Yosemite National Park é um dos lugares mais paradisíacos do mundo! Se você fizer uma pesquisa rápida sobre os lugares mais bonitos para conhecer na Califórnia, o Yosemite Park com certeza estará no topo da lista.

Yosemite Park

Porque visitar?

Yosemite é muito mais que um parque bonito, cheio de montanhas e verde. O Yosemite Park é extraordinário, é imenso, é mágico. É o tipo de lugar que te deixa encantado, suspirando, sonhando acordado. Quer mais motivos para visitá-lo?

Yosemite National Park
Yosemite National Park

Como ir ao Yosemite?

O Parque fica há 320km de San Francisco, o que dá aproximadamente 3 horas e meia, mas note que esta distância é da entrada principal do Yosemite. Para chegar no visitor center você vai levar mais uns 40 minutos, isso se não parar a cada 10 minutos para fotografar. As opções de transporte para chegar no parque são:

Mapa de San Francisco ao Yosemite ational Park
Mapa de San Francisco ao Yosemite National Park

Ônibus

Se você prefere ir de ônibus e ficar lá, existe a opção de pegar a linha Grey Hound de San Francisco até a cidade de Merced e de Merced pegar a linha Yarts até o Yosemite Valley.

Agências

Se você está sozinho ou com poucas pessoas e prefere não dirigir, algumas agências em San Francisco oferecem o tour até o parque, é uma viagem rápida e bem cansativa pois eles vão e retornam no mesmo dia, mas não deixa de ser uma alternativa para chegar lá. Mas claro, estamos falando de 7 horas de viagem só para ir e voltar, é corrido demais. As agências: Gray Line e Tower Tours oferecem passeios de um dia para o Yosemite Park.

Trem

Dá para ir ao Yosemite combinando ônibus e trem – mas demora um horror e não é uma boa opção. Nesta caso é preciso pegar a linha do AMTRAK chamada de San Joaquin Train, até Merced, e de Merced o ônibus até o Yosemite Valley. Se você mencionar que quer ir ao parque, eles já explicam e vendem o trecho completo até o visitou center.

Carro

O ideal mesmo é ir de carro e preferencialmente em um fim de semana prolongado, emendando uma segunda ou sexta-feira, ai você terá tempo para explorar o lugar e mesmo assim, saiba que vai conhecer uma pedacinho do parque, pois ele é imenso. Se você gosta de trilhas e natureza, dá para passar dias lá.

Chegando no Yosemite

A entrada custa $30 por carro pelo período de 7 dias. Valores (out/15).

Uma das primeiras vistas ao entrar no Yosemite
Uma das primeiras vistas ao entrar no Yosemite

Tem diversos estacionamentos, mas o ideal é deixar o carro próximo ao visitor center ao lado do Curry Village, lá você terá todas as informações necessárias e poderá fazer tudo com as shuttles, que são os ônibus disponibilizados pelo parque. Você vai precisar do carro somente se quiser conhecer alguns pontos específicos e mais afastados, como o Glacier Point onde dá para ver o Half Dome, o Parque das Sequoias gigantes ou o El Capitan dependendo da época do ano. Nos demais lugares dá para ir tranquilo e parar nos pontos onde você estacionaria o carro.

Roteiro da shuttle disponibilizada pelo Yosemite, Fonte: Site do Yosemite
Roteiro da shuttle disponibilizada pelo Yosemite, Fonte: Site do Yosemite

O que fazer no parque

Logo na entrada você vai receber um jornal com as atividades que estão sendo realizadas naquele mês, mas tem exposições de arte, aulas de fotografia, diversos lugares para fazer trilhas, caminhadas, escaladas, visualização das estrelas, passeios para ver os pássaros, pescar, atividades na água como rafting, caiaque,  passeio a cavalo, aluguel de bicicletas, teatro para as crianças, esportes de inverno. Enfim, tem atividades para todos os gostos e níveis. Inclusive dá para comprar alguns passeios para lugares próximos, para determinadas atividades e inclusive para fazer passeios guiados.

Eu depois de uma trilha daquelas!
Eu depois de uma trilha daquelas!

Onde comer

Não se preocupe com comida, o parque conta com diversos restaurantes, cafés, lanchonetes, bares e até super mercado, dá para acreditar? Em algumas épocas do ano alguns deles são fechados, mas dá para se virar legal com as refeições. Não precisa levar nada, você encontra desde snacks, sanduíches, saladas, sopas, bebidas e o preço é normal. Não preciso nem falar das lojas e lembranças, tem muitas. E sim, eles aceitam todos os cartões.

Quando ir

Qualquer hora, o parque fica aberto durante todos os dias do ano. Nos feriados tem uma programação mais extensa e fica lotado. O inverno tem neve e faz muito frio, mas nós que não estamos acostumados com a paisagem branquinha ficamos encantados, no entanto tem que redobrar os casacos e muitas estradas fecham por questão de segurança. Na primavera, a neve derrete formando cachoeiras maravilhosas, maio é quando as quedas ficam mais fortes! É perfeito para quem gosta de fazer uma caminhada próximo as cachoeiras.

Cachoeiras no Yosemite
Cachoeiras no Yosemite – coisa mais linda do mundo
Cachoeiras no Yosemite
Cachoeiras do Yosemite

O verão é o verão, piscina, lago, atividades, dá para aproveitar tudo o tempo todo, no entanto é a época mais chove também. No outono, tem aquelas paisagens de quadro, com diversas folhas amarelas caídas no chão, no entanto os lagos secam, mas as paisagens são de deixar qualquer um de boca aberta.

Yosemite no Outono
Yosemite no Outono
Yosemite no Outono
Yosemite no Outono

Então a dica é: vá quando tiver oportunidade porque o parque é encantador em todas as épocas do ano!

Onde ficar

Se hospede dentro do parque. Conforme mencionei o Yosemite é imenso e não é uma boa alternativa ficar fora dele.

Curry Village: O lugar mais popular e que traz toda a atmosfera de Yosemite é o Curry Village. São várias cabanas que tem uma estrutura de madeira e são cobertas de lona, tem cama, colchão, roupa de cama, toalhas, um cofre, tudo bem rústico, mas confortável.

Curry Village no Yosemite
Curry Village no Yosemite

Os banheiros são compartilhados, no entanto tudo é bem organizado e limpo, têm diversos chuveiros, água quentinha, é bem tranquilo. O único problema ou talvez a parte mais emocionante do Yosemite dependendo do seu ponto de vista, são os ursos.

Curry Village - cabana por dentro
Curry Village – cabana por dentro

Não é lenda não gente, tem muitos ursos lá. Tanto que ao chegar no visitor center você precisa assinar um termo dizendo que está ciente que não pode deixar comida dentro do carro e nem dentro da cabana. Se o urso sentir o cheiro e resolver detonar com o seu carro para usufruir do lanchinho que você esqueceu lá dentro, você tem que pagar uma multa, algo em torno de $ 3 mil. O mesmo vale para itens com cheiro que foram largados na sua acomodação. Aqui tem mais informações sobre os cuidados com os ursos.

Na frente das cabanas tem um armarinho específico para deixar todas as comidas, bebidas e tudo que tiver cheiro e possa despertar o desejo dos bichanos, então até mesmo protetor solar, xampu, tudo precisa ser colocado ali, fechando adequadamente para que os ursinhos não consigam pegar.

E aí não preciso nem dizer que é emocionante quando você escuta um barulho perto da sua cabana ou sente aquela vontade de fazer xixi durante a madrugada :O Dizem que eles não vem nos lugares onde tem muito movimento ou barulho, mas todos os lixos são a prova de ursos e todos os cuidados devem ser tomados para não atrair ursinhos famintos! OMG!

Enfim, as cabanas são uma espécie de acampamento de luxo ou de hotel econômico, você pode estacionar seu carro próximo, pegar o transporte do parque ali pertinho, usufruir dos mercados e restaurantes próximos e ainda sentir toda a adrenalina de ser refeição de urso.

Outras opções de acomodação dentro do Yosemite

Camping: O parque conta com 13 camp grounds com diferentes estruturas. É a opção mais barata, custa entre 10 e 20 dólares e acomoda 2 carros e 3 barracas, alguns são próprios para Motor homes. Todos os locais tem banheiro, mas nenhum possui chuveiro. Banho pra que te quero 😛 Tem que reservar o camping um semestre antes, se não é impossível conseguir vaga. Os mais corajosos podem ainda acampar sem reserva ao ar livre com a incrível companhia dos ursos e seus amigos.

Wawona Hotel: É ideal para quem pretende visitar as Sequoias gigante do Mariposa Grove e ficar lá perto. Está localizado há 4 milhas da entrada sul do parque.

The Ahwahnee: Este é o hotel mais luxuoso do Yosemite e acomoda as celebridades que visitam o parque, está localizado no coração do Yosemite Valley.

Yosemite Lodge at the Falls ou Housekeeping Camp é uma boa boa alternativa  para grupos e famílias. Para quem quer explorar as regiões mais afastadas, pode checar também o Tuolumne Meadows LodgeWhite Wolf LodgeHigh Sierra Camps e Glacier Point Ski Hut.

Se você optar por ficar fora do parque, as opções mais convenientes são as cidades de Mariposa e Groveland.

Dicas

  • Se tiver interesse em ficar dentro do parque reserve com muita antecedência. O Curry Village mesmo é um dos lugares mais disputados, pois é o mais barato menos caro dos lugares para ficar no parque, então a procura é grande e as reservas precisam ser realizadas com bastante antecedência, principalmente se você for nos feriados.
  • Abasteça fora do Yosemite. Groveland e Mariposa, são cidades que ficam mais próximas, então dependendo da direção que você vier, pare em uma delas e encha o tanque. No parque os postos são mais limitados e o combustível é mais caro.
  • Se for no inverno, vale consultar a condição das estradas antes, pois lá neva bastante e muitos trechos são fechados para evitar acidentes.
  • Note que no inverno faz muito frio, algumas cabanas são aquecidas e ficam bem quentinhas, pague por elas ou vai morrer de frio!
  • Caso você seja daqueles que enjoa quando pega uma estrada cheia de curvas, vale levar um remédio para se precaver. Porque tem muita curva e é fácil de passar mal, viu?
  • Se você quer fazer trilhas mirabolantes, subir montanha ou acampar no meio da natureza, vai precisar de permissão, verifique como obter seu permit antes de ir.

Vamos ficar encantados juntos? Acompanhe algumas fotos que tiramos no Yosemite Park.

Half Dome e as cachoeiras que pareciam enormes de perto
Half Dome e as cachoeiras que pareciam enormes de perto
Yosemite national Park
Yosemite national Park
Yosemite national Park
Um restinho de neve
Curtindo o Yosemite
Curtindo o Yosemite
Beleza por toda parte - Yosemite
Beleza por toda parte – Yosemite
Você vai precisar de lentes para colocar o El Capitan nas fotos
Você vai precisar de lentes para colocar o El Capitan nas fotos
Então, outono é assim!
Então, outono é assim!
Yosemite
Olha só os rios secos
E o por do sol? Yosemite
E o por do sol? Yosemite
Wal no Yosemite
É assim que eu fico todas as vezes que vou pra lá!

E você já conhece? O que você mais gostou e o que recomenda para quem quer conhecer o parque? Compartilhe com a gente.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

21 Comentários

  1. Olá Waldana! Parabéns! Suas dicas para conhecer Yosemite são excelentes!

    Agora em julho/17 vamos para Las Vegas, e no dia 19 pegamos MotorHome (RV) e fiz um trajeto que (confesso) estava meio perdido por conta das notícias da Tioga Road fechada, mas pelo que pesquisei ontem a estrada foi reaberta (viva!!!) e também pelo fato de ser nossa primeira viagem na região.
    Bem, posso te passar meu trajeto? Se puder fazer apontamentos (dicas, melhor estrada, paradas recomendadas), agradeço! 🙂
    1) dia 19/07 : saindo de RV (4 pessoas: eu, esposa, minha mãe e filho de 8 anos) de Las Vegas (no final da tarde) para Death Valley, onde não reservei local para dormir, penso em pernoitar no estacionamento do parque;
    2) dia 20/07: Conhecer um pouco do parque Death Valley pela manhã bem cedo (entre as 7h às 9h00), por conta do calor excessivo. E após partir em direção à Mammoth Lakes. Local para parar RV à noite: Reservado: Camping for RV: MCGEE CREEK (reservado pelo site http://www.recreation.gov);
    Dia 21/07: Conhecer a Região de Mammoth Lakes. Local para parar RV à noite: RESERVADO: SILVER LAKE CAMPGROUND (reservado pelo site: http://www.recreatin);
    Dia 22/07: ir até Mono Lake (parece bem legal!), e depois tentar espaço no camping: Tuolumne Meadows : NÃO temos reserva (vou tentar vagas no sistema: “first-come, first-served” …acha que consigo?). De lá parece que há ônibus (pago) até Yosemite Valley, onde usufruiremos do shuttle para conhecer o parque;
    Dia 23/07: idem dia 22/07 (sem reserva de camping para RV)
    Dia 24/07: idem dia 22/07 (sem reserva de caming para RV);
    Dia 25/07 ida à San Francisco;

    Toda dica, crítica e sugestão será muito bem-vinda! Desde já obrigadão!
    Abraços Hermes e família!
    PS. Ansiosos para ter ótimos momentos em Yosemite!

    • Oi Fernanda,
      É tranquilo sim, o trajeto tem algumas curvas, mas agora no verão é tranquilo e o legal de ir de carro é que você faz teus horários, tuas paradas, no teu ritmo. Não sei qual seu interesse, mas as agências de SF tem algumas excursões pra lá também caso você não queira ir sozinha, mas eu sinceramente não aconselho o bate-volta, acho que tem que ficar por lá ao menos uma noite… as escolas de inglês também oferecem tours pra lá de uma ou duas noites com agências terceirizadas, você pode entrar em contato e ir com um destes grupos, assim tem cya e consegue rachar as despesas.
      Bjao,
      Wal.

  2. Muito boas as dicas. Estou com viagem marcada pra São Francisco e princípio ficaria de 05 a 10 de junho, mas queria aproveitar pra fazer um bate e volta, como andei lendo que não vale a pena, gostaria de saber se daria pra sair no dia 09/06 umas 5:30 da manhã de São Francisco e ir direto pro parque, passar o dia lá e dormir em Mariposa pra no dia 10 pegar a estrada. Será que dá pra curtir bem o parque em apenas 1 dia?
    Obrigado

    • Raquel,
      Dá pra conhecer em qualquer época do ano…mas em janeiro tem neve, então vai ser frio sim. Mas é frio e lindo…a paisagem com neve é fora de sério! O ideal é ficar num hotel ao invéz das cabanas e no fim do dia relaxar na frente da lareira com uma boa taça de vinho 😀 A única parte mais chatinha é que dependendo das condições vcs precisam de correntes pra neve ou um carro 4X4, explico sobre isto também no blog. Se puder passa em Tahoe e Sacramento tbm 😀
      Bjão,
      Wal.

  3. Ótimo relato!

    Saberia me dizer se a entrada que eu pago para o Yosemite, vale também para o Sequoia?

    Obrigado

    • Oi André,
      Infelizmente não, pois são dois parques diferentes. O que você pode é comprar o passe anual – é $80 e vale por um ano para qualquer parque nacional.
      Um abraço,
      Wal.

  4. Ola, vou pela primeira vez em setembro/16, ja fiz todas as reservas e vamos acampar, será qud nessa época é muito frio?? Me responda por favor, bjs

    • Oi Silvana. Em geral esta época não é frio não. Vai dar pra andar de manga curta. Mas é bom levar coberta ou saco de dormir pq a noite é sempre bem fresquinho. Vocês vão amar!
      Bjos.

  5. Bom dia Waldana. Tudo bem?
    Gostaria de visitar as sequoias de Merced Grove, semana que vem.
    Porém estou sem carro.
    Lá existe algum lugar que possa arranjar guia ou pacote para visitar Merced Grove?
    Muito obrigada! Marina

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here