Entenda o que é o visto H1-B

O visto H-1B é destinado à profissionais qualificados com formação universitária ou experiência de trabalho equivalente à um bacharel. Por exemplo, se a pessoa não tiver o diploma, cada três anos de experiência equivale a um ano de estudo universitário. Se tiver experiência e diploma, as chances de obter o visto são ainda maiores.

Visto H1B
Visto H1B

Entenda o que é preciso para se candidatar?

O visto H1B está atado ao empregador. Isso significa que você deve ter um empregador representante para se candidatar. Além de ter formação e/ou experiência na área e um excelente conhecimento do idioma – inglês.

A oferta de emprego

Para haver uma oferta de emprego pressupõe-se que não há trabalhador legal nos EUA disponível para preencher aquele posto. A empresa publica a vaga e todas as qualificações necessárias para o candidato e havendo a ausência, ela comprova para o governo Americano que precisa contratar um profissional estrangeiro que preenche os requisitos da vaga. Esta ausência de mão-de-obra nos EUA é comprovada por meio de um processo denominado Labor Certification (LCA), o qual examina a oferta de emprego em um mercado específico, a fim de certificar a falta de um residente legal naquela região com as qualificações exigidas, assim, eles confirmam que nenhum trabalhador americano estará sendo prejudicado. Os requisitos são os seguintes: o emprego existe;

 não há trabalhador legal disponível para preenchê-lo;

 não há restrição à vaga;

 o salário será o mesmo de um cidadão Aamericano para aquela função.

Quais profissionais são legíveis para o visto H1-B?

Como o Vale do Silício tem muita oferta e pouca demanda para profissionais de tecnologia, a maior parte dos vistos são concedidos a engenheiros – principalmente os de software, programadores, analista de sistemas e demais profissões relacionadas TI. No entanto, também existe oferta para professores, advogados, contadores, enfermeiras, analistas de mercado, analistas de negócios, economistas, administradores, profissionais da saúde, entre outros. O visto é concedido a todos estes profissionais de diversos países em todo território Americano.

Como funciona o sistema de cotas do H-1B?

Todos os anos, USCIS oferece 65.000 mil vistos H-1B e uma cota adicional de 20.000 é oferecida para aqueles candidatos que têm mestrado nos Estados Unidos. Exatamente no dia 1 de abril de cada ano, o USCIS começa a receber as solicitações de visto para o ano fiscal seguinte. Portando a empresa deve aplicar neste dia. Qualquer petição enviada antes dessa data é rejeitada. E acredite, geralmente a cota desse visto é atingida no primeiro dia!

Quanto tempo leva para conseguir um visto H1-B?

Para aprovar o visto H1-B o prazo é de 30 a 120 dias. É possível pagar uma taxa de U$1.000,00 adicionais para aceleração do processo que é definido em 15 dias – o que eles chamam de processo premium. O Trump mudou a regra assim que assumiu a presidência, mas parece que desde Outubro 17, o processo premium voltou ao normal.

Como é o processo do H1-B?

O processo de H-1B é complexo e exige muitas horas de trabalho, muitos documentos, traduções, entre outras coisas.  Geralmente a empresa conta com diversos advogados especializados em imigração para fazer a aplicação, eles preenchem todos os formulários e documentos relacionados a vaga e se responsabilizam pelos custos, enquanto o candidato busca os documentos solicitados, por exemplo, histórico escolar, diploma, referências de trabalho – tudo traduzido para o inglês. Esse tipo de processo requer também aprovação da posição e salário pelo departamento de trabalho americano, um passo adicional que requer tempo para a preparação.  Esperar a última hora é a pior coisa que as empresas e os candidatos a qualquer visto para os Estados Unidos podem fazer.

Uma startup pode solicitar um H1-B para um estrangeiro?

Entre os maiores solicitantes de visto H1-B, estão as gigantes como Microsoft, IBM, Google e Apple. No entanto, startups também podem fazer a solicitação. O importante é que a empresa prove que tem capital suficiente para pagar o salário mínimo da categoria, o qual é determinado pelo departamento de trabalho, e também que não depende inteiramente de mão-de-obra estrangeira.

Quando o profissional estrangeiro pode começar a trabalhar para a empresa americana?

Uma vez que o visto é aprovado, o profissional estrangeiro pode começar a trabalhar no dia 1 de outubro do ano em que a petição foi aprovada, ou após esta data.

Qual a duração do H1-B?

O visto H-1B tem a duração inicial de três anos, sendo que o mesmo pode ser renovado apenas uma vez, por mais três anos. Depois deste período, o portador do visto tem que passar ao menos um ano no seu país de origem se quiser retornar usando esse mesmo visto.

Como o portador do H1-B pode se tornar um residente permanente dos Estados Unidos?

Caso o portador do H-1B queira obter um “green card” ou residência permanente nos Estados Unidos, a empresa que o contrata pode solicitar um visto de imigrante para este profissional. Enquanto o visto de imigrante está pendente, mesmo que o período máximo com o visto H-1B seja atingido (6 anos), esse visto poderá ser renovado ano a ano até a decisão final sobre a concessão do “green card”.

Os familiares do portador do H1-B podem acompanhá-lo aos Estados Unidos?

Sim. As crianças menores de 21 anos e o cônjuge do portador do H-1B podem morar e estudar legalmente nos Estados Unidos, o visto dos familiares é chamado H-4. Após um ano residindo no país, aqueles que estiverem estudando em faculdades estaduais, tanto o portador de H-1B ou H-4, tem o direito de pagar a mesma mensalidade que os portadores de “green card” e cidadãos americanos pagam, a qual é bem inferior a mensalidade paga por estrangeiros com vistos de estudante. No entanto, quem possui o visto H4 não pode trabalhar nos Estados Unidos.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.