Você conhece Sonoma? É uma região famosa pelos vinhos tipo Napa, mas bem menos turística e com um clima super familiar. Neste post vamos contar para você que adora um vinhozinho como programar o roteiro de um dia em Sonoma Valley.

Roteiro de um dia em Sonoma Valley

Degustação na MacRostie

Sonoma é irmã de Napa, há quem diga que elas são gêmeas pois as regiões nasceram e foram desenvolvendo juntinhas. No entanto, os dois vales são bem distintos. Napa ganhou fama depois do evento que virou filme e hoje a região é mais popular e mais turística enquanto Sonoma é mais rústica, tem um ambiente mais familiar e certamente é menos cara!

Se você é daquelas que curte a experiência de sentar na mesa direto com o tiozinho que produz os vinhos, é Sonoma que eu recomendo! E hoje divido com vocês os cantinhos especiais pra passar um dia bem especial pelo Vale de Sonoma.

Visita a cidade de Sonoma

Assim como Napa Valley tem uma cidadezinha com o nome de Napa, o Vale de Sonoma tem a cidade chamada Sonoma, que é o tipo de lugar que você precisa incluir no roteiro pra entender um pouco mais sobre a cultura do local. Sim, as pessoas fazem muitas outras coisas além de beber vinho por lá 😀 Turistas nem tanto 😛

Centrinho de Sonoma
Sonoma Town Plaza

Sonoma é pequena, tem uma média de 10 mil habitantes e assim como as cidadezinhas do interior o comércio se desenvolveu ao lado da igrejinha e o barato da região é passar o dia na praça.

Sonoma
Prefeitura de Sonoma

A praça central, Sonoma Town Plaza é onde fica a prefeitura e as ruas que contornam o quarteirão são cheias de lojinhas, cafés, sorveterias, pequenos restaurantes e museus.

Sonoma
Mission San Francisco Solano

Os prédios históricos contam com a Missão de San Francisco Solano, a casa Grande do Capitão Salvador Vallejo, o presídio de Sonoma, o teatro Sebastiani e diversos hotéis bem tradicionais. Quem curte história, vai precisar de bastante tempo pra conhecer tudo e quem não é muito chegado em vinhos pode ir somente pra Sonoma pra fazer um super passeio!

sonoma
Cheese Factory em Sonoma

Para passar umas horinhas bem agradáveis por lá, a sua caminhada precisa incluir um stop na fábrica de queijos. Prove uma dúzia deles e não deixe de levar um pedaço do seu favorito. Eles tem todos os “apetrechos imagináveis” para fatia, ralar e mandar ver no queijinho. Hmmm. Se quiser estender o dia, adicione um vinho e um kit de piquenique nas suas comprinhas. Aí é só estender uma toalha no gramadão da pracinha e degustar tudo sem pressa!

Sonoma
E eu já falei das flores?

3 vinícolas incríveis para visitar em Sonoma

Você pode sim, visitar Sonoma e Napa em um mesmo dia, em menos de meia hora pelas estradinhas repletas de árvores e vinhedos é possível ir de um vale ao outro. Mas…tem tantos lugares bacanas pra conhecer que o ideal é ficar pelo um dia explorando cada região. Estas são as 3 vinícolas que eu sugiro que você inclua no passeio.

Degustação de vinhos e azeites na B.R. Cohn

Sonoma
B.R. Cohn em Sonoma

Logo ao ladinho da cidade de Sonoma, a vinícola B.R. Cohn Winery, tem uma super degustação de vinhos acompanhada de nada menos que um tasting de entradinhas regadas a azeites de oliva. Nada mal pra abrir o apetite heim?

B.R. Cohn em Sonoma
Degustação de azeites

A propriedade é lindíssima e o “tchan” do lugar é o pátio que fica nos fundos que tem uma vista incrível dos vinhedos. O dono da vinícola era músico e cantava com Frank Sinatra antes de mudar pra bay Area! O espaço já foi palco de diversos shows é o lugar favorito dos locais pra curtir um som. Tem bandinha ao vivo todos os domingos das 14 às 16:30. Confira o calendário antes de ir! E tem mais, além de vinho, azeite e música, nos fins de semana ostras são a especialidade da casa.

Vista da B.R. Cohn em Sonoma
Pátio da B.R. Cohn

A B.R. Cohn Winery é aberta diariamente das 10 às 17 horas e a degustação de vinhos é $20, $30 pra sentar no pátio e $50 pra combinar tudo com azeite 😀  Alguém resiste?

Vista da B.R. Cohn em Sonoma
Vista do pátio da B.R. Cohn

Endereço:15000 Sonoma Highway. Glen Ellen, CA

Almoço no Bird and the Bottle em Santa Rosa

Santa Rosa é outra cidadezinha bem popular na região e o centrinho é um lugar super agradável pra dar uma caminhada, ver lojinhas e sentar pra forrar o estômago.

Bird and The Bottle em Sonoma
Almoço no Bird and The Bottle

O Bird and Bottle é um restaurante delicioso para quem gosta de porções bem elaboradas. Nós visitamos com um casal de amigos e tinha tantas entradas gostosas que ficamos numa sequencia de aperitivos compartilhados. O cardápio incluia almôndegas de carneiro e hamburguer de crab. O menu é delioso e com detalhes de chefe. A cidade tem se destacado com as cervejarias e se você quiser experimentar algo bem local ou aperitivos, não vão faltar boas opções. Fiquei na sangria pra não sair do ritmo! 😛

Birds and The Bottle em Sonoma
Almôdegas de carneiros com hummus pra comer rezando!

Endereço: 1055 4th St. Santa Rosa.

Se você tiver com crianças, uma das atrações que precisa entrar no roteiro é o Charles M. Shulz Museum, que é o museu da turma no Snoopy e o queridíssimo Charlie Brown. Todos os personagens desta turminha, além dos manuscritos e desenhos originais estão expostos no local.

Degustação na J Vineyards & Winery

Para continuar a saga das degustações e agora pegando mais leve já que você acabou de sair do almoço, sugiro um stop na J Vineyards & Winery. A especialidade local é espumantes e quando o assunto sparkling wine esta é uma das vinícolas mais conhecidas de Sonoma!

O lugar é tão bonito que parece cenário de casamento, com pontes cheias arcos de flores.

J Vineyards & Winery em Sonoma
J Vineyards & Winery em Sonoma

A vinícola que faz parte do renomado Russian River Valley produz excelentes espumantes e vinhos brancos. A degustação de sparkling Wines é fantástica e custa $20 por pessoa, $35 com queijos.

Sonoma
Tasting com amigos na J em Sonoma

Quem tiver interesse em uma experiência mais top, pode reservar um almoço exclusivo no Bubble Room, o restaurante serve uma sequência de 5 pratos elaborados pelos Chef Carl Shelton e a Winemaker Nicole Hitchcock! O almoço é $110 por pessoa e é preciso reservar com antecedência.

J Bubble Room
J Bubble Room

Preciso fazer um parentes pra destacar o atendimento! A moça que nos atendeu era demais. Se eu tivesse uma vinícola iria querer contratá-la 😀

Endereço: 11447 Old Redwood Hwy, Healdsburg.

Degustação na MacRostie Winery

MacRostie em Sonoma
MacRostie em Sonoma

Pensa num lugar bonito, pensou? Agora multiplica e coloca você na varanda com uma taça de vinho bem relax.

vinho em Sonoma
Tomando um vinho em Sonoma

Eu concordo que não tem melhor época pra beber bons vinhos, mas agosto e setembro sem dúvidas são os meses mais especiais para realizar um visita na terrinha dos vinhedos, já que as videiras estão super carregadas e a paisagem fica ainda mais incrível.

Sonoma
Olha só as uvas!

A MacRostie tem uma destas vistas divinas e além do lugar ser lindo, o vinho é ótimo e o proprietário anda com o cachorro no meio dos visitantes fazendo todo mundo se sentir em casa. Os animais são bem vindos por lá, aliás o cachorro deles é super pop e vive nas revistas caninas de Sonoma.

Sonoma
Vista da MacRostie em Sonoma

A vinícola foi premiada pela San Francisco Magazine como o melhor vinho de Sonoma em 2017 e por ter o melhor espaço de degustação de toda a região de Napa e Sonoma.

Melhores vinicolas em Sonoma
MacRostie em Sonoma

Não sou especialista pra dizer se o vinho é o “the best”, mas com certeza é uma vinícola que vai sempre estar no topo das minhas recomendações quando o assunto for os melhores lugares para visitar em Sonoma.

Sonoma
O que são estas lavandas <3

A degustação custa de $20-$25 por pessoa e é recomendável fazer reserva. Endereço: 4605 Westside Road. Healdsburg.

Se não gostar manda a conta que eu pago! 😛 E se quiser companhia me chama! Cheers!

 

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.