Tem dúvidas se é melhor fechar seu curso com uma agência ou por conta própria? Entenda as vantagens e desvantagens de cada um destes processos antes de tomar sua decisão.

Fechar um intercâmbio com agência ou com a escola?

Intercambio com agencia
Fechar um intercâmbio com agência ou direto com a escola?

É melhor fechar o intercâmbio com a agência ou diretamente com a escola?

É possível fechar o intercâmbio diretamente com a escola e muitas vezes pode ser até mais econômico. No entanto, você paga  a agência pela conveniência e pela consultoria. Eles vão entrar em contato com a escola por você, fazer sua matrícula, providenciar toda sua documentação, explicar como funciona o visto, quais as melhores opções de passagem, seguro-saúde, o que fazer, quando, como, porquê.

Se você tiver algum problema, você sabe onde resolver, se houver algum imprevisto, seu pai pode ir lá e conversar com o agente. Na escola é você que vai ter que se virar e resolver o que for preciso.

Vale lembrar que as agências muitas vezes fecham 10 cursos em um mês, enquanto você vai fechar um na vida. Então, elas acabam tendo um certo “poder de barganha”, uma atenção especial.

Vantagens de fechar o intercâmbio com as agências de intercâmbio

  • Você pode falar português
  • O agente vai te explicar sobre todos os detalhes do intercâmbio e além do curso poderá te ajudar com outras dúvidas, como: visto, passagem aérea, seguro, acomodação, como é o destino, o que levar, cuidados, entre outras dúvidas
  • Muitas vezes você pode parcelar o curso e a passagem, facilitando as condições de pagamento
  • O pagamento pode ser feito em reais
  • A agência vai fazer a negociação diretamente com a escola e vai te entregar toda documentação para o visto em mãos
  • Qualquer imprevisto a agência pode contatar a escola e te auxiliar

Desvantagens de fechar seu curso com as agências

  • Os agentes vão oferecer somente as escolas com as quais eles trabalham
  • A melhor opção de curso é geralmente a que oferece a maior comissão
  • O valor do dólar é conforme a cotação da própria agência
  • Os agentes cobram uma taxa pelo atendimento
  • Nem sempre o agente tem conhecimento sobre o destino
  • Depois que você fecha o curso o agente some
  • Escolas comercializadas por agências geralmente tem muito mais brasileiros

Resumindo, cada agência e cada consultor de viagem é diferente, mas a reclamação mais comum por parte da maioria dos estudantes é a falta de atenção por parte da agência depois que o aluno chega no destino.

Fechar direto com a escola, é mais barato?

Geralmente as escolas vendem o curso pelo mesmo valor que as agências e oferecem uma comissão pelas vendas. Você não paga mais por isso, o valor das duas é semelhante, o que você paga neste caso é a comissão do agente de viagens. Outras vezes as escolas oferecem um desconto “especial” para alunos que fecharem até o dia X diretamente com elas, uma estratégia, claro! Geralmente este desconto permanece por meses e eles oferecem quando o aluno diz que vai pensar. Portanto, vale tentar barganhar direto com a escola. Diga que você está em dúvida entre ela e a escola x – que deve ser uma das principais concorrentes, é bem provável que o “promoção especial para alunos que fecharem até o dia x” entre em ação. As escolas podem oferecer também um desconto específico só para as agências e o preço do intercâmbio passa a ser inferior ao que ela mesmo oferece – geralmente eles fazem isto nas épocas que tem menos demanda de alunos, assim, conseguem encher as turmas. É o mesmo que acontece quando você tenta reservar um hotel pela internet. Muitas vezes o Hoteis.com ou Booking por exemplo, tem o valor melhor que o próprio hotel, mas se houver um evento na cidade, os sites online nunca tem disponibilidade. Portanto, depende!

Como escolher a agência de intercâmbio?

É difícil dizer qual é a melhor ou pior agência. Eu já trabalhei com a EF e com a STB no Brasil e as duas são excelentes. Existem várias opções e o atendimento e qualidade muda muito de acordo com a franquia, estado, cidade.  Uma boa dica é procurar indicações e depoimentos de outros intercambistas.

O importante é ter certeza que a agência é idônea. Vá até o local, converse com os consultores, converse com outros clientes, peça dicas, opiniões, só feche quando sentir segurança. Se a agência é online em um país do outro lado do mundo e oferece um bom preço em que é preciso pagar 100% à vista, eu particularmente não pagaria pra ver!

Como saber quem tem o melhor preço?

Com toda a tecnologia a sua disposição, vá até a agência, faça uma cotação. Depois mande um e-mail para a escola e peça um orçamento. A maioria das escolas responde em até 48h. Não fala inglês muito bem? Eles sabem muito bem disto, não é à toa que você quer aprender o idioma. Algumas instituições têm inclusive pessoas especializadas para falar português. Vale usar o Google Translator também e por que não pedir ajuda do seu amigo ou professor?

Dicas importantes para a escolha entre agência e escola

Se você tiver com o visto de turismo, se não for estudar em meses de férias – como julho-agosto, dezembro e janeiro, que são as épocas mais movimentadas e é melhor fazer a matrícula com antecedência para garantir a vaga, você pode se matricular assim que chegar no destino, neste caso pode ir até escola, falar do seu interesse pelo curso e pedir para assistir uma aula. Aí você mesmo consegue verificar se a escola corresponde a suas expectativas. Pode inclusive ir em 3-4 escolas, assistir as aulas e só depois decidir pela escola que é mais adequada.

Outra alternativa é comprar 3 meses de curso com para obter o visto de estudante – tanto faz se na escola ou agência, e estender seu I-20 diretamente na escola. Este processo é super simples, e você pode pagar outra parte do curso no destino, e não precisa ficar preso a uma escola caso não goste pois você pode mudar de escola fazendo a alteração do seu I-20.

Leia também:

Algumas escolas também fornecem o visto de estudante para um ano por exemplo, e o o aluno só precisa pagar pelos 3 primeiros meses de curso para obter a documentação pro visto, os demais podem ser pagos diretamente na escola mês-a-mês. É mesma situação acima, é ótimo, por caso não goste, o aluno pode se matricular em uma nova escola e transferir sua papelada facilmente. Mas estes casos geralmente é só quando você fecha o curso diretamente com a escola. As agências exigem o pagamento integral antes do inicio das aulas, tanto para garantir que o aluno vai pagar, quando pra receber a comissão delas. O aluno não vai conseguir reembolso após iniciar as aulas se tiver pago 12 meses e quiser ficar somente 6, por exemplo. O que acaba te prendendo naquela escola, mesmo sabendo que tem melhores opções que você só vai conhecer depois de estar no destino.

Se a ideia for economizar, a melhor opção são entre os meses de março e maio e de setembro a novembro, meses fora do período de férias e datas comemorativas.

Se você optar por fechar diretamente direto com a escola e seu inglês é the books on the table, não preencha qualquer contrato sem pedir para alguém que domina o idioma revisar. Não forneça os dados do seu cartão em qualquer formulário.

Note que muitas vezes a economia que você faz em uma taxa ou outra fazendo tudo sozinho, não vale o incomodo, só faça se sentir segurança!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.