Yosemite é um lugar mágico. O parque é um dos sonhos dos visitantes que vem pra Califórnia pela primeira vez e quando deixa de fazer parte da sua “bucket list” certamente vai pro topo dos lugares mais lindos que você já viu na vida. Neste post contamos o que fazer no Yosemite, incluindo 10 lugares imperdíveis para conhecer no parque. Vem com a gente se apaixonar pelo Yosemite National Park.

O que fazer no Yosemite, 10 lugares imperdíveis para conhecer no parque

El Capitan, o paredão de granito mais popular do Yosemite

El Capitan é uma das formações de pedra mais admiradas do mundo. Conhecida por muitos por ser a paisagem que compõe o protetor de tela dos computadores da Apple, a montanha é um ponto de parada obrigatório para os espectadores curiosos.

Se você tiver uma boa lente, poderá observar os alpinistas avançando até um dos principais pontos da montanha conhecido por The Nose. Iniciantes que curtem uma aventura, podem se inscrever para aulas de rapel na Yosemite Mountaineering School que fica na village ou se encontrar com os guardas florestais no programa  “Ask a Climber” para tirar suas dúvidas sobre as escaladas. 

Em frente do El Capitan
Em frente do El Capitan

O El Capitan tem 3,593 pés – um pouco mais de mil metros acima do Vale de Yosemite é considerado um sonho de escala pros alpinistas que visitam a Califórnia.

Half Dome Village, o centro do Yosemite National Park

Half Dome Village é o coração do Yosemite e bem provável que você coloque este endereço no GPS para iniciar seu passeio pelo parque. Neste local é onde ficam as famosas cabanas de lona onde muitos visitantes se hospedam. O centrinho da village conta com lojas, restaurantes, mini-mercado e um centro de informações turísticas. É o local ideal para fazer uma refeição, comprar umas lembrancinhas e principalmente para pegar mapas e obter maiores informações sobre eventos e lugares para conhecer durante sua visita. Durante o verão, este é o ponto central para pegar o ônibus que circula entre as principais atrações do Yosemite. O ônibus é free!

Half Dome Village no Yosemite
Yosmeite Village, agora chamada de Half Dome Village

Tunnel View, vista panorâmica do Yosemite

A caminho do Half Dome, você verá uma multidão de carros parados para registrar as vistas deslumbrantes do Wawona Tunnel View.

Vista do Tunnel View
Vista do Tunnel View

Famoso pelas famosas fotografias do artista Ansel Adams, o cenário do mirante que fica logo depois do túnel, é uma paisagem que inclui diversos pontos principais do parque um uma única paisagem.

Tunnel View no Yosemite
Pontos que é possível ver do Tunnel View no Yosemite

El Capitan, Horsetail Fall, Clouds Rest, Half Dome, Sentinel Rock, Cathedral Rocks e Bridalveil Fall, todas estas atrações juntas para formar a foto panorâmica mais perfeita da sua viagem. Para quem preferir ficar longe da multidão, pode encarar a Trilha Pohono que tem excelentes vistas da paisagem. 

Mirante do Tunnel View
Mirante do Tunnel View

Half Dome, o filé do parque Yosemite

Half Dome é um dos marcos mais fotografados do Ocidente e certamente um dos locais imperdíveis pra quem visita o Yosemite National Park.

Cachoeiras no Yosemite
Cachoeiras no Yosemite

Depois de enfrentar uma estrada sinuosa e repleta de curvas, você será recompensado com uma vista panorâmica de todo o Vale de Yosemite e High Sierra dos mirantes no topo da montanha.

As paisagens mudam bastante dependendo da estação, mas as vistas são de tirar o fôlego durante o ano inteiro. No verão, os rangers (guardas florestais) reúnem os visitantes que escutam atentos as histórias do parque enquanto os fotógrafos disputam a foto perfeita. Ver o sol se do Half Dome certamente será uma das experiências mais incríveis de toda sua viagem.

Half Dome no por do sol
Olha que lindo ver o por no sol no Half Dome, é comum o céu ficar rosa por lá

No inverno, a estrada fecha devido a neve e local fica livre para quem curte os esportes de inverno. Conto mais detalhes sobre o inverno por lá, neste post:

Mariposa Grove, onde ficam as sequoias gigantes do Yosemite

Abraçar uma árvore gigante é um dos seus sonhos? Então a dica é esticar seu passeio até o parque Mariposa Grove onde estão as famosas sequoias gigantes.

Mariposa Grove - as sequoias gigantes do Yosemite National Park
Mariposa Grove – as sequoias gigantes do Yosemite National Park

Depois de passar o túnel, é torno de uma hora até a entrada do parque. No entanto, note que embora seja simples chegar lá, é bom reservar um meio dia pro seu passeio, já que pra chegar nas árvores mais populares você precisará fazer uma boa caminhada.

Sequoias gigantes no Yosemite
Sequoias gigantes no Yosemite

Note também que o parque abre em meados de junho e fecha no fim de novembro devido a neve. Caso não tenha chances de visitar, não deixe de conferir os parques deste estilo próximos a San Francisco, Muir Woods é uma boa pedida!

Mariposa Grove no Yosemite
Eu quase desapareci perto de uma das árvores de Mariposa Grove

Conto sobre eles aqui:

Cachoeiras do Yosemite

A primavera é uma das melhores estações para quem quer ver as cachoeiras do Yosemite. A Yosemite Falls, tem a combinação de quedas d’água Upper, Lower, and Middle compondo a maior cachoeira na América do Norte. A base dela pode ser visitada com uma caminhada leve e prazerosa. Mas se você tiver tempo e disposição, o legal é encarar uma das trilhas que porporciona uma vista ainda mais linda de outros ângulos do parque. Nós reservamos um dos dias do nosso passeio para fazer uma trilha que incluia a Vernal e Nevada Falls.

Vernal Falls no Yosemite
Vernal Falls no Yosemite

Conto tudo sobre estas e demais cachoeiras do Yosemite neste post:

É uma delícia sentir na pele os splashes gelados da neve nas montanhas. Maio é o mês de pico das cachoeiras.

Trilha para o Mirror Lake, onde as montanhas refletem no lago

Já pensou casar no Yosemite? Pois é, o Mirror Lake foi e é o local escolhido pro casamento de muitos amantes da natureza, incluindo o ilustre Steve Jobs.

Mirror Lake no Yosemite
Mirror Lake no Yosemite – foto do mês de novembro

É um daqueles lugares que as montanhas refletem no lago formando um dos cenários mais lindos do Yosemite. A melhor parque é que a trilha pra chegar lá é super fácil e acessível. Vale a pernada 😉

Paisagens das montanhas refletindo nos lagos no Yosemite
Paisagens das montanhas refletindo nos lagos no Yosemite

Tioga Pass, a estrada mais bonita do Yosemite

Acessível apenas de junho a outubro, Tioga Pass atravessa grande parte do Yosemite e é considerada uma das estradas mais bonitas da Califórnia.

O que fazer no Yosemite
Estradas no Yosemite, imagine fazer este trajeto para entrar no parque 

Um dos principais locais que é acessível apenas via Tioga é o Tuolumme Meadows. O local é um dos favoritos pra quem visita o parque com as botinhas apropriadas pra trilha. Tem várias delas, desde as fáceis ao longo do Rio Tuolumne até as que exigem mais esforço e ficam cercadas pelos paredões de granito. Muitos aventureiros vão pra lá durante o verão preparados para passar a noite do trajeto. A região conta com camping e lanches deliciosos do Tuolumne Grill.

Yosemite National Park
Paisagens no Yosemite National Park

Galerias de arte do Yosemite

Se você for um apaixonado por fotografias e quiser conhecer mais sobre a história do parque, um dos lugares imperdíveis pra visitar no Yosemite é a galeria de Ansel Adams. O artista simplesmente consegue transportar a paisagem mais lindas do local pra álbuns e telas. Além disso, a galeria tem ampla seleção de artesanato, livros, presentes e suprimentos para fotografia. Eles também oferecem uma variedade de passeios fotográficos, aulas e workshops durante ano inteiro. Saíamos de lá inspirados fotogrando os bichos na estrada 😀

O que fazer no Yosemite
Vida selvagem nas estradas do Yosemite

Em determinadas épocas do ano você também pode visitar as exibições no Yosemite Museum Gallery e até fazer aulas de pintura no Happy Isles Art and Nature Center que ficam ao lado. A área que conta tudo sobre John Muir o criador do Yosemite, é uma das minhas preferidas por lá.

John Muir - o criador do Yosemite National Park
John Muir – o criador do Yosemite National Park

Rafting pelo Merced River no Yosemite

Tire o dia pra fazer um passeio relax pelo Rio Merced. O local é um dos favoritos para quem curte aventura em família e no verão um dos melhores passeios pra curtir a região é o rafting. Você pode alugar o equipamento e reservar seu tour na Half Dome Village, aí ao invés de se deslocar até as paisagens, são elas que vem até você 😀  Tem um ônibus que faz o bate-e-volta da village até o rio onde os passeios são realizados.

Você também alugar uma bike e optar por outras aventuras, o que não vai faltar são opções para se divertir no Yosemite.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here