Está cansado de morar e trabalhar na mesma cidade por anos? Está considerando mudar de cidade e tem dúvidas se esta é uma decisão inteligente? Neste post divido com vocês o que os especialistas recomendam considerar ao fazer uma relocação de trabalho, seja por sua conta ou devido a uma nova oportunidade de emprego.

caminhao na estrada fazendo mudança
Foto ilustrativa de um caminhão fazendo mudança na Califórnia

O que é necessário considerar antes de mudar de cidade

O primeiro passo ao optar por mudar de cidade é definir as prioridades. O que você busca em uma nova cidade? Aliás, prefere um apartamento pequeno no centro, ou uma casa grande no subúrbio? Vai pegar trânsito todos os dias ou usar o transporte público? Depende dos aeroportos?

O que é importante para o bem estar da sua família? Parques, escolas? Mercado próximos? Bons restaurantes? Área de recreação? Segurança? Estar próximo dos familiares? Ter um bom sistema de saúde? Perto da praia? Decidido quais são suas prioridades, é hora de iniciar as pesquisas! Aqui estão alguns sites que podem te ajudar:

Como consultar cidades com boas escolas

Para olhar a avaliação das escolas, consulte o greatschools.org. Para quem não é familiar com os EUA, muitas escolas exigem que a família more nas redondezas para que o filho possa frequentar determinadas instituições. Então quanto melhor as escolas, mais caro pode ficar o preço das casas naquela vizinhança ou cidade. Se você tem filhos, avaliar as escolas próximas de onde vai morar é bem importante.

Como checar se a vizinhança é boa onde você pretende morar

Ninguém quer morar em um bairro que não seja seguro, não é mesmo? O bestplaces.com pode te ajudar nesta pesquisa trazendo uma visão geral da média de salário, idade, valor dos imóveis e até índice de empregabilidade de acordo com o CEP/ zipcode.

Como saber se a cidade tem um clima agradável

Ter a luz do sol todos os dias pode elevar o humor de qualquer pessoa. O site bestweather.com pode te dar dicas das cidades que tem o maior número de dias prazerosos durante o ano. Quem mora na Baía de San Francisco sabe a diferença do clima logo ao cruzar a ponte saindo da cidade. É bom considerar a quantidade de chuva, dias frios, neve, seca se você sabe que não gosta de conviver com este tipo de clima. Isso sem contar nas alergias que podem impactar sua qualidade de vida. Outro ponto importante é a probabilidade de furacão, terremotos e outros incidentes comuns em determinados estados americanos.

Como verificar o custo de vida das cidades

Se é caro sozinho, imagine para uma família inteira. O Investopedia sempre traz artigos interessantes sobre os 10 lugares mais caros para viver com a família e por que? Quanto maior o custo, mais alto precisa ser seu salário. Caso contrário, a conta não fecha. E claro, além do paycheck no fim do mês, existem uma série de custos envolvidos e o Bankrate.com pode te ajudar a calcular o custo de vida, fazendo inclusive comparações dos valores entre as cidades que você cogitar morar. Você sabia por exemplo, que o custo de vida em Miami é em torno de 38.85% menor que em San Francisco? Explica por que muita gente está vazando da Califórnia!

Se você ainda estiver cogitando para onde ir, experimente fazer este testes divertidos para ter uma abordagem diferente na busca do local perfeito de acordo com o seu perfil. Este é o quiz para mudança nos EUA e este para mudança para outros países. O resultado pode mudar dependendo do seu estágio de vida. Meu resultado é Belize! 😀

Custos que devem considerados em um processo de realocação

Mudança além de ser um processo exaustivo, pode ser bem caro! Estes são os custos que você deve considerar (e se possível pedir o reembolso), caso opte por fazer uma relocação. Algumas empresas oferecem um valor padrão ou cobrem todos os custos de mudança dependendo da vaga. Custos que você precisa considerar são:

  • Custo do imóvel – compra ou aluguel (Se for imóvel próprio podem acarretar custos extras como condomínio, seguro, e taxas de propriedade)
  • Utilities – lixo, água, energia solar, internet
  • Shipping – vai levar os móveis, louças, eletrodomésticos e decoração? Ou vale a pena vender tudo e comprar novo para a nova morada?
  • Storage – suas coisas caberão na casa nova ou será necessário alugar um lugar para armazenar as muambas?
  • Eventos inesperados – e se alguém pegar Covid? Se a cama não couber no quarto? A internet não for ligada a tempo?
  • Incidentes – e se a TV quebrar? Contratou seguro? Existem taxas associadas a questões fora do seu controle?
  • Mudança – vai pagar uma empresa para levar as coisas, ou vai fazer tudo sozinho?
  • Dia da mudança – como vai ser o preparo para encaixotar tudo, fazer as malas? O que fazer com o que for pro lixo de última hora? Já pediu para desconectar todos os serviços, parar as correspondências no seu atual endereço? Já contratou tudo que precisava para a casa nova?

Alteração dos documentos ao mudar de cidade

Caso você não esteja mudando a trabalho, não esqueça de alterar o endereço no seu currículo e LinkedIn. Os recrutadores em potencial terão mais probabilidade de entrar em contato com um candidato local. E claro, com a mudança você terá que fazer uma nova carteira de habilitação do estado em que estiver. Regras, leis, taxas podem variar bastante de acordo com o estado.

Se você estiver fazendo uma triagem inicial em um processo de entrevista, não é recomendado mencionar o interesse em mudar. Esta orientação é importante para os candidatos que provavelmente não receberão uma oferta com um pacote de recolocação. Nunca use frases como: I’m thinking about moving to Denver.” or “I’m hoping to… “ or “I’d like to…”, se você for o candidato ideal e a empresa oferecer relocação, eles devem tomar a iniciativa para começar a conversa, caso contrário, estes são meios inteligentes de comunicar uma mudança, quando a hora apropriada chegar:

  • “I am moving to Miami in April and can easily travel there now for interviews. “
  • “Actually, I still live near San Francisco, but I have everything arranged so I can move to Boston within a few weeks if offered this position.”
  • “I am moving here. That decision has been made. Now I am focused on landing a Technology Architect position with a large company like this one so I can immediately make contributions.”
  • “Los Angeles is an area in which I’ve spent a good deal of time. I love it here and am excited to live here permanently. “

Custos de realocação de emprego, o que é coberto pelo empregador

Os itens que geralmente são negociados como parte de um pacote de realocação (quando o empregador custa o processo) incluem:

  • Custos de mudança: embalagem, transporte e armazenamento
  • Apoio: Apoio de transição de carreira para o cônjuge
  • Depósitos e taxas de iniciais: matricula na creche/escola, academia, e contratação de serviços como internet, lixo, energia elétrica, água
  • Salário e benefícios: Subsídio quando o custo de vida da nova cidade é maior, auxílio-moradia e custo de alojamento temporário (se necessário)
  • Despesas: custos extras da mudança

Algumas empresas não oferecem o processo de realocação, mas caso você esteja considerando uma nova posição, pode negociar o bônus inicial ou signing bonus, que cobraria os custos iniciais.

O que mais você precisa considerar: Você consegue se ver morando nesta nova cidade? Como mudança afetará sua família? Quando você se imagina morando lá… É uma sensação boa? Fazer você sorrir? Te deixa animado?

Conta aí se você está considerando mudar. Estou curiosa pra saber pra onde você vai!

Artigo anteriorComo personalizar o currículo para ser encontrado pelas empresas
Próximo artigoO que fazer na costa de Sonoma? 5 dicas para um fim de semana perfeito com vinhos e vistas
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.