Além de ser uma região famosa pelos vinhos, o que atrai visitantes de todas as partes do mundo para Sonoma é seu litoral deslumbrante. A Costa de Sonoma fica aproximadamente há uma hora de San Francisco e conta com 76 milhas (122 km) que combinam vistas incríveis com vinhos espetaculares. Ali onde o rio encontra o oceano, os pescadores misturam-se com os viticultores formando comunidades costeiras inclusivas. Onde o vinhos e frutos do mar são abundantes e o show do por do sol com as melhores vistas da Highway 1 são free, uma viagem para este cantinho do paraíso soa bem convidativa, não é mesmo? Neste post a gente explica o que fazer na costa de Sonoma para ter um fim de semana perfeito. Vamos lá?

O que fazer na costa de Sonoma? 5 dicas para um fim de semana perfeito com vinhos e vistas na Highway 1

Highway 1 North
Highway 1 North – Costa de Sonoma

Curtir o visual belíssimo da Highway 1 no sentido Norte

Não é á toa que a Highway 1 é considerada uma das estradas mais lindas do mundo. Embora o trajeto sul de San Francisco com destino a Los Angeles ou San Diego acabe levando a fama devido ao acesso conveniente as cidades mais conhecidas do litoral da Califórnia, o estado é imenso, possui 840 milhas de norte a sul e o trajeto ao norte de San Francisco também oferece aquele visual digno de WOW’s. Bodega Bay que é a cidade no início da costa, lembra um vilarejo de pescadores e é um bom ponto para parar e provar a tradicional Clam Showder, a famosa sopa no pão. (Os restaurantes da região tem prêmios por servir a melhor delas!).

Seguindo, o Aquática Café já virou um ponto de referência no trajeto. O complexo é modesto, mas tem café, lojas, centro de informações, banheiro e um local bacana para pedir uma taça de vinho, ou uma cervejinha para tomar bem relax. (Eles tem Alagash on tap, por lá, acredita?). Ali é o ponto de partida pro pessoal que quer passar o dia se aventurando nos kayaks, e além dos locais que estacionam nas redondezas, você também pode alugar equipamentos para passar algumas horas ou o dia todo se divertindo no Russian River, que é mais calmo e boa alternativa para passeios e atividades aquáticas (como o nome sugere) para quem se hospeda nas redondezas. A decoração é toda projetada para atrair boas energias e além de poder comprar pedras, você pode até tirar as cartas em um jogo de tarô por ali! Este ponto de parada também é interessante para deixar sua câmera preparada para a sessão de cliques mais frequentes no caminho, já que o trajeto do Aquática Café até o Fort Ross, são em torno de 20 milhas, que sem dúvidas tem uma sucessão das curvas mais surpreendentes da costa Norte da Califórnia. Dirigir curtindo as vistas cênicas, parando para fotografar os penhascos e bichos nativos desta região é a melhor parte deste passeio. Um suspiro a cada curva!

Fotografando a Costa da California
Costa de Sonoma

Se deliciar em um restaurante com vistas cênicas da costa da Califórnia

A melhor parte de um passeio pela costa é sem dúvidas a experiência de comer sem pressa curtindo o visual dos restaurantes de frente para o mar. Para uma vista inspiradora temos duas sugestões: O River’s End Restaurant & Inn, que foi reaberto em junho de 2021 e fica em um penhasco onde o Russian River se encontra com o Oceano Pacífico. Neste local, como já é de se esperar, os visitantes ficam fascinados observando os pássaros e filhotes dos mamíferos típicos da Califórnia por todos os lados. Outra alternativa é o Coast Kitchen no Timber Cove Resort, o hotel tem vistas lindíssimas, e além de se deliciar nos pratos, os visitantes podem desfrutar de uma taça de vinho ou um cafezinho na lareira em frente ao mar, explorando também o visual lindíssimo da propriedade. Ambos os restaurantes usam ingredientes fresquinhos produzidos localmente em Sonoma, oferecem um preço bem acessível, e claro, são ainda mais convidativos no fim da tarde, já que o por do sol por ali, será certamente uma das experiências mais marcantes da sua viagem.

Mulher curtindo o mar
Caminhada para curtir o visual depois do almoço no Timber Cove, em Jenner na Costa de Sonoma.

Se hospedar em um dos hotéis com vista para o mar em Jenner

Jenner é um cantinho bem especial da Highway 1 no sentido norte. Localizada em uma região bem estratégica entre San Francisco e Mendocino, Jenner ainda faz parte do condado de Sonoma e é onde rio (Russian River) encontra o oceano pacífico. A cidade com menos de 150 moradores tem uma atmosfera bem tranquila e um cenário para ninguém colocar defeito. Os hotéis estilosos contam com a sofisticação e a hospitalidade da terra do vinho, mas são perfeitos para quem quer ficar imerso na natureza. Já adianto que o telefone quase não tem sinal e internet é bem capenga por ali! Mas se tomar um vinho vendo o show do por do sol e ouvindo as ondas no conforto da sua varanda soa uma boa programação pro seu fim de semana, Jenner certamente é um excelente destino!

Procurando um lugar aconchegante, sem precisar vender um rim, de última hora nesta região, eis que tivemos a surpresa boa de encontrar o Fort Ross Lodge. A propriedade fica em um penhasco com uma das vistas mais paradisíacas da costa. Os quartos são amplos no estilo estúdio, com uma mini cozinha com pia, cafeteira e microondas. Tem uma churrasqueira a carvão em todas as varandas e algumas unidades contam também com lareira, jacuzzi e vista pro mar. Nós ficamos 2 noites lá e experiência foi ótima, chegamos a pagar extra para ter um quarto com vista e jacuzzi, mas fora isto, exceto pelo tamanho da cama queen/king, não tem diferença entre as suítes. O hotel fornece lenha e carvão para o grill e lareira e tem um post de gasolina com uma loja de conveniência logo em frente caso precise comprar algo de última hora.

Lembrando que a maioria dos hotéis nesta região são familiares e nem todos podem ser encontrados sites como Booking. Timber Cove, Rivers’s End Inn são outras opções mais sofisticadas de frente para o mar. Para quem busca alternativas mais econômicas, tem ainda o Jenner Inn, Ocean Cove Lodge, e diversas opções de Casas de férias e campings nos arredores da costa. Não importa onde você ficar, se o tempo estiver bom, garanto que vai simples de curtir um por do sol memorável em um dos muitos penhascos com vistas incríveis nesta região.

Degustar vinhos em uma vinícola familiar com as melhores vistas do Oceano Pacífico

Na terra do vinho, nada melhor que fazer uma degustação diretamente na fonte, não é mesmo? E melhor ainda se ela for acompanhada de entradinhas que fazem a combinação perfeita com os vinhos e de quebra oferecem o visual mais incrível da costa da Califórnia, certo? Para a mistura ideal: tasting, pairing e vistas de tirar o fôlego, nossa sugestão é a Fort Ross Vinewayd & Winery. A vinícola é familiar e fica em torno de 20 minutinhos da Costa. O trajeto em si já é um belíssimo passeio, com uma estradinha sinuosa que passa no meio das árvores gigantestas. Para fazer a degustação acompanhada do “pairing”, que são 4 vinhos com 4 entradinhas, é necessário fazer a reserva com antecedência pois eles atendem somente com horário marcado entre 10 e 15h de sexta à terça. Custa $55 por pessoa e tem opções para vegetarianos. Com a compra de 2 garrafas de vinho, $30 é isento do custo final por pessoa. O local tem uma vista incrível, atendimento impecável e o mais legal foi ter toda a descrição com os detalhes dos vinhos impressa e personalizada com o nosso nome. Nossa sugestão é ir próximo das 11 da manhã para um tasting estilo brunch. As comidinhas são deliciosas, e infelizmente eles não servem refeições ou taças avulsas, então é provável que você fique com o gostinho de quero mais.

Para quem tiver o interesse de explorar outras vinícolas próximas, a sugestão dos locais de vinícolas familiares são: Thomas George EstatesGary Farrell WineryArista WineryMoshin VineyardsIron Horse Vineyards, Hartford Family WineryDutton-Goldfield Winery, e Merry Edwards Winery 

Visitar o Armstrong Park, o parque com árvores gigantes no meio da terra do vinho

Você provavelmente já ouviu falar do Muir Woods e outros lugares próximos ao Yosemite quando o assunto são árvores gigantes. O que nem todo mundo sabe, é que dá pra conciliar um passeio pela costa com dia prazeroso passeando entre as redwoods gigantes. O Armstrong Redwoods State Natural Reserve, é um parque estadual que fica em Sonoma e conta 805 acres com belíssimas árvores imensas, incluindo a Colonel James Armstrong com mais de 1400 anos! Este parque fica em Guenerville, oferece um estacionamento amplo, espaço para picnic e diversas trilhas fáceis para que você possa ver de pertinho algumas das árvores mais icônicas da Califórnia. A entrada é $10 por carro, e este valor dá acesso a outros parques nacionais da região. Para quem tiver tempo, Sonoma Coast State Park,  Goat Rock State Park, Jenner Headlands e o Fort Ross são outros lugares na Costa que valem a visita. Todos eles possuem diversas trilhas e podem ser inclusos no roteiro para um passeio super agradável de apenas algumas horas. O Armstrong fica em torno de 1 hora da Costa e é ideal para incluir no trajeto do retorno a San Francisco.

Outras atividades disponíveis nos arredores de Jenner incluem passeio a cavalo com a  Chanslor Stables, zip living com a Sonoma Canopy Tours, golf no The Links at Bodega Harbour, trilhas nos parques trilhas e caminhadas nas praias da região, e claro, kayaking e outras atividades na água. Os equipamentos podem ser alugados ali mesmo com a WaterTreks e a Rubicon Adventures. Outras atividades mais exóticas incluem ver caranguejos e baleias de perto ou pescar com a Bodega Bay Sport Fishing Center. O que não vai faltar são opções para um fim de semana inesquecível neste cantinho do paraíso na Califórnia.

Curtiu as dicas? Conta pra gente o que não vai ficar de fora do seu itinerário!

Artigo anteriorO que é preciso considerar ao fazer uma realocação
Próximo artigoComidas típicas de San Francisco, 10 coisas que você precisa provar
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.