HomeCaribeArubaO que fazer em Oranjestad, a belíssima capital de Aruba

O que fazer em Oranjestad, a belíssima capital de Aruba

-

Ficar em um excelente resort de frente pro mar, certamente vai dar um “up” na sua experiência por Aruba. Mas a visita na ilha não se resume a sol, mar e areia. Um dia explorando o centro de Oranjestad prova que há muito mais para se fazer neste pedacinho do paraíso Caribenho. Neste post eu te conto o que fazer em Oranjestad para um passeio tranquilo e delicioso na capital de Aruba. 

Oranjestad, um passeio pela capital de Aruba

Free trolley em Aruba

1. Pegue o trolley para ter uma visão geral do centro da cidade, é free!

Uma das opções de transporte de Aruba são os trolleys, aqueles ônibus coloridos com deck duplo que circulam no centro da capital. Embora o apelo especial seja proporcionar comodidade para os passageiros que chegam com os navios de cruzeiro, os trolleys são uma cortesia para qualquer visitante que vai ao centrinho charmoso da capital.

Os ônibus tem apenas 4 pontos de parada, ligando o porto ao luxuoso shopping Renaissance Mall, com uma infinidade de lojas pelo caminho. Como o passeio é free e guiado, pode ser uma maneira legal de conhecer um pouquinho da história de Aruba e ter uma visão geral de Orangestad, antes de bater perna pelo centro. 

O primeiro bonde sai às 10h com intervalos de 15 minutos e funciona até às 17h.

Leia também:

Edifícios charmosos do centro de Aruba

2. Fotografe os edifícios coloridos do centro da cidade

Inspirados na arquitetura colonial holandesa com um toque caribenho, a capital de Aruba concentra diversos edifícios históricos de cores vibrantes. A maioria das lojas e museus do centro ficam nestas construções que se espalham entre uns 5 quarteirões nos arredores da avenida principal. Por ali você vai encontrar uma série de lojinhas estilosas e um montão de produtos na promoção. 

É um passeio bem agradável com direito a vários stops para Instagramáveis. Não esqueça de levar sua câmera e parar em uma lanchonete para tomar um suco de fruta fresquinho acompanhado de um delicioso Pastechi! 

Para quem quiser conhecer mais a fundo, no centro, você encontrará também os museus, o destaque deles é o Museu Arqueológico Nacional. A entrada é gratuíta!

3. Curta o visual da marina e do porto onde chegam os cruzeiros em Aruba

Não importa com quanta frequência você viaja, tenho certeza que ficará impressionado com os cruzeiros imensos que fazem uma parada ao longo L.G. Smith Blvd, a principal avenida da capital. Logo ao sair do porto, os turistas vão se deparar com uma espécie de camelô com todas as lembrancinhas imagináveis da ilha. A dica para quem quiser ter as melhores vistas da marina é pedir um drink na beira da piscina do Hotel Renaissance. Dali os visitantes podem apreciar a vista incrível dos veleiros ancorados, que se misturam a barcos de pesca fazendo um contraste com os cruzeiros que movimentam a economia da região.

Visual do Porto de Aruba
Visual de onde chegam os cruzeiros no porto de Aruba
Flamingos no centro de Aruba

4. Visite o Renaissance Marketplace e as estátuas dos Flamingos que são o símbolo da ilha

O Renaissance é o ponto de partida para a famosa praia dos Flamingos. Hóspedes que se hospedam no hotel tem passe livre para a ilha. Já os demais, devem comprar um passe para passar o dia na ilha, que embora seja popularmente conhecida como Flamingo Beach, chama na realidade Renaissance Private Island.

O táxi que te leva até lá sai da recepção do hotel, que fica anexo ao Renaissance Mall. Depois de dar uma volta no luxuoso shopping, logo do outro lado da avenida, tem o Renaissance Marketplace. Um local repleto de bons restaurantes e bem legal para dar uma volta contemplando a vibe da marina.

Os enormes flamingos em forma de escultura são um dos principais atrativos e não vão te deixar passar despercebido.

Restaurantes no marketplace do Renaissance em Aruba

5. Compre suas lembrancinhas e almoce sem pressa nos melhores restaurantes de Aruba

Para quem gosta de bisbilhotar nas lojinhas, este é o lugar! Seja para comprar aquele presentinho que é a cara da cidade, ou quem sabe pra se presentear, não é mesmo? A avenida principal é repleta de feirinhas e muitas lojas! Para quem busca apenas por “sombra e água fresca” saiba que assim como sempre será 5 horas em algum lugar do mundo, nestas redondezas não vão faltar boas opções para fazer uma boa refeição e tomar uma gelada sem pressa (ou quem sabe um balde cheio delas). No Renaissance Marketplace tem inclusive um barzinho com este slogan: It’s 5 o’clock somewhere, insinuando, que toda hora é hora para um coquetel num dia de férias. Nestas redondezas você encontrará alguns dos restaurantes mais antigos de Aruba, como El Gaucho, Driftwood, Yemanja, West Deck, L.G. Smith’s Steak & Chop House. Enjoy!

Bom, agora você já sabe… A hora que stiver cansado de tomar seu coquetel na beira da praia (chato neh?), bora dar um pulinho e conhecer a charmosa capital de Aruba. Lembrando que os ônibus que levam os hóspedes da principal zona hoteleira ao centro são uma espécie de van, e ficam circulando a cada 15 minutos entre os hotéis e o centro. A tarifa é $2,50 e pode pagar direto para o motorista, que certamente já vai ser o seu guia neste passeio! Aruba é a considerada a ilha mais segura do Caribe e é muito tranquilo pegar o busão para fazer este trajeto.

Salva esta dica e não deixa de incluir Oranjestad quando visitar a belíssima Aruba.

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Leia Também

A lagoa luminosa na Jamaica

A experiência de nadar em uma lagoa luminosa da Jamaica

0
Saiba como fazer o passeio do seu hotel até a Marina Glistening Waters, para ter a experiência de nadar em uma lagoa luminosa da Jamaica.
Ilha dos Flamingos em Aruba

Tudo que você precisa saber para visitar a ilha dos flamingos...

0
Planejando uma viagem para Aruba? Neste post vou te contar tudo o que você precisa saber para visitar a famosa ilha dos Flamingos em Aruba.
Skydiving em Dubai - em cima da ilha The Palm

Skydive em Dubai, a experiência de saltar em cima do cartão...

0
Eu pulei de um avião e tenho a foto mais linda da vida! Saiba como é a experiência de fazer Skydive em Dubai.