Você já ouviu falar da Wine Road? Fundada há mais de 4 décadas a rota dos vinhos é uma associação de vinícolas e hotéis no condado de Sonoma. Comprando o ticket que custa $30 por pessoa você pode fazer degustação de vinhos exclusivos entre as 200 vinícolas participantes. A única parte chata deste sistema, é escolher os lugares pra visitar. Pensa numa decisão difícil! 😛

The Wine Road, a rota dos vinhos no Vale de Sonoma

Wine Road em Sonoma
Wine Road em Sonoma

O que é a Wine Road, a rota dos vinhos em Sonoma

A Wine Road é uma associação de vinícolas que fica em Sonoma, região vizinha de Napa Valley. A organização iniciou há mais de 40 anos com nove vinícolas e hoje tem quase 200 participantes, abrangendo 3 diferentes regiões e mais de 50 opções de alojamentos. A intenção inicial era trazer os visitantes para estas regiões menos conhecidas e apresentar alguns dos pequenos produtores artesanais. No entanto, com o sucesso, outras vinícolas passaram a fazer parte deste roteiro e hoje ao longo do caminho, você encontra um pouco de tudo: desde as vinícolas mais antigas da Califórnia, até as mais familiares, incluindo boutiques e adegas de última geração.

Como comprar seu passe para a Wine Road

Como funciona? Para conhecer a Wine Road, o primeiro passo é comprar seu Tasting Pass. O ingresso pode ser adquirido no site da Wine Road e custa $30 por pessoa. Comprando o ticket você pode selecionar as vinícolas de sua preferência entre todas as participantes e aí basta apresentar o passe para fazer a degustação.

Wine Road em Sonoma
Passe cortesia da Wine Road em Sonoma

Vale lembrar que existem algumas restrições, não é possível usar o passe em algumas datas que tem eventos específicos ou feriados prolongados, por exemplo. É legal conferir estes detalhes, antes da sua visita. Algumas também exigem que você faça uma reserva antecipada, são poucas, mas é bom ficar atento e conferir no site de cada uma com antecedência.

O passe é para quem pretende fazer a degustação apenas, quem estiver acompanhando ou não tiver interesse em beber, não precisa comprar, ok?

Vinícolas de Sonoma, quais visitar na Wine Road

Como você deve imaginar a tarefa mais difícil é escolher os lugares para visitar, não é mesmo? Afinal, são aproximadamente 200 vinícolas! No site da Wine Road você consegue selecionar as vinícolas pela região, que inclui: Alexander Valley, Dry creek Valley, Guenerville Area, Healdsburg e Russian River Valley. Veja aqui os mapas! Como muitos visitantes não são familiarizados com o local, podem ainda selecionar cada lugar de acordo com o vinho da preferência e ainda optar pelo item que pode ser um diferencial na sua visita, como por exemplo: ter uma área para picnique, poder fazer o pairing de comida e vinhos, vinícolas que é receptiva com cachorros, e por aí vai. Meu item favorito são os jardins e as vistas 😀 O que são os jardins destas vinícolas, gente?!

Ajuda com o roteiro e degustação de vinhos na Wine Road

Algo que achei sensacional foi a receptividade do pessoal da Wine Road, mesmo via e-mail. Escrevi uma mensagem dizendo qual meu interesse e dias que iriamos fazer a visita e em minutos recebi uma sugestão super completa de itinerário, incluindo sugestão de cidade para se hospedar, o que fazer nas redondezas, melhores vinícolas nos arredores, lugares para comer e atrações que não poderiam ficar de fora do roteiro. Simples e perfeito, assim! 😉

Nossa experiência na Wine Road

Rota dos vinhos no vale de Sonoma
Rota dos vinhos no vale de Sonoma

Vamos combinar que vinho bom, é um mero detalhe por aqui. Hoje além da bebida em si, os visitantes procuram por toda uma experiência. Sonoma tem lugares tão lindos quanto Napa e oferece degustações mais personalizadas – já que o movimento é bem menor, além do preço ser bem mais acessível.

Na maioria das vinícolas, o tasting tradicional custa em torno de $15 por pessoa para provar 5 vinhos, então visitando 2 lugares o passe já se paga! No site diz que são 3 vinhos por vinícola, mas todas as vinícolas que fomos tinham 5 ;). Todos os lugares que visitamos, fomos extremamente bem tratados. Eles estão cientes da rota, e não há nenhum tratamento inferior por estar com o ticket. (Quem já comprou promo do Groupon entende o que estou falando) 😛

Nós visitamos apenas 3 vinícolas no dia, fazendo degustação em duas delas. Os vinhos são fortes, então tem que pegar leve. Mas uma vez com o ticket e de preferência com um motorista particular, você é livre pra se embriagar 😉

Vou contar os detalhes sobre as vinícolas que escolhemos em breve, mas adianto que Sonoma é lindíssima e nesta rota tem vilas italianas, castelos de estilo francês, vinícolas boutique, degustação que você senta junto com o dono que fica “contando causos”, tem tour educacionais, jardins lindíssimos pra fotografar, gastrônomia da horta pra mesa, pairing com queijos, tem vinícola com piscina, com degustação de azeite, tem bandas, exposições, enfim…seja lá qual seu estilo a Wine Road oferece uma experiência única e pessoal pra qualquer visitante que frequenta a terra dos vinhos. Amei e recomendo!

Ps. Este tour foi uma cortesia da Wine Road.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

3 Comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here