HomeMorar foraNova oportunidade para trabalhar na Alemanha com o Opportunity Card

Nova oportunidade para trabalhar na Alemanha com o Opportunity Card

-

Você tem interesse em trabalhar na Europa? A Alemanha soa como uma boa opção pra você? Saiba que a Alemanha está ampliando suas fronteiras com esta nova oportunidade para profissionais qualificados de fora da União Europeia com o lançamento do Opportunity Card (Chancenkarte), que traduzindo para o português é Cartão Oportunidades. Ativo desde 1º de junho de 2024, este inovador visto de trabalho permite que candidatos qualificados possam residir na Alemanha por um ano enquanto procuram por um emprego formal. O objetivo desta nova iniciativa é amenizar a significativa escassez de mão de obra qualificada no país.

Cartão de Oportunidade, uma alternativa para trabalhar na Alemanha

Trabalhar na Alemanha
Trabalhar na Alemanha

Requisitos e elegibilidade para o Cartão de Oportunidade para trabalhar na Alemanha

Para se qualificar para ter acesso ao cartão, os candidatos devem possuir credenciais profissionais ou acadêmicas reconhecidas ou atender a critérios específicos dentro de um sistema de pontuação. Por exemplo:

  • Educação: Até 4 pontos para qualificações reconhecidas;
  • Experiência de Trabalho: 2 a 3 pontos para experiência profissional recente;
  • Proficiência Linguística: Proficiência em alemão no nível A1 ou em inglês no nível B2;
  • Idade: 1 a 2 pontos para candidatos com menos de 40 anos;
  • Vínculos com a Alemanha: Pontos concedidos por estar na Alemanha anteriormente e por candidatura com cônjuge.

Busca por emprego e perspectivas de carreira na Alemanha

O cartão de oportunidades permite que os titulares trabalhem em empregos de meio período (até 20 horas por semana), ou tenham trabalhos temporários para se sustentarem enquanto procuram por posições em tempo integral. Essa flexibilidade visa facilitar uma integração mais suave no mercado de trabalho alemão, enquanto aumenta as chances de garantir cargos permanentes, especialmente em setores de alta demanda como engenharia, tecnologia e saúde.

Leia também:

Jornada para a residência permanente na Alemanha

Se o candidato conseguir um emprego em tempo integral durante o período de um ano é possível fazer a transição para residência de longo prazo. Esse processo é simplificado quando os candidatos já estão vivendo na Alemanha e possuem uma oferta de emprego, facilitando a mudança de status de residência temporária para permanente.

Como é o procedimento de aplicação para o Opportunity Card na Alemanha?

As inscrições para o Opportunity Card podem ser feitas no consulado alemão no país de origem do candidato, ou no escritório de registro de estrangeiros local na Alemanha. Para a aplicação é preciso demonstrar recursos financeiros suficientes para cobrir os custos de vida durante este primeiro ano, seja por meio de economias pessoais ou obtendo o trabalho de meio período.

O que achou? Já pensou passar uma temporada na Alemanha e viajar por toda a Europa. Eu topo, viu?

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Leia Também

Wynwood Walls em Miami

Wynwood: O que fazer no bairro mais descolado de Miami

0
Arte por todos os lados e uma atmosfera pra lá de jovem, conheça Wynwood e saiba o que fazer no bairro mais descolado de Miami.
Perfect Day em CocoCay

CocoCay: Saiba tudo sobre a Ilha Privativa da Royal Caribbean nas...

0
Explore um dia em CocoCay, a ilha privativa exclusiva da Royal Caribbean nas Bahamas, um paraíso tropical perfeito para toda a família.
Placa I love Aruba no centro da cidade

Descubra Aruba: 12 Experiências imperdíveis para conhecer o melhor da ilha

0
O que fazer em Aruba. 12 experiências imperdíveis que revelam o melhor para descobrir e rodar toda esta encantadora ilha caribenha.