Aberta somente 5 meses durante o ano, a Tioga Pass é a famosa estrada que oferece um percurso panorâmico de 75km no Yosemite National Parque. Lagos, paredões de granitos, árvores gigantes, trilhas e muitas paisagens vão te acompanhar pelo trajeto que promote te fazer suspirar a cada 5 minutos. Venha viajar entre as montanhas e se encantar com a estrada mais linda do Yosemite com a gente.
Tioga Pass: a estrada cênica do Yosemite
Tioga Pass é a estrada incrível que cruza o lindíssimo Yosemite National Park. Fechada a maior parte do ano devido a neve, o passeio acaba se tornando inviável para muitos visitantes e um sonho de consumo para quem conhece os principais pontos do parque.
Como fazer a Tioga Pass, a estrada linda do Yosemite
A Tioga Pass Entrance fica próxima a cidade de Lee Vining com acesso fácil para quem entra no Yosemite pelo lado leste do Yosemite. Para quem sai de San Francisco ou do Yosemite Village, a estrada inicia no Crane Flat Campground, que embora ainda fique em Groveland, é em torno de 40 minutos do centrinho da cidade.
Seguindo a partir deste ponto, a Tioga Pass vai até a Tioga Pass Entrance, que é aproximadamente 75km, um pouco mais de uma hora de viagem. No entanto, a parte mais linda de todo o percurso fica logo depois da estrada em si, é o trechinho entre a “entrance” e a cidade de Lee Vining. Resumindo, para cruzar o parque de um lado ao outro passando por toda a estrada, são quase 150km e você vai levar um pouco mais de duas horas. Mas claro, prepare mais umas 3 horinhas para muitas paradas e inúmeras fotos.
Principais pontos de parada na Tioga Road
A estrada é toda cênica e você vai passar por vários lagos e sequóias gigantes pelo caminho. A área conhecida por Tuolumne Grove, é uma das favoritas para quem quer fazer uma caminhada.
Mas se seu plano for incluir algumas trilhas durante o passeio, o ideal é fazer uma pesquisa e sair preparado, pois são várias delas. Muitas são curtinhas e fáceis de fazer em torno de uma hora, outras, no entanto, podem levar um dia inteiro e inclusive, exigem permit, já que tem um número limitado de acessos durante o dia.
Lugares para conhecer na Tioga Pass
Os principais lugares para conhecer nesta estrada são:
Olmsted Point
A primeira parada entre as mais populares é o Olmsted Point. O local oferece vistas panorâmicas do Tenaya Canyon e o lindíssimo Half Dome ao fundo. A característica mais marcante deste ponto é uma árvore solitária que cresceu dentro de uma fenda de granito.
Embora plantas deste gênero sejam comuns no Yosemite, dizem que esta árvore em particular cresceu no local perfeito para a composição de fotos pois marca a transição de paisagens das montanha para o verde, ela hoje é o símbolo do Olmsted Point.
Tem um mirante no Olmsted Point e é super fácil de estacionar e fotografar o local.
Tenaya Lake
Poucos minutos depois do Olmsted Point está um dos lagos mais populares neste percurso, o Tenaya Lake, que é também o maior lago do Yosemite e um dos lugares mais populares para quem visita o parque durante o verão.
O lago é imenso e passa logo do ladinho da estrada, impossível de passar despercebido.
Inclusive ele muda de cor dependendo da posição do sol, variando entre azul, esmeralda e transparente. Muitas pessoas passam o dia nos arredores do Tenaya, você pode locar um caiaque para fazer um passeio, ler um livro bem traquilo, fazer um piquenique com a família, e se der coragem, pode até enfrentar as águas bem geladinhas. Eu não resisti! 😀
Seja lá qual for a programação, não tenha dúvidas que não poderão faltar muitas fotos 🙂
Tuolumne Meadows
Tuolumne Meadows é uma área que cobre grande parte do Yosemite e tem um montão de trilhas para quem quer explorar o parque a pé. Sim, muitas hikings.
Ali você encontra dois centros de atendimento aos visitantes, é o melhor lugar para fazer uma pausa, usar os banheiros e pedir dicas do que fazer no dia. Também é o principal lugar para precisa de permits para fazer trilhas mais extensas.
Soda Springs é uma hiking de uma hora, uma das mais populares para quem quer fazer uma trilha simples – vai até uma área que sai água borbulhando do solo. Cathedral Lakes para quem prefere uma hiking mais moderada e Lembert Dome para uma mais intensa. Verifique aqui as opções de trilha nesta região, duração e nível.
Interessante desta área é conhecer o Parsons Memorial Lodge. Aberto somente no final de junho até o início de setembro é onde os visitantes podem caminhar até o local onde John Muir e Robert Underwood Johnson conceberam a ideia de estabelecer o Parque Nacional do Yosemite. A pousada fica em torno de 30 minutos do Centro de Visitantes de Tuolumne Meadows.
Note que comidas e bebidas e outros serviços só ficam disponíveis um mês depois da rodovia abrir e as atividades encerram no fim de setembro, mesmo que a estrada demore para fechar novamente. Portanto, é bom se preparar e levar lanches e bebidas 😉
Entrada da Tioga Pass até Lee Vining, o trecho mais lindo da estrada
Os últimos 20km, que na verdade já ficam fora da Tioga Road, logo ao passar a “entrance”, são os mais lindos de toda a rodovia CA 120. É uma série de penhascos, vistas e lagos impressionantes. Vale esticar o passeio até a cidade de Lee Vining.
Para dicas do Mono e June Lake, veja estes artigos:
Nossa experiência na Tioga Pass
Nós saímos na sexta-feira a tarde, no último fim de semana de setembro/18 e resolvemos ficar o mais próximo possível da entrada do parque. O objetivo era pegar a estrada no sábado cedinho e aproveitar o dia bem descansados.
Depois de uma extensa pesquisa sobre os hotéis da região próximos ao acesso da Tioga, uma das acomodações que estava lotada, nos indicou a propriedade vizinha chamada Yosemite Rose. Pensa numa surpresa boa! O hotel é estilo bed and breakfast, mas está longe de ser um lugar simples. Vai rolar um post exclusivo de lá, mas posso adiantar que você pode reservar de olhos fechados porque o local é maravilhoso, e o melhor: na cara do gol.
Iniciamos o passeio às 9 da manhã e fazendo tudo sem pressa terminamos a Tioga Road em torno das 3 da tarde. Ao concluir a estrada preferimos nos hospedar em June Lake, que fica uns 15 minutos de Lee Vining. Ficamos no hotel Double Eagle Resort, que além dos quartos, tem cabanas cercado por montanhas. Tudo muito lindo! No dia seguinte, voltamos quase na entrada da Tioga para fazer uma trilha conhecida por 20 Lakes Basin, que inicia no Saddlebag Lake e passa por 20 lagos lindíssimos – também terá um post especial pra estes lugares 😉 Retornamos do passeio na segunda, até a Baía de San Francisco, é em média 5 horas de viagem.
Melhor época para fazer a Tioga Pass
A estrada fecha principalmente por causa da neve e fica 100% inacessível durante o inverno. Costuma abrir no fim de maio ou meados de junho, onde você pode pegar as montanhas ainda branquinhas e muita neve pelos pontos turísticos do parque. De julho à setembro a Tioga costuma estar 100% aberta. Outubro é último mês para curtir a estrada, com possibilidade de fechar dependendo das condições do tempo.
O passeio é inesquecível!