Toefl é o principal teste de proficiência exigido para admissão nas universidades americanas.
O que é o Toefl?
Uma prova simples para alguns e um pesadelo para outros. O Toefl é um teste de suficiência que avalia a capacidade de usar e compreender o inglês em nível universitário. Todo estudante que não reside em um país que fale inglês como primeiro idioma, e queira aplicar para uma bolsa de estudos, cursar um curso superior ou especialização, precisará realizar o teste. As instituições de ensino exigem uma determinada pontuação que comprove que o aluno domina o idioma de modo que possa acompanhar as aulas. Existem outros testes que comprovam a suficiência de inglês, no entanto, nos Estados Unidos o Toefl é considerado o mais completo deles e é portanto, o mais aceito.
Vale lembrar também que já existiram algumas versões do Toefl, os quais eram realizados em caderninhos, tipo prova de vestibular. Mas o teste válido atualmente é TOEFL iBT, o qual é administrado pelo computador. Embora seja realizado via internet, o candidato precisa faze-lo em um determinado local que são designados e preparados para aplicação dos testes.
Qual a pontuação você precisa para passar no Toefl?
Na verdade não existe passar ou não passar no teste. Quanto mais pontos você fizer, melhor. O teste é composto de 4 frentes: reading, listening, speaking e writing, ou seja, avalia a capacidade do aluno de combinar as habilidades de leitura e interpretação de texto, compreensão oral, expressão oral e escrita para realizar tarefas acadêmicas. Cada uma destas 4 frentes tem 30 pontos, totalizando 120 pontos no total. Colleges por exemplo, exigem no mínimo 60 pontos, cursos de extensão 80, e cada universidade pede uma pontuação distinta geralmente acima de 90, e há inclusive instituições que aceitam o aluno de forma condicional caso ele tenha poucos pontos abaixo do exigido, desde que o estudante se comprometa a continuar frequentando as aulas de inglês durante determinado período até atingir determinado nível. Alunos que frequentam Stanford, por exemplo, tem uma pontuação média de 110 no Toefl, o que é extraordinário! Digamos que 80 é bom, 90 muito bom, 100 é ótimo e qualquer ponto acima disso, é excelente.
Sobre a prova do Toefl
A prova é realizada em diferentes datas e em diversos países nos centros de aplicação específicos e atualmente mais de 9,000 instituições de ensino superior, em mais de 130 países aceitam as pontuações do TOEFL.
O teste custa entre US$ 160 e US$ 250 dependendo do país que o estudar o fizer e é possível refázê-lo (pagando novamente a taxa) depois de um período de 12 dias.
É bem importante que o candidato realize a inscrição com bastante antecedência, pois alguns centros tem poucas datas disponível e parte delas pode estar lotadas. Além de mais, pesquise sobre o local para fazer o teste, pois quanto mais preparado ele for, mais chances de se concentrar e obter uma pontuação melhor. O resultado demora em média 10 dias úteis, portanto se o score for abaixo do esperado, também terá tempo hábil para refazer a prova. Há taxas extras para re-agendar o teste ou marcá-lo com urgência.
Ao agendar a prova ou até a data que ela for realizada, é possível escolher 3 instituições para qual a pontuação deverá ser enviada, as demais, ou se o aluno optar por enviar depois deste período é cobrada outra taxa. A inscrição é realizada online e o pagamento é via cartão de crédito pelo website ou pelo telefone.
No site oficial do Toefl existem algumas questões de exemplo, para entender melhor como o teste funciona e o estudante pode inclusive adquirir o material preparatório.
Você já fez esta prova? Conte aqui como foi sua experiência.
[…] inglês é extremamente importante para mim porque quero atingir uma boa pontuação no TOEFL. A vantagem que tenho, é que sempre fui apaixonada por esse idioma e sempre tive interesse em […]
[…] o TOEFL, a tradução dos meus documentos, uma carta explicando meu interesse em Recursos Humanos, e logo […]
[…] Toefl com pontuação igual ao superior a 79; […]
[…] Leia também: Afinal, o que é este tal de Toefl […]
[…] casos é preciso comprovar a proficiência no inglês, com uma determinada pontuação no Toefl por exemplo, e só depois de obter o score o interessado pode aplicar para o […]