Yosemite National Park é um dos lugares mais paradisíacos do mundo! Se você fizer uma pesquisa rápida sobre os lugares mais bonitos para conhecer na Califórnia, o Yosemite Park com certeza estará no topo da lista.

Yosemite Park, dicas para conhecer o parque mais lindo da Califórnia!

Yosemite Park
Yosemite Park

Yosemite é muito mais que um parque bonito, cheio de montanhas e verde. O Yosemite Park é extraordinário, é imenso, é mágico. É o tipo de lugar que te deixa encantado, suspirando, sonhando acordado. Quer mais motivos para visitá-lo?

Como programar a viagem para o Yosemite

O Parque fica há 320km de San Francisco, o que dá aproximadamente 3 horas e meia, mas note que esta distância é da entrada principal do Yosemite. Para chegar no visitor center você vai levar mais uns 40 minutos, isso se não parar a cada 10 minutos para fotografar. As opções de transporte para chegar no parque são:

Como ir de ônibus para o Yosemite

Se você prefere ir de ônibus e ficar lá, existe a opção de pegar a linha Grey Hound de San Francisco até a cidade de Merced e de Merced pegar a linha Yarts até o Yosemite Valley.

Agências que vendem o tour para o Yosemite

Se você está sozinho ou com poucas pessoas e prefere não dirigir, algumas agências em San Francisco oferecem o tour até o parque, é uma viagem rápida e bem cansativa pois eles vão e retornam no mesmo dia, mas não deixa de ser uma alternativa para chegar lá. Mas claro, estamos falando de 7 horas de viagem só para ir e voltar, é corrido demais. As agências: Gray Line e Tower Tours oferecem passeios de um dia para o Yosemite Park.

Como ir de trem para o Yosemite

Dá para ir ao Yosemite combinando ônibus e trem – mas demora um horror e não é uma boa opção. Nesta caso é preciso pegar a linha do AMTRAK chamada de San Joaquin Train, até Merced, e de Merced o ônibus até o Yosemite Valley. Se você mencionar que quer ir ao parque, eles já explicam e vendem o trecho completo até o visitou center.

Viagem de carro para o Yosemite

O ideal mesmo é ir de carro e preferencialmente em um fim de semana prolongado, emendando uma segunda ou sexta-feira, ai você terá tempo para explorar o lugar e mesmo assim, saiba que vai conhecer uma pedacinho do parque, pois ele é imenso. Se você gosta de trilhas e natureza, dá para passar dias lá.

Chegando no Yosemite

Cachoeiras no Yosemite
Cachoeiras no Yosemite

A entrada custa $30 por carro pelo período de 7 dias. Valores (set/17).

Têm diversos estacionamentos, mas o ideal é deixar o carro próximo ao visitor center ao lado do Curry Village, lá você terá todas as informações necessárias e poderá fazer tudo com as shuttles, que são os ônibus disponibilizados pelo parque. Você vai precisar do carro somente se quiser conhecer alguns pontos específicos e mais afastados, como o Glacier Point onde dá para ver o Half Dome, o Parque das Sequoias gigantes ou o El Capitan dependendo da época do ano. Nos demais lugares dá para ir tranquilo e parar nos pontos onde você estacionaria o carro.

O que fazer no Yosemite Parque

Logo na entrada você vai receber um jornal com as atividades que estão sendo realizadas naquele mês, mas tem exposições de arte, aulas de fotografia, diversos lugares para fazer trilhas, caminhadas, escaladas, visualização das estrelas, passeios para ver os pássaros, pescar, atividades na água como rafting, caiaque,  passeio a cavalo, aluguel de bicicletas, teatro para as crianças, esportes de inverno. Enfim, tem atividades para todos os gostos e níveis. Inclusive dá para comprar alguns passeios para lugares próximos, para determinadas atividades e inclusive para fazer passeios guiados.

Onde comer no Yosemite

Não se preocupe com comida, o parque conta com diversos restaurantes, cafés, lanchonetes, bares e até super mercado, dá para acreditar? Em algumas épocas do ano alguns deles são fechados, mas dá para se virar legal com as refeições. Não precisa levar nada, você encontra desde snacks, sanduíches, saladas, sopas, bebidas e o preço é normal. Não preciso nem falar das lojas e lembranças, tem muitas. E sim, eles aceitam todos os cartões.

Quando ir para o Yosemite

Qualquer hora, o parque fica aberto durante todos os dias do ano. Nos feriados tem uma programação mais extensa e fica lotado. O inverno tem neve e faz muito frio, mas nós que não estamos acostumados com a paisagem branquinha ficamos encantados, no entanto tem que redobrar os casacos e muitas estradas fecham por questão de segurança. Na primavera, a neve derrete formando cachoeiras maravilhosas, maio é quando as quedas ficam mais fortes! É perfeito para quem gosta de fazer uma caminhada próximo as cachoeiras.

O verão é o verão, piscina, lago, atividades, dá para aproveitar tudo o tempo todo, no entanto é a época mais chove também. No outono, tem aquelas paisagens de quadro, com diversas folhas amarelas caídas no chão, no entanto os lagos secam, mas as paisagens são de deixar qualquer um de boca aberta.

Então a dica é: vá quando tiver oportunidade porque o parque é encantador em todas as épocas do ano!

Onde ficar hospedado no Yosemite

Yosemite
Yosemite Parque

Se hospede dentro do parque. Conforme mencionei o Yosemite é imenso e não é uma boa alternativa ficar fora dele. A administração do parque mudou recentemente e portanto eles alteraram o nome dos lodges e hoteis. Post atualizado 09 de set/17.

Half Dome Village: O lugar mais popular e que traz toda a atmosfera de Yosemite é o Half Dome Village, que antes era conhecido por Curry Village! São várias cabanas que tem uma estrutura de madeira e são cobertas de lona, tem cama, colchão, roupa de cama, toalhas, um cofre, tudo bem rústico, mas confortável.

Os banheiros são compartilhados, no entanto tudo é bem organizado e limpo, têm diversos chuveiros, água quentinha, é bem tranquilo. O único problema ou talvez a parte mais emocionante do Yosemite dependendo do seu ponto de vista, são os ursos.

Não é lenda não gente, tem muitos ursos lá. Tanto que ao chegar no visitor center você precisa assinar um termo dizendo que está ciente que não pode deixar comida dentro do carro e nem dentro da cabana. Se o urso sentir o cheiro e resolver detonar com o seu carro para usufruir do lanchinho que você esqueceu lá dentro, você tem que pagar uma multa, algo em torno de $ 3 mil. O mesmo vale para itens com cheiro que foram largados na sua acomodação. Aqui tem mais informações sobre os cuidados com os ursos.

Na frente das cabanas tem um armarinho específico para deixar todas as comidas, bebidas e tudo que tiver cheiro e possa despertar o desejo dos bichanos, então até mesmo protetor solar, xampu, tudo precisa ser colocado ali, fechando adequadamente para que os ursinhos não consigam pegar.

E aí não preciso nem dizer que é emocionante quando você escuta um barulho perto da sua cabana ou sente aquela vontade de fazer xixi durante a madrugada :O Dizem que eles não vem nos lugares onde tem muito movimento ou barulho, mas todos os lixos são a prova de ursos e todos os cuidados devem ser tomados para não atrair ursinhos famintos! OMG!

Enfim, as cabanas são uma espécie de acampamento de luxo ou de hotel econômico, você pode estacionar seu carro próximo, pegar o transporte do parque ali pertinho, usufruir dos mercados e restaurantes próximos e ainda sentir toda a adrenalina de ser refeição de urso.

Outras opções de hospedagem dentro do Yosemite

Camping: O parque conta com 13 camp grounds com diferentes estruturas. É a opção mais barata, custa entre 10 e 20 dólares e acomoda 2 carros e 3 barracas, alguns são próprios para Motor homes. Todos os locais tem banheiro, mas nenhum possui chuveiro. Banho pra que te quero 😛 Tem que reservar o camping um semestre antes, se não é impossível conseguir vaga. Os mais corajosos podem ainda acampar sem reserva ao ar livre com a incrível companhia dos ursos e seus amigos.

Wawona Hotel: É ideal para quem pretende visitar as Sequoias gigante do Mariposa Grove e ficar lá perto. Está localizado há 4 milhas da entrada sul do parque.

The Ahwahnee: Este é o hotel mais luxuoso do Yosemite e acomoda as celebridades que visitam o parque, está localizado no coração do Yosemite Valley.

Yosemite Lodge at the Falls ou Housekeeping Camp é uma boa boa alternativa  para grupos e famílias. Para quem quer explorar as regiões mais afastadas, pode checar também o Tuolumne Meadows LodgeWhite Wolf LodgeHigh Sierra Camps e Glacier Point Ski Hut.

Atenção: A administração do Yosemite mudou e o nome de muitos hotéis dentro do parque foram atualizados. Verifique as opções atuais, neste site.

Se você optar por ficar fora do parque, as opções mais convenientes são as cidades de Mariposa e Groveland.

Dicas

  • Se tiver interesse em ficar dentro do parque reserve com muita antecedência. O half Dome Village é um dos lugares mais disputados, pois é o mais barato menos caro dos lugares para ficar no parque, então a procura é grande e as reservas precisam ser realizadas com bastante antecedência, principalmente se você for nos feriados.
  • Abasteça fora do Yosemite. Groveland e Mariposa, são cidades que ficam mais próximas, então dependendo da direção que você vier, pare em uma delas e encha o tanque. No parque os postos são mais limitados e o combustível é mais caro.
  • Se for no inverno, vale consultar a condição das estradas antes, pois lá neva bastante e muitos trechos são fechados para evitar acidentes.
  • Note que no inverno faz muito frio, algumas cabanas são aquecidas e ficam bem quentinhas, pague por elas ou vai morrer de frio!
  • Caso você seja daqueles que enjoa quando pega uma estrada cheia de curvas, vale levar um remédio para se precaver. Porque tem muita curva e é fácil de passar mal, viu?
  • Se você quer fazer trilhas mirabolantes, subir montanha ou acampar no meio da natureza, vai precisar de permissão, verifique como obter seu permit antes de ir.

Vamos ficar encantados juntos? Acompanhe algumas fotos que tiramos no Yosemite Park.

E você já conhece? O que você mais gostou e o que recomenda para quem quer conhecer o parque? Compartilhe com a gente.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.