HomeEducaçãoUniversidadesPermissão para trabalhar nos Estados Unidos com visto de estudante - ...

Permissão para trabalhar nos Estados Unidos com visto de estudante – OPT

-

O que é o OPT?

OPT significa Optical Practical Training que é uma permissão para que estudantes, que possuem o visto F1, possam ter uma experiência de trabalho a fim de por em prática o que aprenderam durante o curso superior, geralmente:  curso de graduação, MBA, pós ou doutorado.

Como funciona o OPT?

Existem 2 tipos de OPT, o Post-Completion e o Pre-Completion.

Post- Completion OPT

Este é o mais comum, assim que o aluno conclui o seu curso superior, ele pede a permissão para trabalhar durante os 12 meses seguintes.

Pre-completion OPT

Neste caso o aluno solicita a permissão para trabalhar no mesmo período em que está realizando o seu curso, sendo que ele pode trabalhar durante 20 horas semanais ou em período integral enquanto estiver de férias.

STEM – Science, Technology, Engineer e Mathematics

Se o aluno estiver matrículado na área de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática, ao concluir o curso o aluno pode pedir o OPT de 12 meses e posteriormente pode solicitar uma extensão de mais 17 meses, totalizando 29 meses de trabalho nos Estados Unidos. Esta exceção é porque estas áreas têm muita demanda no país e eles estão sempre buscando por estes profissionais.

Como obter o OPT para trabalhar nos Estados Unidos
Como obter o OPT para trabalhar nos Estados Unidos Fonte: www.quickmeme.com

Requisitos para aplicar para o OPT

  1. O trabalho deve estar diretamente relacionado com a área que o aluno estiver estudando;
  2. O estudante precisa estar matriculado em curso equivalente a um ano acadêmico. Note que como algumas escolas tem uma grade mais intensa, alguns cursos de menor duração também fornecem o OPT, pois o período é equivalente a um ano acadêmico.
  3. É preciso optar por apenas uma das modalidades de OPT.

Como aplicar para um OPT?

A DSO que significa Designated School Official é quem faz a recomendação do aluno para o OPT. Ou seja, a universidade que você está estudando é quem inicia o processo através de duas ações:

  1. Endossando seu I20;
  2. Relatando estas informações para a SEVIS que é a responsável por se certificar que os estudantes estão realmente estudando regularmente no país.

Os estudantes precisam preencher o formulário I-765, conhecido como EAD – Application for Employment Authorization para obter a permissão de trabalho e pagar uma taxa de $380. Este documento pode ser preenchido 90 dias antes do programa terminar e até 60 depois do programa ter sido concluído. Vai depender se o interessado já tem uma proposta de trabalho antes de concluir seu curso ou se ainda vai procurar por vagas de emprego após a conclusão.

Preenchido o EAD a universidade faz a recomendação do aluno para a SEVIS no prazo de 30 dias.

O OPT é submetido para a USCIS.

Após o EAD ser aprovado o aluno pode começar a trabalhar.

Estudantes com OPT podem conseguir um H1-B?

Ter o OPT é a porta de entrada para muitos estudantes obterem o visto H1-B. Diversos empregadores acabam gostando dos alunos e resolvem patrocinar o visto dos mesmos, soltando uma petição assim que o OPT expira. No entanto os futuros colaboradores não tem nenhuma regalia, eles estão sujeitos a mesma cota e regras do visto H1-B, devendo aplicar no dia 01 de abril para trabalhar somente em outubro caso o processo seja aprovado. Devido a estas incertezas e até mesmo pela necessidade de ter alguém imediatamente é que algumas empresas optam por terminar o contrato ao invés de dar entrada neste visto. Uma vez aprovado o H1-B, ele poderá trabalhar a partir do dia 1 de outubro do próximo ano fiscal.

O que é cap gap?

Cap Gap é o período em que o visto de estudante expira e a petição do visto H1-B é aprovada. Determinados estudantes recebem uma permissão para permanecer no país no país enquanto é realizada esta troca de vistos.

Para facilitar, a lei hoje acaba autorizando os alunos a entender o OPT em todos os casos, quando os alunos tem o H1B aprovado e estão F1 em dia. Caso não seja aprovado a extensão é cancelada e o estudante precisa retornar ao seu país de origem.

Já quando o H1B é aprovado quando o aluno está com OPT e portanto tem o visto de estudante, ele pode solicitar a alteração do status do visto de estudante para trabalho ( f1 para H1B) sem sair dos Estados Unidos.

No entanto, esta é a maneira mais promissora de se obter o visto de trabalho.

E o que é o CPT?

CPT significa Curricular Practical Training. É uma espécie de OPT mais informal com a mesma ideia de ajudar o aluno ter uma experiência na área em que está estudando. Algumas universidade exigem que os alunos tenham o CPT para realizar estágios, outras é o próprio aluno que solicita a fim de ganhar créditos. Para conseguir o CPT o  aluno precisa estar estudando em uma universidade com o visto F1, por um período mínimo de 9 meses. O programa também é autorizado pelo USCIS e na maioria dos casos não é remunerado.

As universidades tem diferentes regras para solicitação desta permissão. Portanto, caso este seja seu interesse é necessário verificar os requisitos com o departamento de estudantes internacionais da instituição em que você estiver matriculado.

Já obteve seu OPT? Compartilhe sua experiência com a gente!

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

42 COMENTÁRIOS

  1. Oiee, tenho 12 anos, pelo que sei, ja posso trabalhar com trabalhos simples, babysitter, etc, mas vou com o visto de estudante, mesmo assim posso trabalhar? Ou não…
    Att, Duda
    P.s. se vc me responder sou notificada? Rs sou nova aq

  2. Olá, Waldana!

    Tenho uma dúvida, estou estudando inglês nos Estados Unidos e troquei meu status já estando aqui. Agora comecei a trabalhar na escola em que eu estudo e minha dúvida é a seguinte: fica mais fácil para eu conseguir outra oportunidade de trabalho ou de qualquer forma eu preciso terminar o curso de inglês para que eu consiga uma outra oportunidade de trabalho? E ter o OPT não me da o direito de viajar fora do País ?

    Obrigada!

  3. Olá, Waldana.
    Fiz a mudança de status aqui nos EUA e tenho alguns planos e dúvidas. Gostaria de saber se você tem algum contato para que possamos conversar.
    Muito obrigada!

  4. Estou nos EUA. Vim como turista e mudei meu status para F1.
    Como a mudança de status ocorreu aqui nos EUA, como posso fazer para viajar para outro país?

  5. Olá, Waldana, tudo bem?
    Sou recém chegada ao seu blog e já está sendo de imensa ajuda no planejamento do sonho!
    Tenho uma pergunta. Meu marido e eu pretendemos ir no início do ano que vem. Ele irá com um visto de estudos para inicialmente cursar apenas inglês, por um período de 6 a 12 meses. Eu e dois filhos iremos acompanhá-lo.
    Se ele encontrar um college que caiba no bolso após a conclusão do inglês, ele pode se matricular e solicitar a extensão por lá mesmo?
    Ou é melhor sairmos do Brasil com tudo pronto?
    Durante o inglês ele pode trabalhar? Nesse período do inglês, teremos que ter um seguro viagem ou é possível entramos no sistema de saúde americano?
    Obrigada!

    • Oi Denise, tudo bem e você?
      Que bom que o blog tem te ajudado.
      É possível extender o curso sem sair do país, conforme explico aqui:
      https://www.acontecenovale.com/como-mudar-de-escola-nos-estados-unidos/
      No entanto, se o I-20 vencer, embora vocês possam permanecer no país legalmente, caso saiam do país, terão que fazer um novo visto.
      Durante o período que ele estudar, pode trabalhar somente na escola na qual o visto é vinculado, qq atividade fora da escola é considerada ilegal.
      Vocês precisam de seguro viagem. Seguro saúde é obrigatório até mesmo para os americanos.
      Att,
      Waldana.

  6. Waldana, tudo bem? Meu caso é o seguinte , nosso visto é F1, terminamks o curso e agora vamos pro OPT ( recebenos ja o card do OPT ) e inicia o trabalho fim do mes de agosto. O nosso visgo F1 expira em outubro, nos gostariamos de ir ao Brasil agora em agosto ficar 15 dias. È seguro irmos? Corremos riscos de n voltarmos pro EUA pq nosso visto esta de estudante e vence em outubro e agora n somos mais estudantes e sim temos OPT. Temos que ir no consulado do Brasil de novo solicitar algum outro tipo de visto? O que vc aconselha por experiencia?

    • Oi Débora,
      Aconselho que vocês viagem antes de iniciar o OPT.
      Não tem problema sair do país, mas leva a documentação da escola/ novo trabalho pra não ter problemas.
      Att,
      Wal.

  7. Boa tarde
    Tenho um filho que está com visto F1 estudando atuação em Los Angeles. Ele pretende mudar de escola onde esta nova escola de atuação necessita do visto M1. Ele pode fazer essa mudança nos EUA? É demorado??? Ele também tem o visto de turista ele pode viajar como turista nas férias escolares dentro e fora dos eua sem perder o visto de estudante ?
    Grata
    Celi

    • Celi,
      Ele pode fazer a alteração, mas pode sim, demorar mais de um ano pra obter a resposta. O que a escola dele sugere? Eles devem ajudar neste caso. As vezes é mais simples, voltar pro Brasil e fazer outro visto.
      Quanto ao visto de turismo, ele nao pode usar numa mesma viagem, se ele está de férias, pode viajar com visto de estudante mesmo. Não muda o visto ou status se ele estiver de férias passeando.
      Att,
      Waldana.

  8. Boa tarde!
    Gostaria de saber sobre o OPT STEM… esse visto dá permissão de trabalho por 29 meses, porém tem que ser ininterruptos? Quanto tempo posso ficar “desempregada” entre troca de empresas?
    A “offer letter” é considerada como já estar empregada??
    Agradeço a ajuda!

  9. Boa noite. Com o OPT aprovado posso abrir minha empresa na área que estudei e trabalhar nela? Depois disso consigo algum tipo de visto pra continuar tocando minha empresa?

    • Mariana,
      O OPT é para trabalhar em alguma empresa não permite que você abra a sua.
      Att,
      Waldana.

  10. Boa noite Waldana

    Estou pesquisando cursos que dão direito ao OPT, porem no sit das instituição a informação não está clara.
    Gostaria de saber se possui alguma sugestão de curso? Sou da área de Eng e gostaria de estudar algo na área de energias renováveis em San Francisco e região, mas aceito sugestões.

    Obrigada

    • Oi Luana,
      Para ter o OPT o curso precisa ter carga horária equivalente a um ano academico, se o curso for 4-6 meses mas com carga horária bem intensa, tá valendo 🙂 Infelizmente não sei te indicar nenhum programa específico. Você precisa checar no site das universidades.
      Um Abraço,
      Wal.

  11. Olá, Waldana! Minha filha está a procura de intercâmbio do tipo work exchange, onde trabalharia algumas horas por dia em fazendas, casas de famílias ou hostels, em troca de acomodação e alimentação. Ela tem apenas o visto de turismo. Estará agindo ilegalmente?

    • Oi Iracema,
      Para este tipo de trabalho ela precisa do visto J1.
      O visto de turismo não permite trabalhar legalmente.
      Att,
      Waldana.

  12. Olá, Wal.

    Parabéns novamente pelo trabalho!
    Saberia dizer se existe uma lista ou site que possamos consultar para saber quais instituições de ensino possuem cursos “vocacionais” com duração até 2 anos que possuam OPT?

    Desde já agradeço.
    Paz!

    • Emanuel,
      Todo college e universidade possui curso com carga horária superior a 20 horas semanais e após estudar por um determinado período o aluno pode aplicar para o OPT. Você vai encontrar diversos sites com listas de colleges, universidades, mas precisa pesquisar em cada um deles para ter a certeza das regras para aplicar pro OPT. Tem cursos que tem a duração de 6 meses, mas devido a carga horária ser intensa, também permitem que o aluno aplique para o OPT ao fim do programa.
      Att,
      Wal.

  13. Oi Wal,
    Muito obrigado por sua resposta e um pouco do seu tempo.
    Uma última dúvida e não importunarei mais..ahahah
    Nas ocasiões de extensão do meu visto, F1 para OPT, e na sequência a tentativa do burocrático “O”, tenho que ter comprovação de renda suficiente para as despesas dos meus dependentes durante o período dos vistos? Pq imagino que de mim não precise, por serem vistos trabalhistas…
    Mas sempre que aplicar para um deles, devo ter determinada quantia disponível para sustentar meus dependentes sem que trabalhem? Ou não?
    Grande abraço e suceso!
    Já me inscrevi para receber todos os seus posts e novidades..rsrs

    • Alden,
      Sempre que você for tirar o visto e for responsável por alguém terá que comprovar que tem condições de mantér quem estiver com você. Portanto, o valor que deve comprovar é referente a 3 pessoas se estiver com esposa e filhos.
      O visto F1, que é o de estudante não tem nada haver com visto trabalhista 😛 O OPT pode ser pra um estágio remunerado e você nunca deve mencionar que está contanto com salário do OPT por exemplo. O visto mais comum para dar sequencia a um OPT é o H1-B ou L1, ok? Neste caso, a empresa que vai te contratar é que entra com a solicitação do visto e o salário será compatível para que a família possa se manter no exterior. Dependentes podem ter o visto h4 ou l2. Se você tiver dúvidas e quiser saber mais sobre o H1B/ h4/ L1 é só dar um pesquisar no blog 😀
      Um abraço,
      Wal.

  14. Olá Waldana, estou muito feliz de ter encontrado seu blog, e com tantas explicações que muitas vezes temos que pagar consultas com advogados de imigração pra isso.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas… Vou fazer um curso de 1 ano no Musicians Institute em Los Angeles. Através de seu blog e outras fontes descobri que posso levar minha esposa e filho de 4 anos como F2. A questão é…
    Quando eu estender o meu F1 para OPT, eles continuam tendo o mesmo direito de permanência que eu? Ou têm que voltar para o Brasil?
    Outra coisa.. um amigo que está lá, e já viveu essa experiência, disse que após o OPT ele solicitou o O-1. Assim conseguiu permissão pra trabalhar por mais 3 anos, além deste 1 ano de OPT.
    Vc já ouviu falar deste O-1? Se sim, a mesma pergunta.. continua minha família podendo permanecer nos EUA ao meu lado?
    Qualquer resposta já é de extrema valia.
    Muito obrigado e grande abraço!

    • Olá Alden,

      Que bom que você está gostando do blog. Quando você tiver OPT ainda estará com o visto F1, portanto seus familiares podem permanecer com você com o F2! Independe do seu visto – esposa e filhos podem sempre acompanhar o responsável, sempre tem um visto que permite o vínculo. Já ouvi falar do visto O sim, é um visto pra quem tem uma habilidade extraordinária, pode ser um atleta, um palestrante, um artista ou alguém que tenha uma especialidade específica, tenho uma amiga que tem o visto por ser especialista em impressora 3d, por exemplo…é algo tão específico que precisa comprovar que só esta pessoa é capaz. Aqui você encontra detalhes e requisitos do visto O: https://www.uscis.gov/working-united-states/temporary-workers/o-1-visa-individuals-extraordinary-ability-or-achievement

      Um abraço,
      Wal.

  15. Bem explicativo o post. Porém tenho uma dúvida. Estou indo estudar nos eua com o visto F1 por um ano. Irei escolher pelo OPT pós graduação. Nesse tempo de conclusão do curso – opt e tal, é possível voltar ao Brasil rapidamente? Qual seria o momento mais indicado para uma visita ao país? Se puderes ajudar, obrigada 🙂

    • Oi Camila,
      Você pode ir e retornar ao Brasil a qualquer momento. Enquanto estiver fazendo o curso terão intervalos – tipo uma ou duas semanas de férias entre um quarter e outro. E depois, se você já tiver um trabalho em vista, tudo é uma questão de negociar com a empresa.O ideal e que a maioria dos estudantes fazem é voltar no término do curso e antes de iniciar o OPT. Como você deve ter lido no post: Este documento pode ser preenchido 90 dias antes do programa terminar e até 60 depois do programa ter sido concluído. Portanto você tem um período de férias entre o curso e o início do trabalho de 60 dias!
      Um abraço e sucesso!
      Waldana.

  16. […] O ID  é a melhor alternativa para quem precisa de uma forma de identificação e não quer correr o risco de levar o passaporte para todos os cantos. Traduzindo literalmente: ID Card é o cartão de identificação, é como se fosse seu RG por aqui, ele vem com a sua foto, seu endereço e serve para fazer qualquer coisa que seja necessário apresentar um documento. Inclusive, por ser emitido na Califórnia facilita muito quando alguém precisa conferir seu nome, data de nascimento e endereço já que ele é mais comum dos documentos apresentados por aqui. […]

Fechado para comentários.

Leia Também

A lagoa luminosa na Jamaica

A experiência de nadar em uma lagoa luminosa da Jamaica

0
Saiba como fazer o passeio do seu hotel até a Marina Glistening Waters, para ter a experiência de nadar em uma lagoa luminosa da Jamaica.
Ilha dos Flamingos em Aruba

Tudo que você precisa saber para visitar a ilha dos flamingos...

0
Planejando uma viagem para Aruba? Neste post vou te contar tudo o que você precisa saber para visitar a famosa ilha dos Flamingos em Aruba.
Skydiving em Dubai - em cima da ilha The Palm

Skydive em Dubai, a experiência de saltar em cima do cartão...

0
Eu pulei de um avião e tenho a foto mais linda da vida! Saiba como é a experiência de fazer Skydive em Dubai.