Um diploma é sempre uma conquista. Não é fácil passar anos dentro da universidade, dedicar tempo e gastar uma grana para conseguir o tal do canudo. Ter uma graduação com certeza vai te abrir portas para o mercado de trabalho, mas para quem pretende trabalhar na área de formação no exterior este pode ser apenas o primeiro passo. Aliás, é bem possível que dependendo do curso, você ainda precise dar uns passos pra trás se tiver interesse em fazer uma especialização ou trabalhar na profissão que você escolheu nos Estados Unidos.
Meu diploma é válido nos Estados Unidos?


Depende, alguns diplomas são aceitos, outros parcialmente aceitos. Alguns cursos como Marketing, Administração, Design, Turismo, Tecnologia, Matemática são áreas em que os profissionais podem atuar em qualquer parte do mundo. No entanto, para outros cursos as regras são completamente diferentes. Se formar em direito no Brasil, por exemplo, não te dá o direito de advogar nos Estados Unidos. Cursos relacionados à saúde são ainda mais complexos, e tem ainda casos que os diplomas são quase que ignorados e o candidato precisa praticamente refazer o curso, é o que acontece nos cursos superiores de medicina ou odontologia.
Se seu interesse for aplicar para um curso de pós ou MBA é bem provável que dependendo da sua área a universidade ou instituição que regulamenta sua profissão peça para que seu diploma passe por uma avaliação e convalidação de disciplinas.
Licenças para exercer sua profissão
Como a grade curricular é bem diferente para determinados cursos, os profissionais que tiverem interesse em atuar nesta área precisam ser licenciados nos Estados Unidos. Neste caso, além de ter que obter a licença, elas são diferentes de acordo com o estado. Ou seja, se você obteve sua licença na Flórida, não pode atuar na Califórnia, pois as regras são distintas em cada estado e neste caso não aplicadas apenas para estrangeiros. Uma americana que é formada em enfermagem e estudou 2 anos para obter o Register nurse School no estado de Nevada, terá que fazer mais 2 anos para obter esta mesma certificação para atuar na Califórnia.
Alguns cursos que exigem licenças, treinamento e certificação são: área da saúde como: enfermagem, medicina, odontologia, nutrição, psicologia, terapia, farmácia, fisioterapia, veterinária. Contabilidade, letras, engenharia, direito, serviço social, educação.
Qual é o órgão que reconhece os diplomas nos Estados Unidos?
O Brasil tem o Ministério da Educação que é o órgão responsável por reconhecer os diplomas de estrangeiros que pretendem trabalhar ou dar continuidade nos estudos. Nos Estados unidos não tem um órgão governamental que atua desta forma. Este processo é de responsabilidade de empresas privadas. Estas empresas fazem o credential evaluation service, que resumindo é uma avaliação das disciplinas que podem ser convalidadas. Antes de aplicar para uma determinada pós por exemplo, você já precisa encontrar uma empresa que faz esta convalidação e eles mesmo passam a informação para a universidade que você deseja aplicar ou para a empresa que você estiver tentando uma vaga se este for o caso.
E se minhas disciplinas não forem compatíveis?
Neste caso a instituição vai solicitar que o aluno pegue alguns educational credits com matérias que vão suprir aquelas que faltaram no diploma. Ou seja, você terá que ter mais aulas de estudo. Muitas universidades aceitam os alunos da forma que eles chamam de condicional. Neste caso, você pode iniciar o curso conforme a programação com a condição que só vai receber o diploma SE tiver realizado todas as disciplinas pendentes. Este procedimento também é bem comum em algumas escolas que solicitam os testes de proficiência. Pois se o aluno fica a dois pontos abaixo da pontuação exigida, ele não precisa perder o semestre, mas faz a prova novamente e depois apresenta um score maior e fica ok com esta pendência. Lembrando que cada universidade procede de alguma forma, isto não é uma regra.
Como saber mais sobre a minha profissão?
Se você estiver aplicando para uma universidade ou for candidato a uma vaga, pode questionar a instituição de ensino ou o empregador. Caso contrário, a forma mais eficaz é contatar as associações, institutos e conselhos que regullamentam a sua profissão no estado em que você pretende atuar.
Dicas
- Ter um bom nível de inglês é fundamental.
- Alguns casos é preciso comprovar a proficiência no inglês, com uma determinada pontuação no Toefl por exemplo, e só depois de obter o score o interessado pode aplicar para o teste.
- Os testes são difíceis e não é porque se formou em uma determinada área que vai passar de primeira. O nível de aprendizado é diferente para cada pessoa e muitas tem que estudar em torno de um ano para ter sucesso nas provas. Esteja preparado!
- Além de ter todas as licenças e estar apto para atuar na sua área de formação, você precisa de um visto e autorização de trabalho.
- Não são todas as profissões que que tem oferta de trabalho naquela indústria. Além do trabalho da convalidação do diploma é necessário verificar sobre a demanda da área que você deseja atuar.
A convalidação é bem distinta dependendo da profissão. Para ter uma ideia, veja este artigo de Driele Sanches escrito para o Brasileiras do Vale sobre a convalidação do diploma e licença na área de fisioterapia.
Escrevi também este post com as dúvidas mais frequentes dos nossos leitores e como foi minha experiência com a tradução/validação do diploma.