O visto de estudante deve ser solicitado por pessoas que desejam estudar nos Estados Unidos por um período superior a 18 horas semanais. Este visto deve ser feito no Brasil mediante entrevista consulado americano após a matrícula na escola, e o visto será emitido, em regra, pelo período de duração do curso podendo chegar até 4 anos. Saiba mais sobre os tipos de visto de estudante.
Tipos de visto de estudante


Visto de estudante: F
- O F-1 é o visto mais comum entre os estudantes. Para obter este visto o estudante tem que estudar em tempo integral em uma escola de idiomas, college ou universidade.
Visto de estudante: M
- M-1 é o visto de estudos técnicos. Um exemplo deste visto são as pessoas que frequentam escola aeronáutica. Além dos estudos, o visto permite que sejam realizadas aulas praticas e estágios durante o programa.
O visto de estudante F e M são vinculados a SEVIS e ao I-20 e exigem que a pessoa estude em tempo integral, de 18 à 22 horas por semana.
O que é SEVIS?
SEVIS é a abreviação da sigla que significa Student and Exchange Visitor Information System. Trata-se de sistema utilizado por escolas, colleges e universidades e pela imigração para analizar e monitorar, as informações dos estudantes durante o período em que estiverem morando nos Estados Unidos. As escolas precisam ser conveniadas a este sistema para fornecer para o governo informações sobre seus alunos. Então quando você faltar, tiver tirando péssimas notas ou “sumir do mapa” a escola reporta tudo para a SEVIS e você pode ter seu I-20 cancelado e ser convidado a se retirar do país. O número SEVIS é tipo um tracking number seu enquanto for estudante. Mas e o que o I-20 tem haver com isto?


O que é I-20?
O formulário I-20 é um documento do Student and Exchange Visitor Program- SEVP, que as escolas autorizadas pelo governo podem emitir para os estudantes estrangeiros para confirmando que eles estão sob a responsabilidade delas e qualquer “desobediência” elas vão reportar a SEVIS. O formulário é o mais importante para a entrevista no consulado americano para o visto de estudante. Neste post explico sobre ele.
Familiares do visto F1, podem acompanhá-los aos Estados Unidos?
Sim. Cônjuges e filhos solteiros menores de 21 anos de idade poderão acompanhar o requerente principal com o visto F2. Muitos profissionais, vem fazer pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado e trazem seus filhos nessa categoria. Os filhos do F1, podem ser matriculados em escolas americanas. O mesmo vale para o visto M.
Visto de estudante: J
- O visto J-1, é popularmente conhecido nos programas de au pair ou work experience. Embora o intuito principal deste visto seja o trabalho, os portadores do visto J também podem estudar.O Visto J também é utilizado para programas de “trainee”, onde estudante graduados e com experiência na sua área de formação podem participam de um programa de treinamento passando por diversos setores dentro de uma empresa americana. Este visto não é vinculado com o formulário I-20, mas sim com o DS-2019.


Familiares do visto J, podem acompanhá-los aos Estados Unidos?
Estes visto são feitos por agências especializadas neste tipo de programa e tem regras em relação a idade. Geralmente a pessoa está na universidade ou é recém formada. O visto J não permite acompanhantes.
O que acontece é que muitas universidades solicitam que os estudantes tirem 2 vistos, o F para o período em que forem estudar e o J para adquirir algum tipo de experiência na área de formação. Seus acompanhantes neste caso, fazem somente o F2.
Leia também: Qual visto eu preciso?
Já fez algum destes vistos e tem dicas? Compartilhe com a gente!