HomeEducaçãoUniversidadesCursos de extensão da UC Berkeley

Cursos de extensão da UC Berkeley

-

Os cursos de extensão da Universidade da Califórnia são os programas mais procurados pelos brasileiros que têm interesse em fazer uma especialização no Exterior. Primeiro porque a universidade de Berkeley é considerada uma das melhores do mundo e ter um nome de peso destes no currículo pode abrir inúmeras oportunidades no mercado de trabalho. Segundo, porque dependendo do curso, o estudante tem permissão para trabalhar e pode ter uma experiência internacional no exterior.

Cursos de extensão da UC Berkeley

Cursos de extensão
Cursos de extensão – UC Berkeley

O que são os cursos de extensão?

Os cursos de extensão ou Extension Courses como são chamados nos Estados Unidos, são uma espécie de especialização. No Brasil, este curso é considerado um pós-graduação.

O programa é oferecido tanto pros americanos que tem interesse em aprender um determinado tópico e podem fazer uma displina ou o curso completo para obter um certificado, o que eles chamam de Professional Certificates, quanto para os estudantes internacionais que precisam ter o visto de estudante para poder estudar de forma intensiva e querem ter uma experiência profissional na área após o curso.

Quais as modalidades do curso de extensão oferecidos para estudantes internacionais?

Os cursos oferecidos para estrangeiros, são chamados de International Diploma Programs, ou IDP. Os programas são oferecidos em 4 modalidades:

  • 4 meses de programa que o estudante estuda apenas;
  • 8 meses de programa, sendo 4 meses de estudo e 4 meses de estágio não remunerado na área;
  • 12 meses de programa, sendo 4 meses de estudo em uma área mais abrangente 4 meses de estudo em uma área mais especializada e 4 meses de estágio não remunerado. Após finalizar os 12 meses o estudante pode obter a permissão de trabalho – OPT e ter uma experiência profissional, remunerada no exterior durante 1 ano.

Quais as áreas do curso de extensão da UC Berkeley?

Os cursos são nas seguintes áreas:

  • Administração/ Business Administration;
  • Empreendedorismo/ Entrepreneurship;
  • Finanças/ Finance;
  • International Business/ Global Business Management;
  • Marketing;
  • Gerenciamento de Projetos/Project Management;

Permissão de trabalho após o curso de extensão – OPT

O curso de 12 meses é um dos mais procurados pelos estudantes do Brasil devido a oportunidade de trabalhar de forma remunerada durante 1 ano nos Estados Unidos. Primeiramente o estudante precisa completar o curso, conforme mostra o exemplo abaixo:

12 mounths Program – Management and Business Track. Fonte: UC Berkeley

Completando o programa de 1 anos, o aluno é legível para obter o OPT que é o Optional Practical Training ou Treinamento Prático Opcional. Neste caso, aqueles que possuem o visto de estudante F1 têm a oportunidade de ganhar experiência de trabalho de forma remunerada em suas áreas de estudo em uma empresa da Baía de San Francisco.

Explico melhor sobre o OPT neste post:  Permissão para trabalhar nos Estados Unidos – OPT.

O diploma da UC Berkeley e o auxílio da universidade para a colocação no mercado de trabalho têm sido uma das formas mais simples para entrar em uma empresa americana, mostrar o quanto são capazes de contribuir e ao final negociar o tal sonhado visto de trabalho.

Quanto custa o curso de extensão de Berkeley?

  • 4 meses: $13.600
  • 8 Meses: $16.600
  • 12 Meses: $ 29.300

O valor do curso inclui material, seguro saúde e auxílio da universidade em relação a preparação do currículo e conexão com as empresas. No entanto, além do curso, o aluno precisa adicionar os custos de moradia, transporte, alimentação e despesas pessoais. O valor mínimo estimado para o curso de 1 ano é $54 mil.

O que é necessário para aplicar para os Extension Couses?

  • Criar um perfil no site da universidade;
  • Enviar currículo;
  • Uma redação dizendo porque quer fazer o curso que deve incluir a experiência profissional e objetivos;
  • Toefl com pontuação igual ao superior a 79;
  • Tradução do diploma e histórico escolar juramentado em inglês;
  • Extrato bancário com valores mínimos no período do curso,
  • Passaporte válido;

Após aprovado, é preciso fazer o pagamento e o visto de estudante. Se você tem interesse no programa é bom ficar ciente que pode levar em torno de um semestre ou mais para que o aluno possa estudar para o Toefl, passar na prova, juntar os documentos e ser aprovado pela universidade.

Quando começam os cursos de extensão?

Os cursos começam a cada 4 meses, no início de cada estação.

Nós entrevistamos a Maria Paula Bicalho, que fez o programa de 8 meses, acabou de concluir o estágio em uma Startup Americana e contou pra gente como foi sua experiência, confira o vídeo no Canal California:

Se você quer fazer uma disciplina do curso apenas com visto de turismo, falo mais sobre os certificate programs neste post: Quer saber como estudar na UC Berkeley?

Caso tenha dúvidas a respeito dos cursos de extensão, respondo as principais perguntas sobre os Extention Couses aqui: Dúvidas frequentes sobre os cursos de extensão.

Outros cursos de extensão na Baía de San Francisco

Além da Universidade da Califórnia, muitas outras instituições renomadas oferecem programas deste gênero, Stanford, Babson e por aí vai. Conto tudo aqui: Cursos de curta duração na baía de San Francisco.

Outras escolas, não necessariamente universidades oferecem programas excelentes na região. Já ouviu falar na IDEO, General Assembly? Falo sobre elas e outras escolas, neste artigo: Especialização rápida e de qualidade em San Francisco

Também quero recomendar os cursos de extensão oferecidos pelo curso de jornalismo, que já fiz e recomendo: Conheça os cursos de Degital Mídia do Advanced Media Institute da UC Berkeley.

Ainda tem dúvidas? Deixa sua pergunta nos comentários!

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Leia Também

Ilha dos Flamingos em Aruba

Tudo que você precisa saber para visitar a ilha dos flamingos...

0
Planejando uma viagem para Aruba? Neste post vou te contar tudo o que você precisa saber para visitar a famosa ilha dos Flamingos em Aruba.
Skydiving em Dubai - em cima da ilha The Palm

Skydive em Dubai, a experiência de saltar em cima do cartão...

0
Eu pulei de um avião e tenho a foto mais linda da vida! Saiba como é a experiência de fazer Skydive em Dubai.
Gold Cappuccino no Atmosphere restante do Burj Khalifa em Dubai

A experiência de tomar o café com ouro em Dubai

0
Pega turista ou uma experiência imperdível? Neste post conto sobre a experiência de beber o café com ouro em Dubai.