Trabalhar no exterior é um desejo de muitos profissionais brasileiros, mas como fazer isto de forma legal? Marcelo ajuda as pessoas a realizar seus sonhos de iniciar uma jornada fora do país nas áereas de gastronomia, hotelaria e turismo. Neste post ele nos conta detalhes sobre o programa com o visto J-1. Saiba quais os requisitos para participar, como funciona o processo e onde encontrar vagas do seu interesse.

Trabalhar legalmente nos Estados Unidos com o visto J-1

Trabalhar legalmente nos EUA
Trabalhar legalmente nos EUA

Já contei no blog outras vezes que iniciei minha trajetória de mudar para os Estados Unidos com o visto J1. Eu era uma menina de 18 anos, com pouca grana, muitas dúvidas e cheia de sonhos. Vim fazer o programa de trabalho com o visto J1 durante o período de férias . O que eu fiz? Fui para uma estação de esqui trabalhar na hotelaria. Claro que não era o programa dos meus sonhos, para mim era apenas uma maneira de entender como tudo funcionava, pagar a viagem e colocar uma experiência nova no currículo. Mas aquela experiência que hoje parece mais uma aventura abriu as portas para um mundo de oportunidades e não tenho dúvidas que foi o primeiro passo para que eu pudesse me tornar residente dos Estados Unidos.

Outro dia falei com o Marcelo, que se formou no curso de Turismo e Hotelaria comigo e hoje trabalha recrutando estudantes e profissionais que tem interesse em atuar em grandes redes de hotéis e restaurantes nos Estados Unidos. As oportunidades vão desde estágio, trainee, vagas para iniciantes até mesmo posições de gestão. Todas as vagas são remuneradas e oferecidas por empresas líderes do mercado. Confira o depoimento do Marcelo.

Como trabalhar legalmente nos Estados Unidos

“Garota eu vou pra Califórnia, viver a vida sobre as ondas, vou ser artista de cinema,  o meu destino é ser Star”…

Adaptando as palavras da música de Lulu Santos para o cenário da hotelaria nos Estados Unidos, eu diria que o seu destino é ser “Five-Star”! A empresa para a qual trabalho: Placement International tem parceria com hotéis e restaurantes que são propriedades de excelência e contratam brasileiros que tem o interesse em trabalhar legalmente nos Estados Unidos por meio do visto J-1.

O artigo que li recentemente do autor Tiago Cordeiro, para a Gazeta do Povo explica que os Estados Unidos é o lugar mais procurado pelos cidadãos brasileiros que vivem fora do país. Os profissisonais do Brasil que mudam para o país passam a ganhar 7,2 vezes mais simplesmente por permitir que eles possam atingir todo o seu potencial. Entre as principais razões que motivam a mudança segundo as pesquisas, a principal delas é tentativa de fugir da crise política e econômica além da falta de segurança do país. A segunda, é a busca por melhores oportunidades de emprego com salários mais justos.

A empresa para a qual trabalho, a Placement International, ajuda estudantes e profissionais das áreas de gastronomia, hotelaria e turismo com diversas oportunidades de estágio, trainee e “management trainings” em empresas que são consideradas gigantes do mercado em suas respectivas áreas. Dentre elas, os hotéis são membros do grupo The Leading Hotels of the World – LHW, estão classificados como Forbes Five-Star, AAA Five Diamond e tem até restaurantes com 3 Estrelas Michelin na lista.

Trabalhar nos Estados Unidos com visto J1

As empresas contratam brasileiros através de uma categoria de visto conhecida como J1, que permite que os canditados trabalhem nos Estados Unidos pelo período de 3 a 18 meses. O processo funciona assim:

  • A agência especializada verifica se o candidato é elegível para obter o visto;
  • Define-se o perfil do candidato e sua área de interesse;
  • Os candidatos recebem assessoria completa para criar um perfil profissional;
  • São apresentadas as ofertas de trabalho de acordo com o perfil;
  • Os candidatos são treinados para entrevistas por meio de simulações; 
  • Acontece a entrevista entrevista internacional e se aprovados, oferta de trabalho;
  • Inicia-se o processo da documentação para solicitar o visto J-1;
  • Os documentos são enviados para residência dos candidatos aprovados;
  • Os candidatos fazem a entrevista no Consulado Americano;
  • Após a aprovação do visto, os candidatos viajam para iniciar a experiência internacional.

Saiba mais:

Requisitos para o visto de trabalho: J-1

Os requisitos básicos para conseguir um contrato de trabalho nestas empresas são:

  • Possuir inglês intermediário para trabalhar na cozinha;
  • Inglês avançado para áreas que requerem atendimento ao público;
  • Inglês fluente para posições de gestão;
  • Ter no máximo 38 anos de idade;
  • Ser estudante ou graduado nas áreas de gastronomia, hotelaria ou turismo OU possuir 5 anos de experiência em posições condizentes. A experiência de trabalho na área pode convalidar o diploma.

*Além desses, empresas podem solicitar requisitos específicos como tempo mínimo de experiência ou habilidades em algum outro idioma, por exemplo.

Oportunidades para trabalhar legalmente nos EUA com o visto J-1

Nós separamos as oportunidades e vagas em destaque na Califórnia que podem ser conferidas aqui.

Para receber informações detalhadas sobre cada uma delas, você pode escrever para marcelo@placement-int.com. Lembre-se de anexar o seu curríclo na mensagem e comentar porque tem interesse na vaga escolhida. Se quiser ganhar tempo, você pode ainda se inscrever direto no Portal da Placement International.

Se você ainda estiver sondando se esta é a oportunidade ideal, sugiro que entre na nossa Comunidade Privada do Facebook e confira o meu instagram pessoal – @konradu, onde sempre postamos vagas inéditas e contamos detalhes dos bastidores dos processos dos canditados atuais.

Esse artigo foi escrito pelo recrutador Marcelo Conrado, profissional com mais de 12 anos de experiência, graduado em Turismo e Hotelaria pela Univali, especializado em Hospitalidade nos Estados Unidos pela rede Marriott International e Grupo Faena. Marcelo também é Personal Coach licenciado pela SBCoaching e foi aprovado em processos seletivos da Royal Caribbean, AccorHotels, Marriott Hotels & Resorts, Hilton Hotels e Faena Group.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here