HomeTurismoCalifórniaMono Lake: um lugar incrível para conhecer na Califórnia

Mono Lake: um lugar incrível para conhecer na Califórnia

-

Mono Lake está sempre presente na lista dos lugares imperdíveis para conhecer na Califórnia. O lago tem 1 milhão de anos, alto teor de sal, torres de rochas calcárias e é o abrigo para milhares de aves. Um verdadeiro espetáculo de vida no meio de um cenário aparentemente desolado.

Mono Lake
Mono Lake

Sobre o Mono Lake

O lago tem mais de 1 milhão de anos e é considerado um dos mais antigos da América do Norte. Como muitos lagos similares dos desertos não há saída para que a água, portanto a água só sai por evaporação e por isto tem o lago tem alto teor de sal. Dizem que contém cerca de 280 milhões de toneladas de sal dissolvidos no lago.

Mono Lake
Mono Lake

As tufas são formações de carbonato de cálcio em formato de torres formadas pela interação das nascentes de água doce e a água ultra-alcalina do lago que é 2 vezes mais salgada que o oceano. Estas tufas protegem o lago em si pois milhões de aves se alimentam e ficam na superfície. 

Mono Lake _Tufas

A Reserva Estadual de Mono Lake

A Reserva Estadual do Mono Lake foi criada para preservar as tufas towers, que são torres formadas pelas tais tufas. O local é um Parques da Califórnia.

Mono Lake Tufa - Reserva Natural do Estado
Mono Lake Tufa – Reserva Natural do Estado

E como todo parque da Califórnia, o Mono Lake é lindíssimo. Aliás, ele está sempre na lista dos principais lugares para conhecer no Estado. A área do lago tem mais de 2mil metros quadrados.

Mono Lake _ trilha na reserva
Mono Lake _ trilha na reserva

 

Eu apreciando o Mono Lake
Eu apreciando o Mono Lake

 

Mono Lake - Reserva
Mono Lake – Reserva

Ao lado da Reserva tem um parque e um cemitério, e isto que eu chamo de descansar em paz! 😛

Mono Lake - Cemitério
Mono Lake – Cemitério

 

Mono Lake - Paisagem
Mono Lake – Paisagem

Beirando a estrada, tem um ponto principal para parar e conhecer mais sobre o lago.

Mono Lake
Mono Lake

Dá até para ficar praticamente em cima dele, só dá um pouco de medo da lama.

Mono Lake
Mono Lake

Centro de visitantes do Mono Lake

Localizado na saída U.S 395 ao norte de Lee Vining e Tioga Pass está o centro de visitantes.

Visitor Center Mono Lake
Visitor Center Mono Lake

Ali você pode conhecer os detalhes da história natural e humana do Mono Lake, assistir filmes e ver uma variedade de exposições.

Exposições no Visitor Center
Exposições no Visitor Center

Eles também tem uma loja com souvenirs, lanchonete, banheiros, bebedouros, centro de informações turísticas com uma equipe que pode ajudar a planejar visitas na região. Em determinadas épocas do ano eles oferecem tours para o Yosemite Park.

Loja no Mono Lake visitor Center
Loja no Mono Lake visitor Center

O centro de visitantes está cercado por deques com amplas vistas para, a oeste Sierra, a leste o deserto com arbustos espinhosos, a leste as vistas do lago e suas minúsculas Wizard Island, no oeste um importante local para reprodução de gaivotas e outros pássaros marinhos. Por todos os lados você terá vistas das torres e das saliências de carbonato de cálcio à beira do lago.

Mono Lake _deck
Mono Lake – deck

Os riscos ambientais causados pelos desvios de água quase acabaram com o lago. Muitos dizem que desde 1941, parte da água começou a ser retirada para abastecer cidades no sul da Califórnia, mas a dessalinização seria extremamente cara e utilizaria uma quantidade enorme de energia. O que a cidade de Los Angeles faz, por exemplo é desviar os riachos de água doce que alimentam o Mono Lake e como a evaporação é constante, o Lago vai sumindo se não houver esta entrada de água natural. Por isto um comitê foi criado para proteger a região e tentar salvar lago. Uma ordem de proteção foi emitida em 1994 e a elevação da superfície está aumentando gradualmente.

O que fazer no Mono Lake?

Caminhadas, trilhas à pé ou de bike, kayaking, camping, picnic, e muitas, muitas fotos.

De maio a setembro, tem caminhadas guiadas de sexta a domingo às 8h para observação dos pássaros. Mais de 300 espécies podem ser vistas por ali. Às 10, 13 e 18h para ver à área das Tufas ao Sul saindo do centro de visitantes. Muitas trilhas podem ser feitas de bicicleta.

Natação: Pode nadar? OMG, pode! Dizem que um mergulho no lago Mono é uma experiência memorável e deve ser mesmo. Quando nós fomos era inverno, e não deu para arriscar, mas eu volto! A água salgada do lago é mais densa do que a água do mar, por isto é fácil de boiar. Vale lembrar que a água tem um cheiro super forte de podre e as rochas subterrâneas são afiadas, por isto tem que levar sapatos para andar na água e evitar o contato com os olhos porque a água queima. E no verão,  há grandes enxames de moscas minúsculas que vivem perto da costa. Os veteranos afirmam que um banho ali pode curar quase qualquer coisa.

Kayaking: Para os menos corajosos, o passeio de kayak é bem comum na região. Só é preciso evitar os ninhos de pássaros. Mas existem mapas disponíveis que mostram onde os ninhos estão localizados para que os turistas possam evitar estas áreas.  Alguns sites que podem ser úteis para reserva de Kayaking:

Camping: É possível acampar nas cidades próximas ou simplesmente fazer um picnic. Os acampamentos estão localizados nas em Lundy Canyon, Lee Vining Canyon, e no June Lake Loop. A maioria destes acampamentos é no modo: first-come, first-served, ou seja, se chegar e tiver lugar pode acampar. Na maioria dos lugares o espaço é cênico e é preciso autorização para fogueiras.

Passeios de barco: São permitidos todos os tipos de passeios de barco, embora o acesso seja restrito entre 1 de abril e 1 de agosto de cada ano para proteger as gaivotas.

Onde fica o Mono Lake?

O Mono Lake fica 13 milhas ao leste do Yosemite Park, na região da Califórnia conhecida como Eastern Sierra.

Quando ir?

O ano inteiro tem paisagens lindas pela região. Mas mas tanto s centro de visitante quanto algumas estradas ao redor que dão acesso à alguns lugares do parque permanecem fechadas de dezembro a março devido às tempestades de neve.

Onde ficar?

A cidade é bem pequena, mas tem boas opções de restaurantes e diversos hotéis e motéis próximos:

Se você está se perguntando se tem peixe por lá, Não tem não. A água é muito alcalina e eles não sobrevivem. Mas tem camarão!

Impossível não querer fotografar cada cantinho deste lugar. Mas além dos viajantes, fotógrafos profissionais vêm de todo o mundo para capturar a interação da luz sobre as montanhas, o deserto, e água, é fazem do Mono Lake um dos lugares mais populares para fotos na Califórnia.

Nós passamos o dia lá numa visita ao Mammoth Lakes, que é assunto para um próximo post, mas acompanhe abaixo um pouquinho do que vimos por lá:

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

3 COMENTÁRIOS

Fechado para comentários.

Leia Também

Ilha dos Flamingos em Aruba

Tudo que você precisa saber para visitar a ilha dos flamingos...

0
Planejando uma viagem para Aruba? Neste post vou te contar tudo o que você precisa saber para visitar a famosa ilha dos Flamingos em Aruba.
Skydiving em Dubai - em cima da ilha The Palm

Skydive em Dubai, a experiência de saltar em cima do cartão...

0
Eu pulei de um avião e tenho a foto mais linda da vida! Saiba como é a experiência de fazer Skydive em Dubai.
Gold Cappuccino no Atmosphere restante do Burj Khalifa em Dubai

A experiência de tomar o café com ouro em Dubai

0
Pega turista ou uma experiência imperdível? Neste post conto sobre a experiência de beber o café com ouro em Dubai.