Garota eu vou pra Califórnia, viver a vida sobre as ondas…Se você já está se programando para visitar a Califórnia e só precisa decidir quando ir, vamos abordar aqui como é cada uma das estações para que você possa decidir qual a época mais adequada para fazer sua viagem.

Quando viajar para Califórnia? Saiba mais sobre o clima e o que fazer em cada estação

Quando viajar para Califórnia
Quando viajar para Califórnia

Qualquer hora é uma boa hora para visitar o estado dourado, não é mesmo? Mas se você vai programar suas férias para fazer uma viagem espetacular pela Califa, o ideal é que o clima colabore, certo? Não podemos te garantir apenas dias de sol, mas vamos explicar aqui como é cada estação para que você possa decidir a temporada ideal para viajar.

Qual a melhor época para viajar para a Califórnia?

As estações nos Estados Unidos são exatamente ao contrário do Brasil. Então, quando começa o verão no Brasil, é inverno nos Estados Unidos, quando aqui é primavera, lá é outono. E claro, a melhor época vai depender muito do objetivo da sua viagem. Se a ideia é esquiar por exemplo, você vai dar preferência pro inverno, se é curtir uma praia, o verão vai ser mais gostoso. A Califórnia é conhecia mundialmente pela vibe do litoral, cercada por aproximadamente 800 milhas de praias, cidades como San Diego, por exemplo, tem uma temperatura média de 22°C, que é excelente durante o ano para quem gosta de atividades ao ar livre. Enquanto isso, San Francisco, tem uma média de 14°C boa parte do ano, mas os ditados populares dizem: “The coldest winter I ever spent was a summer in San Francisco“. O inverno mais frio que já experimentei foi o verão de San Francisco. Com estações bem definidas, e poucos dias de chuva, vamos te explicar com detalhes como é cada temporada da Califórnia.

Verão na Califórnia

Verão na Califórnia
Verão na Califórnia, a melhor época para ir na praia e curtir o sol

O verão é de Junho a Agosto e semelhante ao Brasil é a alta temporada da Califórnia, já que é a época das férias escolares onde muitos profissionais aproveitam para tirar uns dias de folga para fazer viagens de carro com suas famílias. É comum encontrar atrações lotadas, filas nos parques, e um preço mais salgado no combustível e na reserva de hotéis. Em contra-partida, a parte boa do verão são os dias longos, com o sol muitas vezes beirando as 9 da noite. As montanhas e trilhas são um verdadeiro paraíso para quem curte atividades ao ar livre. Imagine que delícia poder cruzar o Lake Tahoe de jetski, fazer um mergulho em Point Lobos, passear de kayak em Monterey, acampar no Lassem? Enfim, esta é uma época sem muitas limitações curtir suas férias. Dá para acordar bem cedo para uma caminhada, jantar um pouco mais tarde e incluir várias atrações para aproveitar muito o seu dia.

Uma ressalva, é que nos últimos anos teve muitos incêndios devido as secas, e isto pode impactar alguns destinos. Vale lembrar também que você sempre vai precisar de um casaco, não se engane com o verão de San Francisco, venta muito por aqui.

As praias do sul da Califórnia atraem visitantes do mundo todo que curtem surfar, San Diego por exemplo, tem uma temperatura agradável durante o ano todo e é sempre uma boa pedida para quem gosta de praia.

Outono na Califórnia

Outono na Califórnia
Outono na Califórnia

Folhas caindo e paisagens lindas por todos os cantos. Se você tem vontade de tornar as recordações da sua viagem em verdadeiros quadros de paisagens, esta é uma estação que não vai te desapontar. Folhas de tons amarelos e vermelhos por todos os cantos, acompanhados de dias mais fresquinhos e curtos, já que anoitece bem mais cedo. É a época ideal para pegar aquela casinha com lareira e curtir um bom vinho. Destinos como o Yosemite e Napa Valley (que são lindos em todas as épocas do ano), ficam incrivelmente especiais durante o Outono, que é de setembro a novembro. É uma ótima época para fazer a Tioga Pass, que só abre durante 5 meses durante o ano 😉

Lembre-se que tem Thanksgiving e Black Friday que é um dos principais feriados do ano pros locais. Neste feriadão os voos internos ficam mais caros e o trânsito pesado. Também é a temporada do Halloween, onde as abóboras pipocam deixando o estado todo mais divertido e laranja.

Inverno na Califórnia

Inverno na Califórnia
Inverno na Califórnia

Dezembro a Fevereiro é provável que você se apaixone pela Califórnia logo ali na janela do avião admirando as montanhas cobertas de neve. Esta é melhor época do ano para quem quer conhecer ou se aventurar na neve. Basta viajar 3 horinhas de San Francisco para esquiar nos melhores resorts de Ski do mundo em destinos como Tahoe, ou fazer um passeio incrível pelo Rim of The World saindo de Los Angeles até as villages charmosas de Big Bear Lake. Nesta época os dias costumam ser mais curtos e anoitece logo depois das 5 da tarde, meses como janeiro e fevereiro cidades como San Francisco também tem bastante chuva, mas em compensação, a decoração Natalina faz tudo ficar mais bonito.

Lembrando que o ritmo das atividades diminui bastante entre Natal e ano novo, já que muitas pessoas estão de folga nesta época. Janeiro também costuma ter os festivais gastronômicos por todo o estado, com pratos gourmet e preços mais acessíveis para quem curte se acabar nas delícias locais.

Primavera na Califórnia

Dias começando a anoitecer mais tarde, ruas repletas de flores e ainda baixa estação para poder viajar. Se estas ideias todas desabrochando chamam sua atenção, março a maio provavelmente serão os melhores meses para que você possa programar sua viagem pela Califórnia. Para quem gosta de cachoeiras, esta época é perfeita pois a neve está derretendo e as paisagens são de tirar o fôlego. Se você curte hiking por exemplo, o Yosemite tem milhas e milhas de trilhas onde você vai conseguir passar do ladinho delas e sentir o vapor gelado na pele. Lugares como Death Valley ou Joshua Three também não ficam beirando os 40°C e são perfeitos para um fim de semana prolongado. O Almond Blossom, as lavandas, mostardas, flores de todas as cores ficam espalhadas por todo o estado, tudo muito lindo!

Campos de girassois
Primavera na Califórnia

A única coisa que vale levar em consideração nesta época é que os alérgicos podem passar um perrengue com os pólens que ficam impregnados no ar. No mais é uma temporada que deixa qualquer visitante apaixonado.

Como é o clima na Califórnia

Conhecida popularmente pelo estado dourado, a Califórnia tem um clima mediterrâneo e leva esta fama por ser caracterizada em geral pelo sol e calor, com chuvas principalmente (ou somente) no inverno. Ficam meses sem chover por aqui… O clima também varia bastante, de acordo com a distância do mar e a altitude. Há cinco regiões climáticas principais:

  • Litoral: Embora tenha mais sol, tem muito vento. Você provavelmente vai precisar de uma roupa de borracha para surfar na Califa e os casacos são sempre úteis.
  • Deserto: Tem grandes variações de temperatura inclusive no mesmo dia, com chuva muito escassa e alertas de temperatura com calor insuportável durante o verão.
  • Sopé: Com altitudes entre 305 e 915 metros, essas áreas têm climas semelhantes aos das regiões dos vales, no entanto, com mais chuva e menos neblina.
  • Montanha: Esta região é onde neva, com invernos frios e verões bem ensolarados. As estações de Ski e lagos atraem turistas durante todo o ano.
  • Vale: Alta temperatura e baixa umidade no verão e baixa temperatura e alta umidade no inverno. Assim são os vales de Sacramento e San Joaquín.

Te ajudei a decidir? Conta aí nos comentários qual sua estação preferida e por que? Ou quem sabe você tem alguma dica do que fazer em determinada estação? Deixa a dica aqui pra gente! 😉

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.