Se você não tem um diploma de bacharel e tem interesse no visto H1-B, provavelmente já se questionou como funciona a convalidação em termos de educação para aplicar para o visto.

Minha formação é tecnológica e não bacharelado.Como posso explicar isto para um recrutador? Posso aplicar para o H1-B uma vez que o diploma de bacharel é um dos requisitos para este visto?

Se estas dúvidas já passaram pela sua cabeça, entenda melhor como funciona a convalidação dos diplomas neste caso.

Convalidação do diploma de bacharel para aplicar para o visto H1-B

Convalidação do diploma para o visto H1-B
Convalidação do diploma para o visto H1-B

Como explicar para o recrutador que você tem uma formação tecnológica?

Nos Estados Unidos o associate degree é equivalente ao curso tecnológico. Trata-se de um curso de nível superior com dois anos de duração. Este tipo de formação é bem popular nas instituições americanas como os community colleges e os junior collegesGeralmente antes de concluir o associate degree os quase formandos dão continuidade aos estudos na universidade por mais dois anos para receber o diploma de bacharel.

Assim, um associate degree é equivalente aos dois primeiros anos de um curso comum de graduação do Brasil, que geralmente é de 4 ou 5 anos.

Requisitos para o H1-B

Um dos requisitos para o visto H1-B é bachelor’s degree or higher degree, or equivalent. Significa que para aplicar para este visto é necessário um diploma de bacharel ou acima, ou equivalente.

Equivalência do diploma

Sua experiência profissional pode convalidar seu diploma. O USCIS considera 3 anos de experiência profissional o mesmo que um ano de universidade. Portanto, caso você tenha mais de 12 anos de experiência, isso pode equivaler a um diploma de bacherel

Por exemplo: Pedro é brasileiro e trabalha com programação há 6 anos, ele tem o diploma do curso tecnológico e quer aplicar para o H1-B. Neste caso, ele já possui os requisitos necessários, uma vez que seus 6 anos de experiência de trabalho convidam os 2 anos que faltam para o bacharelado.

Lembrando que estas regras podem mudar a qualquer momento com os intervenções do nosso “querido presidente”!

Quem não tem diploma algum, pode tentar o visto H1-B?

Sim, mesmo não tendo um diploma, o candidato pode se qualificar para um visto H1-B, neste caso, 12 anos de experiência convalidam um diploma de 4 anos.

Existem casos que a pessoa largou a universidade para trabalhar, então se ela cursou 3 anos e trabalhou por outros 3, considera-se que a pessoa tem o equivalente ao bacharel. 3 anos de bacharelado, mais 3 anos de experiência que conta como um de estudos, totalizam os 4 anos solicitados.

Detalhes importantes

Note que entre os requisitos, sua profissão deve ser classificada como specialty ocupation, entre elas estão arquitetos, engenheiros, professores, pesquisadores, médicos, físicos, enfermeiras, advogados, economistas, assistente sociais, entre outros. No Vale, as profissões relacionadas a tecnologia são as com maiores demandas.

Sua área de formação deve estar relacionada com uma destas profissões e sua experiência profissional precisa ser única a ponto de você ser considerado o candidato ideal para desempenhar a função.

Cabe ao candidato elaborar um currículo mencionando que sua formação e experiência profissional são fundamentais e portanto ninguém melhor que esta pessoa para ocupar a vaga. Todas as experiências precisam ser comprovadas.

Já os que possuem diploma de formação de pós ou superior nos Estados Unidos, entram em uma cota diferenciada para este tipo de visto.

Fonte: UCSIS – Understanding H1-B requirements.

Frequently Asked Questions about H1-B. Zhang & Associates.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.