HomeVale do SilícioVisto de TrabalhoMinha formação é tecnológica e não bacharelado. Posso aplicar para o H1-B?

Minha formação é tecnológica e não bacharelado. Posso aplicar para o H1-B?

-

Se você não tem um diploma de bacharel e tem interesse no visto H1-B, provavelmente já se questionou como funciona a convalidação em termos de educação para aplicar para o visto.

Minha formação é tecnológica e não bacharelado.Como posso explicar isto para um recrutador? Posso aplicar para o H1-B uma vez que o diploma de bacharel é um dos requisitos para este visto?

Se estas dúvidas já passaram pela sua cabeça, entenda melhor como funciona a convalidação dos diplomas neste caso.

Convalidação do diploma de bacharel para aplicar para o visto H1-B

Convalidação do diploma para o visto H1-B
Convalidação do diploma para o visto H1-B

Como explicar para o recrutador que você tem uma formação tecnológica?

Nos Estados Unidos o associate degree é equivalente ao curso tecnológico. Trata-se de um curso de nível superior com dois anos de duração. Este tipo de formação é bem popular nas instituições americanas como os community colleges e os junior collegesGeralmente antes de concluir o associate degree os quase formandos dão continuidade aos estudos na universidade por mais dois anos para receber o diploma de bacharel.

Assim, um associate degree é equivalente aos dois primeiros anos de um curso comum de graduação do Brasil, que geralmente é de 4 ou 5 anos.

Requisitos para o H1-B

Um dos requisitos para o visto H1-B é bachelor’s degree or higher degree, or equivalent. Significa que para aplicar para este visto é necessário um diploma de bacharel ou acima, ou equivalente.

Equivalência do diploma

Sua experiência profissional pode convalidar seu diploma. O USCIS considera 3 anos de experiência profissional o mesmo que um ano de universidade. Portanto, caso você tenha mais de 12 anos de experiência, isso pode equivaler a um diploma de bacherel

Por exemplo: Pedro é brasileiro e trabalha com programação há 6 anos, ele tem o diploma do curso tecnológico e quer aplicar para o H1-B. Neste caso, ele já possui os requisitos necessários, uma vez que seus 6 anos de experiência de trabalho convidam os 2 anos que faltam para o bacharelado.

Lembrando que estas regras podem mudar a qualquer momento com os intervenções do nosso “querido presidente”!

Quem não tem diploma algum, pode tentar o visto H1-B?

Sim, mesmo não tendo um diploma, o candidato pode se qualificar para um visto H1-B, neste caso, 12 anos de experiência convalidam um diploma de 4 anos.

Existem casos que a pessoa largou a universidade para trabalhar, então se ela cursou 3 anos e trabalhou por outros 3, considera-se que a pessoa tem o equivalente ao bacharel. 3 anos de bacharelado, mais 3 anos de experiência que conta como um de estudos, totalizam os 4 anos solicitados.

Detalhes importantes

Note que entre os requisitos, sua profissão deve ser classificada como specialty ocupation, entre elas estão arquitetos, engenheiros, professores, pesquisadores, médicos, físicos, enfermeiras, advogados, economistas, assistente sociais, entre outros. No Vale, as profissões relacionadas a tecnologia são as com maiores demandas.

Sua área de formação deve estar relacionada com uma destas profissões e sua experiência profissional precisa ser única a ponto de você ser considerado o candidato ideal para desempenhar a função.

Cabe ao candidato elaborar um currículo mencionando que sua formação e experiência profissional são fundamentais e portanto ninguém melhor que esta pessoa para ocupar a vaga. Todas as experiências precisam ser comprovadas.

Já os que possuem diploma de formação de pós ou superior nos Estados Unidos, entram em uma cota diferenciada para este tipo de visto.

Fonte: UCSIS – Understanding H1-B requirements.

Frequently Asked Questions about H1-B. Zhang & Associates.

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

27 COMENTÁRIOS

  1. Waldana tudo bom?
    Olha só, tenho formação de Técnico em Eletrotécnica (1800h de curso)
    E sou concursado como Eletrotécnico no gov do estado da Bahia há 5 anos.
    Atualmente curso engenharia elétrica e estou prestes a concluir o segundo semestre.
    Quais minhas chances para o H1B?

    Contando somente com o curso técnico, quantos anos a mais (alem dos 5) eu teria que ter de experiência?

    Em media eu gastaria quanto para dar entrada no processo?
    Ultima dúvida… Eu posso dar entrada no processo logo sem conhecer nenhuma empresa em mente, ou primeiro tenho q ter uma empresa me solicitando?

    Um abraço

    Ouvi falar que a área da elétrica é bastante requisitada nos EUA, verdade?

  2. Olá! Parabéns pelo Blog! Minha dúvida não é a respeito do H1-B e sim a respeito do Mestrado ou Graduate nos EUA. Tenho diploma de Tecnólogo em Processamento de Dados, de 03 anos! Formei em 2002 e tenho 16 anos de experiência na mesma área desde então. Gostaria de fazer um Mestrado ou Pós ( Graduate ) nos EUA. É possível ou preciso ter o bacharelado? Obrigado! Sucesso!

    • Ademir,
      Você terá que verificar esta informação com a universidade na qual você pretende fazer o mestrado. Acho que vc teria que fazer a convalidação de materias e notas pra verificar se a carga horária do seu curso equivale a um bacharel aqui. Mas acredito que seja semelhante ao Brasil, tenho muita gente com curso técnico e MBA. Dá uma olhada nos pré-requisitos dos cursos que vc pretende fazer, processamento de dados é bem abrangente e acho que é mais tranquilo.
      Um abraço,
      Wal.

  3. Sou pedagoga, e professora de Inglês (fluente).
    Será que eu conseguiria “validar” esse diploma e/ou a experiência de 20 anos lecionando, para dar aulas para ensino infantil?
    Se não, existe a possibilidade de eu aproveitar a fluência no idioma Inglês e conseguir algum outro trabalho, legalmente?

    • Daniela,
      Pode validar sim, mas para trabalhar legalmente é preciso ter um visto de trabalho e neste caso você precisa que uma empresa seja patrocinadora deste visto. Conforme explico em outros posts.
      Um abraço,
      Wal.

  4. Uma informação para quem deseja aplicar para o H1B. O processo está extremamente difícil porque há 4x mais candidados do que vagas. O processo inicia sempre no dia 1 de abril e já nos primeiros dias o número de aplicações já ultrapassa a quantidade de vagas.

    Isso significa que além de ter documentos que comprovem bacharelado ou experiência, você irá cair numa loteria. Não importa se você tiver uma super experiência ou até doutorado. Você terá que ser sorteado pra conseguir uma vaga. Basicamente 4 candidatos pra cada vaga.

    Outro detalhe importante é que eles não aceitam Bacharel de qualquer curso. Alguns cursos são considerados técnicos nos EUA e, mesmo que você seja um dos sorteados, eles podem negar sua vaga. Há casos até de pessoas superqualificadas que tiveram a petição negada.
    Caso tudo dê certo, ainda há uma entrevista antes de conseguir ter o visto no passaporte.

    Resumindo, está bem difícil conseguir esse visto. Tenha em mente que o custo pra montar um processo de H1B varia de 5 mil a 10 mil e não tem garantia que você possa conseguir a vaga. As vagas abrem apenas uma vez por ano, em abril. O início do trabalho é sempre em outubro do mesmo ano.

  5. Olá Waldana, tudo bom?

    Sobre o tema “Equivalência do diploma”, e se a pós graduação/MBA for de 1 ano, ainda é possível equivalência? Por exemplo, um curso tecnólogo em Analise de sistemas de 2,5 anos, e uma pós/MBA de 1 ano, mesmo assim eu conseguiria a equivalência?

    Se por acaso o tecnólogo de 2,5 anos + pós/MBA de 1 ano eu não conseguir equivalência, essa pós/MBA pelo menos ajuda em alguma coisa pra conseguir o H1-B?

    E quanto a certificações(de uma forma geral mesmo, mas por exemplo certificação de linguagem de programação Java), elas também ajudam em alguma coisa no processo do H1-B?

    Muito obrigado pelas informações e pelos posts, não tem ideia de quantas pessoas está ajudando!

    • Fabiano,
      Tenho um colega que veio com o H1-B exatamente com um caso semelhante ao seu (Tecnólogo de 2,5 anos + MBA). MBA é sempre um plus, mas eles são bem rígidos com o diploma de bacharel/ equivalência, viu? Acho que você deve tentar e com certeza os advogados da empresa que vai aplicar por você, vão saber te orientar melhor. Certificação não diz muita coisa, experiência profissional conta bastante – lembrando que só vale a experiência depois da data do diploma :/ (é bem chato isso). O Trump está para fazer uma reforma nestas regras em breve…
      Se tiver algo que eu possa ajudar, manda aqui e sucesso na tentativa do visto!
      Att,
      Waldana.

      • Oi Waldana !

        Planejei que vou reaproveitar algumas matérias e pegar o bacharel mesmo, que já tiro essa pedrona do sapato de uma vez!

        E fiquei preocupado com isso que disse: “lembrando que só vale a experiência depois da data do diploma”, isso é levado ao pé da letra? Se não me ferrei mesmo 🙁 tenho atualmente 4 anos de experiência e no termino da facul teria 6…

        Obrigado Waldana.

        • Oi Fabiano,
          Infelizmente sim. Mas aí você tem o bacherel que na teoria vale mais que a experiência, lembra?
          Um abraço,
          Waldana.

  6. Bom dia!Excelente post..
    Sou administrador de empresas e tenho MBA na área.
    Minha ideia e morar nos USA e exercer minha profissão como consultor nas empresas.
    O que devo fazer?
    Pode me ajudar?
    Grato,

    Andre

    • André,
      O primeiro passo é ter um visto de trabalho ou de investidor.
      Att,
      Waldana.

  7. Boa tarde Waldana, tudo bem?

    1- Sou bacharel em direito, tem experiências na área de jurídico por diversas empresas, posso aplicar o H1-B?
    2 – E meu visto de turismo continua valendo?
    3 – Posso aplicar em outras áreas que tenho experiências?

  8. Oi Waldana gostaria de saber se tipo eu tenho diploma de tecnólogo de 2 anos e meio com uma pós graduação e experiencia de dois anos de trabalho daria para aplicar o h1-b ? existe distinção entre stricto sensu e lato sensu ?

    • Jonab,
      Não…precisa ter o diploma de bacharel ou 10 anos de ecperiência profissional para ser equivalente ao diploma.
      Att,
      Waldana.

  9. Olá Waldana, este é exatamente meu caso… Recentemente recebi uma proposta de trabalho de uma empresa do Missouri (visto H1B), porem ao me aprofundar sobre as competências para este visto me deparei com a exigência do diploma de bacharel, sou formado em Gestão Ambiental, um curso de dois anos, porem trabalho nesta área ha mais de 10 anos. Como Gestor Ambiental de fato, trabalho como voluntario em uma ONG desde minha formação (2011) e paralelo a isso trabalho (CLT) em uma empresa no ramo de negócios ambientais, porem com um cargo de confiança. Minha pergunta é: Quais documentos tenho que juntar para provar minha experiencia na área?
    Agradeço muito pelos posts, são de grande valia para quem esta sonhando em trabalhar nos EUA…

    • Fabio,

      Fico feliz que esteja gostando do blog!

      Você pode comprovar com a carteira de trabalho e vai precisar de carta dos empregadores. Sim, todos eles 🙁 Mas sinceramente, com o Trump acho que isto vai mudar, diz ele que agora vai precisar PHD pra ter H1B.

      Um abraço e muito sucesso.
      Waldana.

    • Oi fabio eu estou me formando agora como gestora ambiental( tecnologo 2.5) e tenho o técnico em meio ambiente tbm.
      Tbm quero trabalhar no exterior se vc tiver um resultando positivo vc poderia me retornar?
      Meu e-mail: [email protected]

  10. Boa tarde Waldana, gostaria de saber se meu Association’s Degree tem validade no Brasil como Curso Superior de Tecnologia ( Tecnólogo )? Obrigado!

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.