive em Dubai.