Se sua empresa tem escritório no Brasil nos Estados Unidos, o visto L1 ser uma excelente alternativa para que você possa trabalhar legalmente na terra do tio Sam.

Visto de trabalho L1

Visto de trabalho L1
Visto de trabalho L1

O que é o visto L1?

O L1 é um visto de transferência entre empresas do mesmo grupo. Ou seja, a empresa deve estar fisicamente presente e realizando negócios no Brasil e nos Estados Unidos. Neste caso, você pode ser transferido para o escritório da companhia nos Estados Unidos.

Quem pode solicitar o visto L1?

Ao contrário do visto H1-B, que é o visto de trabalho mais desejados pelos brasileiros que sonham em ter uma experiência profissional nos Estados Unidos, não há um prazo específico para fazer a solicitação do visto L1, não é necessário passar por uma loteria, não é necessário ter um grau de escolaridade ou anos de experiência equivalentes a um diploma. O interessado no visto L1 precisa apenas ter permanecido pelo menos um ano no cargo antes de solicitar o visto, e preferencialmente em uma posição de gerência ou de supervisão de outros profissionais.

Requisitos para aplicar para o visto L1

Os 3 principais requisitos para a aplicação do visto L1 são:

  • Relação entre as empresas, a matriz deverá possuir pelo menos 50% das ações da subsidiária;
  • Uma relação do trabalho atual na empresa no Brasil e do trabalho futuro na empresa nos Estados Unidos;
  • Presença de um escritório nos Estados Unidos e no Brasil e da comprovação que elas estão realizando negócios, o que significa prover bens ou serviços em ambos os países.

Tempo de processamento do visto L1

O tempo de processamento do visto L1 varia entre dois e cinco meses para solicitações normais. Se for solicitado o processo premium, pode levar apenas duas semanas. O premium é um serviço oferecido pelo USCIS para que as petições sejam processadas rapidamente, mediante o pagamento de uma taxa adicional, de $1.225.

Como funciona o processo do visto L1?

O processo tem duas fases: uma que se inicia nos Estados Unidos com a Imigração, e a segunda em um Consulado americano no Brasil. Ou diretamente nos Estados Unidos, caso o peticionário esteja residindo nos EUA. Neste último caso, será realizada a mudança de status. A petição do status do L1 é de responsabilidade da empresa americana, chamada peticionária, a pessoa que for transferida será a beneficiária.

Quando é possível solicitar o visto L1

O empregador pode solicitá-lo a qualquer momento. Não há prazos específicos e nem cotas para a emissão de vistos L1.

Filhos e esposa do portador do visto L1

Os filhos e cônjuge do portador do visto L1 podem solicitar o visto L-2 e uma das principais vantagens é que o marido ou mulher, uma vez que tem o visto L2, pode solicitar a autorização e trabalhar legalmente nos Estados após ter autorização do departamento de imigração americano, que leva em média 4 meses. Os filhos não podem trabalhar, mas podem frequentar uma escola tanto pública quanto particular.

Desvantagem do visto L1

A principal desvantagem do visto L1 é que o profissional fica totalmente vinculado a empresa em que trabalha. Se for demitido, precisa retornar ao Brasil. Neste caso, não tem como alterar status, vincular o visto com um outro empregador, se quiser trocar de emprego precisa fazer todo o processo de visto novamente.

Visto L para startups

Uma alternativa para muitos empresários é abrir uma filial de suas empresas no exterior e aplicar para o visto L1 ao invés do visto de investidor EB-5, que exige um capital inicial muito maior. O ideal é ter um advogado para auxiliar com plano de negócios que deve ser apresentado, onde é preciso constar os investimentos, as razões da abertura da empresa no território americano, precisa falar sobre os potenciais clientes nos Estados Unidos, entre outras exigências, como ter pelo menos 8 colaboradores e um faturamento anual de no mínimo $ 200.000,00. O presidente Obama está tentando facilitar a vida de quem quer criar negócios no país criando um visto específico para empreendedores, mas o L1 é uma alternativa para muitas startups.

Algumas empresas mencionam que o visto L1, permite a transferência apenas entre pessoas que tem um cargo de liderança ou que fazem parte da diretoria executiva de uma empresa brasileira para uma subsidiária nos EUA. Mas no caso de startups, incialmente a empresa pode ter poucos colaboradores e todos com os cargos de liderança. Se o plano de negócios for bem estruturado, este visto é possível.

O gasto com honorários e as taxas governamentais para tentar este visto são de aproximadamente $7000.

Quanto tempo dura o visto L1?

O visto L-1 é concedido por um período inicial de até três anos e pode ser prorrogado para uma permanência total de até sete anos.

Se a empresa for nova nos Estados Unidos, o tempo inicial geralmente concedido para o visto L1 é de um ano. Ao solicitar novamente a prorrogação, a imigração analisará o desenvolvimento da empresa, o volume de negócios, a quantidade de funcionários, faturamento, e em caso positivo, o visto é geralmente renovado por mais dois anos.

A renovação do visto L1 poderá ser concedida nos Estados Unidos mesmo, sem a necessidade de retornar ao Brasil.

Quem tem o visto L1 pode solicitar o green card?

Sim. Depois de um ano com o status L1, o portador deste visto se qualifica para a solicitação do green-card. No caso de novas empresas, a instituição deverá estar ativa nos Estados Unidos por pelo menos um ano.  O visto L1 é inclusive considerado por muitos o caminho mais curto para a residência permanente nos Estados Unidos.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.