Mudou pro Vale do Silício e precisa dar um gás no inglês e turbinar o currículo? No post de hoje tivemos a contribuição da Carla Negrão que conta toda sua experiência em relação ao aprendizado do idioma desde que chegou na Bay Area. Ela mora em Foster City, já passou por 3 escolas de inglês e está adorando a Adult School de San Mateo! Que é free! Além disso, a moça não pára. Ela já fez alguns cursos de Extensão na Universidade de Berkeley, começou a fazer um curso recentemente em Stanford e está matutando sobre qual vai ser o próximo desafio. Isso sem contar que para praticar mais o inglês e deixar sua marca positiva na vida de muitas pessoas ela também se tornou voluntária pra American Red Cross. Confira o depoimento da Carla!

Curso de inglês em San Mateo e cursos de extensão no Vale do Silício

Depoimento Carla Negrao
Depoimento Carla Negrão. Foto: Carla.

A experiência de estudar na Embassy English em San Francisco

Eu estudei na Embassy por 3 meses em 2016, foi uma experiência muito bacana, achei a forma de ensino efetiva, eles usam livro e fazemos prova sobre o conteúdo semanalmente. Eles incentivam muito os alunos a fazerem atividades extras, como trilhas e passeios, sempre com um representante da escola presente. O que mais me chamou a atenção e me fez admirar a Embassy foi um trabalho voluntário que eles organizaram. Fomos até uma igreja servir refeição para alguns homeless, isso me deixou realmente realizada. 

Em setembro de 2016 voltei para o Brasil para organizar algumas pendências e em dezembro deste mesmo ano me mudei definitivo para a Bay Area. A príncipio eu e meu marido estávamos morando em Colma e em março de 2017, nos mudamos para Foster City.

Mapa SF para Foster City
Mapa SF para Foster City

* Para quem não é familiar com a área, Colma fica próximo ao aeroporto de San Francisco e Foster City entre San Francisco e o Vale do Silício.

Aulas de inglês gratuitas na biblioteca de Foster City

Fiquei sabendo que haviam aulas gratuitas todas as quintas na biblioteca em Foster City e comecei a ir, o nível das aulas era bem básico, mas eu precisava praticar já que eu só estava falando português aqui. Em uma aula, a professora da biblioteca me falou sobre as aulas na Adult School de San Mateo.

Foster City
Foster City

Aulas de inglês na Adult School em San Mateo

Eu fui até a escola e fiz minha inscrição e comecei a estudar lá. Para participar destas aulas é preciso se matricular em períodos específicos do ano. Achei bem bacana as opções que esta escola oferece, pois você escolhe em que quer que focar seus estudos. Optei por focar em conversação e finding a job. Você pode escolher um curso geral, que abrange tudo ou só escrita, por exemplo, ou só pronuncia ou informática. O processo para entrar na escola ocorre em dois dias. Os candidatos são chamados conforme a ordem de chegada no primeiro dia, pois há limite de vagas, então é importante chegar cedo e é preciso fazer o  teste oral, escrito e de interpretação de textos.

A qualidade da escola é bem bacana e o melhor, o curso é gratuito! Continuo fazendo minhas aulas de inglês na Adult School de San Mateo e recomendo! 

* A Adult School em San Mateo oferece aulas preparatórias para o Toefl, aulas de Espanhol, edição de fotos, entre outras. Tudo free!

Aulas no curso de extensão na UC Berkeley

Extension em Berkeley
Extension em Berkeley

Além dos cursos de idioma, em 2016 fechei um curso de 10 semanas com a UC Berkeley, fiz um curso de Business Intelligence with SQL no campus da UC Berkeley em San Francisco. Foi tranquilo! Para o processo de inscrição, eles não pedem visto de estudante e nem TOEFL. Você faz a sua inscrição pela internet.

Voltando um pouquinho, eu fiquei sabendo destes cursos de Berkeley graças a Rebeca Gelencser. Participei de um evento de recrutadoras e lá estava ela, toda simpática e sorridente. Por sorte tive a honra de tê-la como líder da dinâmica onde eu estava e ela me deu dicas sobre meu perfil do LinkedIn, sobre carreira, estudos, ela é o máximo! Uma pessoa que admiro desde o primeiro dia que conheci. 

Finalizei o curso de Business Intelligence em 2016 e assim que retornei para os Estados Unidos em 2017, já escolhi um novo curso para fazer. Resolvi tirar a certificação de Data Analysis, que é um programa que a Universidade de Berkeley oferece. Por que escolhi Data Analysis? Porque é minha área de atuação e porque ela tem ganhado espaço nas empresas, como auxílio estratégico na tomada de decisão, dados têm um valor significativo para as empresas e é mais importante do que nunca! Para concluir o programa demorei 30 semanas, fiz 3 cursos de 10 semanas cada para receber o certificado. Além desta certificação que escolhi, Berkeley oferece muitos outros programas, em várias áreas. Estes cursos foram pagos e os preços variam de acordo com o curso escolhido.

Os instrutores são profissionais da área, então trazem exemplos e compartilham suas experiências profissionais, o que agrega bastante. Sempre tem trabalhos e provas valendo nota e é preciso ter no mínimo C para receber o Certificado. Não tive colegas brasileiros em nenhuma das turmas. Inclusive a maioria dos alunos são americanos. Pessoas com diferentes formações com interesse em aprender mais sobre este tema ou que estavam buscando conhecimento para poderem mudar de área.

Assita também o vídeo sobre o Curso de Extensão na UC Berkeley.

*Você pode fazer cursos em Berkeley por menos de $800!

Curso na Universidade de Stanford

Na área de tecnologia as coisas mudam muito rápido e temos sempre que nos manter atualizados para sermos competitivos no mercado de trabalho. Semana passada eu comecei a fazer um outro curso, Python, uma linguagem de programação muito utilizada pelas empresas, o programa é oferecido pela Universidade de Stanford. No total serão seis aulas, já na primeira aula que participei deu pra ver que o curso vai ser super bacana e vai agregar bastante. Sou a única brasileira da turma. Para concluir o curso, é preciso fazer um projeto prático que cada grupo terá que desenvolver e apresentar. Não é necessário ter experiência anterior. Eles não exigem nenhum pré-requisito para fazer a inscrição. Qualquer pessoa que esteja interessada pode se inscrever. Acredito que estes programas são a melhor maneira de de praticar meu inglês de forma efetiva interagir com pessoas da minha área e de outras áreas também. Já estou pensando no próximo curso que vou fazer quando esse acabar. 😊

Cursos em Stanford
Cursos em Stanford

Pretendo retornar ao mercado de trabalho até o fim do ano. Enquanto isso, estou me preparando, me atualizando e investindo em conhecimento, isso nunca é demais. 

* Os programas em Stanford são a partir de $300. Visite o site para saber mais sobre os cursos de Stanford.

Trabalho voluntário na American Red Cross

Algo que eu fazia no Brasil e que sempre busquei fazer desde que cheguei são os trabalhos voluntários. Isso me realiza como pessoa, me deixa realmente feliz! Em junho de 2017 eu participei de uma entrevista na American Red Cross e eles me aceitaram como voluntária, agora faço parte desta equipe que realiza trabalhos fantásticos pelos mundo afora.

Além de ajudar o próximo, eu pratico meu inglês. Recomendo fortemente que todos conhaçam o trabalho que American Red Cross realiza e se sentirem no coração que podem ajudar, procure informações no site ou podem me procurar! 

Quero deixar minha marquinha positiva na vida de alguém e retribuir pro universo todas as coisas boas que aconteceram na minha vida!

Esta pesquisa foi realizada em parceria com as Brasileiras do Vale. Leia mais sobre o projeto: Guia de escolas de Inglês no Vale do Silício e como você pode contribuir!

Carla – Muitíssimo obrigada pela ajuda! Não tenho dúvidas que você já está fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Sucesso nas suas escolhas!

Curtiu este depoimento? Curta, compartilhe, avise o vizinho, mande pros amigos!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here