O Chardonnay 1973 da vinícola Chateau Montelena foi o vencedor do evento que mudou a história do mundo do vinho. O Julgamento de Paris comprovou que os países do Novo Mundo eram capazes de produzir vinhos tão bons quanto os feitos na França. O evento virou filme, o centenário Chateau Montelena virou patrimônio histórico e Napa se tornou uma região conhecida mundialmente quando o assunto é vinho de qualidade.
Chateau Montelena, a vinícola que deu fama ao Napa Valley
Existem mais de 400 vinícolas para conhecer em Napa e é muito difícil dizer quais são as melhores. Mas se tem uma que não pode ficar de fora da sua visita é aquela que tornou Napa muito mais do que uma simples região produtora de vinhos: a Chateu Montelena.
Visita ao Chateau Montelena
O castelo não é visível da rua, você precisa subir uma ladeira pra estacionar. Ao lado do estacionamento tem as plaquinhas com indicação para o Chateau, onde você pode conhecer a vinícola por dentro e fazer a degustação ou pode pode seguir pro jardim, onde tem o lago Jade com o lindíssimo jardim chinês. Nós visitamos tudo por lá e contamos tudo neste post.
O castelo Chateau Montelena
O Chateau Montelena, foi reconhecido como um local histórico para o país. O castelo foi único em termos de materiais, planejamento, tamanho e estilo quando foi construído, e além de ser um dos pioneiros a produzir vinho, a participação da vinícola no Julgamento de Paris fez o mundo olhar com seriedade para os vinhos dos Estados Unidos atraindo milhares de visitantes do mundo todo pra Califórnia, especialmente para Napa Valley.
O castelo foi construído em 1888 por Alfred Tubbs. Foi feito com paredes de pedras com a espessura correta para fornecer isolamento natural contra o calor ou frio e é estrategicamente em uma encosta, já que a temperatura era algo fundamental para a produção de vinhos de qualidade na época. Tubbs contratou o arquiteto francês, trouxe os pedreiros da França e importou todas as pedras da Europa.
O Chateu tem estilo inglês gótico, conta com janelas arqueadas e torres pontudas. Em volta é cheio de folhas trepadeiras verdinhas e na primavera o lugar fica ainda mais especial cheio de flores.
Tem inclusive um porta celular pros visitantes fazer fotos por lá.
James Barrett comprou a propriedade em 1972 e produziu o famoso Chardonnay no ano seguinte. O proprietário faleceu aos 86 anos, mas, a vinícola, segue nas mãos do filho mais velho, o enólogo Bo Barrett.
Degustação no Chateau Montelena
Na entrada, as recepcionistas te guiam para o balcão onde é realizada a degustação. Você paga $30 dólares para provar 5 vinhos, 3 tintos e 2 brancos, que variam de $56 à $180, incluindo o tradicional Chardonnay até o Carbernet exlusivo, que é vendidos exclusivamente na vinícola.
Eles nos deram a opção de compartilhar a degustação. Então fizemos uma pra duas pessoas, já que o maridão estava dirigindo e não queríamos dar sorte pro azar. Quem quiser pode adquirir a garrafa preferida e gastando mais de $100, eles não cobram pela degustação.
Os atendentes explicam sobre a produção e detalhes dos vinhos servidos. O rapaz que nos atendeu era super simpático e dedicado. No entanto, conforme o lugar ia ficando movimentado, ele ia dividindo a atenção com outras pessoas. Então, a dica é sempre tentar evitar os fins de semana. A degustação acontece todos os dias das 13 às 20 horas e não é preciso de reserva.
Nos arredores do balcão tem alguns produtos e lembrancinhas a venda. Quem quiser fazer a degustação mais não puder ir a Calistoga, pode fazer em San Francisco também, eles tem um “tasting room” na 335 Powell Street que é aberto diariamente das 13 às 20 horas.
O vinho que deu fama a Napa Valley
Depois de provar os vinhos, fomos dar uma volta na vinícola. Lá dentro não tem muita coisa pra ver, mas tem o tal do vinho Chardonnay de 1973 que ninguém pode perder 😛
O Julgamento de Paris, foi o tal evento que reuniu os especialistas para uma degustação promovida por Steven Spurrier no Hotel Intercontinental em Paris. A história foi relatada no filme “Bottle Shock” que mostra que os caras tinham certeza que os vinhos franceses eram os melhores, mas no fim o Chardonnay do Chateau Montelena é que foi eleito o “the best one”.
O vinho tem um lugar super especial, um livro que conta em detalhes a história e reportagens sobre o tema. E se você foi até lá, o que não pode faltar é a foto com a tal garrafa, certo?
Tour no Chateau Montelena
Na parte debaixo do Chateau é onde acontece a produção dos vinhos, onde ficam os tonéis de metal. O tour custa $50 por pessoa, com duração de 90 minutos, pode ser realizado de segunda à quinta. Como fomos no sábado, ficamos apenas na degustação. O limite é de 8 pessoas, então quem tiver o interesse, aconselho a fazer reserva.
Os jardins e o lago do Chateu Montelena
A parte mais encantadora da vinícola é os arredores do Jade Lake.
O lago é todo verdinho e cheio de pontes de mateira vermelha de estilo chinês.
Lá você vai ver gansos brancos que ficam passeando e se coçando pra fazer uma graça pros visitantes.
Impossível resistir.
Se você tiver um grupo ou uma ocasião especial para comemorar pode reservar um dos gazebos ao redor do lago para dar uma festa ou fazer uma reunião privada. Aí sim, heim?!
O local é conhecido como jardim chinês e foi herança de uma família que viveu no local. É lindo demais!
Onde fica o Chateu Montelena
O Chateau Montelena fica na cidade de Calistoga que é mais ao norte de Napa, aproximadamente 2 horas de San Francisco. Endereço: 1429 Tubbs Ln. A degustação pode ser feita das 9:30 às16 horas e não é necessário fazer reserva.
Leia também:
- Banho de lama em Napa Valley
- Quais cidades visitar em Napa Valley – tem vídeo do Canal California!
A degustação é cara pela miséria de vinho que é servido e acho que vale pra quem tem “bala na agulha” pra reunir um grupo e pegar uma sala reservada ou um destes gazebos lindíssimos. Se você é um conhedor “maho meno” de vinho ou por acaso vai pra Napa com vontade de beber vinho 😛 escolha um lugar mais em conta pra fazer a degustação. No entanto, conhecer o castelo, o famoso chardonnay e dar uma volta neste jardim encantador cheio de flores e gansos é uma experiência sensacional e eu super recomendo.
[…] Chateau Montelena, a vinícola que deu fama a Napa Valley […]
[…] Chateau Montelena, a vinícula que deu fama a Napa Valley […]
Excelente reportagem …verdadeira Viagem
[…] Chateau Montelena, a vinícola que deu fama ao Napa Valley […]
[…] Chateau Montelena, a vinícola que deu fama a Napa […]
[…] Chateau Montelena, a vinícola que deu fama ao Napa Valley […]