Muitas pessoas costumam escrever um currículo impecável mas ficam frustadas por nem sequer serem chamadas para entrevistas. Se você é tão bom, porque eles não te encontram, não é mesmo? Neste post vou te explicar algumas técnicas básicas que aprendi durante uns programas de coaching no Vale do Silício sobre como personalizar o seu currículo para que ele possa passar na seleção automática dos softwares que fazem o rastreamento de candidatos até cair na mão certa! Se você não tiver um bom networking para te indicar para a vaga ideal, tenho certeza que este artigo pode te ajudar! Vamos lá?

Mulher no computador em uma visita no Adobe no Vale do Silício
Foto ilustrativa de uma visita ao Adobe no Vale no Silício

Como adaptar o currículo para ser chamado para entrevistas

Vejo muitas vezes no LinkedIn, profissionais reclamando que estão a meses procurando por oportunidades e nada. O que acontece é que muita gente faz um resume genérico e sai literalmente atirando para todos os lados. Do outro lado, os recrutadores, não estão buscando mais um…eles precisam encontrar o candidato ideal para ocupar determinada vaga. Então, o primeiro passo é não apenas ter um currículo bem escrito, mas adaptar o CV para cada posição que você se candidatar. Sim, dá um trabalho danado, mas funciona!

Antes de começar a aplicar para qualquer vaga, é importante que você tenha um bom currículo. Um bom currículo pode ter diferentes modelos e precisa ser sucinto. Se você estiver aplicando para uma vaga nos Estados Unidos, esqueça fazer uma tradução básica, não funciona. Eu recomendo encontrar um bom profissional que possa te ajudar a revisar suas experiências e te ajudar a deixar seu resumé nos padrões americanos. Sem foto, frases que são encheção de linguiça, mas com muita foco nos teus resultados das posições anteriores, além de atenção extra para formatação e gramática. Este currículo servirá como base para contar sua trajetória profissional e experiências mais relevantes, mas este CV deve servir como base, é com ele em mãos que seu trabalho começa.

O que é e como funciona os softwares de rastreamento de currículos

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em SEO – Search Engine Optimization, certo? O SEO é quando alguém escreve um bom artigo usando key-words, que são palavras chaves que ajudam o leitor a encontrar o que está procurando ao fazer uma uma busca rápida no Google, por exemplo. Faz um teste, se você buscar por determinado assunto, é provável que você clique e leia os 3-5 primeiros textos que aparecem nos resultados.

A lógica usada por recrutadores é semelhante, as empresas usam um software de rastreamento de candidatos, que em inglês é chamado de Applicant Tracking Software – ATS. O que esta ferramenta faz, é selecionar os melhores candidatos que aparecem de acordo com a busca das palavras-chaves do anúncio da vaga. Ou seja, se você não dedicar um tempinho para ajudar o sistema, é provável que não dê match, entende? Resumindo, para poupar tempo e agilizar o processo, muitas empresas confiam nestas tecnologias que comparam o currículo de um candidato com os anúncios de emprego. E quanto melhor for seu dever de casa em personalizar o currículo, melhores as chances de você ter resultados positivos nas buscas.

Quais as principais áreas devem ser adaptadas em um currículo

Ao personalizar seu currículo, ou tailoring your resume (como dizem nos EUA), você precisa se concentrar em três áreas principais:

  1. Título da vaga
  2. Resumo profissional e habilidades
  3. Atividades exigidas para a posição

Título: A ideia aqui é se mostrar o candidato ideal, você pode usar o título como se fosse um resumo seu profissional, ou usar o título conforme a vaga que você está buscando. O ideal é que o título do anúncio de emprego seja igual ou bastante similar ao que está descrito já no topo do seu currículo.

Resumo profissional: O resumo é aquele parágrafo no topo que demonstra que você é o candidato perfeito para o potencial empregador. Quando dizem na vaga buscamos um profissional que ….seja esta pessoa! Mostre o máximo possível que você tem de experiência e habilidades desejadas. O mesmo vale para as suas habilidades ou skills, pegue os 5 skills que forem mais relevantes e deixe evidente no seu CV.

Atividades exigidas: Quando for descrever o que você fez no último emprego, faça o mesmo, troque os principais verbos, a ordem e principalmente as atividade que são condizentes com a sua experiência. Sabe quando parece que escreveram a vaga perfeita pra você? É isso, o anúncio de emprego precisa parecer ser feito para encontrar seu currículo.

Exemplo de como personalizar seu currículo para um ATS

Vamos supor que o enunciado da vaga seja:

Job Title: Director of Manufacturing Operations

Our company is a leader in the semiconductor industry. This position directs all manufacturing functions for an assigned group of products in order to optimize cost, quality and delivery objectives. Seeking a candidate with a strong bottom-line focus.

Neste caso, o candidato poderia adaptar da seguinte maneira:

Director of Manufacturing Operations

Manufacturing operations leader with over 10 years of experience in the semiconductor industry, providing strong strategic business sense and bottom-line focus. Develops and manages global manufacturing strategies to achieve customer, quality, profitability and delivery objectives, focusing on quality systems and continuous improvement.

Core competences: Manufacturing operations, strategic planning, product engineering, supplier management, semiconductor industry, cost reduction. (Foque nas 5 principais e se possível deixe as mais estratégias primeiro).

A segunda etapa são as responsabilidades e requisitos da vaga, vamos supor que o anúncio mencione o seguinte:

Responsibilities:

  • Plan and direct manufacturing resources to ensure that profit and strategic plans are met or exceeded
  • Ensure quality systems are followed and continuous improvement
  • Manage suppliers in high-volume manufacturing environment
  • The position requires the management skills and leadership to manage a cross-functional team

Requirements

  • 10+ years of experience in manufacturing operations, including 5+ years in a leadership role
  • Previous experience and knowledge in product engineering, test engineering, package & Assembly engineering, failure analysis & reliability engineering, and logistics 
  • International operations and supplier experience within Asia

O candidato poderia adaptar da seguinte maneira:

  • Experienced leading operations with customers in North America, Europe, and Asia. strong partnerships with offshore suppliers in Japan, Korea, Taiwan, Singapore, Indonesia, and the Philippines.
  • Knowledgeable in all aspects of manufacturing operations, including product engineering, test engineering, package and assembly engineering, failure analysis and reliability engineering, logistics, and document control.
  • Hires, manages and motivates cross-functional teams and manufacturing resources to execute strategic plans.

Perceba que as principais responsabilidades, requisitos da vaga, habilidades, agora são facilmente captados pelo sistema, aumentando suas chances de ser encontrado pelo recrutador. Note que você precisa dar ênfase aos últimos 5 anos de trabalho e termos como ética, pró-atividade podem ser dispensados de um CV, já que empresa nenhuma vai contratar alguém que não tenha estas caracteristicas.

Checklist para personalizar seu currículo para ser encontrado pelos recrutadores

Resumindo, estas são as características para adaptar no seu CV:

  • Reveja o anúncio da vaga e indústria.
  • Entenda o que que eles estão realmente procurando em um candidato
  • Destaque as palavras-chave e frases mais importantes que você tem uma experiência similar (caso você não tenha os requisitos, pode ser que não valha a pena aplicar)
  • Adapte o título para corresponder ao anúncio da vaga
  • Adapte o resumo profissional destacando que você possui as características principais da vaga de forma bem resumida. 1 parágrafo com no máximo 3-4 linhas.
  • Adapte o conjunto de habilidades ou skills adicionando assimilando palavras do indústria e do anúncio de emprego
  • Revise a gramática, formatação e se necessário use uma ferramenta de gerador de nuvem ou word cloud generator para checar se as palavras-chave do currículo correspondem à da descrição da vaga desejada.

Ao invés de aplicar para 10 vagas em um único dia, tente focar nas empresas e salvar as vagas que você mais almeja. Depois de adaptar seu CV e aplicar para as posições que tem mais afinidade com o seu perfil, o retorno é muito mais gratificante. Por mais que você receba um não como resposta, cada aplicação é um novo aprendizado, onde o processo vai se tornando mais prático e menos exaustivo.

Se este post te ajudar, comenta aí pra gente saber! Sucesso nas buscas!

Artigo anteriorMeu filho vai fazer intercâmbio em San Francisco, e agora? Dúvidas de uma mãe.
Próximo artigoO que é preciso considerar ao fazer uma realocação
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.