Taciana fez um intercâmbio em San Francisco e divide com a gente como foi sua jornada fora do país. Um mix de descobertas, sentimentos e autoconhecimento que contou com aprendizado de um novo idioma, moradia com profissionais de diversas partes do mundo e de quebra, viagens incríveis pela Califórnia! Confira o depoimento da Taci!
Intercâmbio em San Francisco, depoimento da Taciana
As palavras abaixo são apenas um relato da minha experiência de intercâmbio e antes que alguém inicie a leitura acho importante destacar que neste tipo de viagem não existe afirmações certas ou erradas, pois tudo vai depender do objetivo de cada um.
Preparativos para o intercâmbio de 3 meses em San Francisco
Sempre sonhei com a oportunidade de fazer intercâmbio, mas devido a vários motivos pessoais, este objetivo foi postergado algumas vezes. Finalmente no ano de 2018, as peças se encaixaram e eu já com 30 aninhos, casada e com muitos outros projetos profissionais me permiti vivenciar esse sonho. Fiquei 3 meses estudando inglês em San Francisco e no fim da minha viagem, meu marido veio me visitar e viajamos juntos pela Califórnia.
- Quanto tempo leva para programar um intercâmbio
- Fechar um intercâmbio com a agência ou com a escola?
Adaptação em San Francisco – Primeiras semanas de intercâmbio
As primeiras semanas foram aterrorizantes e transformadoras com a mesma intensidade. Um mix de emoções e sentimentos! Confesso que não foi fácil chegar em uma cidade sozinha, sem saber me comunicar bem em inglês, sem entender direito como ir de um lugar ao outro, me adptar ao fuso e as comidas diferentes. Além do frio gelado que eu já esperava, também senti muito medo! Mas, como dizem, se tem medo, vai com medo mesmo! O frio na barriga me impulsionou a buscar coisas novas e melhores experiências.
- 10 providências ao chegar em San Francisco
- Estudar inglês em San Francisco, tudo que você precisa saber
Como é morar em San Francisco
A cidade é muito charmosa. Casas estilo vitoriano, museus, parques, praças, monumentos, pontos turísticos, uma variedade de eventos gratuitos a céu aberto e diversos artistas pelas ruas instigam qualquer pessoa a apreciar o estilo de vida local.
Repleta de pessoas bonitas e exóticas, o ambiente de San Francisco permite que você seja e faça o que quiser, sem nenhum tipo de julgamento. O inusitado, a liberdade, modernidade e a diversidade são características que estão enraizadas na vida das pessoas e de forma geral na cultura da cidade.
Me identifiquei muito o jeito de ser dos San Franciscanos. São pessoas que trabalham muito, mas têm segurança, se preocupam com alimentação saudável, vão para os parques curtir a paisagem, interagir com outros moradores, apreciam estar entre família, amigos, e os cachorros estão por toda parte.
- 10 razões para escolher San Francisco como destino do seu intercâmbio
- Como se tornar um San Franciscano
Como é estudar na Embassy English em San Francisco
Eu optei pela escola Embassy English que fica próxima ao Pier 39. Depois de 3 meses estudando, consegui alcançar o objetivo principal de destravar a fala, graças ao excelente método da instituição somado ao incrível talento da minha professora Linah. Mas, o primeiro desafio foi minha nova residência – conveniada com a escola ser longe de tudo. Antes de sair do país, eu já havia notificado a agência Experimento, com a qual fechei o programa, que me encomodaria o fato da residência ser longe da escola. Mas parece que esta prática de ficar hospedado até uma hora de distância, é bem comum para intercambistas que desconhecem o local e aceitam a sugestão das casas de família.
- Escolas de inglês em San Francisco, as 5 mais populares
- Inglês com experiência de trabalho na Embassy English
A experiência de ficar em uma Homestay durante o intercâmbio
Vários aspectos fizeram com que eu desmistificasse a história de “integração, estar imersa com uma família local e a possibilidade de conhecer melhor a cultura Americana”. Primeiro porque em San Francisco, a maioria das famílias selecionadas pelas escolas de idiomas bem afastadas do centro da cidade. Segundo, porque a maioria das famílias não são de americanos, mas sim, de famílias de outras nacionalidades que fazem das casas um Business. Terceiro, porque eu queria minha liberdade, e embora tivesse um espaço só meu, tinha uma família cobrando o horário que eu chegaria em casa. Não atendeu minhas expectativas e não indico para adultos que vão estudar fora.
- Como é se hospedar no Vantaggio em San Francisco
- Trabalhar legalmente nos Estados Unidos com o visto J-1
Enquanto conversava com a escola e a agência para uma possível mudança, já pesquisava tudo que podia na internet sobre a Califórnia. Foi então que descobri o blog da Waldana, o Acontece no Vale 😀 Os posts me ajudaram muito, desde da indicação da Haas co-living, onde escolhi morar, até as super dicas para a viagem final, quando fomos conhecer os lugares imperdíveis nos arredores de San Francisco e fizemos a viagem pela Califórnia. Quando li o post sobre a opção do Haas, imediatamente fui conhecer o lugar e tomei a decisão de onde moraria:
A experiência de morar em um co-living: Haas Living
O Haas foi sem sombra de dúvidas uma das melhores escolhas de moradia na cidade. Apartamento novinho, moderno, com excelente sistema de aquecimento, limpo, com uma vista inesquecível que me inspirava todas as manhãs, muito bem localizado, com muitas opções de supermercado, farmácias e comércio nas redondezas, sem contar o transporte. Por sinal, este é um tópico que merece destaque, a cada esquina você encontra um ônibus e é ótimo andar a pé. A cidade é tão linda, planejada, organizada e segura que me convidava constantemente a caminhar apreciando cada detalhe do retorno da escola para a casa.
Além disso, o que mais impactou significativamente minha vida durante os 2 últimos meses que morei neste espaço compartilhado, foi a convivência diária com as pessoas que residiam na Hass. Eu conheci pessoas incríveis, cada um respeitava a privacidade do outro e ao mesmo tempo, todos os dia tinha parceria pra algum programa na cidade, além das reuniões que eles faziam entre os moradores dos demais espaços do Haas, as vezes eram um churrasquinho em uma das casas, em outros uma atividade em algum local da cidade. É ótimo para quem viaja sozinha e quer ter companhia, fazer amizades! Nosso apartamento foi carinhosamente apelidado de B2.
Morávamos em 10 pessoas, de diferentes lugares do mundo, como: Bulgária, Canadá, México, Philipinas, Estados Unidos e Bélgica. Pessoas com personalidades, estilos, costumes, opiniões e cultura totalmente diferentes, mas com uma energia, conexão e alegria que propiciava um ambiente acolhedor, leve e famíliar. Como sou uma pessoa espiritualizada e que acredita nas ações sobrenaturais de Deus e do universo, não tenho dúvida que aquele lugar estava à minha espera. Vou lembrar de cada momento que tive o prazer de vivenciar no B2.
Minha experiência de Intercâmbio em San Francisco
No geral, essa experiência superou minhas expectativas. Foram meses de novos aromas, amizades que pretendo cultivar o resto da minha vida, novas paisagens, suspiros, gostos, lágrimas, sorrisos e desejos. Acredito que todo esse desfecho positivo se deu por que fui determinada a aproveitar e curtir todas oportunidades que San Francisco me apresentava.
Nesse misto descobertas, sentimentos e autoconhecimento, descobri que o que vale mesmo é o amor e a intensidade que colocamos no presente momento, aonde quer que a gente esteja. O amor impacta e transforma vidas, ele unifica objetivos e diferenças. Aprendi que mais importante do que aprender o idioma era enxergar a alma das pessoas, todas sentem e aspiram o mesmo desejo, ser amado e querido! Obrigada San Francisco, obrigada a todos que fizeram parte dessa memória inesquecível da minha vida!
As viagens pela Califórnia no fim do Intercâmbio
Depois de concluir os estudos, a Taci fechou o intercâmbio com chave de ouro com um uma viagem com o marido de 17 dias pela Califórnia. Os destinos foram: Napa Valley e Sonoma, Yosemite, a famosa costa de Califórnia de San Francisco até Los Angeles e Las Vegas.
- O que fazer no Yosemite, 10 lugares imperdíveis para conhecer no parque
- Sonoma, 8 lugares para um fim de semana romântico
- Costa da Califórnia, lugares para conhecer entre Monterey e Big Sur
- Primeira vez em Los Angeles, o que fazer
Obrigada Taci pelo depoimento. Foi um prazer te conhecer pessoalmente e saber que o Acontece no Vale ajudou de alguma forma e tornar esta experiência inesquecível. Sucesso sempre!
Quer fazer um intercâmbio em San Francisco? Nós representamos várias escolas, faça sua cotação com a gente!