Muitos brasileiros que visitam a Baía de San Francisco têm o interesse de fazer um curso de extensão, uma oportunidade de aprender uma habilidade nova, fazer networking com profissionais da área e ainda voltar com o nome de uma universidade top no currículo. Você também têm interesse mas está cheio de dúvidas? Neste post respondemos as dúvidas frequentes dos nossos leitores sobre os cursos de extensão.

Dúvidas frequentes sobre cursos de extensão

Duvidas frequentes sobre os cursos de extensao
Dúvidas frequentes sobre os cursos de extensão e educação continuada

Neste post falamos sobre os cursos de extensão conhecidos como “Certificate Program”, que são os cursos de educação continuada em geral para qualquer pessoas que quem tem interesse em fazer um curso rápido em uma universidade americana.

Meu orçamento é apertado, quanto custa um curso destes?

O preço é muito mais acessível do que você imagina. Os cursos variam de $300 à $800 a maioria deles. Pense que você vai poder voltar para o Brasil com Stanford no currículo. Para quem procura emprego na região da Baía de San Francisco pode não ser muita coisa. Mas no Brasil, as pessoas vão pagar “pau” pra você meu amigo. Estudou em Stanford. OMG! Já tive amigos que ganharam aumento por terem feito um cursinho destes.

Minha viagem é rápida, pretendo ficar pouco tempo, consigo fazer o curso?

Sim. Você vai encontrar cursos de um dia, um fim de semana, de 1 mês com aulas todas as quartas-feiras a noite e por aí vai. Estes programas são voltados para pessoas que já trabalham e querem aprender mais sobre um determinado assunto. Então são curtos e extensos e os horários geralmente são fora do horário comercial, ou são compactados em até 2-3 dias inteiros. Portanto, se você tem interesse, olhe os cursos e faça sua matrícula com antecedência que ficará fácil de encaixar na programação da sua viagem.

Será que tem um curso na minha área?

As universidades tem uma infinidade de cursos em todas as áreas e muitos programas de habilidades novas que é de interesse geral das pessoas. Inovação, liderança, social media, SEO, machine learning, linguagens de programação em geral, é certo que você vai encontrar estes tipos de cursos. Mas sim, você também encontra programas relacionado a áreas da saúde, direito e por aí vai… Não tenha dúvidas que um deles vai atrair sua atenção.

Posso fazer o curso a qualquer momento?

Geralmente os cursos iniciam no começo de cada quarter. O ano é dividido em 4 quarters, que são 4 estações – verão, inverno, primavera, outono, o início do quarter é o ínicio da nova estação. Esta é a regra principal para saber sobre quando terão novos cursos começando. No entanto, tem muitos programas que não necessariamente começam na semana 1, mas durante estes 4 meses.

Para saber sobre cursos específicos e datas não adianta me perguntar, você precisa verificar no site das universidades, ok? 😛

Preciso comprovar que falo inglês com Toefl ou outros exames de proficiência?

Não. Para fazer os cursos de extensão – que não é o módulo específico para estudante internacionais, ninguém vai exigir que você tenha Toefl ou outro exame de proficiência. Basta você entrar no site, fazer sua inscrição e comparecer nas aulas. No entanto, para frequentar estes programas, é fundamental que o aluno tenha um conhecimento avançado ou seja fluente em inglês. O professor faz perguntas o tempo todo, o aluno precisa trocar ideias, fazer os trabalhos, apresentações e interagir em todas as aulas. Portanto, se seu inglês for ruim é bem provável que você tenha dificuldade de acompanhar e fique constrangido durante as aulas.

Leia também: Afinal, o que é este tal de Toefl

Preciso de visto de estudante para fazer os cursos de extensão?

Não. Como estes cursos são abertos para qualquer pessoa que tenha interesse, você pode fazer o curso independente do seu tipo de visto. Como a carga horária é pequena a universidade não oferece visto de estudante para estes programas. Para obter a documentação necessária para o visto de estudante você precisa fazer o módulo internacional oferecido por algumas universidades, que é mais intenso e caro!

Leia também: Tipos de visto de estudante

E se eu quiser ir com visto de estudante para fazer um curso de extensão?

A maioria das universidades oferece também cursos de extensão para estudantes internacionais, se seu interesse é ter o visto de estudante procure pela versão dos cursos com “International” no nome. A UC Berkeley por exemplo, chama este programa de International Diploma Programs. Este cursos, tem duração de 4 à 12 meses e exigem o visto de estudante porque a carga horária é bem mais intensa. Inclusive, em alguns deles, os estudantes podem realizar um estágio na área quando finalizar o programa. O perfil dos alunos são estudantes estrangeiros, recém formados, e os cursos são a partir de $13 mil dólares! Entenda a diferença sobre os cursos Certificate e IDP.

Qual o perfil dos alunos dos cursos de extensão?

A maioria dos alunos são profissionais que já atuam na área e estudantes que tem interesse em dar um upgrade no currículo. Tem um ou outro que faz o curso apenas por curiosidade. Mas geralmente o público é mais maduro e compartilha diferentes pontos de vista com base nas suas experiências de trabalho. Para saber mais sobre as aulas, neste post explico sobre a metodologia Peer-to-peer bem comum nas aulas destas universidades.

Leia também:

Eu já fiz uns 10 destes cursos e adorei a experiência, o aprendizado e super recomendo!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.