O Yosemite é um dos lugares imperdíveis para se visitar em qualquer época do ano e no inverno não seria diferente. Embora muitas estradas e atrações fechem por uma questão de segurança, alguns passeios que se tornam inviáveis são compensados com as paisagens deslumbrantes com um toque todo especial de neve. Se você está se perguntando se vale a pena, como fica o parque, como é a condição das estradas, o que fazer por lá? Neste post reunimos todas as dicas pra você visitar um dos parques mais lindos do mundo com a paisagem toda branquinha.

Yosemite no Inverno

Yosemite Chapel. Foto galeria Flickr @nrg_crisis

Muita gente pergunta se vai perder muita coisa indo pro Yosemite durante o inverno. Mas embora muitas atrações fechem, imagine este lugar mágico com neve e nos momentos incríveis que você vai pode passar por lá somente no Inverno. A estrutura do parque é fantástica e para conhecer tudo que o Yosemite oferece e todas as paisagens deslumbrantes que você vê nas fotos, garanto que você vai precisar voltar lá pelo menos 4 vezes, uma em cada estação 😀

Como é visitar o Yosemite no Inverno

Há quem diga inclusive que o Inverno é uma das melhores épocas pra visitar o Yosemite. O parque que é um dos mais movimentados do país durante o ano, com o frio e a neve, o número de visitantes é menor e a estação oferece uma oportunidade ainda melhor para explorar toda beleza sem ser interrompido pelas multidões de turistas. O inverno é de dezembro à março.

O que fazer no Yosemite no Inverno

Esquiar no Glacier Point

Alguns lugares como o Glacier Point, que é um dos mais fascinantes do Yosemite não podem ser visitados de carro durante a maior parte do inverno. As estradinhas são cheias de curvas e ficam inacessíveis nesta época do ano. No entanto, quando os carros não podem chegar lá, o lugar é aberto para quem quer esquiar ou testar os snowshoes. Esta certamente é uma das atrações imperdíveis para se fazer no parque nesta época do ano.

Confira aqui valores para passar o dia fazendo esqui ou snowboarding e mais detalhes sobre equipamentos e aulas.

Patine no gelo no meio das montanhas

A Half Dome Village oferece uma pista de patinação no gelo no coração do Yosemite desde 1928 :o. Além de patinação no gelo, você pode desfrutar de uma fogueira acolhedora e vistas de Half Dome. Quem não gosta, pode ficar assistindo em volta das fogueiras próximas da pista! 🙂

Caminhar com os “sapatinhos de neve”

Os snowshoes é uma das atividades preferidas para quem praticar um esporte de inverno sem fazer muito esforço. Os sapatos permitem que você possa passear sem afundar na neve. Um dos lugares favoritos para praticar o esporte no Yosemite é o Tuolumne Grove que de quebra é cercado de sequóias gigantes. 😀

Descer de bóia na neve

E se caminhar na neve não é sua praia, que tal descer a ladeira de bóia? A área no Crane Flat Campground vira um verdadeiro playground para as crianças se divertirem com as bóias no inverno. O pessoal pode fazer sledding e tubing tanto na área do camping que é fechada durante esta estação, quanto no Goat Meadow, que tecnicamente já é fora do parque, mas é um dos principais lugares para os esportes de inverno na região.

Hikings no Yosemite no Inverno

Tem disposição e não se importa em ficar no frio, então pode encarar uma trilha. A maioria do parque fica coberto de neve, muitas trilhas ficam completamente fechadas e você não vai ver as cachoeiras jorrando água durante o inverno. Mas dá sim, pra fazer super caminhadas e curtir vistas ainda mais especiais. São elas:

Os níveis de água tendem a ser baixos, mas dependendo do volume de neve e chuva, as cachoeiras voltam a fluir, mas nada comparado com a primavera!

Fazer um snowmen

Se você sonha em fazer um boneco de neve, o que não vai faltar é gelo pra você amontoar por lá, anywhere 😀 E garanto que vai sobrar boneco pra você tirar uma fotinha 😛

Atrações que não dá pra visitar no Yosemite durante o Inverno

Além do Glacier Point, que é um “must go”, os parques Mariposa Grove onde estão as famosas sequóias gigantes também ficam fechados até a primavera. Já a Tioga Pass, é uma das estradas mais bonitas, precisa de um super planejamento, já que ela fica fechada durante a maior época do ano. Não são permitidos veículos entre o Crane Flat e a Tioga Pass, nem na área de Tuolumne Meadows.

Hotéis no Yosemite no Inverno

A maioria das acomodações dentro e ao redor do parque permanecem abertas durante todo o ano, inclusive muitos oferecem eventos e pacotes especiais para quem quiser passar o dia sem sair no frio. Os hotéis dentro do parque precisam ser reservados com bastante antecedência. para quem quiser algo mais top o Majestic Yosemite é conhecido pelos jantares especiais regados a vinho. Já o Big Trees Lodge é um ótimo lugar para praticar esqui cross-country ou snowshoeing. Conto melhor sobre hotéis e como preparar sua viagem pro Yosemite neste post:

Mas quer uma experiência inesquecível? Fica no Yosemite’s Ostrander Ski Hut! A casa de dois andares toda de pedra foi construída em 1941 e têm acomodações bem rústicas que acomodam até 25 aventureiros. Detalhe é que só dá pra chegar lá a pé e é preciso caminhar 10 milhas na neve pra isso. Acha que é coisa de maluco? Saiba que o lugar é tão disputado que tem até loteria para reservar!

Como é o tempo no Yosemite durante o Inverno

Na maioria do inverno, a temperatura geralmente é em torno de 12° á -2°, mas com as montanhas a sensação de frio é ainda maior. E claro, tem dias muito mais gelados. Portanto, se vista em camadas e lembre-se de comprar uns vinhos pra levar na viagem 😉 Dentro do parque é bem tranquilo de achar um lugar pra tomar uma sopa ou um chocolate quente.

Condições das estradas no Yosemite durante o Inverno

Retornando do Yosemite no inverno

Dependendo das condições do tempo, pra ir pro Yosemite o cuidado nas estradas precisa ser dobrado. Se você vai alugar um carro, eu super recomendo que seja um 4×4 que tenha os pneus apropriados pra neve. Correntes de neve são solicitadas com frequência dentro do Yosemite. Explico os detalhes sobre o carro e correntes nestes posts:

E claro, você deve checar a condição das rodovias com antecedência e estar preparado para levar muito mais tempo do que seu GPS sugere. A estrada pro parque têm muitas curvas e é preciso ir bem devagar. Para quem tem medo das estradas, mas não quer abrir mão de conhecer este lugar incrível, têm muitas empresas que oferecem o passeio saindo de San Francisco. E uma última opção é ir até as cidadezinhas de Merced, Mariposa, Sonora e pegar o ônibus até o Yosemite.

O Yosemite com certeza será um dos lugares mais inesquecíveis que você vai conhecer na Califórnia <3

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

2 Comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here