Já pensou poder voar como um pássaro entre os prédios de Manhattan? Ou poder testar pessoalmente as novas tecnologias em 3D que empresas como o Facebook, Google, HP e Adobe estão desenvolvendo? O Tech Museum se associou com empresas, pesquisadores e inovadores do mundo todo e oferece um espaço fantástico onde os visitantes podem explorar as tecnologias de última geração, testar ferramentas de criação digital e os mais recentes equipamentos de realidade virtual e aumentada. A gente foi lá testar e conta tudo neste post.

Reboot Reality: laboratório de experiências digitais no Vale do Silício

Tech Museum em San Jose
Tech Museum em San Jose

Se você for a San Jose, a capital do vale do Silício, uma das experiências que deve fazer parte da sua viagem é o novo laboratório de experiências digitais chamado de Reboot Reality. O espaço foi criado pelo Tech Museum em parceria com as maiores empresas da região e oferece simuladores de realidade virtual e aumentada além de diversas ferramentas que empresas como Google, Facebook, Adobe e HP pretendem utilizar em seus futuros produtos.

Reboot Reality
Tech Museum em San Jose

Birdly – Experiência de realidade virtual sobrevoando NY

Olhando de fora parece algo muito simples, mas a experiência é de arrepiar. Primeiramente os visitantes recebem uma instrução básica de como utilizar o sistema, chamado de Birdly, que como o nome sugere permite que as pessoas possam voar como pássaros.

O cenário é Manhattan. Você deita em uma cadeira e consegue sobrevoar entre os maiores prédios de Nova Iorque. Conforme a pessoa movimenta os braços e o corpo, ela consegue ir pra frente/ pra trás, fazer a curva e assim por diante. É bem difícil de explicar o qual real são as cenas, dá pra sentir o vento no rosto, cada barulho e ao olhar pra baixo a sensação é de medo. Quando você bate num janelão também tem o soco na cabeça no vidro! 😛

Tech Museum - Birdly
Tech Museum em San Jose – Olha eu aí testando o brinquedinho com a cara na vidraça

O ingresso para o Birdly deve ser comprado a parte. Custa $8 por dois minutos. Parece pouquíssimo tempo, mas garanto que você vai sair de lá suando.

Medium by Oculus do Facebook

A segunda atração preferida dos visitantes é uma nova tecnologia que está sendo testada pela Oculus empresa do Facebook. As pessoas podem fazer esculturas em 3D utilizando os mais modernos equipamentos de realidade virtual. Através de controladores você pode desenhar, trocar a cor das tintas, moldar ou apagar ideias com material de “argila digital”.

laboratório de experiencias digitais
Medium by Oculus – Tech Museum em San Jose

O restante da área interativa é tanto para adultos como para crianças. A plataforma de computação digital e física combinada da HP -Sprout, permite que os visitantes possam criar obras-primas utilizando gráficos, prontos e fotos tiradas no próprio local. Já a Tilt Brush da Google, oferece um novas possibilidades para a criação de arte pintada em 3D. À medida que a pessoa cria, pode visualizar o trabalho de qualquer perspectiva.

No Wetbrush do Adobe, as pinturas criadas são objetos 3D, feitos com uma escova digital que imita o espalhamento real de pintura a óleo, dá para misturar cores e produtos na tinta à medida que ela seca, utilizando pigmentos para aperfeiçoar as obras-primas.

Tem ainda os 10 degraus de separação da Google que ajuda as pessoas a entender quais as semelhanças visuais que um algoritmo de visão por computador pode encontrar para conectar uma escultura com um desenho? Os X Graus de Separação permite que você encontre caminhos entre os dois artefatos com um modo de aprendizagem semelhante ao utilizado pelas máquinas.

laboratório de experiências digitais
Tech Museum em San Jose

Além deste laboratório o Tech Museum esta com uma estúdio incrível de BioDesign que envolve o público em exposições que provocam a imaginação e permitem entender melhor sobre campos emergentes da biologia sintética, bioengenharia, design biológico e biologia DIY.

E claro, você pode ainda pode explorar o restante do museu que tem diversas oportunidades práticas para explorar como a inovação tecnológica está mudando nossas vidas.

Onde fica o The Tech Museum of Innovation

laboratório de experiências digitais
Tech Museum em San Jose

O Tech Museum fica na cidade de San Jose, 201 South Market Street. O museu é aberto diariamente das 10 às 17h e os tickets para as exposições e o laboratório podem ser adquiridos na hora.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here