HomeCaribeArubaDescubra Aruba: 12 Experiências imperdíveis para conhecer o melhor da ilha

Descubra Aruba: 12 Experiências imperdíveis para conhecer o melhor da ilha

-

Ficar em um excelente resort de frente pro mar é a cereja do bolo de qualquer viagem para Aruba, mas a visita na ilha não se resume a sol, mar e areia, a ilha oferece uma infinidade de atividades comprovando que há muito mais para se fazer neste pedacinho de paraíso Caribenho. Nossa sugestão para aproveitar o máximo que Aruba tem a oferecer é dar uma volta na ilha experimentando um pouquinho de tudo. Dos edifícios coloridos que prometem ganhar seu coração na capital, até uma caminhada pelo Arikok, o incrível parque nacional, com direito a flamingos e pontes naturais no trajeto, separamos aqui as 12 dicas imperdíveis para uma volta completa na ilha. Vem explorar Aruba com a gente?

O que fazer em Aruba: 12 Experiências imperdíveis para conhecer a ilha feliz

Placa I love Aruba no centro da cidade
O que fazer em Aruba

1.Fazer um passeio de buggy rodando toda a ilha de Aruba

Um dos passeios mais emocionantes que você pode fazer em Aruba é um tour de ATV, que são os famosos buggies. Muitas empresas locais oferecem o aluguel deles, com opções para casais ou famílias. Além de ser um passeio gostoso, é uma das melhores formas de explorar as áreas remotas que não são acessíveis de carro. Ao fazer sua locação, você recebe um mapa com os pontos imperdíveis ou, ao contrário, pode desviar a rota dos turistas entrando nas  trilhas da costa norte, onde você encontrará paisagens dramáticas de falésias e enseadas bem escondidas. A California Lighthouse é um dos lugares favoritos para  desfrutar das vistas panorâmicas durante o dia, e a capela pitoresca – Alta Vista Chapel construída ainda em 1952, tem uma arquitetura encantadora e são pontos que não podem ficar de fora deste passeio.

2. Explorar a Natural Bridge, uma maravilha natural de Aruba

Uma maravilha natural e um ícone da ilha caribenha, a Natural Bridge foi formada ao longo de milhares de anos pela erosão das ondas do mar contra a costa rochosa. Esta ponte de calcário era uma das maiores deste gênero no mundo até seu colapso parcial em 2005. Devido à sua singularidade geológica e ao cenário deslumbrante, mesmo após o colapso parcial da ponte principal, a visita à Natural Bridge continua sendo uma jornada fascinante pela história geológica da ilha e uma oportunidade de conectar-se com um dos cenários mais bonitos de Aruba. Além da ponte principal, há também a Baby Natural Bridge e os visitantes podem admirar duas formações naturais notáveis em um só lugar. É uma das visitas imperdíveis para qualquer visitante que vai para a Ilha Feliz. No local tem lojas e banheiros abertos ao público.

3. Se aventurar em uma trilha pelo Arikok National Park

O Arikok National Park captura a essência da paisagem diversificada de Aruba. O parque abrange nada menos que 18% da área total da ilha, permitindo que os visitantes possam explorar uma rica variedade de plantas nativas, como aloe vera e divi-divi, que são adaptações surpreendentes às condições áridas do Caribe. Reserve algumas horas para fazer uma trilha auto-guiada para ver de perto os cactos entre as formações rochosas vulcânicas. 

Além da sua rica biodiversidade, o parque nacional é o lar de pontos turísticos históricos bem interessantes. O destaque deles são as cavernas antigas que abrigam pinturas rupestres indígenas dos primeiros habitantes de Aruba. Fontein e a Quadirikiri são as cavernas mais acessíveis para admirar as pinturas que datam de séculos atrás. Para os entusiastas de história uma visita ao Arikok National Park é uma experiência enriquecedora para conhecer mais sobre a herança cultural única de Aruba.

4. Explorar a capital vibrante, repleta de edifícios coloridos de Oranjestad

Inspirados na arquitetura colonial holandesa com um toque caribenho, a capital de Aruba concentra diversos edifícios históricos de cores vibrantes. A maioria das lojas e museus do ficam nestas construções diferenciadas que se espalham entre uns 5 quarteirões nos arredores da avenida principal da capital Oranjestad.  É um passeio bem agradável com direito a várias fotos instagramáveis. Escrevi em detalhes sobre este passeio aqui.

5. Embarcar no trolley para ter uma visão geral da capital de Aruba

Uma das opções de transporte em Aruba são os trolleys, estes ônibus coloridos com deck duplo circulam por todo o centro da cidade. Embora o apelo especial seja proporcionar comodidade para os passageiros que chegam com os navios de cruzeiro, os trolleys são gratuitos para qualquer visitante. Os ônibus tem apenas 4 pontos de parada, ligando o porto ao luxuoso shopping Renaissance Mall. Como o passeio é free e guiado, pode ser uma maneira legal de conhecer um pouquinho da história de Aruba e ter uma visão geral da capital, antes de bater perna pelo centro. O primeiro bonde sai às 10h com intervalos de 15 minutos e funciona até às 17h.

6. Relaxar na belíssima Ilha dos Flamingos 

Logo ali no luxuoso Renaissance Mall, você consegue ter acesso a famosa ilha privativa do Renaissance Aruba Resort, que é popularmente conhecida pela Ilha dos Flamingos. Estas aves que formam um dos principais cartões postais de Aruba, podem ser vistas de perto em um passeio através de um  barco que parte regularmente do hotel. O passeio é incrível e eu escrevi sobre ele com detalhes aqui. Lembre-se de levar sua câmera para capturar momentos únicos com os flamingos e reservar um dia para relaxar nesta ilha incrível com todas as mordomias que você tem direito. 

Leia também:

7. Visitar uma fábrica de Aloe Vera

Você sabia que Aruba é conhecida por sua produção de aloe vera? Aruba possui um clima árido e semiárido, caracterizado por temperaturas consistentemente quentes e baixos índices de precipitação, essas condições climáticas são ideais para o cultivo de aloe vera, uma planta suculenta que prospera em ambientes quentes e secos. Visitar uma fábrica local é uma maneira educativa e interessante de aprender sobre os benefícios desta planta. A principal fábrica de aloe vera em Aruba é a “Aruba Aloe“, uma empresa renomada que se dedica ao cultivo, processamento e fabricação de produtos derivados da aloe vera, que permite que a ilha não só cultive, mas exporte seus produtos para todo o mundo.

Geralmente, a fábrica está aberta para visitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, incluindo um tour pela plantação para ver de perto cultivo sustentável da planta e suas propriedades medicinais, uma visita à fábrica de processamento para observar o processo de extração e produção dos produtos de aloe vera, como loções e cremes. Durante a visita, os guias explicam o histórico da empresa, suas técnicas de cultivo e a importância da aloe vera para a economia e cultura de Aruba, e claro, o tour finaliza na lojinha onde você pode adquirir um dos produtos de aloe vera. Pode ser uma boa opção depois de um dia pegando sol por lá, não é mesmo?

8. Fotografar os murais coloridos de San Nicolas

Ao redor de Aruba, especialmente em San Nicolas, você encontrará uma série de murais coloridos que oferecem uma visão única da expressão artística de Aruba. Para explorar essas obras de arte ao ar livre, você pode fazer um tour organizado ou simplesmente caminhar pelas ruas de San Nicolas por conta própria. Durante o tour, os guias ou placas informativas fornecem contexto sobre os artistas e as inspirações por trás de cada mural. Os visitantes têm a oportunidade de entender como a arte de rua contribui para a revitalização urbana e cultural de San Nicolas. uma cidade na costa sul de Aruba, que é famosa pelas suas ruas coloridas e murais criativos.

9. Se deliciar batendo perna pelo Paseo Herencia

Entre Palm Beach e Eagle Beach é onde se concentram a maior parte dos hotéis de Aruba, não é à toa, que o local é chamado zona hoteleira e é bem provável que você se hospede por lá. As ruas em frente ao hotel tem uma ampla seleção de centros comerciais, que não são apenas lugares para comprar, mas também para experiências gastronômicas e entretenimento. O Paseo Herencia e Palm Beach Plaza Mall são os melhores para bater perna olhando as lojinhas que oferecem desde feiras com produtos locais, até boutiques de marcas internacionais, com uma variedade bem legal de restaurantes sofisticados e música ao vivo quase todas as noites. É o lugar perfeito para tomar um drink caprichado e curtir uma noite animada depois de um belo dia de sol na ilha.

10. Pedalar até a encantadora Butterfly Farm

Se você se hospedar em um dos hotéis da zona hoteleira, é bem provável que tenha bicicletas como cortesia do hotel. Um dos passeios queridinhos para quem gosta de pedalar é ir até a Butterfly Farm, que é um santuário dedicado à preservação e exibição de borboletas exóticas. O trajeto é bem tranquilo e agradável. Uma vez lá, você poderá admirar de perto uma variedade impressionante de borboletas em meio a jardins tropicais e aprender sobre seu ciclo de vida e importância para o ecossistema local. Na volta, vale parar para tomar um drink sem pressa em um dos restaurantes e bares que animam uma das principais ruas de Aruba.

11. Descubrir a praia Baby Beach

Conhecida por sua areia branquinha e mar de tons turquesa, Aruba tem aproximadamente 20 praias ao longo de sua costa. Visitando a ilha, é bem provável que a maioria dos passeio fiquem entre Eagle Beach e Palm Beach, já que ambas as praias são populares pelas águas tranquilas e palmeiras majestosas que proporcionam uma atmosfera relaxante enquanto contam com uma variedade de resorts, bares e atividades aquáticas. Com uma atmosfera bem particular, está Baby Beach. Localizada na ponta sul de Aruba, o mar com tons bem azuis fazem os visitantes se deslocar para passar o dia nas águas calmas que são ideais para famílias. Suas águas rasas e calmas são perfeitas para nadar, enquanto os recifes próximos oferecem excelentes oportunidades para snorkeling. 

É bom chegar cedo para garantir seu lugar ao sol. Para quem prefere um drink sem pressa, o “Big Mama Grill” é um famoso bar que oferece uma atmosfera descontraída e casual à beira-mar, ideal para os visitantes que buscam sombra e água fresca, complementando perfeitamente um dia de diversão em Baby Beach.

12. Ter um jantar romântico assistindo o sol se pôr com o seu amor

Um jantar privativo ao pôr do sol em Aruba é uma experiência romântica única. Imagine-se em uma praia paradisíaca com o sol se pondo no horizonte enquanto você desfruta de uma refeição gourmet preparada por um chef particular com o amor da sua vida. A combinação da beleza natural de Aruba com um serviço exclusivo e personalizado agrada gregos e troianos. Você pode fazer um passeio destes em um dos barcos, (as praias ficam cheias deles quando o sol começa a cair). É bem provável que seu hotel ofereça algo bem romântico durante sua estada e outra maneira de organizar um jantar privativo é com um dos resorts de luxo. Mesmo não estando hospedado, você pode fazer uma reserva em locais como Ritz-Carlton que oferecem pacotes especiais para ocasiões como esta. Independente da sua escolha, as  vistas deslumbrantes do pôr do sol caribenho são garantidas. 

Não importa qual atividade você goste mais, tenho certeza que vai se apaixonar pela beleza e hospitalidade de Aruba. 

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Leia Também

Wynwood Walls em Miami

Wynwood: O que fazer no bairro mais descolado de Miami

0
Arte por todos os lados e uma atmosfera pra lá de jovem, conheça Wynwood e saiba o que fazer no bairro mais descolado de Miami.
Perfect Day em CocoCay

CocoCay: Saiba tudo sobre a Ilha Privativa da Royal Caribbean nas...

0
Explore um dia em CocoCay, a ilha privativa exclusiva da Royal Caribbean nas Bahamas, um paraíso tropical perfeito para toda a família.
Lounge do aeroporto

Como obter o status da companhia área de forma simples e...

0
Descubra como usar o status matcher para obter o status de companhias aéreas e aproveitar benefícios exclusivos em suas viagens.